domingo, 25 de março de 2018

Que escolha fazer

Que escolha fazer 


Mateus 7:13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
Mateus 7:14 e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.

Introdução: quero lhe chamar atenção para este texto, geralmente quando o lemos classificamos assim: quem está entrando pela porta larga é o mundo e quem usa a porta estreita e os de dentro da igreja. Infelizmente este conceito está errado. Quando Jesus proferia estas palavras, Ele a direcionava aqueles que estava mais próximo Dele, “o povo que o seguia” quem é este povo hoje? A IGREJA, ou seja, nós. Portanto, esta palavra se refere muito mais a nós do que as pessoas do mundo, embora seja importante salientar quer, quem esta no mundo faz uso da porta larga.

O valor da escolha: o Senhor Jesus nos coloca na posição de escolha entre a porta larga e a estreita. É interessante saber neste texto o quanto Jesus valoriza a nossa escolha ao ponto de ser possível nos levar à vida ou a perdição.

A melhor porta: se perguntássemos qual é a melhor porta? Ouviríamos um coro, é a estreita. Mas veja o que o texto diz sobre a porta larga “muitos são os que entram por ela” porque será que Jesus diz isso? Só conseguiremos responder, se entendermos o que verdadeiramente representa a porta larga e a estreita.

Porta larga: na busca para compreender qual a melhor porta é preciso reportar para aquilo que Cristo disse: “muitos são os que entram por ela”. Se muitos da igreja estão entrando pela porta larga não podemos subestimar a sua força, precisamos conhecê-la para não atravessá-la.

A) Ela ilude: uma das maiores forças desta porta é poder da ilusão, explico, nenhum cristão diz “eu quero a porta larga“, porém, ela tem o poder de enganar. Mas como ela engana? Ela vem com uma falsa verdade dizendo troque qualquer tipo de compromisso pelo seu prazer, troque os cultos pelos shows e etc. então, os que entram por esta porta nem tem consciência que entrou, já estão iludidos. Esta porta produz uma inversão de valores, ela coloca na consciência um Deus mais liberal, o ficar, os namoricos não interfere na comunhão com Deus, posso ir para festa mundanas e pedir perdão depois, o não sentir mas a presença de Deus é culpa da igreja, conversa no culto ou fica fora dele não tem problema e por ai vai... Este é o evangelho da porta larga, o evangelho fácil, o evangelho da moda, evangelho show, porém conduz a perdição.

B) Ela é tentadora: a segunda força que apresento e a da tentação, existe mais tentação que está de associar Deus ao nosso estilo de vida, a nossa maneira de viver. É isso que a porta larga tem para oferecer, ela te diz: você pode ficar bem com Deus e com o mundo. Então a porta larga existe para tirar a essência do evangelho, que é nascer de novo, ser nova criatura, andar em novidade de vida, ser luz, ser sal, influenciar e não ser influenciado.
    Aqui abro um parêntese, juntando estas duas forças podemos entender porque este porta engana e encanta a muitos arrastando-os para perdição.

Porta estreita: queria eu dizer, vamos falar agora de coisa boa, mas não posso, apesar de que a porta estreita ser uma benção de Deus o texto diz “poucos há que a encontrem” você pode ter o melhor pastor entres os homens, você pode ter os melhores líderes, nenhum deles vai te mostrar esta porta, você tem que encontrar sozinho, revendo os teus valores, as tuas ações, teu comportamento, examinado a si mesmo. A porta estreita segundo a Bíblia é o evangelho de renuncia, de compromisso com Deus e sua palavra acima de tudo, quem passa pela porta estreita diz “não vivo mas eu mas Cristo vive em mim” este tipo de evangelho tem sido “massacrado” pelo evangelho fácil, talvez seja por isso que Cristo disse “quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra Lc. 18.8b”.

Conclusão: na Bíblia encontramos homens que entraram por esta porta larga e o fim deles foram trágicos, Judas e Saul. Porém, a palavra fala se o homem voltar atrás da sua decisão, Deus o recebe, o filho pródigo, Pedro quando nega a Jesus e se arrepende, Jonas. Quero terminar com uma pergunta “QUE EVANGELHO VOCE TEM SERVIDO O DA PORTA LARGA OU ESTREITA?” Lembre-se a tempo de se arrepender...

Nenhum comentário:

Postar um comentário