segunda-feira, 7 de março de 2016

O chão não é o seu horizonte, Jesus é o teu Horizonte!

O chão não é o seu horizonte, Jesus é o teu Horizonte!
 

HORIZONTE : Perspectiva do futuro:


Lucas 13:10 Jesus estava ensinando numa das sinagogas no sábado.
Lucas 13:11 E estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos; e andava encurvada, e não podia de modo algum endireitar-se.
Lucas 13:12 Vendo-a Jesus, chamou-a, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade;
Lucas 13:13 e impôs-lhe as mãos e imediatamente ela se endireitou, e glorificava a Deus.
Lucas 13:14 Então o chefe da sinagoga, indignado porque Jesus curara no sábado, tomando a palavra disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, neles para serdes curados, e não no dia de sábado.
Lucas 13:15 Respondeu-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, para o levar a beber?
Lucas 13:16 E não devia ser solta desta prisão, no dia de sábado, esta que é filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?
Lucas 13:17 E dizendo ele essas coisas, todos os seus adversário ficavam envergonhados; e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele.

Jesus estava ensinado em uma sinagoga, e ali estava também uma mulher com espirito de enfermidade, e ela estava ouvindo o ensino de Jesus. E esta enfermidade estava já há dezoito anos nesta mulher, e ela andava encurvada e não podia de modo algum se endireitar.
Jesus ali tinha no começo do seu ministério público 30 anos , e justamente há 18 anos atrás a mulher começou a ter estes sinais de inclinações, por causa do espirito de enfermidade, e Jesus já tinha completado 12 anos quando este problema começara a ocorrer com esta mulher.
Então eu noto que quando aquela mulher ia para clamar por tal cura no templo, sinagogas, e nos médicos, Jesus crescia em estatura, em sabedoria e em graça com Deus e com os homens. (Lucas 2;52).


No tempo que o mal começou a assolar aquela mulher; Jesus estava no templo recitando os salmos e a Torá, e ensinava a doutores com já 12 anos, mas a bíblia não relata Jesus fazendo milagres com esta idade, pois creio que não era o tempo da ministração de curas, mas ele fora lá com esta idade pois atingia a época que era costume dos judeus levar os meninos ao Templo em Jerusalém um ou dois anos antes de completarem treze anos, ocasião em que eram apresentados e recebidos na comunidade religiosa judaica como “filhos do mandamento”, sendo então contados como membros adultos. É o que se chama de “Bar Mitzvá”.


Logo é só fazer o calculo, Jesus com 30 a mulher já tinha 18 anos de enfermidade, então quando ela começou a ficar enferma, Jesus tinha 12 anos de idade.

“Ora, anualmente iam seus pais a Jerusalém, para a Festa da Páscoa. Quando ele atingiu os doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. Lucas 4,42.

Três dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. E todos os que o ouviam muito se admiravam da sua inteligência e das suas respostas - Lucas 4,46-47.


Esta mulher em que a bíblia só a nomeia como encurvada, via seus dias se passando, e ela ia se encurvando cada vez mais; devido ao espírito maligno, e sua esperança ia se acabando; ela ia se conformando em estar prostrada, pois este espirito era algo bem maior que as forças dela.

No principio de sua enfermidade Jesus crescia e ela não o conhecia. (Porém o tempo se passou, e Jesus já com os seus 30 anos, idade começou a realizar milagres em seu ministério).

E ensinando ele em uma sinagoga no sábado( pois exercia este papel de ensinar a lei e os profetas, pois era um mestre, rabi considerado), esta mulher aparece na reunião, e o seu estado estava pior de que quando a enfermidade começou, porque se agravou ao decorrer do tempo; o problema dela não tinha sido resolvido, e então satanás continuava no domínio; e a inclinava para o chão ;sem a mínima chance de deixá-la erguer a cabeça.

Jesus mais experiente, maduro, tinha uma profunda intimidade com Deus; encontra uma mulher se sentindo uma derrotada, inclinada para o chão, prostrada por um espirito maligno. E ela estava naquele estado; porque os médicos, religiosos, e outros não tiveram o poder de curá-la, talvez eles não tivessem a mínima explicação para esta cura, e ficou por isso mesmo! Ou até mesmo a condenaram como maldita de Deus!


Mais passando-se os anos, Jesus na sinagoga ensinado a palavra de Deus; esta mulher estava lá, e ouvia os ensinamentos. Detalhe; ela não ia sozinha para a sinagoga, tinha um acompanhante de 18 anos, o espírito demoníaco de enfermidade, era companheiro inseparável dela com a função de fazê-la olhar para baixo.


OBS:. Assim é nossa vida, aparecem certos espíritos malignos ( fofocas, disse me disse, confusões, humilhações, calúnias, enfermidades,incredulidade,acusações e etc..) que vem subindo em nosso cangote nos fazendo contemplar nosso Deus lá no chão como: Um deusinho derrotado, fraco, incapacitado, que na ver o que passamos, que não ouve nossas orações, impossibilitado de resolver nossos problemas ou até mesmo para que o diabo nos mantenha sob o seu domínio nos aprisionando. Da mesma forma que ele estava aprisionando aquela mulher; a fazendo olhar para o chão, sem ver o horizonte, o amanhã.

Mas o bom de tudo isso é que mesmo a mulher não podendo ver Jesus, ela ouvia a sua voz, mesmo inclinada olhando para o chão, mais Jesus olhava para aquela mulher, e estava vendo a situação dela.


A ENFERMIDADE DESTA MULHER TEVE COMEÇO NA ÉPOCA QUE JESUS TINHA DOZE ANOS QUANDO ELE ENSINAVA NO TEMPLO PARA OS DOUTORES, E A LIBERTAÇÃO DESTA MESMA MULHER OCORREU COM JESUS ENSINANDO DENTRO DE UMA SINAGOGA TAMBÉM PARA OS DOUTORES E FARISEUS. LOGO TANTO O PRINCIPIO DE UMA ADVERSIDADE COMO O FIM DELA SEMPRE VEM PARA ENSINAR ALGUMA COISA A NOS E A ALGUÉM QUE ESTE ENVOLVIDO CONOSCO DIRETAMENTE OU INDIRETAMENTE.

O que é isto quer dizer? Que tudo o que passamos em nossas vidas Jesus tem alguma lição a nos dar.


VERS: DE LUCAS 13,12.E vendo Jesus aquela mulher, a chamou a si e disse: Mulher, estás livre da tua enfermidade. E impôs as mãos sobre ela e logo se endireitou e glorificou a Deus.


O Senhor Jesus depois de ensinar na sinagoga, ele já tinha visto a situação daquela mulher; e a chamou e a libertou do mal que a acompanhava a 18 anos, e nos deixou algo a aprender neste caso:

- Esta mulher quando começou a ficar enferma, ela não conhecia a Jesus, pois ele tinha doze anos e não estava abertamente manifesto a ninguém quem Jesus era a não ser a seus pais e algumas mínimas pessoas. Esta mulher mesmo não o conhecia.

- Mas quando ela o encontrou na sinagoga quando ele estava ensinando, ela ouvia as suas palavras, e pela palavra de Jesus e o seu toque ela foi liberta do mal. A enfermidade a prostrava e não dava a ela condição de vê-lo; mais ela ouviu a sua palavra.

-O espirito de enfermidade que a acompanhava, no momento que ela ouviu a verdade e no momento em que ela foi tocada e liberta, não resistiu pela palavra acompanhada de um toque de Jesus. Lembre-se: e conhecereis a verdade e a verdade vós libertará. E a verdade é Jesus: EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA. Se Cristo vós libertar; verdadeiramente sereis livre.

-Ele impôs as mãos sobre ela; isso quer dizer: que quando chega uma valente mais forte, ele vence. Se o diabo estava dominado aquela mulher, chegou um mais valente que ele,e impôs as mãos(que fala de domínio), afirmando : ela não é tua, eu chamei para mim, ela é minha, estás em minha posse, no meu domínio. Então o valente mais forte prevalece e estabelece o seu reino.


Assim fez Jesus estabelecendo o seu reino naquela mulher: gozo, paz e alegria no Espirito Santo, pois ela depois que Jesus olhou para ela e a chamou para si, deu a palavra de libertação e pôs as mãos sobre ela. Ela se endireitou glorificou a Deus, e o conheceu como o seu horizonte, o seu futuro.Do tipo: o meu amanhã, o meu horizonte é seguir a este homem Jesus e fazer parte deste reino.


Há! em relação as pessoas religiosas( fariseus hipócritas) que não gostaram que Jesus curou aquela mulher no sábado, não iremos nem gastar tempo falando sobre eles. O importante é que a bíblia nos mostrou que Jesus curou assim mesmo; gostando eles ou não!

PRESTEMOS ATENÇÃO A ESTES HIPÓCRITAS.

- Eles procriam,por isso que até hoje existem!
Seja em qualquer instituição; seja social, política ou religiosa. Cuidado!

-Eles só aparecem depois dos momentos críticos justamente para trazer críticas, analise que:

A mulher estava vivendo em momentos críticos em sua vida e eles não lhe dirigiam palavras, mas quando ela recebeu a vitória, eles abriram a boca:

Lucas 13:14 Então o chefe da sinagoga, indignado porque Jesus curara no sábado, tomando a palavra disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, neles para serdes curados, e não no dia de sábado.
Eles estavam reclamando porque veio para ser curada no sábado, imagine se ela chegou com toda esta fé na sinagoga para ser curada, como se a cura ali fosse uma coisa comum de acontecer. Coitada! Ela só criou a fé quando ela entrou na sinagoga e começou a ouvir as palavras de alguém que fazia a diferença naquele meio que era Jesus: diz que a fé vem pelo ouvir e ouvir as palavras de DEUS.


-Eles queriam corrigir o erro deles em Jesus e na mulher com intuito de ensinar a Jesus a trabalhar nas vidas das pessoas:
Como se eles tivessem total conhecimento sobre a forma de Deus trabalhar, e não precisassem aprenderem mais nada.
O príncipe da sinagoga se apressando para ¨corrigir¨ o que Jesus fez no sábado; mandou uma crítica indireta a Jesus e a mulher,e esta critica foi direcionada para a multidão. Observe o que ele falou:

Lucas 13:14 Então o chefe da sinagoga, indignado porque Jesus curara no sábado, tomando a palavra disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, neles para serdes curados, e não no dia de sábado.
Com outras palavras: ninguém siga o exemplo desta mulher, e nem receba oração deste homem, pois estão descumprindo a lei de Deus. Só venham buscar a cura de segunda a sexta e não venham no sábado. Porque o sábado é do Senhor!


Mas Jesus ouvindo esta indireta mandou uma direta; como se dissesse para eles:
Vocês estão dizendo que a mulher estava à semana inteira desocupada e justamente no dia se sábado ela vem para ser curada.

E DISSE JESUS: hipócrita, e fingidos: Vocês vivem debaixo de mentira e fingimento, pois dizem que estão disponíveis em socorro estas pessoas se segunda a sexta e no sábado tem guardado exclusivamente para o Senhor, mas quando seu jumentinho e seu boi( fonte de renda), precisam de um socorro, vocês utilizam justamente o dia do Senhor ( o sábado) e fazem hora extra para cuidar e livrar estes seus interesses pessoais).

E Jesus finaliza para vergonha deles: Lucas 13:16 E não devia ser solta desta prisão, no dia de sábado, esta que é filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa? E ficaram com a língua entre os dentes, envergonhados.

ESTE JESUS É MARAVILHOSO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário