domingo, 25 de março de 2018

Uma arma chamada perseverança

Uma arma chamada perseverança
Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não terá prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma. Hebreus 10.38,39
Perseverança é vencer obstáculos. Viver sem problemas para resolver não é ser perseverante. Quando nos convertemos o inimigo faz de tudo para nos atrapalhar e interromper nossa caminhada com Jesus. Os convites do mundo tentam muitas vezes nos fazer desviar do caminho  e a perseguição as vezes nos enfraquece. Infelizmente as pessoas têm mania de começar e não continuar.
A perseverança é uma das mais belas e maravilhosas virtudes encontradas na vida cristã, acredito que a perseverança é uma das características que compõe a base, a estrutura, o alicerce para garantirmos o sucesso, alcançando todas as vitórias almejadas na vida cristã. E, também acredito que o motivo de muitas derrotas, na vida de muitos cristãos é devido à abstinência desta admirável virtude que é aPERSEVERANÇA.
O ser humano tem muita dificuldade em perseverar. Precisamos aprender a ser perseverantes. E isso só se aprende na prática de aprender a vencer obstáculos.
Qual a definição de perseverança?
Conservar-se firme e constante; persistir, prosseguir, continuar, Continuar a ser ou ficar; manter-se, permanecer, conservar-se, persistir, Conservar a sua força ou ação; continuar, perdurar, subsistir, persistir, Ter ou mostrar perseverança, firmeza; permanecer sem mudar ou sem variar de intento.
Perseverar é um antônimo de desistir. Obviamente, desistir é mais fácil do que perseverar, porque para desistir é necessário dizer "não me esforçarei mais", enquanto que, para perseverar, é necessário dizer "não deixarei de me esforçar".
 PORQUE PERSEVERAR?
Você se lembra de quantas coisas você já desistiu? Mesmo que você pare para lembrar, talvez você não consiga numerá-las. Então responda: em quantas coisas você já perseverou? Se você parar para pensar, logo virão à sua mente as lembranças das barreiras que você, com o Senhor, enfrentou e superou.
Jesus nos mostrou a importância de perseverar, para alcançar a salvação.
"Mas aquele que perseverar até o fim será salvo", Mt 24: 13.
Sem a perseverança você não pode alcançar a salvação, afinal ela é um ato feito pelo Amor de Deus, por meio de Jesus Cristo.
A NECESSIDADE DA PERSEVERANÇA
Devemos perseverar porque a Bíblia nos diz em Mateus 24:13 -
"Mas aquele que perseverar até o fim, será salvo".
A Palavra de Deus também nos adverte em relação a apostasia, que significa: desviar-se da fé, desistir ..., não podemos parar, não podemos desistir, e sim, devemos seguir olhando para o alvo que é Cristo Jesus, I Tm 4:1-3; Mt 24:4-5. E satanás anda enganando, seduzindo o mundo, portanto não se deixe levar pelas banalidades desta vida, pelas camuflagens do inimigo, pois este mundo está rodeado de falsas aparências, seja um vencedor e tenha discernimento do Espírito de Deus para identificar as ciladas do inimigo, Ap 12:9; I Jo 2:16,17.
NÃO DEIXES DE PERSEVERAR
Tivemos alguns homens que desistiram de perseverar deixando-se levar pelo pecado e a perda da comunhão de Deus.
Judas, Mt 27:4,5 " Ananias e Safira, At 5:1-9" Himeneu e Alexandre, I Tm 1:19,20.
Não podemos deixar de perseverar, porque a perseverança: Nos conduz a salvação, Mt 24: 13" Nos torna santos, Cl 1: 22" Nos torna seguros, I Co 15: 58
Exemplos bíblicos de perseverança:
A Bíblia nos mostra muitos homens e mulheres que perseveraram e obteve a conquista da sua vitória, a realização dos seus sonhos.
Noé que perseverou, mesmo sendo criticado, humilhado, desprezado; contudo lutou na construção da arca e salvou-se juntamente com sua descendência.
Josué, perseverou em seguir ao Senhor, Js 24:15. O nome Josué no hebraico quer dizer: Jeová é Salvação e no grego significa Jesus. Josué era filho de Num, da Tribo de Efraim, era um servo fiel e companheiro de Moisés. Ele foi designado por Deus como sucessor de Moisés, e através da perseverança ele estimulou o povo a destruir Jericó e também sorteou Canaã as tribos.
Rute, foi uma mulher que perseverou diante de Boaz, mantendo-se intacta em sua reputação até ser redimida e tomada por esposa, Rt 4: 13. E por galardão de sua nobre perseverança, o seu nome foi inserido na genealogia de Cristo Jesus, Mt 1:5.
“No Novo Testamento, Jesus o mestre da perseverança, nos ensina que devemos dar frutos com perseverança, Lc 8: 15 Jesus diz:
"Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a Palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança.”
O apóstolo Paulo constantemente levava uma só mensagem em seu coração:
"os exortavam a que permanecessem na Graça de Deus"At 13: 43.
Porém, entre todos os homens da Bíblia que vemos como exemplo de perseverança. Tomamos o exemplo de Cristo que logo no começo de seu ministério foi tentado por satanás, a não prosseguir; mas venceu este obstáculo, Mt 4: 10,11.
E após ter vencido esta difícil provação, que era de seus conflitos pessoais, os demais ele conseguiu superar, sendo vencedor nas provações seguintes. Sejamos, portanto, perseverantes em todo o trabalho que fizermos para Deus, em toda a nossa vida, II Cr 15: 7: “Vós, porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá uma recompensa.”
AS MARAVILHAS DA PERSEVERANÇA
Perseverar é doloroso, cansativo e estressante, porém, acima de tudo isso, é recompensador. Desistir não dói, não cansa e não estressa, mas também não transforma, não cura, não produz resultado nenhum. Dizem por aí: "Se quer diminuir as frustrações, diminua suas expectativas". Quem diz isso talvez tenha ouvido de um gafanhoto. O Senhor deseja que pensemos bem diferente: "Se quer diminuir as frustações, confie no Senhor e persevere".
 A perseverança trabalha na natureza, no temperamento, no comportamento do cristão, tornando-o resistente para vencer os obstáculos, II Pe 1:4.
Logo, o cristão passa ter a mente de Cristo, I Co 2: 16. A perseverança ajuda o cristão a vencer as provações e tribulações da vida espiritual, Rm 12:12. A perseverança é sinal de vitória, II Tm 4:7. A perseverança produz vitória !!! O cristão perseverante não pode se separar de Cristo, Gl 5: 4. A perseverança tem o poder de mudar a história das nossas vidas.
Como ser perseverante?
A perseverança depende da fé, por isso só conseguimos caminhar sem desistir quando cremos no Senhor e confiamos em Seu cuidado, na Sua graça, no Seu amor, no Seu poder e na Sua força.
Para vencer e alcançar grandes objetivos é necessário perseverar, renunciando muitas vezes o comodismo, o tempo livre e os prazeres passageiros. Por isso, muitas pessoas desistem, não é fácil perseverar.
1- Nas lutas: II Coríntios 4.8-9
Passamos por tribulações, mas não somos angustiados, por causa da paz de Deus em nossos corações. Ficamos perplexos porem não desesperados porque Deus é a nossa esperança.
Somos perseguidos pelo mundo, mas amparados pelos irmãos na fé. Ficamos cansados e abatidos, mas nunca destruídos porque Deus renova nossas forças.
Jó foi um homem que passou por tudo isso, perdeu tudo e todos, mas permaneceu e teve vitória.
2- Na vitória: Romanos 5.3-5
As tribulações produzem perseverança porque vencemos os obstáculos e continuamos a caminhar.
A perseverança nos da experiência porque experimentamos bênçãos a cada luta.
A experiência nos dá esperança porque vemos o que Deus já nos fez e temos esperança do que ainda fará. Esperança é a continuação da fé, porque cremos e continuamos esperando em Deus.
Neemias foi um grande exemplo de pessoa perseverante. Começou a obra de reconstrução dos muros de Jerusalém, fizeram de tudo para impedi-lo, atrapalhar, mas ele não parou e os trabalhadores tinham uma arma na mão e a ferramenta na outra para trabalhar e se defender ao mesmo tempo.
3- Na Oração: Salmo 43.4e5
A chave da vitoria e a oração. O endereço certo, ou a fechadura certa é o altar de Deus.
Um certo Juiz achou difícil julgar uma mulher viúva, mas ela foi perseverante e foi a porta dele todos os dias para insistir na sua necessidade. Precisamos ser insistentes na oração e acreditar que na hora da angústia Deus nos socorre.
"Deus e o nosso refugio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angustia" Salmos 46.1
Daniel também foi perseverante por 21 dias e orou a Deus em jejum até vencer. Se tivesse desanimado até no dia 20 não teria vencido.
Continue mais um pouco e vencerás!
MOTIVOS PARA SER PERSEVERANTE:
Aquele que perseverar até o fim será salvo. Mateus 24.13
Sê fiel até a morte e dar-te ei a coroa da vida! Apocalipse 2.10
- CONCLUSÃO:
É preciso perseverar e não deixar que a semente morra em nossos corações por estar a beira do caminho, entre espinhos ou pedras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário