A Doutrina da Salvação
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A Bíblia noz diz que Cristo é tanto o ?autor? como o ?consumador? da nossa fé (Hb 12.2). O título ?autor? refere-se á provisão da salvação por Cristo, e ?consumador? refere-se á aplicação desta salvação. Através da sua vida imaculada e sua morte expiatória, Cristo providenciou a salvação, e á medida que ela é aplicada ás pessoas individualmente, é Cristo que esta completando a sua obra, até o momento da glorificação dos salvos. O verbo salvar e o substantivo salvação aparecem mais de 150 vezes só no Novo Testamento, correspondendo mais de 100 vezes ao verbo, ora no ativo, ora no passivo. O Pecado Do Homem A Bíblia ensina a respeito da salvação deve começar explicando quem é que necessita da salvação e por que. A Bíblia, claramente nos ensina que perante Deus, todos os homens levam a culpa do seu próprio pecado, sendo assim alienados da sua glória e destinados a sofrer as conseqüências da sua ira. Além disso, a Bíblia explica que o homem por si mesmo, nada pode fazer para merecer a salvação. Cada homem pode ser descrito como um paralítico espiritual, aguardando o ?braço salvador? do Senhor para que possa ser levantado da miséria do pecado. A raiz do problema que cada homem confronta é a sua própria natureza pecaminosa. Desde que nasce, o homem é inclinado ao pecado e por isso é incapaz de agradar a Deus. Esta natureza pecaminosa é uma sinistra herança que todo homem recebe através de Adão. O pecado de Adão introduziu a morte no mundo e implantou no homem uma natureza pecaminosa, colocando assim toda a criação sob o julgamento de Deus. A Bíblia nos diz em Efesios 2.1-3: ?Estando vós mortos nos vossos delitos e pecados... segundo o curso deste mundo... fazendo a vontade da carne... éramos por natureza filhos da ira, como também os demais?. Esta natureza pecaminosa, que todos os homens herdaram através de Adão, é chamada ?depravação total?. Esta expressão não significa que o homem seja absolutamente mau em todas as situações da sua vida, apesar de todas as áreas do seu ser, alma e espírito estarem afetadas pela pecaminosa natureza adâmica. O verdadeiro ensinamento das Escrituras é que Adão introduziu no mundo o pecado e transmitiu a natureza pecaminosa ao gênero humano, de sorte que todos que chegam a idade de fazer a sua escolha, inevitavelmente escolhem o pecado que conduz á morte. A confusão tem lugar, não pelo que a Bíblia diz sobre o assunto, mas pelo o que ela não diz. Algumas passagens falam dos pecados de Adão trazendo a morte ao mundo, mas não acrescentam a explicação de que tal morte atinge o homem quando este escolhe, por si mesmo, seguir o exemplo de Adão. Observe o versículo a seguir: ?Porque assim como em Adão todos morreram, assim também todos serão vivificados em Cristo?. (1 Cor.15.22). Em outras palavras diz o seguinte o versículo acima: ?Assim como Adão trouxe a possibilidade de morte para todos, assim Cristo trouxe também a possibilidade da vida para todos?. É evidente que cada individua tem que tomar a decisão de aceitar ou rejeitar a Cristo e a vida eterna; e igualmente tem que tomar a decisão de seguir o pecado e a conseqüente morte espiritual. Porém se aceitar a Cristo e permanecer terá vida eterna em Cristo Jesus. Graça comum Devido à natureza depravada do homem, ele é incapaz, de por si mesmo procurar ou agradar a Deus. Por este motivo, Deus tem concedido a graça comum ou universal a todo homem. A graça comum é vista em varias formas: nas bênçãos matérias da natureza; na maneira com Deus restringe o mal no mundo, e na fixação da consciência do pecado dentro do coração humano (Rm 2.1-11). Esta ?graça comum? não salva automaticamente o homem, mas revela-lhe a bondade de Deus, e restaura a cada ser humano a capacidade de responder favoravelmente ao amor de Deus. A luz desta graça comum compreendemos que nenhum homem pode se esconder atrás da desculpa de que ele não teve oportunidade de um encontro com Deus, pois é isto que nos diz a Bíblia em Romanos capitulo primeiro versículo vinte. ?Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder com também a sua própria divindade claramente se reconhecem, desde o principio do mundo, sendo percebidos por meio das cousas que foram criadas. Tais homens são por isso indesculpáveis?. (Rm 1.20). Graça Especial A graça especial concede a cada homem a capacidade de buscar a Cristo. Á medida que o homem responder afirmativamente a esta graça que o atrai a Deus, ele concede aquela pessoa uma ?graça especial?, que o ajuda a chegar cada vez mais perto dele. É certo dizer que nenhuma pessoa pode vir ao Pai sem este poder adicional (esta graça especial), que vence a escravidão decorrente da sua natureza humana depravada. Entretanto, quero deixar claro que esta graça especial não garante a decisão da parte do homem, quanto á sua comunhão com Deus. A aproximar-se de Deus, o homem recebe mais graça que o encoraja e o incentiva a aceitar a salvação. Porém a qualquer momento, o homem pode escolher resistir a graça de Deus, que naturalmente cancela a provisão de mais graça (At 7.51). Enquanto o homem continuar a responder afirmativamente a graça de Deus, esta será o agente pelo qual ele receberá a justificação, a regeneração e a santificação, e será adotado na família real. A Natureza Da Salvação - A salvação procede de Deus e não do Homem. - Somente Jesus pode salvar o homem. - A salvação é obtida pela graça de Deus e não por obras humanas. - A salvação abrange espírito, alma e corpo. - A salvação tem alcance eterno. - O descuido da salvação trará males terríveis. - A salvação nos vem pela fé. - A Trindade Divina coopera com o pecador na sua salvação. - A salvação é uma obra de Deus em beneficio do homem, e não uma obra do homem em favor de Deus. Elementos Operantes na Salvação 1. Arrependimento É o pesar do que se fez ou pensou, sentimento, dor, contrição, mudança de opinião. Desistência de causa feita ou empreendida. Portanto arrependimento + fé = Conversão. Conversão envolve dois atos: primeiro, dar as costas ao eu e ao pecado, o que chamamos ?arrependimento?, e o segundo ato da conversão é a pessoa crer em Deus. O arrependimento envolve uma completa mudança de pensamento sobre o pecado e a percepção de necessidade de um salvador. O arrependimento leva o pecador a ficar tão contristado por causa do pecado, que ele aceita com alegria tudo o que Deus requer para uma vida de retidão. Os passos que levam o homem ao arrependimento, uma vez operando Deus são: - Reconhecimento pelo pecado. - Tristeza pelo pecado. - Abandono do pecado. O que o arrependimento é? - É saber que existe um só Deus ? Is 45:22 - É deixar todo embaraço e vaidade ? At 14:15 - É buscar as coisas de cima ? Col 3:2 - É ser nova criatura ? 2º Cor 5:17 - É deixar os ídolos ? 1ª Ts 1:9 2. Fé Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que s não vêem. Hb 11:1. Arrependimento é dizer ?não? ao pecado, enquanto que a ?fé?, como elemento da salvação é dizer ?sim? a Deus. Este é o lado afirmativo da conversão. Enquanto o arrependimento enfatiza os nossos pecados a fé fixa os nossos olhos em Cristo o autor e consumador da fé. Hb 12:2. Os Três Tipos De Fé a. Fé natural O homem é obra do Criador, tendo sido criado com responsabilidades naturais de relacionar-se com Deus. Mesmo ao homem perdido, Deus tem dado sabedoria natural. De igual modo tem dado a fé ou capacidade para acreditar na sua existência e nas coisas invisíveis. Com este tipo de fé, o homem pode crer acertada ou erradamente, coisas espirituais, mesmo sem obedecer ou seguir a Deus; ( Tiago 2:29). A definição primária da fé natural é a capacidade que todo homem tem de crer em um ser supremo. Isto pode ter fundamento nas palavras de Paulo aos Romanos capitulo primeiro versículos 19 e 20 que diz: ?Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis?. Rm. 1:19-20. b. Fé comum Aqui temos propriamente uma expressão Bíblica, quando Paulo escreve: ?A Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum...? (Tt. 1:4). Esta é a fé que opera para salvação (Jd. V.3). Observe o seguinte a respeito deste tipo de fé: - Vem pela pregação da Palavra de Deus e traz a pessoa à graça salvadora. (Rm. 10:17; Ef. 2:8). - Mediante a oração no Espírito Santo, toma o caráter de ?fé santíssima? e torna-se a firmeza do crente(Jd.1:20). - É evidenciada praticamente pela submissão de Deus e pela prática das boas obras ou pela obediência a Deus.(Lc. 17:5-10). c. Fé ? Dom do Espírito Além da fé natural e fé comum, há também a fé que é dom do Espírito. Em certo sentido, toda fé é dom de Deus, mas há a fé sobrenatural, pode partir do nível natural, exercer os limites do comum a todos os homens, tornar-se mais forte, mais poderosa, mediante as bênçãos recebidas, como respostas ás orações e chegar a culminância da definição bíblica. Fé é a certeza de coisas que se esperam. - Sem fé é impossível agradar a Deus. Hb. 11:6 - Fé dada no Espírito. 1ª Cor. 12:9 e 2:4,5 A fé tem Dimensões Definidas: A Bíblia fala de: a. Fé pequena Mt. 14:31 b. Fé crescente 2ª Ts. 1:3 c. Fé como grão de mostarda Lc. 17:6 d. Fé grande Mat. 15:28 3 - Conversão É a mudança de forma ou de natureza; mudança de mal para bom procedimento. A palavra conversão literalmente significa vira-se pra a direção oposta. Na bíblia esta palavra é usada para descrever a mudança total que ocorre na vida da pessoa que abandona o pecado e se volta para Cristo. A conversão envolve dois atos, já comentei este assunto, mas vamos recapitular os dois atos. O primeiro e dar as costas ao ?eu? e ao pecado.Gl. 2:20, o segundo é crer em Deus, voltando-se a Ele e abraçando-o a vida eterna. At.16:31. Se a pessoa não se chega a Deus, buscando-o, a conversão é incompleta, o simples fato de rejeitar o pecado, resulta somente numa reforma humana provisória e não em transformação divina e plena. Converter-se é deixar de andar nos seus próprios caminhos e voltar-se para Deus. 4 ? Justificação È a solução do problema da posição do pecador diante da lei divina violada por ele. Especialmente, ela remove a culpa do homem perante a lei violada, e imputa a perfeição de Cristo na ?conta? celestial do crente. O crente é então declarado justo diante de Deus. Como resultado desta transação, o crente passa a ter uma nova ?posição legal? diante do Juiz, que é Deus, o qual pode agora aceitar o homem como justo aos seus olhos. Por justificação, entende-se o ato pelo qual Deus declara posicionalmente justa a pessoa que a ele se chega através da pessoa de Jesus Cristo. Esta justificação envolve dois atos: - O cancelamento da dívida do pecado na ?conta? do pecador. (Col. 2:14). - O lançamento da justiça de Cristo em seu lugar. (Is. 53:11). Tornando mais claro: Justificação não é aquilo que o homem é ou tem em si mesmo, mas aquilo que o próprio Cristo é ou faz na vida do crente. Isto é dito de forma mui clara no seguinte texto da carta de Paulo aos Romanos 4:25 ao 5:2. Cristo foi entregue para morrer a fim de expiar os pecados do seu povo e ressuscitou para garantir a justificação dele. Alguns aspectos da justiça em Romanos 4: - A justiça é associada com imputação 11 vezes. (Rm. 4:3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 11, 22, 23, 24) - É associada 9 vezes com fé. (Rm. 4:3,5,9,13,14,16,20,22,24) - Existe à parte das obras. (Rm. 4:2,5,6) - Existe à parte da lei. (Rm. 4:13, 14,16). - É segundo a graça. (Rm. 4:16). Os versos de Romanos 5 de 1 ao 11, descrevem as bênçãos que acompanham a justificação: - Paz ? Rm. 5:1 - Alegria ? Rm. 5:2 - Esperança ? Rm. 5:5 5- Regeneração É a solução do problema do homem natural espiritualmente morto, e, portanto, incapaz de servir a Deus. O homem precisa mais do que uma nova posição legal; precisa de um no ?eu?; um novo ser espiritual. Através da salvação, Deus cria um novo ?homem interior? na vida do crente, revestindo-o de poder para servir a Deus, poder este que, a partir de então, é limitado somente pela própria vontade do crente. Regenerar-se significa restaurar ( I Ped. 1:3 ). Regenerador ? que ou aquele que regenera. Deus nos salvou mediante o lavar regenerador ( Tt. 3:5 ). A regeneração é obra sobrenatural e instantânea de Deus que nos outorga nova vida ao pecador que aceite a Cristo como seu Salvador. Através desse milagre, ele é ressuscitado da morte (do pecado) para a vida (na justiça de Cristo). Em palavras mais simples, esta nova vida é a natureza divina que passa a habitar no crente, mediante o poder do Espírito Santo. (Tt. 3:5. Jô 1:12, 13). Sem esta miraculosa transformação espiritual, o pecador arrependido permaneceria morto na sua natureza pecaminosa (Ef. 2,1-5), e incapaz de conhecer a Deus num relacionamento pessoal. (I Cor. 2:14). Uma obra de restauração. - O vaso restaurado. Jr. 18:4 - Um povo na mão do Senhor. Jr. 18:6 - A regeneração na vida de Zaqueu, o publicano em Lc. 19:1-10. Regenerar - tornar a gerar; reproduzir (o que estava destruído), restaurar, reorganizar, melhorar, emendar, corrigir moralmente, formar-se de novo, vivificar-se, reabilitar-se. - A regeneração (Mt. 19:28), refere-se a restauração do mundo. - A restauração de todas as coisas, At. 3:21, compare com Ap. 21:1. 6 ? Adoção É a solução do problema da separação ou alienação do homem da presença de Deus. Por causa da reconciliação efetuada por Cristo, o homem já não é um inimigo de Deus; pelo contrario, esta em comunhão tão estreita com Ele, que é adotado como filho . Note que a regeneração criou uma nova ?vida espiritual?, e que, através da adoção, esta nova ?criação? recebe o privilegio de fazer parte da família real divina. Humanamente falando, adoção é o processo pelo qual uma criança é trazida e aceita numa família, quando por natureza não tinha direito algum de pertencer aquela família. Esta transação legal traz como resultado, a criança tornar-se um filho: um novo membro da família, com plenos direitos sobre o patrimônio da família que a adotara. Adoção é o perfilhamento, aceitação legal como filho. Assim sendo meu amado(a) que lê este simples estudo, mediante a adoção divina, os crentes não somente foram elevados a uma posição de participação na aristocracia do céu, como tornaram-se herdeiros do maior patrimônio do universo. Glória a Deus... ?Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo? ( Romanos 8:17). 7 ? Santificação É a solução para o problema da escravidão do homem pela sua própria natureza pecaminosa. Embora a regeneração comunique ao homem uma vida nova, ela não destrói sua velha natureza. O crente, portanto, tem duas naturezas. A sua continua inclinação para o pecado, que emana da natureza decaída, é contrabalançado pela obra do Espírito Santo que opera nele a libertação do pecado. Á medida que o crente vive vitoriosamente, subjugando a natureza pecaminosa mediante o poder do Espírito Santo, Deus o recompensará. O alvo de viver uma vida santificada não é a perfeição plena, mais sim, a progressão. Se Deus quisesse que o crente, para conservar sua salvação, tivesse de cumprir seus padrões de perfeição, teria reduzido seus padrões ao nível da possibilidade humana. Ao invés disto, porem, Ele apresenta o alvo da santificação como sendo o aperfeiçoamento do caráter do cristão (Mat. 5:48). Algumas passem bíblica sobre santificação · Oferecei agora os vossos membros para santificação. Rm. 6:19 · Tendes o vosso fruto para santificação. Rm. 6:22 · Cristo Jesus, o qual se nos tornou... Justiça e Santificação. 1ª Cor.1:30 · A vontade de Deus, a vossa santificação. 1ª Ts. 4:3 · Deus não nos chamou para impureza, e sim para santificação. 1ª Ts. 4:7 Deus nos escolheu desde o principio para a salvação, pela santificação do Espírito. · Segui a paz com todos e a santificação. Hb. 12:14 · Santificação do Espírito. 1ª Pe 1:2 O Senhor diz na sua Palavra: ? E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1ª Ts 5:23 Concluindo Os sete elementos operantes na Salvação são: 1. Arrependimento 2. Fé 3. Conversão 4. Justificação 5. Regeneração 6. Adoção 7. Santificação Que o Senhor Jesus Cristo vos abençoe ricamente e que a Palavra de Senhor sempre abundante em vossas vidas. |
quinta-feira, 7 de abril de 2016
A Doutrina da Salvação
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