quarta-feira, 20 de julho de 2016

Os oito Passos para se adquirir a Salvação

Os oito Passos para se adquirir a Salvação 
 
Ao criar o ser humano o Senhor Deus o fez perfeito e completo e fê-lo Coroa de Sua criação.

Imagem e semelhança Sua. E, desta forma, Sua obra não estaria completa acaso o ser humano fosse incapaz de tomar decisões por si próprio, de executar as ações decorrentes destas decisões, bem como de entender as conseqüências de seus atos. Neste contexto disse Deus ao homem:

"... De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gn 2.16-17 )

Mas, a serpente disse:

"... Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal" (Gn 3:4-5 )

E preferiu o ser humano crer na serpente a crer em Deus. Faltou-lhe fé em Deus. Faltou-lhe obediência a Deus. E por este pecado, o maior de todos, a falta de fé no Deus Verdadeiro, foi o ser humano expulso do paraíso e fez-se separação entre Deus e os homens:

"Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça" (Is 59.2 )

E o pecado e todo o mal entraram para a natureza humana e isto lhe causou, por condenação divina, a morte. Pois, mesmo tendo Deus, desde o início, advertido o homem do resultado da desobediência: "Se comeres, certamente morrerás...", ainda assim o homem, dando ouvidos à serpente, ignorou o aviso e, portanto, merecendo foi condenado por suas ações.

Mas, apesar do pecado e da maldade e da escuridão do coração humano, Deus em Sua infinita misericórdia nos amou a ponto de, mesmo estando nós mortos em nossos pecados, providenciar o meio para que pudéssemos nos salvar da condenação eterna causada por nossos pecados. E esta salvação exige que nós venhamos a nascer novamente:

"Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (Jo 3.3 )

Mas, que tipo de nascimento é este?

Certamente não é um nascimento físico, pois se nasce apenas uma vez, mas sim, um nascimento espiritual, um milagre de Deus, um segundo nascimento durante a vida: "... Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus" (Jo 3.5 )

E de que forma podemos passar por este novo nascimento e ter acesso ao reino dos céus?

Existem alguns passos a serem dados de modo a que cheguemos a este novo nascimento, e Deus em sua infinita sabedoria os fez bastante simples, de modo que qualquer pessoa independentemente de seu grau de instrução possa segui-los e vir a se salvar da condenação eterna:

1. Reconhecimento

"Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus."
"Ó Deus, sê propício a mim, pecador!"
(Rm 3.23; Lc 18.13)

2. Arrependimento

O arrependimento é algo que exige reconhecimento de um fato e disposição para mudar. O homem necessita arrepender-se de seus pecados cometidos por palavras, por pensamentos ou por feitos.

‘‘disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o Dom do Espírito Santo‘‘( At 2.38).

Arrependimento é o componente para o completo perdão dos pecados. A Bíblia ensina com grande ênfase que o Senhor Deus está pronto a perdoar o homem. Desde de que haja arrependimento verdadeiro.
(Lc 13.3; At 3.19)

3. Confissão

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." (I Jo 1.9; Rm 10.9)

4. Renúncia

"Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos...
e volte-se para o nosso Deus, porque GRANDIOSO É em perdoar."
(Is 55.7)

5. Crença (FÉ)

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho
unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. "
(Jo 3.16; Mc 16.16)

6. Recebimento

"Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome." (Jo 1.11,12)

7. Firmeza

"Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza,
às verdades ouvidas, para que delas jamais nos
desviemos."
(Hb 2.1)

8 . Batismo em nome do Senhor Jesus Cristo.

Jesus foi batizado para nos dar o exemplo. “Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galiléia e por João foi batizado no rio Jordão” (Mc 1.9).

O próprio Jesus ordenou o batismo: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.

E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.19-20). Então, se Jesus ordenou, todo aquele que nele crê deve ser batizado. A Bíblia diz: “... muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados” (At 18.8).

A evidência de que alguém conhece ao Senhor, é obedecer aos seus mandamentos (1Jo 2.3).

O batismo ilustra o fato de Jesus ter morrido e ressuscitado. “... Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1Co 15.3-4).

Então, quando o cristão é batizado, isso ilustra que ele também morreu e ressuscitou com Cristo; “tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos” (Cl 2.12).

Assim, por se tornar uma nova criatura em Cristo, o batismo faz sentido para o que crê em Jesus (2Co 5.17). Desde o novo nascimento passamos a andar em novidade de vida (Rm 6.4).

O batismo não faz você ser um crente, mas mostra que você já tem crido. O batismo não salva você. Somente pela sua fé em Jesus é que você é salvo. Batismo é como aliança de casamento, é o símbolo exterior do compromisso que você já fez em seu coração.

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).

Qualquer pessoa que tenha crido em Cristo como Senhor e Salvador deve ser batizada. Isso pode acontecer tão logo ela aceite Jesus pela fé. “Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas” (At 2.41).

Não há razão para longa espera. Se você esperar até ser “perfeito”, você nunca vai se sentir “bom o suficiente” para o batismo.

O Apóstolo Pedro explica sua necessidade: para “remissão dos pecados e recebereis o Dom do Espírito Santo”.( At 2.38)

Portanto, os oito Passos para se adquirir a Salvação são:

1 Reconhecimento

2 Arrependimento

3 Confissão

4 Renúncia

5 Crença

6 Recebimento

7 Firmeza

8. Batismo em nome do Senhor Jesus Cristo.

Prezado Leitor, quem sabe a insegurança quanto a vida depois da morte tem tomado o lugar que pertence à fé na Palavra de Deus. Quem sabe o leitor deseja com sinceridade saber realmente como herdar a vida eterna e obter perdão completo de pecados. Digo amigo a graça de Deus é estendida hoje a você.

A salvação está perto de sua alma agora. Hoje. Neste mesmo momento você poderá mediante a fé em Cristo, ver iniciar-se uma vida absolutamente nova. Sua alma poderá ser inundada de uma paz que você nunca experimentou anteriormente.

Se você deseja agora mesmo receber a grandiosa Salvação de Deus e iniciar um relacionamento vivo com o Deus vivo, faça a oração a seguir.

Senhor Deus, aqui estou. Sei que Tu estás me tocando agora.

Reconheço que sou pecador e que cometo pecados contra Ti. Mas desejo profundamente mudar a minha vida. Eu lhe peço perdão. Perdoa-me por completo.

Lava-me por inteiro e faz entrar a Tua paz em meu coração muitas vezes confuso e angustiado.

Neste momento eu entrego a minha vida a Teu Filho Jesus Cristo e o aceito como meu único Salvador.

Eu recebo Jesus em meu coração.

Dá-me Senhor, pela Tua graça, a Salvação de minha alma.

Eu te agradeço em nome do Senhor Jesus Cristo.

Sim, se você fez esta oração crendo de todo o coração, você acabou de ser salvo pela graça Divina. Parabenizo-o louvando a Deus por sua decisão. Quero lembrá-lo do que diz a Bíblia para os que crêem como você.

‘‘... A palavra está perto de ti; está na tua boca e no teu coração, isto é, a palavra da fé que pregamos. ‘‘Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvos. Pois com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a Salvação.

Pois a escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido‘‘( Rm 10.8-11)

Fique com Deus na Paz do Senhor Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário