sábado, 19 de março de 2016

Limites!

Limites!
Texto básico: Juízes 16: 23-31. 
Então, os príncipes dos filisteus se ajuntaram para oferecer grande sacrifício a seu deus Dagom e para se alegrarem; e diziam: Nosso deus nos entregou nas mãos a Sansão, nosso inimigo. Vendo-o o povo, louvavam ao seu deus, porque diziam: Nosso deus nos entregou nas mãos o nosso inimigo, e o que destruía a nossa terra, e o que multiplicava os nossos mortos. Alegrando-se-lhes o coração, disseram: Mandai vir Sansão, para que nos divirta. Trouxeram Sansão do cárcere, o qual os divertia. Quando o fizeram estar em pé entre as colunas, disse Sansão ao moço que o tinha pela mão: Deixa-me, para que apalpe as colunas em que se sustém a casa, para que me encoste a elas.   Ora, a casa estava cheia de homens e mulheres, e também ali estavam todos os príncipes dos filisteus; e sobre o teto havia uns três mil homens e mulheres, que olhavam enquanto Sansão os divertia.   Sansão clamou ao SENHOR e disse: SENHOR Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez, ó Deus, para que me vingue dos filisteus, ao menos por um dos meus olhos.   Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e fez força sobre elas, com a mão direita em uma e com a esquerda na outra.  E disse: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela estava; e foram mais os que matou na sua morte do que os que matara na sua vida.   Então, seus irmãos desceram, e toda a casa de seu pai, tomaram-no, subiram com ele e o sepultaram entre Zorá e Estaol, no sepulcro de Manoá, seu pai. Julgou ele a Israel vinte anos. (Juízes 16: 23-31 RA) 
A sociedade Ocidental vive um momento de grande crise de valores. Desde a Proclamação dos Direitos Humanos, até o presente a nossa sociedade vem passando por várias transformações, muitos paradigmas foram quebrados, muitos padrões sociais foram mudados e com eles também muitos valores éticos e morais. Vivemos numa sociedade que está perdendo os limites. No Brasil, agora estão proibindo que os pais batam em seus filhos, sequer umas palmadas. As crianças e os adolescentes estão resguardados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Não queremos aqui afrontar a lei dos homens, mas tão somente expressar aquilo que a Palavra de Deus nos diz, como diz o apóstolo Pedro no livro de Atos: 
Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus.   Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos. (Atos 4: 18-20 RA) 
Existem vários tipos de limites, entre o físico e o moral. Muitas pessoas têm problemas com o significado da palavra “limites”. Uns acreditam que não devem impor limites aos filhos, pois eles podem crescer traumatizados, por isso, preferem nunca usar a palavra “não”.  Outros acham que estão fora de moda em estabelecer limites, pois os tempos mudaram e os padrões devem se adequar a modernidade, ainda mais quando se trata de limites morais. As pessoas acreditam que devem ser livres para fazer o que bem entendem.
Esse padrão social não deve ser o que controla o verdadeiro cristão. Nós, cristãos temos que permanecer firmes na Palavra de Deus e não nos deixarmos intimidar pelos modismos ditados pela sociedade, não estabelecendo limites para nós e nossos filhos.
A lei de Deus nos diz que devemos disciplinar os nossos filhos e se preciso usar castigos físicos não devemos nos constranger.
Vejamos alguns versículos que nos falam a respeito do assunto: 
Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o SENHOR, teu Deus. (Deuteronômio 8: 5 RA)
Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão. (Provérbios 3: 11 RA)
Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida; (Provérbios 6: 23 RA)
O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.(Provérbios 13: 24 RA)
 A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela. (Provérbios 22: 15 RA)
Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá. (Provérbios 23: 13 RA)
A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe(Provérbios 29: 15 RA)
E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. (Efésios 6:4 RA)
 e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (1 Timóteo 3:4 RA) 
Na história de Sansão podemos observar como ele ultrapassou os limites estabelecidos por Deus. No início da história, vemos que era um homem grato a Deus com uma força inigualável. Além disso, era um líder do povo de Israel. Todavia, Sansão cometeu um deslize fatal. Ele se esqueceu Deus e deixou-se enveredar pelo caminho da sedução.
Havia uma determinação de Deus para que os Israelitas não tomassem para si com esposas dentre as filhas da terra de Canaã. 
  E meu senhor me fez jurar, dizendo: Não tomarás esposa para meu filho das mulheres dos cananeus, em cuja terra habito; (Genesis 24:37 RA). 
Sansão não respeitou os limites estabelecidos por Deus e teve de arcar com desastrosas consequências .
Ele foi desobediente aos pais ao escolher para se casar uma das filhas dos filisteus. 
Desceu Sansão a Timna; vendo em Timna uma das filhas dos filisteus, subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; tomai-ma, pois, por esposa. Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos ou entre todo o meu povo, para que vás tomar esposa dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque só desta me agrado. (Juízes 14:1-3 RA) 
A falta de limites nos afasta de Deus. no entanto, é preciso lembrar que não é o limite físico que nos impede de chegar a Deus, mas o limite moral. O desvio de nossa conduta, para longe da vontade divina é uma afronta a santidade de Deus. Quando preferimos obedecer a vontade do homem e não a de Deus, nos afastamos Dele. Todas as vezes que ultrapassamos os limites de Deus para nossa vida, ou seja, quando pecamos, corremos o risco de não mais alcançarmos sua graça.  
A carta aos Hebreus nos esclarece sobre a questão da disciplina. 
  Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.   É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?   Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.   Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos?   Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.   Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça. (Hebreus 12:4-11 RA). 
Quando somos desobediente à Deus e não aceitamos Sua disciplina nos dispomos a viver deliberadamente no pecado, e se assim vivermos sofreremos a consequência de nossos atos. 
Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. (Hebreus 10: 26-27 RA) 
Apesar da misericórdia de Deus, não podemos brincar com Sua Justiça e Santidade. Por isso, precisamos respeitar os limites estabelecidos por Ele.
Nós, cristãos, não podemos alegar ignorância, pois conhecemos a Palavra. 
Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; (1 Pedro 1:13-14 RA) 
 
 
Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário