terça-feira, 5 de abril de 2016

Os Misteriosos Caminhos da Graça Divina.

Os Misteriosos Caminhos da Graça Divina.
Texto básico: Gênesis 31.
Este capítulo de Gênesis não nos parece oferecer algo à primeira vista. Narra como Jacó deixou Labão após 20 anos de trabalho árduo. Parece não haver aqui nada a mais que as mesmas experiências que caracterizaram a vida de Jacó até este momento: decepção, incompreensão e ressentimento. Sem dúvida uma análise mais profunda nos revelará que há muito mais do que nos apresenta a primeira vista. A graça de Deus brilha em todo esplendor e de diferentes formas nesse capítulo.

A graça que conduz.

Vinte longos anos se passaram. Para Jacó parecia que Deus havia se esquecido dele e da promessa que lhe havia feito. Provavelmente esteve tentado a praticar novamente as táticas do passado resolvendo à sua maneira tais assuntos, sem esperar que Deus operasse nesta situação. Mas, agora sendo ensinado por Deus, ele escolheu esperar até o Senhor lhe falasse:
 
E disse o SENHOR a Jacó: Torna à terra de teus pais e à tua parentela; e eu serei contigo. (Genesis 31:3 RA)
 
Temos nós a suficiente paciência para esperar que Deus atue? Preferes esperar Deus como fez Jacó, ou tentar resolver por si mesmo que as coisas aconteçam? Deus nunca esquece Sua promessa. O povo de Deus continua precisando Sua orientação, tanto quanto Jacó precisava.
 
Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. (Romanos 8: 14 RA)
 
Não somos totalmente conscientes de como Deus conduz nossas vidas. O profeta Jeremias nos diz:
 
Eu sei, ó SENHOR, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos. (Jeremias 10: 23 RA)
 
A pergunta que muitos fazem é: como Deus conduz Seu povo? O faz por meio de líderes carismáticos? Por meio de circunstâncias e a interpretação das mesmas? Talvez usando nossos sentidos, emoções e sentimentos? Jacó interpretou suas próprias circunstâncias e tomou nota da atitude dos filhos de Labão:
 
Então, ouvia Jacó os comentários dos filhos de Labão, que diziam: Jacó se apossou de tudo o que era de nosso pai; e do que era de nosso pai juntou ele toda esta riqueza. Jacó, por sua vez, reparou que o rosto de Labão não lhe era favorável, como anteriormente. (Genesis 31:1-2 RA).
 
Ainda que possamos discernir qual a nossa situação em meio as circunstâncias que nos cercam, sem dúvida, o meio principal e mais confiável pelo qual podemos conhecer como Deus conduz Jacó, é sem dúvida alguma por meio da Palavra que Deus nos deixou. É através da leitura e minucioso estudo da mesma que conhecemos acerca de Deus e de nós mesmos. É certo que Deus usa de diferentes meios para nos falar através dos tempos.
 
Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. (Hebreus 1:1-2 RA).
 
A Graça oculta.

Na conversa com suas esposas, Jacó deu testemunho deste aspecto da Graça de Deus. quando olhou para os vinte anos com Labão, foi consciente de que Deus estivera ali todo o tempo, lhe sustentando e cuidando.
e lhes disse: Vejo que o rosto de vosso pai não me é favorável como anteriormente; porém o Deus de meu pai tem estado comigo. (Genesis 31:5 RA).
 
Deus não permitiu que Labão lhe causasse dano.
 
 Mas vosso pai me tem enganado e por dez vezes me mudou o salário; porém Deus não lhe permitiu que me fizesse mal nenhum. (Genesis 31:7 RA).
 
A parte mais intrigante do testemunho de Jacó a respeito da Graça de Deus aparece quando ele relata o sonho em que Deus lhe fala.
 
E o Anjo de Deus me disse em sonho: Jacó! Eu respondi: Eis-me aqui! Ele continuou: Levanta agora os olhos e vê que todos os machos que cobrem o rebanho são listados, salpicados e malhados, porque vejo tudo o que Labão te está fazendo. Eu sou o Deus de Betel, onde ungiste uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai desta terra e volta para a terra de tua parentela. (Genesis 31: 11-13 RA).

Prosperou Jacó graças a seu esforço próprio, ou pela Graça de Deus? No seu sonho, ele compreendeu que não era seu próprio plano que o havia conduzido ao êxito, mas ao contrário, era o próprio Deus que havia supervisionado todo processo. (v. 12). Crês que Deus supervisiona todos os aspectos da tua vida? Crês que Deus possa se esquecer de ti?

O fato de que em algum momento em tua vida não percebas a Graça de Deus em tua vida e circunstâncias, não significa que Ele não esteja presente. Sua Graça sempre opera na vida de Seus filhos, inclusive em meio ao pecado, de nossas lutas e dificuldades. A graça trabalha a fim de fortalecer-nos, instruir-nos e enriquecer-nos através da experiência. Parece de certa forma estar oculta aos nossos olhos, mas é real e ativa.

Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida. (Genesis 50: 20 RA)

Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. (2 Coríntios 12: 9 RA).
 
A Graça que preserva e protege.

Podemos contemplar estes aspectos da Graça ao deixar Jacó a casa de seu tio Labão, Jacó esperou até que seu tio chegara com seu ganho para começar sua viagem até Canaã.
 
E Jacó logrou a Labão, o arameu, não lhe dando a saber que fugia. E fugiu com tudo o que lhe pertencia; levantou-se, passou o Eufrates e tomou o rumo da montanha de Gileade. No terceiro dia, Labão foi avisado de que Jacó ia fugindo. (Genesis 31: 20-22 RA).
 
Labão não soube nada sobre isto até três dias depois. Quando descobriu, enraiveceu-se muito e foi atrás de Jacó. Logo lemos que disse enraivecer-se por não ter tido a oportunidade de se despedir apropriadamente de suas filhas e netos.

E disse Labão a Jacó: Que fizeste, que me lograste e levaste minhas filhas como cativas pela espada? Por que fugiste ocultamente, e me lograste, e nada me fizeste saber, para que eu te despedisse com alegria, e com cânticos, e com tamboril, e com harpa? E por que não me permitiste beijar meus filhos e minhas filhas? Nisso procedeste insensatamente. (Genesis 31: 26-28 RA).
 
Mas é muito mais provável que sua raiva se devesse a perda de seu melhor empregado.

Durante a procura por Jacó, Deus lhe apareceu em sonho e lhe disse:
De noite, porém, veio Deus a Labão, o arameu, em sonhos, e lhe disse: Guarda-te, não fales a Jacó nem bem nem mal. (Genesis 31: 24 RA).
 
Deus não permitiu que Labão interferisse em Seus planos com Jacó. Afinal Labão e Jacó chegaram a um acordo.

Verdadeiramente crês que em meio aos teus problemas, a Graça de Deus te preservará e cuidará de ti até o último dia de tua vida sobre a terra e te apresentará sem mácula diante de Sua glória, com grande alegria?
 
Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém! (Judas 1: 24-25 RA)



Senhor Jesus, a Tua Graça nos basta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário