segunda-feira, 13 de junho de 2016

Introdução à Missiologia

Introdução à Missiologia
Introdução

O que significa realizar a tarefa missionária, quer pela sua extensão, quer pela sua urgência, aprouve Deus reservá-la ao homem, apesar das dificuldades no cumprimento da missão. Não fora a garantia divina de que estará conosco, seria temerário arriscar obedecer (Mateus 28:20). Porém, ele não somente está conosco, mas deu-nos o Espírito Santo para que no seu poder enfrentemos o desafio. O que é missões ? Como surgiu ? Qual o seu alcance ? Até quando teremos de realizar missões ? Estas e outras perguntas serão respondidas neste estudo introdutório.

I - Princípios Gerais de Missões

Raízes
- Missões nasceu do amor de Deus
- Deus é amor (1João 4:16)
- Deus nos ama (João 3:16)
- Deus amou porque é o Criador (Gênesis 1:1)
- Deus amou porque é o sustentador de tudo e de todos (Salmo 24:1-2)

Objeto de Missões
- O pecado trouxe conseqüências trágicas para o homem, afastando-o de Deus e expondo-o a muito sofrimento (Gênesis 3)
- Mas Deus continua amando o homem e para trazê-lo de volta à sua comunhão coloca em execução um plano. O homem sendo objeto de missões (João 3:16)

O Clímax do Plano de Missões
- O ponto culminante do plano de redenção foi a morte vicária de Jesus na cruz do Calvário (Hebreus 2:9)

O Plano de Missões
- Pela pregação do evangelho (1Coríntios 1:21)
- Pelo envio de missionários (Romanos 10:14-15)

A Grande Comissão
- Consumada a obra redentora, Jesus comissionou seus discípulos para que levassem a cabo a pregação do evangelho. A transmissão da Grande Comissão foi feita magistral-mente por Jesus aos seus discípulos. Nenhum anjo, nenhum homem poderia fazê-lo com tanta autoridade (Mateus 28:18-20).

A Mensagem de Missões (Atos 2:21)
- É simples e clara, porém universal (Romanos 10:9).

A Estratégia de Missões (Atos 1:8)
- O instrumento é o testemunho pessoal dos crentes, levado simultaneamente a todas as partes do mundo : Jerusalém - missões urbanas; Judéia - missões estaduais; Samaria - missões nacionais; e confins da terra - missões mundiais. Esta passagem relata a posição daqueles que argumentam dizendo que se há tanta gente perdida no lugar onde estamos não há motivo para irmos até os confins da terra.

O Poder de Missões (Atos 1:8a)
- A igreja não estava apta para começar a obedecer a ordem de pregar o evangelho enquanto o Espírito Santo não iniciasse a sua obra. Todos ficaram cheios do Espírito e nesse poder começaram a anunciar a Jesus.

O Agente de Missões
- A igreja é a agência do Reino de Deus, é o agente de missões (Atos 13:1-4a).

A Área da Ação Missionária
- "O campo é o mundo" (Mateus 13:38; 24:14). Cabe ao missionário, chegando ao campo decidir onde está a localidade mais necessitada do evangelho.

2 - Algumas Profecias Sobre Missões Mundiais

- Poderíamos relacionar aqui dezenas de profecias referentes a missões mundiais que somadas aos princípios bíblicos gerais de missões, devem encorajar-nos a enfrentar o grande desafio que temos diante de nós. Vejamos algumas :

2.1 Seu Triunfo
- "Todos os confins da terra se lembrarão, e se converterão ao Senhor; todas as famílias nações adorarão perante ele" (Salmo 22:27).
- "pois a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar (Isaías 11:9).
- "porque o meu nome será grande entre as nações ..." (Malaquias 1:11).
- "Este evangelho do reino será pregado em todo o mundo" (Mateus 24:14).

2.2 Conversão dos Gentios
- Diz ele : "Pouco é que sejais o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tomares trazer os preservados de Israel. Também te darei para luz para os gentios, para seres a minha salvação até as extremidades da terra" (Is. 49:6) - "todos os povos, nações e línguas o adoraram" (Dn. 7:14) - "A Lo-Anu direi : Tu és meu povo, e ele dirá : Tu és o meu Deus" (Os. 2:23) - "os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo" (Ef. 3:6)
- "todos ... se maravilharam de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo" (At. 10:45) - "Deus concedeu também aos gentios o arrependimento para a vida" (At. 11:18)
- "e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna" (At. 13:48) - "Em ti serão benditas todas as famílias da terra" (Gl. 3:8)

Adoração Universal
- "Por mim mesmo jurei, a minha boca proferiu, com toda a integridade uma palavra não tomará atrás : diante de mim se dobrará todo joelho, e por mim jurará toda língua" (Is. 45:23).
- "virá toda carne a adorar perante mim, diz o Senhor" (Is. 66:23).
- "e adorá-lo-ão, cada um desde o seu lugar, todas as ilhas das nações" (Sof. 2:1)
- "todas as nações virão e se prostrarão diante de ti" (Ap. 15:4).

3 - Exemplos de Missionários

Encontramos na Bíblia várias pessoas que desempenharam uma atividade missionária. Claro que no Antigo Testamento o conceito de missões é bem limitado, mas era a sombra daquilo que haveria de vir.
Abraão - este homem de Ur dos caldeus foi o ponto de partida para o plano de Deus na redenção do homem (Gênesis 12:1-3).
Noé - o pregador pré-diluviano era solitário. Solitário porque era o único, solitário porque a não ser a sua família, não obteve resposta às advertências que fez (2Pedro 2:5). Jonas - é o precursor da obra de missões mundiais. Missionário relutante, recebeu uma chamada para pregar aos ninivitas, tentou fugir, mas Deus o trouxe de volta e o levou a Nínive. Sua mensagem direta penetrou no coração do povo, que se arrependeu dos seus pecados. Deus poupou a nação (Jonas 1-4).
Isaías - entre os profetas é o que tem a mensagem mais missionária. Profetizou o nascimento de Jesus (Isaías 7:14-16); seu Reino de paz e prosperidade (Isaías 10); seu sofrimento (Isaías 53:1-3) e sua morte vicária (Isaías 53:3-6).
A mensagem do Messias, apresentada por Isaías é absolutamente missionária e universal. Isaías é o grande profeta missionário.
Ezequiel - pregou a responsabilidade individual (Ezequiel 18:2-4,20) e se dirigiu não somente a Israel, mas aos outros povos também. Esta mensagem tem o seu clímax no capítulo 33. O avivamento restabeleceu a nação para transmitir seu conhecimento do verdadeiro Deus a todas as nações.

Jeremias - é o profeta das nações (Jeremias 1:5).
Paulo - é chamado o missionário. É impossível resumir a vida de Paulo em um contexto como este. Vejamos apenas algumas referências bíblicas para lembrança de alguns fatos de sua experiência :

- Nasceu em Tarso (Atos 22:3).
- Consentiu na morte de Estevão, o primeiro mártir do cristianismo (Atos 7:58).
- Perseguiu a igreja (Atos 9:1-2).
- Converteu-se perto de Damasco (Atos 9:1-19). Seu trabalho missionário está registrado nos capítulos 13 a 2. Felipe - recebeu uma chamada para uma missão específica com um gentio. "Mas um anjo do Senhor falou a Felipe, dizendo : Levanta-te e vai em direção do sul, pelo caminho que desce de Jerusalém, a Gaza, o qual está deserto. E levantou-se e foi ..." (Atos 8:26, 27a). Encontrando o eunuco pregou, ele creu e foi batizado.

Conclusão
É motivo de louvor a Deus que tenhamos sua palavra em nossas mãos, entretanto, nos tornamos mais gratos quando a examinamos em profundidade. É maravilhoso notar a clareza do plano de Deus e sua intenção expressa de fazer-nos entender a universalidade do evangelho. Mais do que entender, que saibamos praticar a universalidade do evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário