segunda-feira, 14 de março de 2016

O BATISMO NAS ÁGUAS

O BATISMO NAS ÁGUAS 


INTRO:
O batismo nas águas é o próximo passo importante nos primeiros princípios da doutrina de Cristo. O batismo nas águas não é apenas uma forma ou uma cerimônia sem sentido, mas uma

experiência definida na vida de um crente néo-testamentário, como nos relatam, não só os evangelhos, senão também os Atos dos Apóstolos e as Epístolas. Hebreus 6:1-2; Atos 2:38-41
Atos 2.38 “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” Romanos 6.3-4 “Ou

não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi

ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida”.
Batismo ou batizar quer dizer “mergulhar, submergir, imergir” Marcos 1:5, João 3:23; Atos 8:36-39. Por definição e uso a palavra quer dizer “meter em água ou debaixo dela de modo a

inteiramente imergir ou submergir”.

I)VOCÊ PODE SER BATIZADO?
QUEM PODE?
TODOS AQUELES QUE CREEM
O batismo destina-se a quem crê (Marcos 16:16; At. 8:36-38). O batismo só deve ser ministrado a quem já alcançou a idade da razão, a consciência de pecado, tenha se convertido a Jesus,

tenha experimentado arrependimento sincero de pecado, tenha crido pela fé em Cristo e tenha certeza de sua salvação. Não tem sentido batizar crianças recém-nascidas. Isto não existe na

Bíblia. A criança ainda não pode crer e crer é um ato de fé. Ninguém pode exercer fé no lugar da criança nem por qualquer outra pessoa. Cada um responde por si diante de Deus (Rom. 14:12).

Em nossa igreja costumamos apresentar a Deus as crianças, orando para que Deus as abençoe e as livre do mal. Isto sempre de acordo com o desejo dos pais. Isto é muito importante pois é

uma tradição bíblica desde o V.T. e era feito sempre pêlos judeus. O próprio Senhor Jesus, com oito dias de nascido, foi levado ao templo, apresentado a Deus (Luc. 2:21-24). Porém, isto

nada tem a ver com o batismo. Se uma criança morrer antes de atingir a consciência de pecado, estará salva, pois viveu só no período da inocência. O batismo não salva nem ajuda a salvar,

nem tão pouco lava os pecados de ninguém, mas é necessário para obedecer a ordenança de Jesus. O batismo é para os já salvos. Seria profanação desta ordenança batizar pessoas não

convertidas e perdidas. No entanto, todo aquele que já se arrependeu e tem certeza do perdão , creu em Cristo pela fé e tem certeza da salvação, sente o desejo incontrolável de selar a sua fé

pelo testemunho público do batismo. Todo salvo deve batizar-se para cumprir e obedecer a ordenança do Senhor Jesus. A Bíblia nos mostra vários exemplos. Todos que criam e eram salvos

eram logo batizados (At. 2:38 e 41; 8:12 e 16; 8:36-38; 9:18; 10:47,48; 16:33; 18:8; 19:5; etc).

II) VOCÊ QUER SER BATIZADO(a)?
POR QUE?
1-PARA SER SALVO?
Efésios 2.8"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus."
O batismo não salva ninguém. Não a poderes milagrosos no batismo,Jesus disse que quem crer (e for batizado por crer) será salvo e quem não crer será condenado; note que ele não disse

"quem não for batizado será condenado", mas sim "quem não crer". O batismo segue a fé que nos leva à salvação, mas ele em si não é um meio de salvação. Que o diga aquele ladrão que foi

crucificado com Cristo e a quem Jesus disse que estaria com ele ainda aquele dia no paraíso (Lucas 23:39 a 43); ele somente creu e nem pôde ser batizado, mas não deixou de ser salvo por

isto. O batismo, portanto, não salva, mas nem por isso deixa de ser importante e necessário; aquele ladrão não tinha condições de passar pelo batismo, mas alguém que crê deve obedecer à

ordenança de Cristo e ser batizado, caso contrário estará em deliberada desobediência a Deus, o que poderá impedir-lhe de entrar para a vida eterna. Podemos dizer que o batismo é parte do

processo de salvação, mas não que ele em si salve; o apóstolo
Pedro escreveu o seguinte acerca do batismo:
“Não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio de Jesus Cristo” (I Pedro 3:21).

2-PARA FAZER PARTE DO CORPO DE CRISTO ?
“Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo“. (Romanos 10.9)
Ser batizado as águas não é o mesmo que ser nascido de novo.O novo nascimento é uma experiência, espiritual, invisível, produzida pelo Espírito Santo em nos, quando nos arrependemos de

nossos pecados e aceitamos Jesus como único e suficiente salvador

3-UM TESTEMUNHO PUBLICO ?
“Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mt 10.32)

A finalidade do batismo é dar testemunho público da minha fé e salvação em Jesus Cristo. Quando eu sou batizado estou declarando que me arrependi dos meus pecados e fui perdoado, cri e

aceitei a Cristo como meu único Salvador e Senhor, que Jesus morreu por mim na cruz do Calvário, que eu aceitei pela fé este sacrifício e que estou salvo, bem como minha vida. Esta é a

finalidade: Sem palavras proclamar de público, e diante da igreja, a transformação e mudança que Jesus realizou em meu interior.
A)-MORTE E RESSURREIÇÃO DE CRISTO
A-1) Quando o candidato ao batismo é mergulhado nas águas, ele esta representando a morte te Jesus
A-2) Quando e trazido de volta a superfície, está representando a ressurreição de Jesus.
B)-FÉ NA RRESSURREIÇÃO
QUANDO O CANDITADO E BATIZADO ELE ESTA DIZENDO:
Eu creio que Jesus morreu pelos meus pecado, mas ao terceiro dia ressuscitou e intercede a direita de Deus ao meu favor
C)-JESUS E DEUS
QUANDO O CANDITADO E BATIZADO ELE ESTA DIZENDO:
Eu creio que Jesus é Deus, pois um homem comum não poderia, ressuscitar por seu próprio poder estando morto por três dias.
D)-O HOMEM É PECADOR
QUANDO O CANDITADO E BATIZADO ELE ESTA DIZENDO:
Eu tenho consciência que sou pecador, e creio que Jesus morreu pelos nossos pecados, pois através da sua morte e salvação fomos perdoados.
Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos.(RM 5.19)
E)-A BIBLIA E A PALAVRA DE DEUS
QUANDO O CANDITADO E BATIZADO ELE ESTA DIZENDO:
Eu creio que A Bíblia Sagrada e a palavra de Deus, e por isso cumpro o que nela está ordenado, me batizando.
Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.(ITM 1.15)
F)-NOVO VIVER
QUANDO O CANDITADO E BATIZADO ELE ESTA DIZENDO:
Eu morri para o mundo, e para todo o seu sistema pecaminoso, e não estou mais sobre o seu domínio, e renasci para uma nova Vida de comunhão com Deus. Servir a Jesus significa

abandonar o velho caminho de trevas e começar a andar pela trilha da luz, algo inteiramente novo, as decisões na Casa de Deus não podem ser mais fruto de emocionalismo vazio ou pressão

circunstancial.
"Eis que tudo se fez novo". II Co 5.17.
G)-ESPERANÇA
QUANDO O CANDITADO E BATIZADO ELE ESTA DIZENDO:
Eu creio que assim como Jesus ressuscitou de entre os mortos, assim também todos aqueles que viveram em comunhão com ele, um dia ressuscitarão para viver nas moradas celestiais

eternamente
Jesus disse: "E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também" (JOÃO 14.3)
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." (1 CO 15.52)
4-ATO DE OBEDIENCIA ?
O BATISMO É UMA EVIDENCIA DE QUE ESTAMOS DISPOSTOS A OBEDECER A DEUS EM TUDO
O batismo deve ser visto como um selo da justiça que vem pela fé, e evidentemente deve seguir a obediência de Deus e a sua palavra, como determinam as palavras finais de Jesus que se

encontram registradas no evangelho de Marcos:
E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado" (Mc. 16:15,16).
Porque ma chamais, Senhor e não fazeis o que eu digo (LC 6.46)

Nenhum comentário:

Postar um comentário