segunda-feira, 11 de julho de 2016

OS QUATRO VENTOS DE DEUS PARA TIRAR O CRENTE DO VALE DE OSSOS SECOS

OS QUATRO VENTOS DE DEUS PARA TIRAR O CRENTE DO VALE DE OSSOS SECOS
 
Ez. 37.1-14
Introdução
Uma das mensagens desse texto é a esperança, baseada no poder de Deus. O profeta Ezequiel, foi levado pela mão de Deus a um vale de ossos secos. Ezequiel depara-se com uma cena horrível, de ossos espalhados, que um dia fizeram parte de corpos humanos vivos. Após ouvir a palavra de Deus por muitas vezes, o profeta é levado a esse vale e desafiado a profetizar o retorno da vida para aqueles ossos. Quando o profeta atende a direção de Deus, o vale fica repleto de vivos, um numeroso exército em pé. Deus diz ao profeta: “estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que eles dizem: os nossos ossos secaram-se e pereceu a nossa esperança; estamos de todo cortados”.

“Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu vos abrirei as vossas sepulturas, sim, das vossas sepulturas vos farei sair, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. E quando eu vos abrir as sepulturas, e delas vos fizer sair, ó povo meu, sabereis que eu sou o Senhor. E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o Senhor, o farei e o cumpri”.

Amados, somente depois de conhecermos a Palavra de Deus é que haverá condição de enfrentarmos situações que antes nos pareciam insuperáveis. O profeta fez da Palavra de Deus instrumento de geração de vida para seu povo que estava arruinado. Aquele vale representava para muitos, um cemitério, um depósito de “ossos secos” e nada mais!. Havia ossos em sepulturas e ossos fora das sepulturas. Não havia qualquer sinal de que um dia neles houvera vida. Esses ossos – que o profeta via – era toda a casa de Israel. Os cadáveres jaziam ali há muito tempo, comidos pelas aves, expostos as chuvas e ao calor do sol.

Ezequiel estava senso confrontado com uma cena de morte. A visão do profeta é perfeita para descrever a própria natureza humana. Significa dizer que sem Cristo, somos cadáveres, corpos sem vida, um monte de ossos secos sem valor algum. Sem Cristo, somos condenados a viver no cansaço e no desânimo. A visão também mostra a nossa fragilidade, a nossa natureza, como também nos ensina que não podemos viver por nós mesmos. Aquele vale cheio de ossos espalhados e misturados mostra a desorganização total de uma vida sem Deus.

Desorganização nos sentimentos, nos negócios, nos objetivos, no casamento, na família e até na igreja. “Mortos vivos” que estão vivendo uma vida onde os sonhos e os projetos já foram sepultados há muito tempo. Se estivéssemos no lugar do profeta qual seria a nossa visão?. Por certo, a nossa visão nos mostraria que havia chegado o fim dos recursos naturais e humanos, “aparentando o fim de tudo”, o que para muitos, a morte significa o fim de tudo.

Possivelmente é assim que muitos se vêem hoje!. Olham para a sua família achando que está destruída, que chegou ao fim, que não passa de um monte de ossos secos. Olham para o trabalho e não vêem mais esperança, nenhuma de melhoria. Olham para a igreja e não acham motivação para estar lá!. Olham para dentro de si e não encontram razão de continuar vivendo. Queridos, se você acha que tudo morreu, que sua vida já se encontra sepultada, saiba que não poderá sair mais dela sozinho. Aquele que quiser ficar na sepultura, Deus deixa lá. O Senhor respeita a sua triste escolha.

Quando Jesus morreu e venceu a morte naquela manhã de domingo, Jesus nos recriou, e a partir daquele momento passamos a ter um relacionamento profundo com o Mestre, por isso ele chama pelo nosso nome, e se nós escutarmos a sua voz, o Senhor nos tira de lá rapidamente. Todos que ouvirem de bom agrado a sua voz, serão por ela novamente transformados, vivificados.

Quando tudo parece perdido, Deus ainda tem a solução. Veja o caso de Lázaro. Jesus chegou quatro dias depois do seu sepultamento. Parecia tarde demais, mas para Jesus não era, e Lázaro foi ressuscitado (Jo. 11). A ressurreição de Lázaro não foi uma visão, foi uma realidade!. Foi o poder de Deus que o tirou de lá, ele não saiu sozinho, pois um morto não pode fazer mais nada, mas Deus pode fazer um morto viver. Então comece a enxergar Deus como Aquele que fala e faz, porque o Senhor tem o poder para fazer acontecer. Hoje, Deus vai descer o Vale para te ressuscitar, Ele sabe que você está se sentindo um lixo, um monte de ossos secos, sem vida, sem esperança, desesperado, desanimado com a vida que está levando. Querido,o Senhor quer te renovar, restaurar, fazer uma nova criatura, te dar novas forças, um novo ser.

Ele quer te dar uma nova vida, transformar o teu coração, reviver os teus sentimentos, o teu afeto, o teu entusiasmo, a tua emoção, acabar com a tua tristeza, com o teu pesar, com as tuas mágoas, com os teus ressentimentos, e com os maus pressentimentos. Mas quem faz esse milagre? É Deus!. Somente Deus!!. É necessário reconhecer que sem Deus, somos um monte de ossos secos. Foi para essas pessoas que Jesus deixou o seu Espírito consolador. Para restituir em cada um, a alegria de viver na Sua presença e se alegrar com a Sua salvação. Comece recebendo a Palavra do Senhor e o vale onde foram jogados os seus mais significativos planos, alegrias, virtudes, sentimentos, valores, dons, se tornarão um Vale cheio de Bênçãos!.

Deus sabia que muitos daqueles ossos, tinham sido de pessoas felizes, de famílias unidas, de amigos sinceros, de pessoas honestas, de pais, mães, e filhos abençoados. Por amor de todos eles, Deus não os abandonaria. Deus quer entrar na nossa vida e nos dar prioridades. Prioridades de quê?. De pessoas e de vidas. Para que não possamos mais pensar num Deus distante, num céu difícil de alcançar, num Deus que oramos, mas que não acontece nada, num Deus que só aparece para consertar o que estragamos, num Deus que parece alheio a tudo, num Deus que não entende nada de nossos sentimentos, num Deus que não se importa com a nossa vida.

Hoje, Deus quer soprar sobre a tua vida, o Seu Espírito, para que você possa receber o renovo, a restauração espiritual, uma nova vida. Às vezes fico pensando, se Ezequiel olhasse para as nossas igrejas nos dias de hoje, que visão ele teria?. Creio que veria corpos vivos e saudáveis, mas também veria esqueletos, ossos secos!. Veria pessoas rebeldes, desinteressadas em viver a Palavra de Deus, veria pessoas dominadas pelo desânimo, pelo medo, pela tristeza, pelos interesses, pela soberba, pela mentira e pelo engano.

Em Ez. 37-9 - Deus manda Ezequiel profetizar ao espírito e assoprar sobre aqueles ossos para que vivam. Deus está garantindo ao profeta que irá pôr nos ossos secos, o fôlego da vida. O “fôlego” é enviado por Deus, que simboliza o Espírito Santo, que trará renovação, regeneração e renascimento para todos os corpos sem vida. O Espírito do Senhor é como um “sopro” ou “vento”, porque não pode ser visto nem detido, mas pode se mover por todo o mundo. O texto fala de QUATRO VENTOS, e é sobre eles que iremos falar um pouco agora.

O PRIMEIRO VENTO – DEUS É O DOM DA VIDA – Ez. 37.5

“E farei entrar o espírito em vós, e vivereis” – Este verso não está falando a respeito da morte física, mas do renascimento espiritual trazido pelo poder Divino. O texto ainda destaca a importância da ação do Espírito Santo sobre nós. De nada adianta nossa vida “parecer” que está tudo em ordem, ou que tudo está no seu devido lugar, se não houver a ação e a presença do Espírito Santo. Nada irá funcionar. Onde não há unção não há poder!. Assim deve ser com nossas igrejas. O importante não é ser apenas uma organização bem estruturada, organizada, adornada, lotada de membros, e com bons recursos, só isso não será o suficiente. Se não houver o poder e a unção de Deus, e o mover do Espírito Santo, a igreja não terá forças suficientes para sobreviver por muito tempo.

Precisamos estar vivificados pela Palavra. Deus não quer ressuscitar aqueles ossos para que cada um fosse cuidar de seus próprios interesses, de seus negócios como muitos pregam por aí. Deus os ressuscitou para que se tornassem um exercito para lutar na casa do Senhor. Uma vez salvos, serão usados para alcançar outros. Esse é o plano de Deus!. A partir daí, passamos a ter um relacionamento íntimo com Ele. e que um dia, todos possamos viver na Glória, com Ele.

O vs. 7 - diz que cada osso se juntou ao seu osso. Isso significa que cada osso vai encontrando seu lugar no corpo. Assim é na igreja do Senhor, pois podemos dizer que cada pessoa salva, vai encontrando sua posição no corpo de Cristo. Vai encontrando sua razão de viver, seu dom, sua missão, seu objetivo de vida, sua função ministerial.

O SEGUNDO VENTO - O DEUS DA NOSSA ESPERANÇA – Ez. 37.11-12

Amados, você acha que vale a pena servir ao Senhor?. Mesmo que venham as mais desastrosas pressões do mundo e o desânimo venha falar mais alto?. Saiba que a nossa esperança nunca será frustrada quando ela estiver focada em Deus. Quando aprendemos a pôr em Deus a nossa esperança, sabemos resistir às pressões e as circunstâncias. Tudo pode estar desfavorável na nossa vida, mas se a sua esperança está em Deus, saiba que você já mora no coração do Senhor, e Ele nunca nos deixará envergonhado. Infelizmente é cada vez maior o número de pessoas nas nossas igrejas que já não tem mais esperança nas suas vidas.

Isso as torna amargas, deprimidas, angustiadas, ansiosas, abatidas, confusas, pessimistas, imobilizadas diante das crises. Para elas é como se o sol nas brilhasse mais. A Palavra de Deus é para nos alimentarmos quando estivermos atravessando por um oceano de incertezas. A fé e a esperança em Deus é a nossa saída do vale de ossos secos. O Senhor manda dizer para você, que há sim esperança para a tua vida, para o teu casamento, para o marido ou aquela mulher que estão separados, para o filho que está nas drogas, para o viciado, para o alcoólatra, para o homossexual, para a prostituta, para o desempregado, para a tua luta que não chega ao fim, e até para aqueles problemas impossíveis de você resolver.

Ponha a sua fé em ação e profetize para que todas as barreiras, todos os impedimentos venham cair por terra. Deus está falando com você!. O Senhor está dizendo onde tem morte Ele declara vida, onde existe inimizade Ele declara amizade; onde existe tristeza Ele declara ânimo; onde existe frieza Ele declara fervor; onde existe guerra Ele declara paz; onde existe separação Ele declara união; onde existe ódio, Ele declara amor, onde existe morte, Ele declara vida!.

O TERCEIRO VENTO – O DEUS DO IMPOSSÍVEL – Ez. 37.13

“Poderão viver esses ossos”?. A resposta humana à pergunta de Deus é NÃO. A resposta do profeta: “Senhor JEOVÁ, tú o sabes”. Essa é a resposta de um homem de Deus. A visão de Ezequiel ilustra a promessa no cap. 36.25-27 – onde lemos que Deus restaurará a nação de Israel, dando uma nova vida, tanto fisicamente como espiritualmente. Assim como Deus quer restaurar a nação de Israel, o Senhor também quer restaurar e capacitar a sua igreja. Deus é Deus do impossível, portanto o Senhor não pretende remendar a vida do seu povo, Ele quer dar um novo coração e pôr o seu Espírito dentro de cada um. Interessante que Ezequiel foi orientado por Deus a não parar de profetizar.

Se o profeta tivesse parado de profetizar quando viu os ossos, a carne, os tendões e a pele se juntando novamente, o vale ficaria apenas repleto de cadáveres, corpos sem vida. Queridos, Deus levou o profeta para ver aquele cemitério de ossos, para mostrar para o Ezequiel as limitações do homem, que embora tenha vontade de mudar alguma coisa, a realidade o impede. Deus mostrou ao profeta que só Ele é capaz de dar vida ao que já está morto. Só Deus, é o Deus do Impossível, pois não existe nada que o impeça de realizar uma grande obra.

Você já esteve algum dia no cemitério?. Caminhou olhando para aquelas tumbas? Não lhe pareceu um lugar desolado, um cenário terrível e triste?. Pois é, essa é a sensação que Ezequiel também deve ter tido. O Espírito Santo tomou o profeta pela mão e começou a caminhar com ele, o que ele via era a presença da morte por todo o lado. Quem sabe, você não está vivendo esse momento, andando sem rumo, achando que o seu problema não tem mais jeito, que está jogado no vale do esquecimento, sentindo-se impotente, pequeno, sem saber como sair dessa situação.

Quero lhe dizer uma coisa importante: Você pode até achar que está jogado nesse vale, mas você não está mais!!. A bíblia diz que Deus tem reservado para você e para mim, aquilo que os ouvidos não ouviram e nem olhos viram. Tudo isso Deus preparou para nós, porque Ele nos ama. Deus tem projetos para a tua vida. Levanta a tua voz profética, e comece a declarar vitórias, mudanças, transformações, vida nova!.

O QUARTO VENTO – DEUS FALA E CUMPRE Ez.37.14

Queridos, Deus quer colocar todas as coisas no seu devido lugar. No vs. 6 – Deus diz que porá nervos e fará crescer carne - isso significa forças para lutar. Depois diz que estenderá a pele - isso significa uma nova forma de vida que Deus quer te dar. No vs. 10 vemos Ezequiel profetizando para aqueles corpos ficarem em pé. Estar de pé - significa estar disposto, disponível, organizado, animado, preparado. Quem fica de pé, profetiza, frutifica. QUEM ESTÁ DE PÉ PODE VER DEUS OPERANSO OS MILAGRES

Muitas pessoas que freqüentam os nossos cultos estão mortas por dentro, não apresentam qualquer sinal de avivamento, não se importam com a sua vida espiritual. O seu interior é cheio de tristeza, de desânimo, não conseguem mais se entusiasmar quando ouvem a Palavra de Deus. Levam uma vida sem propósitos, não há transformação de vida, de caráter, parecem até esqueletos ambulantes, que vem e vão para a igreja com a bíblia debaixo do braço. O corpo está ali, juntos os músculos, os tendões, os nervos, no entanto o coração está longe de Deus.

Hoje, o Espírito Santo vai mudar a tua vida!. O que Deus fala, ele cumpre!. O vs. 7 diz que houve um ruído, e um reboliço. Se você é pentecostal então faça barulho clamando ao Senhor, orando para Deus acabar com a sua fraqueza, sua debilidade, seu desânimo, sua tristeza, sua apatia, sua indiferença, sua falta de coragem, seu cansaço, seu desinteresse. “Um exército grande em extremo ficou de pé”(v.10). O
que antes era um monte de ossos secos, agora surge um grande exército na frente do profeta. Você tem promessa de Deus? Então se prepare que Ele vai cumprir!. A promessa de Deus, inclui também que você vai deixar esse vale agora!. Você foi chamado para andar na presença do Senhor. O Senhor não quer que você faça parte de um monte de ossos. Deus está formando um grande exército através de você!. As coisas eram ruins, quando estava no vale?. Agora não é mais!. Deus vai cumprir o que prometeu para a tua vida. Você vai voltar a ter o agir do Espírito Santo fazendo parte da sua vida.

O profeta viu o reboliço que Deus fez para juntar aqueles ossos. Era o agir de Deus. O Senhor também tem um reboliço para fazer na sua vida, na tua casa, na tua família, no teu casamento, nas tuas finanças, no teu trabalho, no teu ministério, na tua igreja. O reboliço de Deus é para organizar a tua vida, como você jamais viu!. Quem diz é Deus, não sou eu!. Se Deus falou, Ele cumpre!.

CONCLUSÃO

Não existe nada que Deus não possa transformar. Nem a morte é definitiva para Deus. Ossos secos, podem se tornar ossos vivos. Talvez você já tenha experimentado o amor de Deus na sua vida, mas agora se encontra fraco e sem esperança. Você pode estar dentro da igreja, mas quem sabe está vivendo um esgotamento espiritual, uma frieza, desanimado. Perdeu a sua fé em Deus, por isso está se sentindo desencorajado, enterrado no meio do vale de ossos secos. Lembre-se: não podemos voltar a viver, senão for por Deus. Ele é o único caminho!. Não se contente em viver uma vida espiritual de superfície, pois logo seus ossos se tornarão secos. Vá mais fundo, mergulhe nas águas do Espírito, e ressuscite para a glória de Deus!.

Deus quer você longe do vale de ossos secos. Então receba uma nova vida com Cristo, em nome de Jesus. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário