quinta-feira, 7 de abril de 2016

Significado de Ser Justificado Pela Fé

Significado de Ser Justificado Pela Fé 


Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;” (Romanos 5.1)

“Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.”(Romanos 3.28)

Geralmente, quando perguntamos a alguém o que é ser justificado por meio da fé em Jesus Cristo, a resposta que costuma ser dada é que isto significa ser tornado justo por Deus, como se a justificação fosse um processo, assim como é a santificação. Todavia, como veremos adiante, a justificação não é um processo, uma operação de transformação, mas um ato declarativo de Deus do perdão de todos os nossos pecados, de modo que somos considerados livres de qualquer culpa ou condenação, e por conseguinte vistos por Ele como inocentados e justos, no momento mesmo em que nos convertemos a Cristo, e esta declaração divina jamais será invalidada.

Quando fazemos um exame cuidadoso da palavra justificação tanto no original grego do Novo Testamento, quanto no hebraico do Velho, vemos que o significado não é ser transformado em justo, mas ser considerado justo por Deus.
Evidentemente, não poderia ser outro o significado porque perfeitamente justo somente é o próprio Senhor.

É por meio da justificação que obtemos a salvação eterna de uma vez para sempre, no momento mesmo em que cremos em Cristo e somos considerados justos por Deus, uma vez que esta é a porta que se abre para a regeneração e a santificação do Espírito Santo. Em outras palavras, sem a justificação não pode haver nem regeneração, nem santificação. É a justiça do próprio Cristo que nos é imputada para a salvação do mesmo modo pelo qual Abraão fora também justificado no passado.

Vejamos então algumas ocorrências bíblicas da citada palavra:

1 - Logizomai (grego) – imputar, atribuir 

Quando a Bíblia fala do modo da justificação, é dito que ela é imputada, atribuída, vendo-se portanto, claramente, que se trata de uma declaração divina quanto à condição que somos considerados por ele por estarmos em Cristo, a saber, de justificados.

Romanos 4.3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado (Logizomai) como justiça.

Romanos  4.4 Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado (Logizomai) o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.

Romanos  4.5 Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada (Logizomai) como justiça.

Romanos  4.6 Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa (Logizomai) a justiça sem as obras, dizendo:

Romanos  4.8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa (Logizomai)o pecado.

Romanos  4.9 Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada (Logizomai) como justiça a Abraão.

Romanos  4.10 Como lhe foi, pois, imputada (Logizomai)? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão.

Romanos  4.11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que creem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada (Logizomai);

Romanos  4.22 Assim isso lhe foi também imputado (Logizomai) como justiça.

Romanos  4.23 Ora, não só por causa dele está escrito, que lhe fosse tomado em conta (Logizomai),
Romanos  4.24 Mas também por nós, a quem será tomado em conta (Logizomai), os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor;

Gálatas 3.6 Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado (Logizomai) como justiça.

Tiago 2.23 E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado (Logizomai) como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.


2 – dikaioô (grego) - considerar justo ou inocente

Mateus 12.37 Porque por tuas palavras serás justificado (dikaioô), e por tuas palavras serás condenado.

Lucas 18.14 Digo-vos que este desceu justificado (dikaioô) para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.

Atos 13.39 E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados (dikaioô), por ele é justificado (dikaioô)todo aquele que crê.

Romanos 2.13 Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados (dikaioô).

Romanos  3.4 De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: para que sejas justificado (dikaioô) em tuas palavras, e venças quando fores julgado.
Romanos  3.20 Por isso nenhuma carne será justificada (dikaioô) diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

Romanos  3.24 Sendo justificados (dikaioô) gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

Romanos  3.26 Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador (dikaioô)daquele que tem fé em Jesus.

Romanos  3.28 Concluímos, pois, que o homem é justificado (dikaioô) pela fé sem as obras da lei.

Romanos  3.30 Visto que Deus é um só, que justifica (dikaioô) pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.

Romanos  4.2 Porque, se Abraão foi justificado (dikaioô) pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.

Romanos  4.5 Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica (dikaioô) o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.

Romanos  5.1 Tendo sido, pois, justificados (dikaioô) pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;

Romanos  5.9 Logo muito mais agora, tendo sido justificados (dikaioô) pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

Romanos  8.30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou (dikaioô); e aos que justificou (dikaioô) a estes também glorificou.

Romanos  8.33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica (dikaioô).
I Coríntios 6.11 E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados (dikaioô) em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.

Gálatas 2.16 Sabendo que o homem não é justificado (dikaioô) pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados (dikaioô) pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada (dikaioô).

Gálatas  2.17 Pois, se nós, que procuramos ser justificados (dikaioô) em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma.

Gálatas  3.8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar (dikaioô) pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.

Gálatas  3.11 E é evidente que pela lei ninguém será justificado (dikaioô) diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.

Gálatas  3.24 De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados (dikaioô).

Gálatas  5.4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais (dikaioô) pela lei; da graça tendes caído.

Tito 3.7 Para que, sendo justificados (dikaioô) pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.

Tiago 2.21 Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado (dikaioô) pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?

Tiago 2.24 Vedes então que o homem é justificado (dikaioô) pelas obras, e não somente pela fé.
(Nota: Tiago não está dizendo que a justificação é um somatório de fé mais obras, mas que a fé que justifica é sempre evidenciada pelas boas obras da fé.)

Tiago 2.25 E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada (dikaioô) pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?

Nota Geral: Os verbos logizomai e dikaioô não foram apresentados flexionados nas passagens bíblicas citadas.


3 - tsâdaq (hebraico) – considerar justo em sentido forense

Isaías 45.25 Mas no Senhor será justificada (tsâdaq), e se gloriará toda a descendência de Israel.

Isaías 53.11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará (tsâdaq) a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si. 
(Nota: neste texto se afirma que a justificação é obtida somente por meio do nosso conhecimento pessoal e íntimo de Jesus Cristo, pois é a Ele que se refere a profecia de Isaías 53.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário