quinta-feira, 7 de abril de 2016

A IGNORÂNCIA DO IGNORANTE EM IGNORAR A DEUS

A IGNORÂNCIA DO IGNORANTE EM IGNORAR A DEUS
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Romanos 1:18.
Meus amigos, quando abordamos o pecado do orgulho vemos que o orgulho é o pior e o mais predominante dos pecados, é a fonte ou o componente primordial de todos os demais pecados. Contudo, a quem diga que o pecado “pai de todos” não é o orgulho, mas a impiedade. Todos nós, sem exceção, somos culpados deste pecado, afinal, todos nós somos ímpios. Você pode pensar: “Como assim?! Não sou ateu, não sou perverso, faço parte da Igreja, não cometo pecados escabrosos. Ímpios são aquelas pessoas que são um poço de iniquidade como Hitler, Mussolini, o estuprador... Como que eu sou um ímpio?” Devemos lembrar que impiedade e perversidade não são a mesma coisa. Alguém pode ser cheio de escrúpulos, respeitável, ter uma boa moral, e, ainda assim, ser um ímpio. No texto que lemos de Romanos 1, Paulo faz distinção entre impiedade e perversidade.
Perversidade é aquilo que praticamos contra o próximo e que Paulo chama de “injustiça”. Impiedade é aquilo que praticamos contra Deus. Uma pessoa pode viver decentemente e ser ímpia. Isto acontece quando Deus é irrelevante no seu dia a dia. O mundo está repleto de pessoas assim: Educadas, simpáticas, caridosas, no entanto, Deus está longe dos seus pensamentos. Elas até se relacionam com Deus aos domingos durante duas ou três horas, contudo, nos outros dias elas vivem como se Deus não existisse. Quem conhece o padrão de vida piedoso do Novo Testamento e o compara com o estilo de vida da maior parte das pessoas, logo percebe como os homens estão longe do modelo proposto pelas Escrituras.
 
Escrevendo aos coríntios, o apóstolo Paulo lhes disse: “Quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, façam tudo para a Glória de Deus” 1ª Coríntios 10:31.Existe alguma ordem contra a impiedade mais clara do que esta? Paulo é muito claro: Devemos dirigir para a Glória de Deus, fazer compras para a glória de Deus. Trabalhar, passear, conversar, caminhar, ir á academia para a glória de Deus. “Tudo” inclui cada atividade de nosso dia: “ou façais qualquer outra coisa”. Tudo o que fizermos tem de ser feito para a glória de Deus, essa é a marca do cristão piedoso. Percebe como somos tremendamente culpados do pecado de impiedade? Portanto, quando falamos de impiedade não estamos falando de comportamento correto versus comportamento perverso. Estamos falando de Deus ser ou não relevante em nosso dia a dia.
 
Vejamos alguns exemplos que denunciam a nossa impiedade. Primeiro, o nosso desejo minguado de nos relacionarmos com Deus. Quanto tempo por dia nós usamos em oração, em meditação, em leitura das Escrituras? Tentamos crescer no conhecimento de Deus através de leituras que edificam? Quanto tempo gastamos com a internet, TV, celular, jogos, novelas? Durante o tempo livre que possuímos, quais são os nossos maiores interesses? A verdade é que buscamos muito pouco ao nosso Salvador. Quem é que busca ao Senhor como a corsa anseia pelas águas? Qual de nós realmente tem prazer na lei do Senhor e nela medita de dia e de noite? A companhia de Galvão Bueno, Luiz Roberto e Cleber Machado nos é mais preciosa que as instruções de Spurgeon, Agostinho, Lutero, Calvino. As histórias contadas por Walcyr Carrasco, Silvio de Abreu, Manoel Carlos, Glória Perez nos são mais valiosas que as histórias contadas por Oséias, Habacuque, Sofonias, Jeremias...
 
Quanto tempo por semana usamos na academia, com esportes, fazendo escova, unhas, cuidando do visual... E quanto tempo utilizamos cuidando dos conflitos e angústias da nossa alma? No livro de Oséias Deus compara seu relacionamento com a humanidade com o relacionamento de um homem para com um mulher. Neste tipo de relacionamento muitas coisas podem acontecer - Brigas, desentendimentos, discórdias - mas mesmo assim, este relacionamento pode continuar existindo. Porém se acontecer o desprezo e a indiferença ele é logo destruído. Ninguém (nem mesmo Deus) consegue suportar o desprezo! “Creio que, se há uma coisa que fere o coração do Mestre com dor indizível, esta não é a iniquidade do mundo, mas a indiferença da Igreja”. (F.B. Mayer)
 
Deus pode aplacar a ira, a culpa, até mesmo a desobediência obstinada, contudo, existe algo que Deus abomina e que impede o relacionamento com ele: a Indiferença. “Voltaram as costas para mim e não o rosto” (Jr.32:33). Isto Deus não suporta jamais! A única maneira de vivermos uma vida totalmente para o Senhor, é quando cremos em nossa morte e ressurreição com Cristo, pois somente assim teremos uma consciência consciente que somos do Senhor2 Coríntios 5:14-15"Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou".
Amém!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário