segunda-feira, 11 de julho de 2016

COMO ENFRENTAR TEMPO DE AFLIÇÕES

COMO ENFRENTAR TEMPO DE AFLIÇÕES 

Jo 16:33/ I Sm 30:1-6

Intro:
    Todos nós passamos por tempo de aflições, não há um ser humano na face da Terra que não passe aflições. Pobre, rico; sábio, ignorante; baixo, alto,; feio, bonito; crente, descrente, todos passam tempos de aflições.
    O texto que lemos nesta noite, fala de uma grande aflição que passou Davi, e olha que Davi era o homem segundo o coração de Deus, ungido rei de Israel.
    Embora nesta ocasião ele ainda não estava reinando, mas mesmo assim sofreu grandes aflições. Desde que Saul percebeu a unção de Deus em Davi, passou a invejá-lo e a perseguí-lo para lhe tirar a vida.
    Davi para se salvar fugiu para o deserto, mas como a perseguição de Saul era implacável, não houve outro jeito senão fugir para a Terra dos filisteus.
    Os filisteus eram inimigos de Israel, mas como perceberam que Davi era perseguido por Saul, eles o consideraram um desertor e o receberam na sua terra.
    Aquis deu a Davi e seus homens a cidade de Ziclague para que pudessem habitar.
    Depois de algum tempo os filisteus entraram em guerra contra Israel. O exército dos filisteus se reuniu num lugar chamado Afeque. Davi e seus homens deixaram suas mulheres e filhos em Ziclague e foram também para Afeque.
    Mas os príncipes dos filisteus temeram a presença de Davi e seus homens e por serem eles israelitas, não permitiram que eles fossem com eles para a batalha (I Sm 29:4-5).
    Assim Davi teve que retornar com os seus homens a Ziclague. Quando ali chegaram tudo estava destruído e queimado. Os Amalequitas haviam atacado a cidade e queimado tudo a fogo e levaram em cativeiro todas as mulheres e crianças.
    Você já imaginou a situação de Davi e seus soldados? Como será que eles se sentiram? Que grande aflição e desespero eles não sentiram?Veja o que diz (I Sm 30:4).
    Será que alguns de nós hoje aqui já não experimentamos este sentimento.
    Quando você se sente esmagado e sem forças? Sem saber como reagir? Como enfrentar essas situações? Como agir em tempos de aflições?


1.    Não entre em pânico
    O pânico só atrapalha.
    Não se desespere, a vida continua, as aflições vêm e passam
(Pv 19:2) (Ec 5:2).
    Quantos que na hora da aflição entram em pânico e murmuram contra Deus, contra o pastor, contra a Igreja.
    “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”
Sl 30:5.
   
2.    Aceite o que não pode mudar
    Com sabedoria se é algo uma aflição que você já passou e não tem como mudar “Ponha isso de lado” (I Sm 12:18-23)
    Enquanto havia possibilidades, Davi orou, jejuou, chorou. Há pessoas que vivem desenterrando defuntos quando não há mais jeito.

3.    Não seja covarde na hora da aflição Pv 24:10
    Há pessoas que na hora da aflição sentem pena de si mesmo e tentam escapar culpando os outros (Nm 14:3-4).
    Siga-mos o exemplo de Jó que não culpou os outros. Ele perdeu tudo, mas não pecou.

4.    Em Jesus há esperança
    O texto que lemos diz que Davi se fortaleceu no Senhor. Quando temos nossa esperança em Deus na hora das aflições nós somos fortalecidos.
    Paulo diz: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” Fp 4:13
    Um dia Jesus passa na rota dos desesperados (Jo 5:1). Passa para nos dar vitória; passa para colocar fim nas nossas aflições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário