segunda-feira, 11 de julho de 2016

VOCÊ SABE ESPERAR EM DEUS OU FINGE QUE SABE ESPERAR?

VOCÊ SABE ESPERAR EM DEUS OU FINGE QUE SABE ESPERAR?
Texto Sl. 40.1

Introdução

A pergunta que nem todos gostariam de responder: Você sabe esperar em Deus ou apenas finge que sabe esperar?

Todos nós estamos sempre esperando por alguma coisa. Tem gente esperando
encontrar o seu par ideal para casar. Outros esperam um dia ganhar na loteria. Alguns esperam conseguir comprar a casa própria. Tem gente que espera conseguir bom emprego.

Tem aqueles que esperam comprar seu carro novo esse ano!. Tem ainda aqueles que estão esperando ansiosamente por um exame médico importante!.

Tem pessoas esperando sair o resultado de uma prova difícil!. Tem também os que estão esperando resposta da entrevista de emprego!. E quantos não estão esperando fazer aquela viagem tão sonhada?.

Só que a maioria de nós não gostamos de esperar!. É só ver no sinal de trânsito. Quando abre, muitos motoristas saem em louca disparada!. O botão do elevador, quantas vezes apertamos e sabemos que não adianta ficarmos insistindo. Mas por causa da nossa impaciência, nosso dedo continua apertando!.

Possuímos coisas que atuam rápido, como o forno de microondas, celular, internet, e tantas maravilhas vindas da tecnologia moderna, que acabam nos deixando mal acostumados!.

Na nossa vida espiritual, muitos de nós acabamos levando esses costumes para o dia a dia. Veja se não é assim com muita gente: Fazem uma oração rápida pela manhã pedindo algo de Deus, e quando terminam de orar; ficam olhando em volta meio impaciente e pensando: Ué, já é mais de meio dia, cadê a resposta de Deus?!.

Esse tipo de oração tende a frustrar o crente, e querendo ou não, acabam culpando Deus pela longa demora de não ter recebido resposta do Senhor!.

O que muitos estão querendo fazer com esse tipo de raciocínio é tentar a Deus, fazendo com que Deus opere dentro do nosso pequeno e limitado sistema humano.

Nesse século de tanta correia, Deus se importa em nos ensinar uma arte celestial:
ESPERAR!. Saber esperar o momento certo de Deus!. Aqueles que tem aprendido a esperar em Deus, estão entre os que mais tem influenciado a história cristã ao longo dos séculos!.

O ser humano só sabe viver em função do seu próprio tempo. Vivemos ansiosos esperando que as coisas acontecerem o mais rápido possível. Vivemos num mundo imediatista. Temos aprendido a não saber esperar por nada!. Tudo tem que ser feito para ontem!.

Por causa dos nossos maus costumes em querer as coisas instantaneamente, é que na maioria das vezes queremos que Deus atue de acordo com a nossa vontade, com a mesma rapidez que piscamos os olhos!.

Esperar para nós, pode ser um tempo indeterminado, mas para Deus é tratamento!. Enquanto nós esperamos, Deus está nos ensinando alguma coisa. Pode ser nosso interior, nossas percepções, nossos valores, moldando nossas estruturas deformadas do nosso caráter, da nossa visão, da nossa ansiedade.

Esperar não significa ficar parado ou desocupado. Esperar tem o sentido de possuirmos esperança, de descansarmos no Senhor, enquanto não chega a nossa benção.

Esperar em Deus significa renúncia, coragem e determinação. Esperar é aprender a plantar semente de fé!.

Esperar em Deus é uma ação de fé - É impossível conseguir algo sem ter fé. É crer que Deus tem poder e a solução para tudo. É saber esperar apesar do Seu silêncio. Quem tem fé, confia. Quem confia, descansa!.

Esperar em Deus é uma ação de dependência – somos desafiados a entregar tudo a Deus, e a dependermos D’Ele para todas as ocasiões.

Esperar em Deus é uma ação de paciência – as coisas de Deus não funcionam como as dos homens, na base da pressa, da correia, do imediato, com hora marcada.

Esperar em Deus é uma ação de sabedoria – é saber que a benção não está só no fim da espera, mas também em todo seu processo.

Esperar em Deus é saber que quando tudo ao nosso redor diz “não”, Deus diz “sim”. Esperar pode até ser difícil para muitos, mas fica mais fácil esperar com Deus, do que sozinho.

Muita gente está esperando por Deus, mas na maioria das vezes é Deus que está esperando por nós!.

A ansiedade de agir por não saber esperar, pode se tornar desastroso. Esperam uma semana, um mês, dois meses, e já acham que esperaram muito!. Esperar em Deus é matar os nossos próprios desejos, e aguardar os desejos de Deus!.

Quando se fala em “esperar”, muitos até pensam em voltar atrás. Esperar pode até causar desânimo para aqueles que estão passando por situações difíceis, mas lembre-se que não estamos a sós; temos um Deus em quem podemos confiar, contar nossos problemas e ter a certeza que Ele irá solucionar.

Não podemos desanimar por não sabermos esperar!. Se não conseguimos tudo hoje, mas amanhã continuaremos determinados a enfrentar essa longa espera. Quem quer resposta de Deus para a sua situação, não pode desistir com facilidade!.

Se a resposta não vem logo, não devemos enfraquecer nossa fé. É crê que a resposta de Deus ainda vai chegar um dia. Pode ser que você já vem esperando a resposta do Senhor por muitas longas noites, achando que Deus já lhe tenha esquecido. Mas não esqueceu, não!!.

Só não gaste o dia de hoje tentando saber como será o dia de amanhã!. Você tem coisas boas acontecendo ao seu redor o tempo todo; elas também precisam de sua atenção. A graça de Deus está sobre você para que você saiba lidar com o tempo de espera em qualquer situação.

A graça de amanhã não virá antes que o amanhã chegue – então não desperdice o dia de hoje!.

A paz é a melhor maneira para sabermos se a nossa decisão é precipitada ou não. Se não houver paz no nosso coração, é porque ainda precisamos aprender a esperar um pouco mais no Senhor. É sinal para não tomarmos decisões precipitadas!.

Quem sabe sua espera está prestes a acabar ainda hoje. Quem sabe Deus já determinou a sua benção e ela já está a caminho. Será que durante toda sua vida cristã, você ainda não aprendeu a esperar pelo tempo de Deus?. Ou será que você se acostumou a fazer as coisas acontecerem só de acordo com a sua vontade?.

Ou ainda, você não confia que nem tudo pode ser entregue nas mãos de Deus?. Ou também não aprendeu deixar Deus agir e tomar a direção da sua vida?.

Honestamente falando: você acha melhor confiar na sabedoria humana ou na sabedoria de Deus?.

A Bíblia está cheia de exemplos de homens que souberam e que não souberam esperar em Deus. Vejamos alguns exemplos citados na Bíblia.

Em Gn. 6.13-22 – Quando as maldades dos homens trouxeram a calamidade do dilúvio, Deus avisou a Noé que construísse uma Arca. Noé obedeceu. Esperou por 120 anos, cair a primeira chuva na terra. Flutuou sobre as águas por 150 dias antes de pousar no monte Ararate. Só saiu da Arca quando Deus ordenou. Por saber ESPERAR pacientemente pelas ordens de Deus, Noé salvou sua vida e de toda a sua família!.

Gn.25.20 – Isaque ficou solteiro até os quarenta anos de idade, até o dia em que Deus escolheu uma boa esposa para ele. Isaque soube ESPERAR no Senhor.

Em Ex.32.1 o povo viu que Moisés estava demorando muito para descer do monte. Eles se reuniram em volta de Arão e lhe disseram: não sabemos o que aconteceu com Moisés, portanto é melhor que faça para nós um deus para ir na nossa frente. A impaciência às vezes transforma as pessoas em seres irracionais!. Lá em Ex.32.35 Deus castigou aquele povo com uma terrível doença por causa dessa súbita, desastrosa e violenta decisão. Pagaram um preço alto pela impaciência, porque não souberam ESPERAR em Deus.

No livro de Josué cap. 14.9-11 encontramos Calebe lembrando a Josué sobre a promessa que Deus fizera a ele no deserto. Calebe esperou 45 anos para receber sua promessa!. Ele agora estava com 85 anos. Foi um homem habilidoso quando precisou enfrentar o medo, a dor, o perigo, a incerteza e a intimidação. O medo existia, mas não o paralisou!. O Senhor era a força de Calebe. Ele foi um vencedor porque depositou sua fé em Deus. Calebe não era precipitado!. Ele soube ESPERAR pela hora certa para não perder a sua benção.

No Salmo 40 – vimos que Davi soube enfrentar o tempo de espera. Era um homem cauteloso antes de agir. Esperou anos para que as promessas se cumprissem na sua vida. Sabendo que fora ungido para ser rei de Israel, não tomou atalhos. Enquanto esperava pelas promessas, enfrentou gigantes, muitas batalhas, sofrimento, perseguições, angustia, dor. Davi soube aquietar seu coração, soube conter a sua ansiedade. Ele foi um homem que andava de acordo com o coração de Deus. Davi para receber as promessas, teve que aprender a ESPERAR em Deus.

Em I Sm.13.8-14 – o texto nos fala que o Senhor tinha ordenado diretamente a Saul que esperasse em Gilgal até que chegasse Samuel, o qual ofereceria sacrifícios e lhe daria instruções. Deus testou a obediência de Saul mediante a demora deliberada de Samuel, além dos sete dias combinados. Em desespero (v.8) e presunção (v.9), o próprio Saul resolveu oferecer um sacrifício, de modo contrário à Palavra de Deus. Por Saul não ter cumprido o mandamento do Senhor, Samuel lhe disse que Deus lhe tiraria o reino. Foi o que aconteceu. Saul desagradou a Deus, perdeu seu reinado, por não saber ESPERAR em Deus.

At.2.1-4 - Quarenta dias depois da ressurreição de Jesus, os discípulos receberam instruções para permanecerem em Jerusalém aguardando a promessa do Senhor. Jesus tinha prometido aos apóstolos o batismo com o Espírito Santo. Era necessário que os discípulos esperassem mais 10 dias. Com a chegada do Espírito Santo, os apóstolos e os 120 discípulos de Jesus que se encontravam no Cenáculo, proclamaram e testemunharam Jesus Ressuscitado. Três mil pessoas foram batizadas e convertidas naquele dia. Nascia a igreja do Senhor Jesus. Os discípulos de Jesus souberam ESPERAR pela promessa de Cristo.

Conclusão

Amados, os que confiam no Senhor nunca devem desanimar. Não devemos ficar nos preocupando com o tempo. O que precisamos mesmo, é ficarmos focado no dono do tempo!.

Quantas pessoas já pagaram um preço alto por não saberem esperar o tempo certo para fazer a coisa certa: gravidez indesejada, vida profissional frustrada, carro cheio de defeitos, apartamento cheio de infiltração e até casamentos fracassados.

As vezes nos damos mal porque queremos que as coisas aconteçam no nosso tempo, e não no tempo de Deus!. Atropelamos, quebramos etapas, só para satisfazer as nossas vontades!. Quer um conselho: renda-se, seja sensível à voz de Deus, agrade ao Senhor!. Saiba ESPERAR pelo tempo de Deus!. Você só irá receber vitórias!

Que a paz, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo possa lhe abençoar grandemente na sua caminhada até a eternida

Nenhum comentário:

Postar um comentário