segunda-feira, 18 de abril de 2016

A exemplo de Agar Deus ouve o seu clamor e enxuga as tuas lágrimas

A exemplo de Agar Deus ouve o seu clamor e enxuga as tuas lágrimas 


Nós vamos meditar nesta oportunidade em Gênesis 21. 14-20

Em nossa breve peregrinação na terra, numa jornada que é determinada por Deus, somos agentes das nossas escolhas e decisões, e muitas vezes somos atingidos pela decisão e escolhas de outras pessoas, lembrando que acima está a vontade Soberana de Deus que estabelece e determina todas as coisas a nosso respeito.

Agar foi uma mulher, vítima das circunstancias sociais e pessoais, que no decorrer da vida enfrenta o gosto amargo das consequencias e revés da vida.
Deserto é um lugar arido, seco, sem água, sem nuvens, sem chuva, sem folhas, sem flores, sem flora, sem fauna, raros arbustos, o deserto é estar no centro do nada, é um ambiente sem vento, de dia é calor e à noite é frio. Não há possibilidade de vida na longo neste habitat, a menos que seja uma especie já organicamente preparada para sobrevivencia. Mas a espécie humana precisa de diversos cuidados para sobreviver…

Percebemos na Bíblia, basicamente 3 formas contextuais de deserto: quando Deus leva para o deserto, e nos ensina, trata no deserto, quando deliberadamente e decisão própria vai para o deserto, exemplo de Elias, e a terceira forma é quando são empurradas, expulsas por outros para o deserto, que é o caso de AGAR.

A escrava egípcia Agar, era a mãe de Ismael, filho de Abraão. Ocorre que o menino teve uma contenda com o pequeno Isaque, e cria um mal estar entre as mães, fato este que foi a “gota d’agua” para Sara dizer para expulsá-los, Agar e o filho, do clã de Abraão, o patriarca, que por sua vez sofre com a palavra de Sara, mas em consulta a Deus, tem dEle o seu aval para a decisão.

Muitas vezes, Deus permite que sejamos empurradas por outrem ao deserto, afinal tudo está sob o controle de Deus, nada, nada foge ao seu controle, por isso Deus não nos apóia em ficarmos procurando culpados e nos magoando e nos ferindo por causa de “a” ou de “b”, Ele quer que nós o conheçamos, mesmo quando somos EMPURRADOS ERRANTES pelo deserto.

Abraão dá a Hagar um odre de água e pã, suprimento que logicamente não demoraria muito, e o que seria depois?!Aparentemente a morte era certa, no entanto, Deus estava no controle da situação.

Quando tudo parece perdido, Agar joga o menino debaixo de umas árvores e afasta-se para não ver seu filho morrer… e … chorar alto. Mas Deus que ouve tudo, afinal um dos grandes questionamentos é “será que Deus ouve o clamor de alguem no deserto?” Afinal no deserto é dificil de ouvir, é difícil de clamar, pois pela aridez as forças s esvaem…

Deus ouve, e responde e pergunda “o que tens Agar? E dá a primeira palavra de ordem para quem padece em meio ao deserto, sem suprimento, sem forças, pensando qu vai morrer: NÃO TEMAS!! Deus entra com provisão, Deus ouve e atende, até o clamor de uma criança largada pela mae que não qeria vê-lo morrer…

A segunda Palavra do Senhor para aquele mulher aflita foi: ERGUE-TE!!

Ao invés de ficar prostrada, esperando a morte chegar levante a sua cabeça, é do céu que vem o teu socorro, erguer-se requer esforço, ainda mais quando estamos debilitados pela sede e fome, e pela falta de perspectiva de sobrevivência.

Quando ela levanta, com a força do Senhor, Ele abre o seus olhos e ela contemplou a fonte de água perto dela, portanto ABRA OS SEUS OLHOS!! Quando nos dispomos a olhar na perpectiva de Deus, na perspetiva do sobrenatural de Deus, com certeza poderemos contemplar e usufruir do Milagre. Lembra do profeta Eliseu e seu servo Geasi? Cercados pelo exercito da Assiria, Eliseu ora para o Senhor abrir os olhos de Geasi e ele enxerga o sobrenatural e contemplou o exercito muito maior que estava com eles naquele embate.

Portanto, reflita bem: NÃO TEMAS, ERGUE-TE e ABRA SEUS OLHOS, pois através da ótica de Deus, pois com certeza Ele vai mandar a fonte de agua jorrar no deserto e transformará tudo, porque Ele manda em tudo e em todos!

GRAVE no seu coração esta Palavra do Senhor:

"O pobre e o necessitado buscam água, e não encontram! Suas línguas estão ressequidas de sede. Mas eu, o Senhor, lhes responderei; eu, o Deus de Israel, não os abandonarei. Abrirei rios nas colinas estéreis, e fontes nos vales. Transformarei o deserto num lago, e o chão ressequido em mananciais. Porei no deserto o cedro, a acácia, a murta e a oliveira. Colocarei juntos no ermo o cipreste, o abeto e o pinheiro…”(Is 41.18-20)

I. DEUS ATENDE O CLAMOR,ATÉ MESMO NO FUNDO DA COVA.EXEMPLOS DE SOBREVIVENTES!

"Da mais profunda cova, SENHOR, invoquei o teu nome. Ouviste a minha voz; não escondas o ouvido aos meus lamentos, ao meu clamor.De mim te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas". (Lm 3.55-57) Vamos refetir um pouco sobre as covas e sua eficácia para a maturidade o crescimento espiritual do cristão, apesar de sua dureza,afinal ninguem gosta de cova, até falar sobre elas nos dar um certo panico e um impacto negativo você não acha?

Cova significa: buraco, depressão na terra, poço, sepulcro, simbolo de morte, de ponto final, situação sem saída. A cova é uma crua realidade, e elas sempre fizeram, fazem e irão fazer parte da nossa rota tão passageira na terra. As covas são pontos de parada, são os clímax de provações e lutas em que ficamos numa situação sem saída, sem perspectiva e sem esperança. A cova é sinonimo de fim, de solidão, escuridão.

Mas como temos um forte redentor, que atende o clamor de um fiel mesmo no fundo da cova, podemos analisar homens de Deus que tiveram essa cruel experiencia, mas puderam ver a luz no fim da cova e serem referenciais para que nós possamos também resistir as adversidades sabendo em quem temos crido.

1. JOSÉ , sobrevivente de uma cova vazia, sem água. – Gen. 37.20,

Temos a narrativa de um jovem sonhador cuja caractéristica que intrigou seus irmãos foi a sua alegria e capacidade de sonhar, José era temente a Deus, vemos sempre a prosperidade da vida dele porque a Palavra de Deus é enfática ao dizer “E Deus estava com José”.

José vai a Dotã (covas)lugar onde se faziam perfurações em busca de água, seus irmãos o percebem de longe devidos suas vestes coloridas.

Sua túnica, feita por seu pai, demonstrava o quanto o amor de seu pai por ele era diferenciado, ao ponto de José possuir uma túnica colorida mais caracteristica dos integrantes da realeza, e não dos pastores e agricultores cujas roupas comumente eram in natura” ores neutras que devido o tipo de serviço, eram mais fáceis para a manutenção e realização de suas tarefas. Mas José tinha uma veste diferente, e antes de ser lançado na cova, seus irmãos a rasgaram e mancharam de sangue para forjar uma morte por animais do campo.

E, devido o ódio e a inveja, os irmaos de José,aqueles que deveriam protegê-lo, o lançam na cova para enterrar ali os sonhos de José.

“… porém na cova não havia água” – Caracterizo esta cova como uma covasem possibilidade de sobrevivencia, afinal sem água é impossível viver. Com certeza sem água vem a sede, temos sede de justiça. Por isso esta cova tem cheiro de injustiça, de inveja, ódio, abandono…

Entretanto em Zacarias Cap. 9.11-12. Nosso Deus nos dá uma resposta para aqueles que estão na cova sem água, vítimas de circunstancias trágicas, e achando que vão morrer: "Ainda quanto a ti, por causa do sangue do teu pacto, libertei os teus presos da cova em que não havia água. Ó presos de esperança, voltai à fortaleza;também hoje anuncio que te recompensarei em dobro".

Deus é o nosso refúgio e FORTALEZA. A nossa fortaleza, o nosso socorro vem do Senhor, que desprende a esperança muitas vezes sufocada na cova pela dor da aflição.

2. Nosso segundo sobrevivente é JEREMIAS, sobrevivente de uma cova de lama.

"Tomaram, então, a Jeremias e o lançaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; desceram a Jeremias com cordas. Na cisterna não havia água, senão lama; e Jeremias se atolou na lama". ( Jr 38.6)

Jeremias, foi um Profeta de Deus, que ousou defender a Verdade em nome do Senhor. Enquanto o sistema impunha um modus operandi, em que todos tinham que falar o que o rei ou o povo queriam ouvir, Jeremias com o seu COMPROMISSO COM DEUS, se impôs falando sempre a verdade, o que lhe custou uma grande cova, ou cisterna.

Esta cisterna subterranea era um tipo de reservatório de água da cidade. Era um poço profundo, tanto que Jeremias foi descido por cordas, e quando chega no final… “a cova não tinha água, mas LAMA, e Jeremias atolou-se na lama”.

Esta cova tem característica de ingratidão (Jeremias falava para o bem do povo e não para o mal), também de perseguição, imposição e privação(não havia pão na cidade)

Jeremias atolado, com fome no fundo do poço por ser verdadeiro, quantos questionamentos não surgiram na sua mente, mas a sua convicção lhe deu coragem para superar e esperar o livramento do Deus que atende ao clamor.

Até que Deus incomodou o eunuco, que falou com o rei, e com mais trinta homens tiraram Jeremias do fundo do poço. Deus incomoda quem for para livrar aqueles que clamam por Ele.

" Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR"(Sl 40.1-3)

a) A palavra "inclinar-se". Esta palavra vem do termo hebraico "hjn" – natah e tem como significado "inclinar-se", "dobrar-se", "curvar-se para baixo".

b) A palavra "ouvir", que vem da palavra hebraico "emv" – shama, que traz o significado de "entender", "perceber", "ouvir com atenção", "conceder pedido".

b) A expressão "colocou os meus pés sobre uma rocha", nos leva a compreender o livramento de Deus. Aquele que estava atolado numa cisterna lamacenta ou em um pântano perigoso, é livrado por Deus e seus pés são colocados sobre numa rocha firme.: JESUS CRISTO! Por isso vale a pena confiar no Deus que nos ouve e nos atende!

3. Nosso terceiro sobrevivente é DANIEL, o sobrevivente da cova do leão.

“Nisto passou o rei as ordens, e trouxeram a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. Ora falou o rei e disse a Daniel: O teu Deus, a quem continuamente serves, te livrará.”(Dn 6.16)

Observe que todos Deus não livrou da cova, mas na cova. Muitas vezes queremos que situações extremas sejam evitadas para não sofrermos, mas através destas situações o nome do Senhor sempre foi e será glorificado.

Daniel tinha uma marca principal: FIDELIDADE, era fiel a Deus ao ponto de evocar sua sinceridade quando os leões não ousaram devorá-lo. Sua fidelidade era percebida pelo seu testemunho em todo o reino ”Daniel, o Deus a quem tu continuamente serves…”.

Na cova dos leões, talvez até tivesse a água, mas ela tinha donos fortes e selvagens, além do mais ainda foi colocada uma pedra na boca da cova, o que nos dá uma impressão de completa impossibilidade de superação.

Esta cova tem característica de armação, conspiração, destruição. Daniel estava crescendo no Império, sua existencia tornou-se um obstáculo que precisava ser removido. Mas quando Deus coloca, pode vir a armação ou cilada que for, Deus intervem e proporciona o livramento e a vitória.

Mas o Deus poderoso a quem servimos, e que nada impede o seu agir fechou a boca dos leões e mudar o quadro para a destruição dos seus próprios perseguidores. “O meu Deus enviou ao seu anjo, e fechou as bocas aos leões; eles não me fizeram mal algum; porque foi achada em mim inocência diante dele; também diante de ti, ó rei, não tenho cometido delito algum”. (Dn 6.22)

O Salmista deixa claro em sua canção o cantico do coração de Daniel, que pode ser o meu e o seu também: “Armaram uma rede aos meus passos a minha alma está abatida. Cavaram uma cova diante de mim, porém eles mesmos caíram no meio dela. (Sl 57.6)

Deus é fiel, se você esta na cova CLAME, se sobreviveu, ADORE e glorifique ao Deus que atende o clamor do fundo do poço, e nos ajuda a contar o testemunho para a glória e honra do nome dele.

Posso lhe afirmar, que Deus é real, é poderoso, e não existe cova que ele não possa entrar e te tirar de lá. Portanto, ao invés de querer que lhe enterrem ,olhe para cima, olhe mais além e CLAME, porque “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”Sl 46.1

II. "Deus escuta E responde as orações de um pecador ou descrente?"

Resposta: João 9:31 declara: "Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrario, se alguem teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende." Tambem tem sido dito que "a unica oração que Deus escuta de um pecador e a oração para salvação".

Como resultado dessa passagem, alguns acreditam que Deus não escuta e/ou nunca vai responder as orações de um descrente. No entanto, no contexto, esse verso esta dizendo que Deus não executa milagres atraves de um descrente. As passagens a seguir descrevem Deus escutando e respondendo as orações de um descrente.

Em 1 João 5:14-15 nos diz que Deus responde orações quando elas forem feitas de acordo com Sua vontade. Esse principio talvez se aplica a descrentes. Se um descrente faz uma oração que e de acordo com a vontade Deus, nada impede a Deus de responder tal oração – de acordo com a Sua vontade.

Ao examinar as passagens a seguir, podemos ver que na maioria dos casos oração estava envolvida. Em um ou dois casos, Deus respondeu ao clamor do coração (não e claro se esse clamor foi direcionado a Deus). Em outros casos, a oração aparentava ser relacionada a arrependimento. Ja em outros casos, a oração era simplesmente por uma necessidade ou benção terrena; e Deus respondeu ou por compaixão, ou em resposta à procura genuina ou fe da pessoa. Aqui são algumas passagens que lidam com a oração de um descrente:

O povo de Ninive; Jonas 3:5-10; que Ninive fosse poupada.

Hagar e Ismael; Gênesis 21:14-19; não era tanto uma oração mas um clamor do coração por seu filho que estava à beira da morte.

Acabe; 1 Reis 21:17-19; principalmente versiculos 27-29; Acabe jejua e anda cabisbaixo por causa da profecia de Elias sobre sua posteridade. Deus responde por não ter trazido a calamidade durante o tempo de Acabe.

A mulher da area de Tiro e Sidom (Mc 7:24-30) que Jesus livrasse sua filha de um demônio.

Cornelio, o centurião romano (At 10) o pedido de oração não e registrado (Atos 10:30), mas ele e apresentado ao caminho da salvação.

Deus faz promessas que são aplicaveis a todos (crentes e descrentes), como Jeremias 29:13: "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." Esse foi o caso de Cornelio em Atos 10:1-6.

No entanto, ha varias promessas que, de acordo com o contexto, são apenas para os crentes. Porque os Cristãos têm recebido a Cristo, somos encorajados a nos achegar confiadamente junto ao trono da graça, a fim de recebermos graça para socorro em ocasião oportuna (Hb 4:14-16).

III. OUVI A TUA ORAÇÃO E VI AS TUAS LÁGRIMAS!

O Rei Ezequias foi um grande homem de Deus, que fez o que era bom aos olhos do Senhor e andou nos caminhos de Davi. Mas um dia, a enfermidade o afligiu e Deus lhe enviou o profeta Isaías dizendo: “Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás!” Mas ele virou o seu rosto para a parede e suplicou ao Senhor, mostrando-lhe tudo quanto tinha feito e Deus mandou mais uma vez Isaías dizendo: “Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas, eis que acrescentarei aos teus dias 15 anos!”

E o Deus que ouviu a oração de Ezequias, também ouve a oração deste Círculo de Oração! Há 12 anos, que nos reunimos neste lugar para buscar, chorar e orar e o Senhor nos responde, pois ainda hoje Ele é o mesmo para operar maravilhas em nossa vidas! Se choras, a palavra de Deus para ti nesta tarde é:

Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas!

1 – Ouve, Senhor, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou um estrangeiro contigo e peregrino, como todos os meus pais.

As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus? Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas, até a minha alma está perturbada; mas tu, Senhor, até quando? Tu contas as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no teu odre. Não estão elas no teu livro? Dá ouvidos, Senhor, à minha oração e atende à voz das minhas súplicas!

Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas!

2 – Querida Igreja, o Deus que operou aquele grande milagre na vida de Ezequias, está entre nós neste momento! Ele sonda os nossos corações e sabe as nossas necessidades! E o seu anjo está ao teu lado recolhendo todas as tuas lágrimas. Lágrima de crente não fica aqui na terra, mas sobe como cheiro suave às narinas de Deus.

Todas as tuas lágrimas estão registradas e a vitória já está decretada! Pode não ser como tu esperas, mas será da maneira que o Senhor determinou. Aceita a vontade de Deus em tua vida, pois o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã!

3 – Quando Abraão despediu a Agar, por causa de Ismael, ela partiu, andando errante no deserto de Berseba. E quando a água que ela tinha acabou, Agar lançou o menino debaixo de uma das árvores. E afastou-se dizendo: "Que eu não veja morrer o menino. E levantou a sua voz, e chorou.

Mas o anjo do Senhor bradou a Agar desde os céus, e disse-lhe: “Que tens, Agar”? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação." E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino.

Não te desesperes! Olha mais à frente e vê o cumprimento das grandes promessas de Deus em tua vida!

4 – O meu Deus e teu Deus, Igreja, Ele não despreza um coração contrito e humilde. Quantas vezes o desespero quer te dominar, fazendo até mesmo que tu penses em morrer! Mas o Deus que se lembrou de Agar ainda vive e te ama muitíssimo, Ele não te esqueceu! Lembra-te das promessas que te fez!

Ele é fiel para cumpri-las todas na tua vida! Busca mais! Humilha-te perante o Senhor com lágrimas, rogos e jejuns! Espera no Senhor e não desanimes, pois ele está trabalhando ao teu favor, e quando menos esperares, teus olhos se abrirão e verás o poço à tua frente e tu te saciarás com a alegria da vitória!

"Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria."

5 – O crente que ora e chora perante o Senhor tem vitória garantida. Mesmo quando pecamos, mas nos arrependemos e choramos perante o Senhor, ele nos perdoa. Davi pecou, mas ele se desfez em lágrimas de arrependimento perante o Senhor: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto!"E Deus é misericordioso em perdoar.

Queres vitória? Confessa as tuas faltas ao Senhor com lágrimas e súplicas e Ele renovará em tua vida a alegria da salvação, operará maravilhas na tua vida e nas vidas dos teus e verás que lágrima de crente tem resposta!

6 – Quando a mulher Cananéia veio até Jesus, ela talvez nem soubesse que não poderia ser atendida por Jesus, por não ser judia. Mas ela não desistiu! Apesar de toda dificuldade: o silêncio de Jesus e o desprezo dos discípulos, ela ficou firme, confiante e chegando-se a Jesus, ela não gritou, não murmurou, não reclamou, ela chegou aos seus pés e o adorou!

E mesmo quando Jesus disse: "Não é bom tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos", ela não desistiu, mas se humilhou ainda mais e disse: "Sim, Senhor, mas também os cachorrinho comem as migalhas que caem da mesa dos seus senhores!" A vitória do crente está na humilhação! Derrama-te perante o Senhor e o ouvirás dizer: "Quando grande é a tua fé! Faça-se hoje conforme aquilo que tu pedes!"

Todas: "Reprime a tua voz de choro, e as lágrimas de teus olhos; porque há galardão para o teu trabalho."

7 – Jesus disse: "Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados!" Estás chorando hoje? Bem-aventurado és, pois Deus é quem te consola.

Quando Jesus ia entrando em Naim, viu aquela viúva que ia enterrar o seu único filho e a Bíblia nos diz que ele moveu-se de íntima compaixão por ela e lhe disse: "Não chores!" Muitas pessoas podem te dizer isso, mas somente Jesus é que pode fazer que tuas lágrimas sequem! E assim como ele deu vitória àquela pobre viúva, está aqui para te dar vitória também! Chora nos pés de Jesus e derrama em prantos o teu coração e verás que o crente não chora em vão!

8 – É somente nós crermos e confiarmos e entregarmos nossas preocupações, nossos problemas, as nossas vidas na Mão do Senhor, pois ele é poderoso para fazer muito mais do que aquilo que podemos pedir ou buscar! Se a luta é grande, não te desesperes!

Busca ao Senhor com humildade, derrama perante ele as tuas lagrimas, entrega-lhe as tuas preocupações e grandes coisas ele fará! A vitória é certa quando buscamos ao Senhor! E para ti que estás chorando e aguardando a vitória do Senhor, ele te diz : Não temas pois eu sou contigo para te fazer triunfar.

Estas lágrimas que estás derramando agora está sendo colhidas no meu odre e o seu problema em breve terá a solucão!

A Biblia nos diz que quando pedimos a Deus por qualquer coisa de acordo com Sua vontade, Ele nos escuta e nos da o que pedimos (1 Jo 5:14-15). Ha varias outras promessas para os crentes em relação a oração tambem (Mt 21:22; Jo 14:13; 15:7).

Então, sim, ha casos quando Deus não responde as orações de um descrente. Ao mesmo tempo, por Sua graça e misericordia, Deus pode intervir nas vidas dos descrentes em resposta a suas orações.

Se você se encontra distanciado dos caminhos do Senhor faça hoje mesmo uma decisão ao lado de Cristo e obterá a vida eterna! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário