segunda-feira, 11 de julho de 2016

Quem observa o vento nunca semeara

Quem observa o vento nunca semeara
 
(Ec 12.4-6)

INTRODUÇÃO: Em algumas passagens bíblicas o vento aparece como símbolo do Espírito Santo, em outras passagens, porém, ele aparece como um agente inibidor da fé por isso é indispensável que se análise o contexto bíblico para que possamos compreender de fato a mensagem que o texto nos quer transmitir. Olhar para o vento aqui, significa olhar para as condições aparentemente adversas, quem vive esperando tempo favorável do ponto de vista humano, nunca fará nada para Deus.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES ACERCA DO VENTO:

1 - OS HEBREUS RECONHECIAM OS QUATRO PRINCIPAIS VENTOS: Norte, Sul, Oriental e Ocidental, como vindos eles dos quatro pontos cardeais.

1-1 - VENTOS FAVORÁVEIS - NORTE E SUL: O vento norte limpa o ar, era fresco e úmido, o vento sul aquece e amadurece as colheitas e às suas qualidades benéficas se refere Salomão (Ct 4.16). “Esses ventos sempre sopram em seu favor”.

1-2- VENTOS DESFAVORÁVEIS – ORIENTAL E OCIDENTAL: Os ventos oriental e ocidental são tempestuosos, o do oriente vindo do deserto, é muito seco e faz engelhar as ervas, e o do ocidente traz fortes chuvas e tempestades. São ventos contrários (Mt 14.24). Em (Jó 1.19) se observa a violência do vento oriental.

Obs. Deus pode usar o vento oriental em teu favor! (Ex 14.21) Deus usou esse vento a favor de Israel para abrir o mar vermelho.

3 – NÃO CONHECEMOS O CAMINHO DO VENTO: (Ec 11.5a) O vento na sua trajetória pode representar os meios pelo qual Deus quer nos conduzir à vitória

4 – O VENTO ASSOPRA ONDE QUER: (Jo 3.8a) Não somos nós que determinamos onde e quando o vento vai assoprar.

4-1- O VENTO ASSOPROU QUANDO JESUS ESTAVA NO BARCO: (Mc 4.35-41) É preciso tomar cuidado com o extremismo da confissão positiva e do triunfalismo.

a) - O fato de Jesus estar no barco não nos isenta de passarmos pelas tempestades da vida.

b) - Nessa hora não adianta confiar na nossa própria capacidade ou conhecimentos, temos que chamar o mestre.

4-2- O VENTO SOPROU QUANDO JESUS NÃO ESTAVA NO BARCO: (Mt 14.22-32) Mesmo assim Jesus vem ao encontro dos discípulos.

Obs. Jesus às vezes permite que o vento assopre para nos mostrar quem ele é: (Mt 14.33; Mc 4.41).

5 – NÃO SABES DE ONDE VEM: (J o 3.8b) O vento pode ser um instrumento de Deus para nos levar ao conhecimento da sua vontade e consequentemente ao cumprimento de suas promessas. Você sabe por que esse vento está soprando?

6 – NEM PARA ONDE VAI: (Jo 3.8c) Este vento pode estar te levando para o centro da vontade absoluta de Deus.

6-1- O exemplo de José no Egito: (Gn 37-50) Deus usou o vento das perseguições para cumprir suas promessas a José do Egito e leva-lo ao trono (Gn 50.19,20). Inveja, traição, cova, vendido como escravo, caluniado, cárcere...! “Deus era com José”.

6-2- O exemplo de Daniel: (Dn 6.1-22) Deus usou a perseguição dos seus inimigos para engrandecê-lo no reino e dar testemunho do seu próprio poder (Dn 6.25-28).

7 – PELA MANHÃ SEMEIA A TUA SEMENTE: (Ec 11.6a) Faça o for preciso fazer mesmo quando as condições não pareçam favoráveis do ponto de vista humano.

8 – À TARDE NÃO RETIRES TUA MÃO: (Ec 11.6b) Isto fala de perseverança e confiança em Deus, espera no Senhor, Deus está trabalhando por você! (Is 64.4).

8-1- Exemplo de Mardoqueu: (Et 6.1-10) Deus tirou o sono do rei para favorecer o seu servo e exaltá-lo diante dos seus inimigos.

Obs. Ainda que o homem se esqueça, Deus jamais se esquecerá! Enquanto você dorme, ele trabalha! No tempo certo ele se levantará e usará todos os meios para te dar a vitória, se for preciso ele abre o mar, entra na fornalha, tira o sono do rei, manda anjos, tira o apetite dos leões, faz descer fogo do céu, abre até a terra para engolir seus adversários.

CONCLUSÃO: Não se intimide com o vento que está assoprando, continue servindo ao Senhor e esperando nEle, o vento não veio para te destruir e sim para te fazer crescer! “O choro pode durar uma noite mais a alegria vem pela manhã”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário