quarta-feira, 20 de julho de 2016

OS QUATRO TIPOS DE IGREJAS QUE VIVEM DENTRO DA IGREJA

OS QUATRO TIPOS DE IGREJAS QUE VIVEM DENTRO DA IGREJA
 
Texto At.9.31
 
Introdução
 
A Igreja é apresentada como o povo de Deus. A Igreja está no mundo, mas não é do mundo. A Igreja está cheia de pessoas frágeis, mas regeneradas. A Igreja foi chamada para deixar o mundo e ingressar no Reino de Deus. É também o Templo de Deus e do Espírito Santo. A Igreja ideal é a que está nos planos de Deus. È aquela que segue os princípios, os valores e a vontade de Deus. Só pode ser chamada de Igreja se cumprir os propósitos do Reino de Deus e da evangelização. Hoje podemos observar que há vários modelos de igrejas, todas elas com profundas diferenças de comportamento. Indica que muitas delas são apenas movimentos pentecostais. A Igreja que Jesus gostaria de encontrar na sua segunda volta seria uma Igreja fértil de crentes professos, não crentes falsos ou caídos espiritualmente!.
 
Nela podemos encontrar QUATRO TIPOS DE IGREJAS, lembrando que Igreja é cada um de nós. É difícil de acreditar, mas existe Quatro tipos de igrejas vivendo dentro de uma só igreja!. Veremos qual delas estamos fazendo parte!.
 
A PRIMEIRA IGREJA - A IGREJA DESATENTA Lc. 10.40 – O texto diz que Marta andava distraída em muitos serviços. A igreja do Senhor entrou num período de distração nesses últimos tempos!. A igreja que anda distraída significa dizer que ela está desatenta, descuidada, omissa. Pode até estar fazendo coisas boas, mas não está realizando a melhor parte!. A Igreja está distraída quando deixa de olhar para as necessidades de seus líderes. Pela família de seus líderes!. Ela está descuidada quando tem recursos para evangelizar, mas se utiliza desses recursos para comprar telões, fazendas, carros importados!. A Igreja está desatenta quando negligencia salvar vidas, mas não se descuida em fazer outdoor do pastor para por na porta da igreja!. Por isso, parte de seus membros estão atribulados. Orar, nem pensar!. Distração na certa!. Na hora do culto é uma maravilha, mas quando saem, vão atrás de diversões mundanas!. A igreja distraída está perdendo o foco de suas prioridades. Está deixando de evangelizar e ganhar almas para o reino de Deus. A vida de Marta era agitada, andava o dia todo para lá e para cá!. Só que andava DISTRAÍDA!. Marta achava que estava agradando Jesus com boa comida. Em João 4.34 Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, é realizar a obra de Deus. Por andar distraída, a fé de Marta passou a depender das circunstâncias!. Sua fé ficou limitada!. Quando Jesus ordenou para tirarem a pedra, Marta demonstrou sua pequena fé dizendo: já cheira mal, já fazem quatro dias!. (Jo.11.39)
 
A SEGUNDA IGREJA - A IGREJA CUIDADOSA
Maria era hospitaleira, seu lugar predileto era aos pés de Jesus. Lc,11,2. Muitas igrejas já abandonaram o melhor lugar: aos pés de Jesus!. Maria adorou e ungiu ao Senhor (Jo 11.2). Um gesto que Jesus elogiou. Mas só isso, não é o suficiente!, Só isso não basta!!. Você sabe quantas almas Maria ganhou para o reino de Deus?. A bíblia não cita uma sequer!. De que adianta sermos adoradores, se não somos ganhadores de almas?. Maria gostava de ouvir Jesus, mas não saia para falar de Jesus!. Maria representa a igreja cuidadosa, atenciosa, ponderada. É a igreja que louva, que adora, que dizima, que oferta!. É uma igreja santa, mas é o tipo de igreja que não evangeliza nem a rua que está situada!. Não existe evangelização no céu!. A igreja precisa fazer aqui!. A bíblia diz que Maria ouvia sentada (Lc.10.39). Hoje, a maioria dos membros da igreja continua sentada. Ouve a Palavra de Deus, mas não fala de Deus nem na sua casa. Quem fica sentado, não vai a lugar algum!.
 
A TERCEIRA IGREJA - A IGREJA ADORMECIDA
No evangelho de João cap. 11 vs. 1 a bíblia diz: Estava, então, “enfermo” um certo Lázaro. No vs. 2 veja o que diz o final do texto: Lázaro estava “enfermo”. No vs. 3 encontramos mais uma vez o texto concluindo: eis que está “enfermo” aquele que tu amas. Interessante que a bíblia diz por três vezes seguidas, que Lázaro estava enfermo!. A enfermidade levou Lázaro á morte. Lázaro foi posto na sepultura. Logo Lázaro significa uma igreja morta, amarrada, presa, paralisada!. Jesus quer nos ensinar Duas Lições com a morte de Lázaro A Primeira Lição - Jesus mandou tirar a pedra. Algumas pedras podem estar sobre nós: A incredulidade – A dúvida – O mundanismo – A mentira – O comodismo. A Segunda Lição – Em seguida Jesus diz: Teu irmão há de ressuscitar!. Lázaro iria sair do túmulo, caminhando com as próprias pernas. Jesus quer uma igreja que anda, que caminha, que sai em busca de vidas que estão morrendo!. Jesus também quer ainda nos mostrar TRES VISÕES para sua igreja. Por isso, Jesus deu uma ordem: Deixai-o ir !. (Jo.11.44).
 
A Primeira Visão - Lázaro saiu do túmulo sem ataduras nos pés. O que acontece quando os pés estão atados?. Pés atados não podem ir a igreja!. Pés atados não saem para evangelizar!. Pés atados não visitam hospitais!. Pés atados não visitam prisões!.
 
A Segunda Visão – Lázaro saiu sem ataduras nas mãos. O que acontece quando as mãos estão atadas?. Mãos atadas não abençoam!. Não dizimam!. Não ofertam!. Não ajudam na igreja!.
 
A Terceira Visão – Lázaro saiu sem ataduras no rosto. O que acontece quando o rosto está envolto com ataduras?. A visão é perdida!. A audição é perdida!. A boca fica muda!. Não dá para louvar!. Não dá para falar de Cristo!. Não dá para Glorificar o nome de Deus!. Irmãos, sepultura é lugar de silêncio. Fala de crentes que cultuam a Deus em completo silêncio. Sepultura é lugar de escuridão. Fala de crentes que aceitam trevas dentro do coração, dentro de sua casa. Sepultura é lugar de ossos secos!. Lugar de imobilidade!. Perda do espírito!. Felizmente Jesus resolveu o problema de Lázaro, ressuscitando-o. Isto simboliza o avivamento de Deus. Jesus quer uma igreja cheia de vida, uma igreja alegre, uma igreja fiel, NÃO UMA IGREJA ATADA.
 
A QUARTA IGREJA - A IGREJA ATUANTE
No capítulo 4 do evangelho de João, encontramos uma passagem bem conhecida de todos nós. O texto se refere á conversa de Jesus com uma mulher samaritana, junto ao poço de Jacó. Jesus se apresenta como agua viva, uma fonte que jorra agua incessantemente. A igreja atuante é a que teve um verdadeiro encontro com Jesus!. O poço estava entre Jesus e a samaritana. O poço é símbolo de uma vida vazia, sem salvação. Foi um lugar criado pelo homem (Jacó), que só podia saciar a sede do corpo, não a espiritual. Jesus não estava no poço por acaso, mas em prontidão, atento ao socorro do coração da samaritana!. Ela foi despertada quando ouviu as palavras de Jesus. A Bíblia não fala no nome dela. Não espere ser famoso para fazer a obra de Deus! A samaritana largou seu cântaro e correu para a cidade para falar do seu encontro com Jesus. “Largou o cântaro” – significa um gesto de renúncia, de arrependimento e de felicidade pelo despertar de uma nova vida. A Igreja atuante é aquela que carrega a herança espiritual. Essa mulher no seu primeiro encontro conversou de frente com Jesus. Nesse mesmo dia, a vida dessa mulher mudou. Ela reconheceu que estava diante de alguém que podia mudar o seu destino. Por essa razão ela confessa: TÚ ÉS O CRISTO! A mulher samaritana foi a primeira missionária antes do sacrifício de Jesus!. A Bíblia não fala do passado de Maria, nem de Marta, nem tampouco de Lázaro. Mas a Bíblia mostra o passado da samaritana!. Um passado que não dava para ela se orgulhar. Jesus corrigiu o presente da samaritana, para que ela tivesse a vida eterna. A Igreja atuante é próspera na qualidade e quantidade do serviço cristão. Não fica passiva diante dos desafios. É perseverante nas tribulações. É intolerante com as falsas doutrinas. É sensível a voz do Espírito Santo. Busca e acolhe com alegria e humildade as almas sofredoras.
 
Conclusão
QUE TIPO DE IGREJA SOMOS NÓS?. DESATENTA?. CUIDADOSA?. ADORMECIDA?. ATUANTE? Que cada um de nós possa responder com a sinceridade do no nosso coração, qual a igreja que estamos sendo. Que a paz e o amor de Cristo abençoe grandemente a sua vida de uma forma tremenda e magnífica. Em nome de Jesus!. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário