sexta-feira, 2 de março de 2018

MEDINDO OS ADORADORES

MEDINDO OS ADORADORES 

(Apocalipses 11.1)

E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.

Preâmbulo: Não foi nada fácil à missão que João recebe de medir no livro de Apocalipses, duas medidas eram de objetos e uma de seres humanos, pessoas adoradores. Por certo os objetos são mais fáceis de medir, não se opõem como os adoradores, que são volúveis, mutável, instável, manhoso, cheio de vontade.

I - A SIMETRIA DO CÉU
1.    As medidas espirituais: Temos vários textos na Bíblia onde se nos apresenta seres espirituais. A Nova Jesuralém é medida e sabemos o seu tamanho 12 mil estádios. (1 estádio = 185 m.) 2.220 Km.(Ap 21.16) Jornada de um sábado (888 m.) (Nm 35.5)
2.    Os tipos de medidas: A Cana de medir, essa vara media aproximadamente 2.70 m. e o Cordel, uma medida para grandes distancias. Em Ezequiel foi medido 4 vezes de 1.000 côvados = 500 m.
3.    Deus é um Deus de ordem: A coisa que mais Deus se agrada não é de lagrimas, sacrifícios, ofertas, mas de ordem. O Tabernáculo tinha muitas ordens e posições. A Arca de Noé também. No Alfabeto hebraico, ordem e prioridade.
4.    Anjo medidor: Falamos de anjos e fica uma imagem preconcebida de um vulto branco de asas, só adorando, mas eles são mais que isso, cumpre certas funções. Em Ezequiel encontramos um anjo medidor, mensor, que mede. Conhece um agrimensor? (Ez 40.3) E, havendo-me levado ali, eis que um homem cuja aparência era como a do bronze, tendo um cordel de linho na sua mão e uma cana de medir, e estava em pé na porta.
5.    As medidas em Ezequiel: Os últimos capítulos de Ezequiel 40 a 48 estão cheio de medidas exaustivas (chega ser cansativa sua leitura) Ezequiel mostra três medidas ideais. Ocupa 4 capítulos para dar a descrição do Templo Ideal (40-43), 4 capítulos para medir o Culto Ideal (43-46) e 2 capítulos para a Nação Ideal (46-48).
6.    Anjo medindo a cidade: (Ap 21.15) E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro.

II – A SEMETRIA DO ADORADOR IDEAL
1.    Não são medidas físicas: As medidas físicas variam de uma para outra: altura, peso, manequim (90 – 60 – 90) A altura media vai de 1.65 a 1.80 m. O peso médio vai de 55 a 95 Kg. (não estou falando de medida e peso ideal).
2.    Medindo os templos: A medida não esta ligada a estrutura, à superfície quadrada e ao valor monetário ligado a santuários. A bitola popular mais usada na avaliação de templos é esta: sua grandeza material - como se grande, alto, requintado e antigo fossem sinônimos de autenticidade espiritual.
3.    As medidas de um adorador ideal são espirituais: As medidas de um adorador não é pelas suas silhuetas externas. As medidas mais vistosas são da humildade, da perseverança, da fé, do animo, da coragem, da fidelidade, do serviço.
4.    Pessoas que podemos conhecer suas medidas na Bíblia negativamente: Golias não só é gigante no físico, seu gigantismo é visível na sua soberba. Belsazar o ultimo rei do império Babilônico, foi achado em falta no seu peso, sua justiça não alcançou a gama ideal (Dn 5.27). O rei moabita Eglom o mais obeso de todos e o mais opressor de todos (18 anos) (Jz 3.17) A altura de Saul é a mesma da sua estultícia. (Tolo, néscio, imbecil, insensato, inepto; estúpido).
5.    Pessoas que podemos conhecer suas medidas na Bíblia positivamente: A grandeza de João Batista, se mede na sua humildade. A altura de Zaqueo se mede na sua disposição. A grandeza de Maria se mede na altura dos pés de Jesus.
6.    A vara é a Palavra de Deus: É a única medida possível de revelar a largura, altura e profundidade dos adoradores. A Vara é sondável, penetra, revela, descobre.

III – NÃO CUMPREM AS MEDIDAS DE ADORADORES
1.    Os anões estão fora do rango: Um anão não podia ser sacerdote (Lv 21.20) Anão envelhece, mas não cresce.
2.    Olhos grandes esta fora do rango: Que se abriram muito os olhos, o mais importante é ter os ouvidos abertos.
3.    Jactância esta fora do rango: Pessoas que acostumam gabar-se, se auto elogiar, é um tipo vaidoso, chegam a exagerar seus atos. Sempre conta quanto tempo hora e quantos dias jejuam na semana. É o fariseu que fez isso. (Lc 18.12) Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
4.    A estatura de Cristo: (Ef 4.13) Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário