domingo, 18 de março de 2018

O Mistério da Iniquidade – São Todos os Evangélicos Exploradores?

O Mistério da Iniquidade – São Todos os Evangélicos Exploradores? 
Como se sentem os médicos que são profissionais corretos, probos, honestos, competentes, quando ouvem alguém dizer que todos os médicos são exploradores e maus?
De igual modo, como se sentem os pastores que são santos, fiéis, honestos, e em tudo irrepreensíveis, segundo a norma bíblica, quando ouvem muitos afirmando que todos os evangélicos são um bando de exploradores e insensatos?
Eu respondo, por este segundo grupo, que é algo triste e duro de ser ouvido, porque não corresponde à verdade de modo geral, ainda que deve ser admitido que tanto no caso de médicos, ou de quaisquer outros profissionais, e de pastores, que sempre houve e haverá o joio entre eles.
Todavia, isto deve ser encarado como um fato, uma realidade já conhecida e prevista nos conselhos de Deus, pois que Ele mesmo permite que haja o erro e os escândalos (tropeços à fé) por parte destes que não se encontram a seu serviço, mas a serviço de Satanás, para que a fé dos que são aprovados seja revelada em meio aos que vivem no erro, como afirma o apóstolo Paulo em I Cor 11.19.   
Não é portanto, algo surpreendente, que os que ocupam a maior parte do espaço da mídia televisiva sejam exatamente estes que produzem escândalos, não somente em nosso país como em todo o mundo, especialmente nos EUA, com o assim chamado e falso evangelho da prosperidade material, e pelo tráfico de promessas de curas e toda sorte resolução de problemas associados não à graça dada liberalmente e à mera fé, senão a determinadas obrigações e sacrifícios a serem feitos pelos seus ouvintes e seguidores.
E quanto a isto cabe ressaltar que o propósito principal da fé é a salvação da alma, e não a resolução de problemas temporais, os quais a propósito serão resolvidos ou não segundo a sabedoria e soberania de Deus, que usa as tribulações para o aperfeiçoamento da fé, conforme está fartamente revelado na Bíblia.   
Nosso Senhor Jesus Cristo disse que importava que viessem tais escândalos ao mundo, mas ai daqueles pelos quais eles viessem, porque estariam debaixo de um grande juízo de Deus, a ser revelado no tempo do fim.
E quanto aos seus seguidores, destes se afirma que os tais falsos ministros lhes são enviados porque insistiram em dar crédito à mentira e não à verdade. Então receberam o que queriam, e sobre eles também será manifestado o juízo divino no tempo oportuno. Não são portanto, em sua grande maioria, apenas vítimas que são exploradas financeiramente ou de qualquer outro modo por estes oportunistas interesseiros, mas têm neles o juízo divino manifestado em suas vidas por não amarem a Cristo e o evangelho verdadeiro.
Por outro lado, os que se opõem a todo este erro, que a Bíblia chama de mistério da iniquidade, e que no entanto, o fazem para justificar o ódio que sentem por Cristo, pelo seu Evangelho e pelos cristãos, estão também debaixo de um juízo, não simplesmente por generalizarem os seus julgamentos e assim serem injustos em relação aos que são fiéis e verdadeiros em sua piedade, mas, em razão da dureza de seus corações, que não lhes permite abraçarem a salvação que estaria também reservada para eles em Cristo Jesus, caso se arrependessem do pecado e cressem no Jesus da Bíblia, e não neste falso Jesus do qual muitos fazem ousadas asseverações, conforme o dizer do apóstolo Pedro em relação a eles em sua segunda epístola.  
O valoroso e fiel servo do Deus vivo, Pr David Wilkerson, que partiu para a glória celestial recentemente, assim se expressou sobre este assunto em um de seus sermões:
“O apóstolo Paulo fala de  duas coisas assustadoras que  atingirão a Igreja um pouco antes da volta de Jesus. Em verdade, o Senhor não voltará até que estas duas coisas terríveis aconteçam. E eu desejo lhes mostrar, que  ambas  as coisas estão acontecendo agora mesmo - bem diante dos nossos olhos!
Primeiro, Paulo nos diz que nos  últimos dias haverá uma grande  apostasia. E segundo, ele previne que um  maligno espírito anticristo  alcançará  muitos cristãos que estão mudando de lado (apostasia)! (II Tes 2.1-12).
Tão certo como é o fato de ter Cristo nos dado o Seu Espírito, há um espírito anticristo possuindo  muitos cristãos apóstatas. E este  espírito está em ação no mundo - preparando corações para a vinda do Homem da Iniquidade!
"...este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo" (I Jo 4:3).
João está dizendo aqui: "Vocês ouviram a respeito da vinda do Anticristo. Isto tem sido pregado e ensinado, e vocês esperam a sua chegada.  Mas,  amados, acordem - porque  o espírito  do Anticristo já está em ação!".
É preciso entender: o  Anticristo  não vai aparecer de súbito em cena, e  dominar a humanidade.
Mas em vez  disto, o seu espírito está trabalhando de maneira misteriosa neste momento,  estabelecendo  o  seu  reino  em  corações frios e que aceitam soluções conciliatórias.
E quando o Homem da Iniquidade finalmente aparecer, ele será publicamente revelado para um mundo  que  já estará preparado para ele - para corações que já são possuídos pelo seu espírito!”.
É a isto que Paulo se referiu quando disse que “o mistério da iniquidade já opera”, pois isto vem acontecendo desde os seus dias, preparando os corações para a recepção do Anticristo (v. 5).
Jesus alertou sobre os falsos profetas que se levantariam no tempo do fim,  e também os apóstolos. Paulo disse  que nos últimos dias falsos profetas iriam se infiltrar na Igreja,  pregando  um outro evangelho e um  outro  Jesus  no verso 7.
João escreveu: Não ameis o mundo nem as  cousas  que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo... Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o  anticristo,  também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora" (I Jo 2:15-18).
O espírito anticristo se opõe a  todos que andam junto a Deus. Ele procura os verdadeiros adoradores - porque deseja que a adoração destes seja  para  ele próprio!
Ele irá lhe atacar com o medo,  com  a dúvida, com a lascívia - com qualquer coisa que forneça a  ele uma  via  de acesso para lhe impedir o louvor.
Os cristãos desinteressados, ociosos - aqueles que nunca abandonaram os  seus pecados, que estão absorvendo as  coisas do mundo - não serão capazes de se sustentar nestes últimos  dias.  Eles serão colhidos pelo mal!
É por este motivo que Paulo disse que não queria que os tessalonicenses fossem enganados quanto ao tempo da volta do Senhor (v. 3), mas também lhes alertou para que não se deixassem enganar pelo espírito do engano que está operando no mundo e que terá o seu clímax com a manifestação do Anticristo (v. 9).
Engano este que atinge completamente aqueles que perecem, porque não amaram a verdade para serem salvos ( v. 10), antes amaram a mentira.
Estas coisas são permitidas por Deus, isto é, que haja esta operação do erro, de maneira que sejam julgados todos aqueles que não creram na verdade, porque tiveram prazer na injustiça (v. 11, 12).  Porque quando não se ama a verdade e não se vive na verdade, a consequência é a de ser enganado aceitando como verdade o que é falso, e é nisto que consiste o engano.
Os verdadeiros cristãos não serão contados nesta condenação porque eles foram escolhidos por Deus desde antes da fundação do mundo para a santificação dos seus espíritos e para terem fé na verdade, e não para viverem na impureza dando crédito à mentira e tendo prazer na injustiça (v. 13).
Ainda que sejam enganados por um período, não poderão permanecer nos enganos, porque o Espírito Santo não permite que os eleitos sejam enganados. Daí quanto a tal possibilidade, nosso Senhor afirmou que se possível fora, como a dizer, não é  possível que os eleitos o sejam.  
Por isso Paulo exortou os tessalonicenses a serem constantes na sua firmeza e conservarem tudo o que lhes havia ensinado, quer pessoalmente, quando estivera com eles, quer através de suas epístolas (v. 15).
O Pr David Wilkerson disse o seguinte:
“O espírito de permissividade  torna-se mais e mais ousado, e a nossa sociedade está à beira de se tornar um inferno de violência. O espírito anticristo penetra agora em nossas escolas,  nossos becos, nossas ruas, em nossos negócios,  mesmo em  nossos  lares.  E, tristemente, este mal está rapidamente se mudando para dentro da Igreja.
É exatamente sobre isto que  a  Bíblia previne - Igrejas com forma de  piedade, mas sem poder.
O espírito anticristo  passa  a  morar dentro do coração, quando a verdade de Deus deixa de  ser  amada ou  de  ser apropriada. "...não acolheram  o  amor da verdade..." (2 Tes 2:10).
1. O primeiro sinal de perda  do  amor pela verdade é quando você deixa de se congregar com os outros cristãos. Se ir à Igreja se torna algo que você faz forçado, então você perdeu o seu  amor pela verdade de Deus (Hb 10:25).
Aonde estarão os filhos  de  Deus, se eles não estão na casa do Senhor? Estão nos restaurantes, nas  festas, em eventos sociais, esportivos.  Mais do que tudo, estão paralisados diante de suas TVs, assistindo programas com uma perniciosidade cada vez maior!
2. Um segundo sinal de perda  do  amor pela verdade é quando as mensagens  de reprovação fazem você pensar no pecado de outra pessoa e não no seu.
3. Um terceiro sinal de perda de amor pela verdade é quando a reprovação lhe torna raivoso em vez de tornar-lhe humilde.
Deus declara que a raiva devida à reprimenda, revela abandono da vereda da santidade: "Disciplina rigorosa há para o que deixa a vereda, e o que odeia a repreensão morrerá" (Prov 15:10).
Talvez algumas vezes você se afaste de um sermão do tipo reprovador, dizendo:
"Esta palavra foi dura demais. E aquele pregador também é muito zangado! ".
Amado, todo pastor piedoso irá pregar com ira santa. E isto porque ele  está irado com o diabo, com o espírito do anticristo - irado contra qualquer coisa que desvie a sua  alma da  verdadeira adoração do Pai!
Em 2 Tes 2:12 Paulo  está  falando da "loucura do prazer."  
Nos últimos tempos, aquelas pessoas que vivem em busca de  prazeres, às quais ele se  referiu, são  encontradas dentro da própria Igreja!
Paulo avisa: "Sabe, porém,  isto:  nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas,  avarentos, jactanciosos, arrogantes,  blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos  do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus"  (2  Tim. 3:1-4).
Quando Paulo  usa  a  frase:  "...mais amigos  dos prazeres  que  amigos  de Deus..." ele está sugerindo que estas pessoas possuem certa medida  de  amor por Deus. Mas este amor é  sobrepujado e contaminado por um amor pelos prazeres do mundo. Paulo está falando  daqueles que vão no encalço dos prazeres de iniquidade!
Amado, se você conserva o seu  coração aberto à verdade - se você continua  a amar a Palavra de Deus -  o Senhor  o estabelecerá. E quando o maligno espírito deste mundo chegar como  em  torrentes,  Satanás  estará incapacitado para construir uma via de entrada para dentro de seu coração (Salmo 125:1-3).
Você não será abalado,  porque  estará firmemente estabelecido sobre a verdade da Palavra de Deus. Você será encontrado na casa de Deus, adorando com um coração puro. E a sua  fé  vencerá tudo aquilo que o inimigo trouxer contra você - porque Jesus está assentado sobre o trono do seu coração.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário