quinta-feira, 7 de abril de 2016

A Doutrina da Salvação

A Doutrina da Salvação 


A Bíblia noz diz que Cristo é tanto o ?autor? como o ?consumador? da nossa fé (Hb 12.2). O título ?autor? refere-se á provisão da salvação por Cristo, e ?consumador? refere-se á aplicação desta salvação. Através da sua vida imaculada e sua morte expiatória, Cristo providenciou a salvação, e á medida que ela é aplicada ás pessoas individualmente, é Cristo que esta completando a sua obra, até o momento da glorificação dos salvos.
O verbo salvar e o substantivo salvação aparecem mais de 150 vezes só no Novo Testamento, correspondendo mais de 100 vezes ao verbo, ora no ativo, ora no passivo.

O Pecado Do Homem

A Bíblia ensina a respeito da salvação deve começar explicando quem é que necessita da salvação e por que. A Bíblia, claramente nos ensina que perante Deus, todos os homens levam a culpa do seu próprio pecado, sendo assim alienados da sua glória e destinados a sofrer as conseqüências da sua ira. Além disso, a Bíblia explica que o homem por si mesmo, nada pode fazer para merecer a salvação. Cada homem pode ser descrito como um paralítico espiritual, aguardando o ?braço salvador? do Senhor para que possa ser levantado da miséria do pecado.

A raiz do problema que cada homem confronta é a sua própria natureza pecaminosa. Desde que nasce, o homem é inclinado ao pecado e por isso é incapaz de agradar a Deus.
Esta natureza pecaminosa é uma sinistra herança que todo homem recebe através de Adão.
O pecado de Adão introduziu a morte no mundo e implantou no homem uma natureza pecaminosa, colocando assim toda a criação sob o julgamento de Deus.
A Bíblia nos diz em Efesios 2.1-3:

?Estando vós mortos nos vossos delitos e pecados... segundo o curso deste mundo... fazendo a vontade da carne... éramos por natureza filhos da ira, como também os demais?.

Esta natureza pecaminosa, que todos os homens herdaram através de Adão, é chamada ?depravação total?. Esta expressão não significa que o homem seja absolutamente mau em todas as situações da sua vida, apesar de todas as áreas do seu ser, alma e espírito estarem afetadas pela pecaminosa natureza adâmica.

O verdadeiro ensinamento das Escrituras é que Adão introduziu no mundo o pecado e transmitiu a natureza pecaminosa ao gênero humano, de sorte que todos que chegam a idade de fazer a sua escolha, inevitavelmente escolhem o pecado que conduz á morte.
A confusão tem lugar, não pelo que a Bíblia diz sobre o assunto, mas pelo o que ela não diz. Algumas passagens falam dos pecados de Adão trazendo a morte ao mundo, mas não acrescentam a explicação de que tal morte atinge o homem quando este escolhe, por si mesmo, seguir o exemplo de Adão.
Observe o versículo a seguir:
?Porque assim como em Adão todos morreram, assim também todos serão vivificados em Cristo?. (1 Cor.15.22).

Em outras palavras diz o seguinte o versículo acima:
?Assim como Adão trouxe a possibilidade de morte para todos, assim Cristo trouxe também a possibilidade da vida para todos?. É evidente que cada individua tem que tomar a decisão de aceitar ou rejeitar a Cristo e a vida eterna; e igualmente tem que tomar a decisão de seguir o pecado e a conseqüente morte espiritual. Porém se aceitar a Cristo e permanecer terá vida eterna em Cristo Jesus.

Graça comum

Devido à natureza depravada do homem, ele é incapaz, de por si mesmo procurar ou agradar a Deus. Por este motivo, Deus tem concedido a graça comum ou universal a todo homem. A graça comum é vista em varias formas: nas bênçãos matérias da natureza; na maneira com Deus restringe o mal no mundo, e na fixação da consciência do pecado dentro do coração humano (Rm 2.1-11).

Esta ?graça comum? não salva automaticamente o homem, mas revela-lhe a bondade de Deus, e restaura a cada ser humano a capacidade de responder favoravelmente ao amor de Deus. A luz desta graça comum compreendemos que nenhum homem pode se esconder atrás da desculpa de que ele não teve oportunidade de um encontro com Deus, pois é isto que nos diz a Bíblia em Romanos capitulo primeiro versículo vinte.

?Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder com também a sua própria divindade claramente se reconhecem, desde o principio do mundo, sendo percebidos por meio das cousas que foram criadas. Tais homens são por isso indesculpáveis?. (Rm 1.20).


Graça Especial

A graça especial concede a cada homem a capacidade de buscar a Cristo. Á medida que o homem responder afirmativamente a esta graça que o atrai a Deus, ele concede aquela pessoa uma ?graça especial?, que o ajuda a chegar cada vez mais perto dele. É certo dizer que nenhuma pessoa pode vir ao Pai sem este poder adicional (esta graça especial), que vence a escravidão decorrente da sua natureza humana depravada.
Entretanto, quero deixar claro que esta graça especial não garante a decisão da parte do homem, quanto á sua comunhão com Deus. A aproximar-se de Deus, o homem recebe mais graça que o encoraja e o incentiva a aceitar a salvação. Porém a qualquer momento, o homem pode escolher resistir a graça de Deus, que naturalmente cancela a provisão de mais graça (At 7.51).
Enquanto o homem continuar a responder afirmativamente a graça de Deus, esta será o agente pelo qual ele receberá a justificação, a regeneração e a santificação, e será adotado na família real.

A Natureza Da Salvação

-    A salvação procede de Deus e não do Homem.
-    Somente Jesus pode salvar o homem.
-    A salvação é obtida pela graça de Deus e não por obras humanas.
-    A salvação abrange espírito, alma e corpo.
-    A salvação tem alcance eterno.
-    O descuido da salvação trará males terríveis.
-    A salvação nos vem pela fé.
-    A Trindade Divina coopera com o pecador na sua salvação.
-    A salvação é uma obra de Deus em beneficio do homem, e não uma obra do homem em favor de Deus.


Elementos Operantes na Salvação


1.    Arrependimento

É o pesar do que se fez ou pensou, sentimento, dor, contrição, mudança de opinião. Desistência de causa feita ou empreendida.
Portanto arrependimento + fé = Conversão. Conversão envolve dois atos: primeiro, dar as costas ao eu e ao pecado, o que chamamos ?arrependimento?, e o segundo ato da conversão é a pessoa crer em Deus.
O arrependimento envolve uma completa mudança de pensamento sobre o pecado e a percepção de necessidade de um salvador. O arrependimento leva o pecador a ficar tão contristado por causa do pecado, que ele aceita com alegria tudo o que Deus requer para uma vida de retidão. Os passos que levam o homem ao arrependimento, uma vez operando Deus são:

-    Reconhecimento pelo pecado.
-    Tristeza pelo pecado.
-    Abandono do pecado.

O que o arrependimento é?

-    É saber que existe um só Deus ? Is 45:22
-    É deixar todo embaraço e vaidade ? At 14:15
-    É buscar as coisas de cima ? Col 3:2
-    É ser nova criatura ? 2º Cor 5:17
-    É deixar os ídolos ? 1ª Ts 1:9

2.    Fé

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que s não vêem. Hb 11:1.
Arrependimento é dizer ?não? ao pecado, enquanto que a ?fé?, como elemento da salvação é dizer ?sim? a Deus. Este é o lado afirmativo da conversão. Enquanto o arrependimento enfatiza os nossos pecados a fé fixa os nossos olhos em Cristo o autor e consumador da fé. Hb 12:2.

Os Três Tipos De Fé

a.    Fé natural

O homem é obra do Criador, tendo sido criado com responsabilidades naturais de relacionar-se com Deus. Mesmo ao homem perdido, Deus tem dado sabedoria natural. De igual modo tem dado a fé ou capacidade para acreditar na sua existência e nas coisas invisíveis. Com este tipo de fé, o homem pode crer acertada ou erradamente, coisas espirituais, mesmo sem obedecer ou seguir a Deus; ( Tiago 2:29). A definição primária da fé natural é a capacidade que todo homem tem de crer em um ser supremo. Isto pode ter fundamento nas palavras de Paulo aos Romanos capitulo primeiro versículos 19 e 20 que diz:
?Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis?. Rm. 1:19-20.

b.    Fé comum

Aqui temos propriamente uma expressão Bíblica, quando Paulo escreve:
?A Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum...?
(Tt. 1:4). Esta é a fé que opera para salvação (Jd. V.3).

Observe o seguinte a respeito deste tipo de fé:

-    Vem pela pregação da Palavra de Deus e traz a pessoa à graça salvadora. (Rm. 10:17; Ef. 2:8).
-    Mediante a oração no Espírito Santo, toma o caráter de ?fé santíssima? e torna-se a firmeza do crente(Jd.1:20).
-    É evidenciada praticamente pela submissão de Deus e pela prática das boas obras ou pela obediência a Deus.(Lc. 17:5-10).

c.    Fé ? Dom do Espírito

Além da fé natural e fé comum, há também a fé que é dom do Espírito.
Em certo sentido, toda fé é dom de Deus, mas há a fé sobrenatural, pode partir do nível natural, exercer os limites do comum a todos os homens, tornar-se mais forte, mais poderosa, mediante as bênçãos recebidas, como respostas ás orações e chegar a culminância da definição bíblica. Fé é a certeza de coisas que se esperam.

-    Sem fé é impossível agradar a Deus. Hb. 11:6
-    Fé dada no Espírito. 1ª Cor. 12:9 e 2:4,5

A fé tem Dimensões Definidas:

A Bíblia fala de:

a.    Fé pequena Mt. 14:31
b.    Fé crescente 2ª Ts. 1:3
c.    Fé como grão de mostarda Lc. 17:6
d.    Fé grande Mat. 15:28

3 - Conversão

É a mudança de forma ou de natureza; mudança de mal para bom procedimento.
A palavra conversão literalmente significa vira-se pra a direção oposta.
Na bíblia esta palavra é usada para descrever a mudança total que ocorre na vida da pessoa que abandona o pecado e se volta para Cristo.
A conversão envolve dois atos, já comentei este assunto, mas vamos recapitular os dois atos.
O primeiro e dar as costas ao ?eu? e ao pecado.Gl. 2:20, o segundo é crer em Deus, voltando-se a Ele e abraçando-o a vida eterna. At.16:31.
Se a pessoa não se chega a Deus, buscando-o, a conversão é incompleta, o simples fato de rejeitar o pecado, resulta somente numa reforma humana provisória e não em transformação divina e plena.
Converter-se é deixar de andar nos seus próprios caminhos e voltar-se para Deus.


4 ? Justificação

È a solução do problema da posição do pecador diante da lei divina violada por ele. Especialmente, ela remove a culpa do homem perante a lei violada, e imputa a perfeição de Cristo na ?conta? celestial do crente. O crente é então declarado justo diante de Deus. Como resultado desta transação, o crente passa a ter uma nova ?posição legal? diante do Juiz, que é Deus, o qual pode agora aceitar o homem como justo aos seus olhos.
Por justificação, entende-se o ato pelo qual Deus declara posicionalmente justa a pessoa que a ele se chega através da pessoa de Jesus Cristo.
Esta justificação envolve dois atos:

-    O cancelamento da dívida do pecado na ?conta? do pecador. (Col. 2:14).
-    O lançamento da justiça de Cristo em seu lugar. (Is. 53:11).

Tornando mais claro:

Justificação não é aquilo que o homem é ou tem em si mesmo, mas aquilo que o próprio Cristo é ou faz na vida do crente. Isto é dito de forma mui clara no seguinte texto da carta de Paulo aos Romanos 4:25 ao 5:2.
Cristo foi entregue para morrer a fim de expiar os pecados do seu povo e ressuscitou para garantir a justificação dele.

Alguns aspectos da justiça em Romanos 4:

-    A justiça é associada com imputação 11 vezes. (Rm. 4:3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 11, 22, 23, 24)
-    É associada 9 vezes com fé. (Rm. 4:3,5,9,13,14,16,20,22,24)
-    Existe à parte das obras. (Rm. 4:2,5,6)
-    Existe à parte da lei. (Rm. 4:13, 14,16).
-    É segundo a graça. (Rm. 4:16).
Os versos de Romanos 5 de 1 ao 11, descrevem as bênçãos que acompanham a justificação:
-    Paz ? Rm. 5:1
-    Alegria ? Rm. 5:2
-    Esperança ? Rm. 5:5

5- Regeneração

É a solução do problema do homem natural espiritualmente morto, e, portanto, incapaz de servir a Deus. O homem precisa mais do que uma nova posição legal; precisa de um no ?eu?; um novo ser espiritual. Através da salvação, Deus cria um novo ?homem interior? na vida do crente, revestindo-o de poder para servir a Deus, poder este que, a partir de então, é limitado somente pela própria vontade do crente.
Regenerar-se significa restaurar ( I Ped. 1:3 ).
Regenerador ? que ou aquele que regenera.
Deus nos salvou mediante o lavar regenerador ( Tt. 3:5 ).
A regeneração é obra sobrenatural e instantânea de Deus que nos outorga nova vida ao pecador que aceite a Cristo como seu Salvador. Através desse milagre, ele é ressuscitado da morte (do pecado) para a vida (na justiça de Cristo).
Em palavras mais simples, esta nova vida é a natureza divina que passa a habitar no crente, mediante o poder do Espírito Santo. (Tt. 3:5. Jô 1:12, 13). Sem esta miraculosa transformação espiritual, o pecador arrependido permaneceria morto na sua natureza pecaminosa (Ef. 2,1-5), e incapaz de conhecer a Deus num relacionamento pessoal. (I Cor. 2:14).

Uma obra de restauração.

-    O vaso restaurado. Jr. 18:4
-    Um povo na mão do Senhor. Jr. 18:6
-    A regeneração na vida de Zaqueu, o publicano em Lc. 19:1-10.
Regenerar - tornar a gerar; reproduzir (o que estava destruído), restaurar, reorganizar, melhorar, emendar, corrigir moralmente, formar-se de novo, vivificar-se, reabilitar-se.
- A regeneração (Mt. 19:28), refere-se a restauração do mundo.
- A restauração de todas as coisas, At. 3:21, compare com Ap. 21:1.

6 ? Adoção

É a solução do problema da separação ou alienação do homem da presença de Deus. Por causa da reconciliação efetuada por Cristo, o homem já não é um inimigo de Deus; pelo contrario, esta em comunhão tão estreita com Ele, que é adotado como filho . Note que a regeneração criou uma nova ?vida espiritual?, e que, através da adoção, esta nova ?criação? recebe o privilegio de fazer parte da família real divina.
Humanamente falando, adoção é o processo pelo qual uma criança é trazida e aceita numa família, quando por natureza não tinha direito algum de pertencer aquela família. Esta transação legal traz como resultado, a criança tornar-se um filho: um novo membro da família, com plenos direitos sobre o patrimônio da família que a adotara. Adoção é o perfilhamento, aceitação legal como filho.
Assim sendo meu amado(a) que lê este simples estudo, mediante a adoção divina, os crentes não somente foram elevados a uma posição de participação na aristocracia do céu, como tornaram-se herdeiros do maior patrimônio do universo. Glória a Deus...

?Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo? ( Romanos 8:17).

7 ? Santificação


É a solução para o problema da escravidão do homem pela sua própria natureza pecaminosa. Embora a regeneração comunique ao homem uma vida nova, ela não destrói sua velha natureza. O crente, portanto, tem duas naturezas. A sua continua inclinação para o pecado, que emana da natureza decaída, é contrabalançado pela obra do Espírito Santo que opera nele a libertação do pecado. Á medida que o crente vive vitoriosamente, subjugando a natureza pecaminosa mediante o poder do Espírito Santo, Deus o recompensará.

O alvo de viver uma vida santificada não é a perfeição plena, mais sim, a progressão. Se Deus quisesse que o crente, para conservar sua salvação, tivesse de cumprir seus padrões de perfeição, teria reduzido seus padrões ao nível da possibilidade humana. Ao invés disto, porem, Ele apresenta o alvo da santificação como sendo o aperfeiçoamento do caráter do cristão (Mat. 5:48).

Algumas passem bíblica sobre santificação

·    Oferecei agora os vossos membros para santificação. Rm. 6:19
·    Tendes o vosso fruto para santificação. Rm. 6:22
·    Cristo Jesus, o qual se nos tornou... Justiça e Santificação. 1ª Cor.1:30
·    A vontade de Deus, a vossa santificação. 1ª Ts. 4:3
·    Deus não nos chamou para impureza, e sim para santificação. 1ª Ts. 4:7

Deus nos escolheu desde o principio para a salvação, pela santificação do Espírito.

·    Segui a paz com todos e a santificação. Hb. 12:14
·    Santificação do Espírito. 1ª Pe 1:2

O Senhor diz na sua Palavra: ? E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1ª Ts 5:23
Concluindo

Os sete elementos operantes na Salvação são:

1.    Arrependimento
2.    Fé
3.    Conversão
4.    Justificação
5.    Regeneração
6.    Adoção
7.    Santificação

Que o Senhor Jesus Cristo vos abençoe ricamente e que a Palavra de Senhor sempre abundante em vossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário