quarta-feira, 20 de julho de 2016

Em nenhum outro há Salvação

Em nenhum outro há Salvação 
Por que a Graça de Deus se há manifestado, trazendo Salvação a todos os homens... (Tt.2.11)

Neste estudo bíblico, desejo tratar a todos a respeito de algo sublime, incomparável, grandioso, algo maravilhoso aos nossos olhos. Isso mesmo, a respeito da grandiosa salvação que Cristo efetuou na cruz do calvário por toda a raça humana.

Hoje em dia, poucas pessoas param para meditar (refletir, pensar, ponderar, analisar) no que significa a morte de Cristo naquela cruz, a maioria pensa que Cristo morreu na cruz por eles e pronto, ou seja, só morreu para salvar a humanidade e automaticamente estão salvos. No entanto, não é bem assim.

Neste estudo, disse que iria falar de algo sublime, maravilhoso aos nossos olhos, o que pode ser isso? Se você olhando no título percebeu o sentido da mensagem, irá compreender mais profundamente ao ler esta reflexão. Então, prossigamos!

Ao falarmos sobre o sacrifício de Cristo, falamos sobre algo que mudou o destino da raça humana. Isso mesmo! Algo que mudou o destino da raça humana.

Destino é o processo pela qual uma pessoa ou um grupo de pessoas caminha ou se direciona e, você sabe para onde a humanidade caída e evoluída em relação a Deus está indo? Já parou para pensar na situação dissoluta que a humanidade está vivendo? Sabe qual o propósito de Cristo ter vindo ao mundo? Antes de prosseguirmos leia estes versículos:

Carta de Paulo aos Romanos. Cap. 3 e Vers. 23. diz:

“Por que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus...”
Ainda na mesma carta. Cap. 6 e Vers. 23a. diz:

“Porque o salário do pecado é a morte...”
Agora leia: Carta de Paulo ao Efésios. Cap. 2 e Vers.1-3. diz:

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da nossa carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.”

Note que o apóstolo ao enviar as cartas para as igrejas daquelas regiões, enfatizava o estado pecaminoso da raça humana (vers. 23 do capítulo 3) e também mostrava o resultado desta mesma situação pecaminosa (vers. 23 do cap. 6).

Não somente os apóstolos de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo enfatizavam a pecaminosidade da raça humana, mas desde que o homem pecou no jardim do éden que a humanidade inteira vive desta maneira.

Porque todos pecaram...
A primeira expressão de Paulo em concordância com as escrituras sagradas é essa, que toda a raça humana, Independente de cor, raça, língua, nação, pecaram, ou seja, transgrediram os mandamentos divinos, erraram o alvo e, como conseqüência estão destituídos (distanciados, afastados) da glória de Deus.

Isso mesmo, a palavra de Deus deixa claro que o homem no seu estado em que vive está distanciado do seu criador.

A humanidade em geral da maneira que vive, não tem condições de estar em comunhão com o Deus criador, por quais razões? Em primeiro lugar, Deus é santo, ou seja, separado do pecado e, a humanidade vivendo em pecado não pode achegar-se a Deus da maneira que está sem que seja Santa da mesma maneira. Veja o que diz o profeta Isaias. Cap. 59. vers. 2.

Diz:

“Mas as vossa iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça...”

O profeta Isaias, independente que o povo quisesse ouvir ou não, teve que falar a realidade da sua época, em que, Deus estava separado do povo por causa do pecado que os mesmos cometiam. É por isso que diz: As vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus...

Agora, veja o que diz a palavra de Deus anteriormente citada: “porque todos pecaram..”. e “o salário do pecado é a morte...” (Rm.3.23;6.23).

Talvez ao ler os versículos acima, o amado leitor pense: “quer dizer que se Cristo não houvesse vindo ao mundo a humanidade estaria perdida?” Exatamente, por isso disse que Cristo mudou o destino da raça humana.

Se Cristo não houvesse vindo ao mundo, a humanidade estaria perdida para sempre, mas, Deus com o seu grande amor com que nos amou, enviou o seu filho Jesus Cristo (Salvador Ungido) para mudar essa trajetória que antes estávamos seguindo.

É por isso que Paulo diz: “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados..”essa era a nossa situação antes de conhecermos a Cristo, de andar nos seu preceitos, antes de sermos novas criaturas... ou seja, estávamos mortos, não fisicamente, mas espiritualmente, sem condições de ter um relacionamento com o Criador.

Mas, Cristo abriu a porta para que toda a raça humana aceite este grande sacrifício e tenha vida e vida com abundancia...

No entanto, devo destacar caro leitor que você de livre e espontânea vontade deve escolher se deseja receber este sacrifício ou não, Cristo morreu por você, deseja salvá-lo, ama você! Mas, você deve tomar a sua decisão, pois, o sacrifício de Cristo não te salvará automaticamente, você deve tomar a sua decisão...

Não perca tempo, entregue sua vida a Jesus, você verá a grande transformação que Deus vai fazer na tua vida. Cristo pode e quer te salvar independente do que você já fez. Para isso ele veio, para buscar e salvar os perdidos (Lc. 19.10).

"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." (Atos 4.12)

A pós modernidade está sendo encarada como o período em que valores sólidos devem dar lugar à relatividade. Talvez, o maior legado que essa "escola" ofereça para a posteridade é o da "democracia dos valores absolutos" - não se sei se cabe um termo desse.

Isto se dá pelo fato de a pós modernidade anunciar o sepultamento do absoluto e fixar as bases do relativo, pregando a flexibilidade, afirmando que há uma necessidade urgente nesse sentido.

No entanto, há valores absolutos dos quais não se podem abrir mão. O apóstolo Pedro, ao pregar seu sermão perante o Sinédrio, não foi flexível com os absolutos sagrados. Disse enfaticamente que não há salvação fora de Jesus.

Na verdade, percebe-se nesse sermão que Pedro age coerentemente com o que entende ser a verdade pura e absoluta, apresentando, no mínimo, duas verdades plenamente sóbrias:

a) Só há salvação em Jesus. É incrível a forma como muitos homens se posicionam como um justo, cuja justiça sobressaia a justiça do próprio Deus.

Entendem que não seria justo se Deus fizesse isso ou aquilo, desde que seja contrário ao que entendem como sendo justo. Pedro, antes de justificar seu posicionamento concernente a esse verdade absoluta, afirma que não há salvação fora de Jesus.

No processo salvífico, é Jesus quem dá o primeiro passo, é Ele quem concede a graça da salvação; logo, não há salvação fora dele. Foi Ele quem encarnou e morreu morte vicária na Cruz. Por mais que pareça injusto aos olhos dos homens, a verdade é que não há salvação fora de Jesus.

b) O homem não tem condição de salvar. Não há um nome dado entre os homens capaz de salvar alguém. A salvação não está nas relações humanas, nas obras, nem nos sacrifícios - mesmos os espirituais -, muito embora, o ser salvo exerça tais atitudes movido pela ação do Espírito Santo; mas tais práticas por si só não são capazes de conduzir os homens à salvação.

Por mais que alguns homens tenham a capacidade de aglomerar uma grande quantidade de pessoas em torno de si - seja pela capacidade de pregar uma bela mensagem, seja pelo carisma - ainda assim, ele não possui meio legal de conduzir por si só o homem à salvação. Isso é verdade absoluta.

Que a flexibilidade se desenvolva em nossas vidas em questões secundárias, mas que jamais ofereçamos nossos postulados aos requintes da pós- modernidade. Salvação, só em Jesus. Aqui, somos inflexíveis.

“E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.”
(1Tm. 4.10)

“Pois para isto é que trabalhamos e lutamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem.”

Receba Jesus, o Salvador de todos os homens

Nenhum comentário:

Postar um comentário