quarta-feira, 20 de julho de 2016

Os cinco propósitos de Jesus para salvar a filha de Jairo

Os cinco propósitos de Jesus para salvar a filha de Jairo
 

Mc.5.36.

“E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga. “Não temas, crê somente”

Em seu ministério Jesus mostrou uma percepção espiritual jamais conhecida na história do Cristianismo, dando-nos prova de sua divindade. Nos trajetos que passava, multidões o acompanham na intenção de receberem algo e ouvirem a cerca do que lhes tinha para falar. Com o tempo seu ministério começou a ter notoriedade entre os cidadãos das cidades onde passava, e sua fama estava percorrendo todo território Israelita e demais regiões.

Certa vez, em uma pequena cidade, um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, clamou ao mestre dizendo que sua filha estava enferma, imediatamente, Jesus, sabendo da repercussão que o milagre causaria na vida daqueles que ali se encontravam, disponibilizou-se em encontrar-se no lar daquele homem.

Jairo, era possuidor de um importante cargo na sinagoga de Cafarnaum, responsável pela manutenção do prédio e da supervisão dos cultos. Jairo apresentou-se diante de Jesus, reconhecendo sua soberania, e humilhado pede a solução de algo terrível que acontecia. Sua filha estava “moribunda”, ou seja, “quase morta”.

Durante o trajeto, uma mulher tocou em suas vestes e instantaneamente fora curada, o que põe em terra teorias que pregam Cristo como um aplicador de técnicas medicinais para curar, e lhe atribuíam poder pela recuperação, sendo que nem ao menos tocou naquela mulher; e seguindo seu caminho chegou até o local de residência daquele homem.

No capítulo 5 de Marcos, bem como em outras passagens, o evangelista enfatiza o papel da fé, como benefício emanado do poder de Jesus em realizar obras maravilhosas. Isto não significa que a fé garante a cura, e que esta não possa acontecer separada da fé. Vale notar que não há menção alguma de fé na história da libertação do endemoninhado. O que a fé faz é produzir em nós um apelo de confiança em Jesus. É a fé que nos leva a Jesus. É Jesus que opera maravilhas em nossas vidas!.

No decorrer desta narrativa bíblica, podemos aprender como procedermos diante de uma aparente tragédia ou causa impossível, e como o Senhor calmamente nos traz a melhor solução. Segundo a palavra de Deus, ao chegar à casa de Jairo, muitos riam dele, historiadores dizem que a cultura local era repleta de mitificações, e quando Cristo chegou naquele lugar pessoas entoavam canções fúnebres, tocadas como sinfonias harmoniosas, e queimavam incensos para que os espíritos recebessem de bom grado a alma da pessoa que havia falecido.

Jesus contrariava toda e qualquer cultura, mitologia, crença e outros costumes vividos freqüentemente nas cidades onde se propagava palavras de vida. Naquela ocasião os homens que ali estavam, olhavam apenas para as impossibilidades, o Mestre, com toda sua sabedoria, não subestimava o valor de nenhuma pessoa, independente de sua posição social e religiosa.

Cristo em tudo surpreendia os duvidosos, aqueles que cantavam e queimavam incensos tiveram que desfazer o ritual para contemplar o poder miraculoso de Jesus. Em um ato simples e sereno, apenas com o poder da palavra que possui, ordenou a menina que se levantasse, e imediatamente, a garota, de 12 anos, correu para os braços de seus pais. O interessante nesta passagem bíblica é Cristo mostrando que seu poder não está limitado a lugar, crença e nenhum outro tipo de condição.

Veremos CINCO propósitos que Jesus escolheu para realizar o milagre de salvar a filha de Jairo da morte. Jesus aceitou ir a casa de Jairo, porque recusava-se a considerar a morte da menina como o “fim”. Não existe “Tarde Demais” para o vocabulário do cristão, pois o Mestre é capaz de nos libertar até mesmo das situações de grande desespero!. É o que iremos ver agora:

1º Propósito - Jesus é quem escolhe os métodos
Jairo foi até Jesus de uma forma aparentemente correta. Ele se prostrou, se humilhou, clamou e creu. Porém Jairo se excedeu em escolher qual a forma que Jesus deveria usar para realizar o milagre. Irmãos, erramos na maioria das vezes! Agimos como prepotentes, pois em situações trágicas e desesperadoras, esquecemos que somos incapazes de solucionar o problema, mas oramos e imaginamos a maneira que cremos, e a maneira que queremos que Deus aja!.

Às vezes, diante de tantas adversidades, tais como problemas de relacionamentos pessoais, amorosos, financeiros, saúde e outro tipo de calamidade, temos a idéia para a solução de todos eles, e nessa ocasião pedimos que Deus aprove as nossas idéias!.

Naamã agiu assim quando imaginou que Eliseu estaria de pé diante dele, estendendo as mãos e orando por seu problema. Para sua “alegre” decepção, Eliseu mandou o recado pelo seu ajudante, para mergulhar sete vezes no rio Jordão, para que fosse curado da sua lepra. Jairo estava certo em se humilhar e clamar ao Senhor, mas errado em escolher de que forma o Senhor haveria de curar a sua filha!.

2º Propósito - O Tempo de Deus é diferente do nosso tempo.

Jairo havia se apresentado diante de Jesus e implorando uma solução rápida, afinal sua filha estava quase morta. Imagino eu, o coração de um pai aflito, ao ver sua filha morrendo rapidamente e a última esperança é um milagre de Jesus. Porém Jesus não se apressou. Ele é Deus. Jesus ouviu o clamor de Jairo, mas não se desesperou. Calmamente continuou a sua caminhada, atendendo as multidões que o cercavam. Embora a filha de Jairo estivesse morrendo, Jesus ainda haveria de curar outras pessoas no caminho. Uma delas foi a mulher do fluxo de sangue (v.29).

Imagine se Jesus dissesse as multidões: “desculpem, mas não posso mais atendê-los, pois apareceu uma emergência, preciso ir correndo atender a filha de Jairo”. Jesus não precisou disso, Ele é o Senhor do Tempo!. Jesus calmamente continuou a sua caminhada, e no tempo certo solucionaria o problema da filha de Jairo.

Em Hb. 4.16 diz assim: “Cheguemos pois com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”.

Qual é o tempo oportuno?. É o momento da necessidade, do choro, da dor, da aflição, e das nossas fraquezas. Jesus sabia disso, Jairo não!. O desespero nos envolve de tal maneira, que ficamos cegos e não percebemos as palavras confortantes de Jesus. Uma das maiores bênçãos da salvação, é que Jesus agora, é nosso sumo sacerdote, conduzindo-nos até a sua presença pessoal, de modo que sempre podemos buscar a ajuda de que necessitamos.

3º Propósito – Jesus fará tudo para não desistirmos.

Jairo era um homem perseverante. Após ver a calma de Jesus, ele poderia ter dito: “Vou procurar outra solução, esse Jesus é muito lento, não está se importando comigo”. Quantos de nós um dia já não pensou ou agiu dessa forma. Só porque as bênçãos prometidas demoraram a chegar!!. No entanto, Jairo continuou ao lado de Jesus, pois sabia, se Ele não curasse a sua filha ninguém mais poderia curar!.

O diabo certamente viu a perseverança deste homem, e usou de seus métodos para fazê-lo desistir. Como?. Enviando os seus amigos, alguns dos principais da sinagoga, para trazer a trágica notícia: SUA FILHA MORREU!. O diabo costuma lançar em nossos rostos, nossos fracassos, tentando nos fazer frustrar. Muitos realmente se frustram, desistem, abandonam a caminhada. Jairo pode até ter pensado em desistir, mas ao lado dele estava Jesus. Por isso teve o privilégio de ouvir a maravilhosa palavra de Jesus: “A menina não está morta, mas dorme”

Observe que Jesus disse isso aos amigos de Jairo, e não a ele. Talvez a fé de Jairo não permitisse que ele desistisse. Para Jairo, Jesus só disse: Não temas, crê somente”. Era como dizer para Jairo, “não fique preocupado, não tenha medo, apenas creia em mim”.

4º Propósito - Jesus não age no meio de falsos sentimentalismos.

Ao chegar na casa de Jairo, Jesus encontra um grupo de pranteadores. Naquela época era comum pessoas serem pagas para chorar e prantear quando alguém morresse. Esse grupo estava lá, pranteando a morte da menina, mas não sabiam que não receberiam o pagamento de seu serviço, afinal a menina “dormia” apenas!. Jesus disse para eles, “podem parar de chorar”, e passaram a dar risadas. Não de alegria, mas sim de escárnio das palavras do Mestre!.

E riam-se dele (5.37.43).

Muitas vezes estamos rodeados de falsos sentimentalistas, que nos impedem de receber nossa bênção. Eles nos rodeiam e até oram ao nosso lado. São como o amigo de Jó, nos enchendo de suas idéias pessoais, de suas palavras de consolo, mas sem ter uma idéia sequer do que Deus estaria fazendo. São bons amigos, mas sem intimidade com Deus. Não servem para compartilhar os milagres de Jesus conosco. Jesus afastou o bando de pranteadores e entrou na casa de Jairo, acompanhado apenas de seus três discípulos mais íntimos, além de Jairo e sua esposa.

Afaste de sua vida esses falsos amigos que só sabem rir de você, de seus problemas, das suas dificuldades, das suas dores, e fingem que se importam com você. O que eles só sabem fazer, é contar para os outros os problemas que você está vivendo!. Falsos amigos, falsos sentimentos, e falsos compromissos com Deus.

São poucos os íntimos que Jesus faz questão de mostrar seus milagres!. Não seja mais um no meio da multidão, que fica só “olhando” de longe. Aproxime-se de Jesus, crie um relacionamento mais duradouro, passe mais tempo na sua presença!.

Irmãos, não espere a solução e resposta de Deus somente na sua igreja, nos retiros espirituais, ou nas campanhas. Não esqueça que Jesus também abençoa dentro de nossa casa, no nosso lar, e até no altar particular do nosso quarto. Se Jesus quer agir dentro da sua vida, então Ele também quer agir dentro da nossa casa!.

5º Propósito - Não há impossível para Deus.

Jesus chamou Pedro, Tiago, e João para acompanhá-lo até o quarto da menina. Ele dirigiu-se até a cama onde estava o corpo. Longe dos olhos da incredulidade, Jesus olha para a menina e ao vê-la deitada Ele diz: “Menina, levanta-te”. Imediatamente o espírito voltou para ela, então a menina levantou-se e começou a andar. Esse acontecimento veio “fortalecer” a vida que lhe voltara, para provar que ela não era um fantasma, mas que voltara à realidade de uma existência mortal. Jesus pediu que a desse de comer, pois fazia muito tempo que não se alimentava, seu corpo por certo estava fraco, débil, e sem vigor. Se você crê em Jesus, não temas. Ele é Deus do impossível e mesmo que a morte pessoalmente tenha chegado, Ele dá vida com apenas uma simples e poderosa palavra: “Levanta-te”.

Jairo, como líder da sinagoga, reverenciava Deus somente no templo, mas devido o amor e a morte rondando sua filha, agora publicamente e diante de uma grande multidão, nada o impediu de buscar o seu milagre. Outrora jamais Jairo tomaria essa atitude!. Quando caminhou ao lado de Jesus, em direção da sua casa, cada passo dado por Jairo, ele sentia mais perto o seu milagre desejado!. Vê a sua amada filha viva de novo!!.

Irmãos, Jesus jamais entrará em recesso diante do teu desespero, enquanto não cessar todo o teu choro, toda a tua dor e toda a tua lamentação, Jesus não te deixará desamparado!!.

Jairo mal sabia que a sua pequena fé não era o mais importante, e sim porque estava diante do próprio Deus na sua frente. Esse homem em nenhum momento, saiu de perto da companhia de Jesus, embora muitos viessem aconselhá-lo para desistir.

Jairo presenciou a cura daquela mulher do fluxo de sangue minutos antes de se aproximar de Jesus. Esse ato de Jesus encorajou a fé desse pai, mesmo no meio daquela situação aparentemente desesperadora. Nesse desenrolar, Jairo tomou uma atitude de fé, superou as dificuldades, e todos os impedimentos que estavam se opondo em seu caminho. Foi difícil para Jairo, mas ele foi em frente, e venceu!.

Em tais ocasiões, Deus nos concede essa coragem e essa confiança, e com uma vontade inigualável para superar as nossas limitações. É nesse momento tão sublime, que nos livra de todas as nossas calamidades!. É o imenso amor de Deus à nosso favor!

Vejamos então os SETE OBSTÁCULOS que Jairo enfrentou para salvar a sua filha.

1 – Venceu o obstáculo do Poder da Tradição (v.22.23)
2 – O Medo de Perder a Posição (a multidão estava junto dele) (v.24).
3 – A Multidão era Grande (v.24).
4 – Tinha muita gente na Frente - grande aperto (v.24-30).
5 – Venceu a Dúvida e a Incredulidade (v.35,36).
6 – A Batalha contra as Emoções (v.38).
7 – Ergueu-se Acima da Vergonha (v.39.43).

Este é o único caso de uma ressurreição registrada nos três evangelhos, e não é apenas para demonstrar a divindade de Jesus, mas também é para nos mostrar o atencioso e carinhoso cuidado de Jesus com todos nós!.

Podemos perceber que o capítulo 5 de Marcos sofre uma interrupção, para que Jesus realizasse a cura daquela mulher que o tocou. Isso deve ter feito Jairo estremecer, pois o tempo era precioso para ele, mas seu espírito angustiado deve ter-se alegrado quando presenciou a cura milagrosa daquela mulher cujo tempo de enfermidade era igual a idade de sua filha!.

O Senhor está nos dizendo que diante de qualquer dificuldade, não podemos parar para olharmos o tempo das nossas aflições, ou dos nossos obstáculos. Assim como Jesus ajudou Jairo a recobrar a sua fé e esperança, Ele também nos lembra que como nosso Salvador se importa e se compadece de nós e de nossas fraquezas.

Se você confia nas palavras de Jesus quando Ele nos diz, “Não temas, crê somente”, acredite, nunca será tarde demais para você!. Ainda que você esteja no meio de uma grande multidão, empurrado e pisoteado, Jesus irá ouvir o teu clamor e virá ao teu encontro!.

Os nossos piores momentos de nossa luta, devem ser olhados por nós, como oportunidades de vivermos o impossível de Deus.

Com Jesus, com Fé e Esperança o crente é um tremendo e valoroso vencedor!

Quando Jesus chega para nos livrar até a morte foge D’ele!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário