segunda-feira, 14 de março de 2016

A Família Feliz

A Família Feliz 
Texto: Col 3:18 a 21.

Introdução

A diferença entre uma pelada e um jogo de profissionais, é que na pelada ninguém tem posição definida, responsabilidade. No jogo profissional cada jogador desempenha o seu papel para o êxito do time, a felicidade de todos. Também numa linha de produção de um automóvel por exemplo, cada operário faz sua parte, desempenha sua função, tem responsabilidade sobre o produto final. Para que o carro seja bom, faça sucesso e traga felicidade a todos, cada felicidade a todos, cada um tem a sua tarefa a desempenhar. Se um falha todos sofrem, desequilibram-se.

Assim é uma família, ela é um conjunto, um corpo, composto de marido, mulher e normalmente pais e filhos. O que caracteriza uma família feliz? O que fazer para ter uma família equilibrada? Vamos ver o que a Bíblia nos ensina sobre a família feliz.

A família feliz é aquela que:

1) As mulheres submetem-se aos maridos como ao Senhor.
“Vós mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor.”( v. 18)


Esta carta é endereçada a igreja que estava em Colossos., portanto era dirigida a crentes. A sociedade da época era patriarcal, não sendo necessário se ensinar que a mulher era submissa ao marido.

Mas, o final do versículo é bem significativo: “... como convém no Senhor.”

Deus colocou a mulher como companheira e complemento do homem. Nenhuma mulher pode ser feliz senão reconhecendo o marido como o cabeça da família. Se ela remover o termo “obedecer”do casamento estará contrariando a Palavra de Deus ( Gen. 3:16) e se posicionando contra a própria felicidade.

Como convém no Senhor significa que Deus planejou para a mulher ser submissa ao marido. E o que significa submissão? Ter participação na missão do marido fazendo a parte dela. Esta palavra também se traduz como sujeita ao marido. Vivemos uma ênfase feminista em nossos dias, algumas mulheres querem se libertar, de quê? Do seu papel. Este submeter-se é aceitar o papel, função, posição. Não tem haver com superioridade masculina, pois que espiritualmente todos somos iguais perante Deus. Ser submissa também não pode ser confundido com passividade. A esposa tem que estar constantemente trazendo o esposo para o alvo do casamento que é um lar feliz.

Estou pregando a várias senhoras nesta manhã. Sei que algumas têm o lar cristão feliz e outras não. Digo a todas que é impossível um lar cristão sem ser norteado pela Bíblia, e ela está nos ensinando que vocês têm que se enquadrar no plano de Deus para a vida da esposa. Na família feliz a esposa desempenha bem o seu papel. E você está desempenhando? Examinem-se a si mesma agora e responda: Eu tenho me submetido a meu marido conforme a Bíblia manda? Ou será que os conflitos no lar têm acontecido pela não confirmação ao Plano de Deus para mim?

Lembre-se do campo de futebol e o time. Pode ser que o goleiro saia da sua posição, o que acontece? E você se deixar de cumprir a sua missão? Ou na linha de montagem, se colocar, se colocar o pneu debaixo do banco? Não. Você é a esposa, tem que ser esposa, desempenhe o seu papel e estará contribuindo para a felicidade da família.

Porém, não basta só a esposa fazer a sua parte. Há outros papéis também para a sua família ser feliz.

A Família feliz é aquela que:

2) Os maridos amam as suas mulheres tratando –as com carinho.
“Vós, maridos, amai vossas mulheres, e não as trateis asperamente.”( v.19)


Agora o escritor desta carta se volta para o marido. Para o chefe do lar. Para o cabeça da família. Amará a esposa com amor “agapei” é o que a Bíblia ensina. O texto está demonstrando como é importante o mais sublime amor no casamento, pois está lembrando ao homem que ele te que amar a esposa.

O casamento é uma instituição divina, tendo sido Deus o 1° oficiante do enlace matrimonial.

Os ímpios também casam para mostrar os preceitos simples de moral cristão, Paulo escreve aos Colossenses, permeados pela expressão cristã: “no Senhor.”

Se os ímpios casam e vivem felizes em harmonia, quanto mais nós servos de Cristo. Por isso o marido deve amar a sua esposa e conseqüentemente tratá-la com carinho. Não ser áspero, não ser amargurado.

Conheci um senhor casado com uma bela jovem que a tratava muito asperamente. Ele era crente, dizia amá-la, porém não a tratava com carinho. Vivia pedindo oração pela conversão dela. Um dia aquela jovem senhora viajou para Belém. Lá permaneceu e nunca mais voltou; dizia que a sua vida familiar não era feliz. Era muito maltratada.

Se nós amamos alguém, temos demonstrar os frutos. A mansidão, temperança, paciência, estão ligados ao amor. Não adianta você marido dizer amar sua esposa e não tratá-la bem. Particularmente, procuro sempre mostrar meu amor pela Laura através de atos e me avalio sempre para ver se a estou tratando com carinho, sem amargura ou aspereza.

Algumas Bíblias traduzem o vocábulo “pikria” como mau humor. Sua esposa não é culpada pelos problemas do dia-a-dia. Não a use como desabafo, descarrego. Mostre seu amor através de atos e serão felizes.

Este terceiro aspecto da mensagem não se aplica à todos, mas é de suma importância para a sociedade atual.

A família feliz é aquela que:

3) Os filhos obedecem aos pais agradando ao Senhor
“Vós filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao senhor. “(v.12)


Esta terceira orientação bíblica para a família ser feliz, pode ser aplicada aos ouvintes de duas formas, ou vocês são filhos ou já foram e poderão analisar se seguiram estes preceitos bíblicos. Podemos notar que o texto Paulino é bem claro. A obediência dos filhos aos pais agradam ao Senhor. É uma forma de louvar a Deus, de exaltar sua pessoa.

Mas, a palavra “em tudo”precisa ser explicada, como já vimos a carta é endereçada a crentes que pressupõem-se seguem fielmente a vontade de Deus. Se um pai é temente a Deus, um filho pode obedecê-lo em tudo.

Se não é, há vários perigos. Por exemplo, sua autoridade pode fazer os filhos roubarem em seu favor.

Vemos isto na Central do Brasil. Pivetes enviados pelo Pai ou mãe a fazer as piores coisas possíveis.

Mas, infelizmente, do lado de cá, da igreja, há os que usam da autoridade paterna ou materna. Querem ver:<
“Filho, diga que estou viajando se alguém ligar ! “Mas, papai ! Faça o que eu estou mandando.”


O que agrada ao Senhor é a obediência aos pais, quando em primeiro lugar eles obedecem a Deus. A bela passagem bíblica diz: “Mais importa obedecer aos homens que a Deus?” Não. “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.”

A obediência aos pais é disciplinar e não hierárquica. Você deve obedecer seus pais, pois eles querem o melhor para vocês.

O problema alarmante do mundo é a falta de disciplina no lar. É necessário amar e apreciar os pais através da obediência. Interessante, que alguns jovens são ótimos na casa dos outros, mas não na sua. Não seja assim.

Algumas versões colocam agradável ao Senhor como gratos ao Senhor. Ser obediente aos pais é uma forma de agradecer a Deus por tudo que ele tem sido para você. Não imite os filhos do mundo, das novelas, não seja um “rebelde sem causa”, mas um jovem crente temente a Deus e à sua palavra. Que crê que tem um papel fundamental para que a sua família seja feliz. Então a família seja feliz. Então a família que os filhos obedecem aos pais entendem que isto agrada a Deus. Estão contribuindo para sua felicidade. 

A família feliz é aquela que:

4) Os pais tratam os filhos com moderação
“Vos, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados.”( v.21)


Neste último versículo enfocado hoje gostaria que atentássemos para o dever dos pais na família. Mas, não adiantaria na família todos desempenharem os seus papéis se os pais falhassem na criação dos filhos. E é isto que os escritos nos ensinam. Neste conjunto de quatro versículos sobre a família, o último aborda a criação dos filhos. Analisando este texto profundamente, notamos que o que anima os filhos a melhorar é a maneira que os pais os tratam. 

Disciplinar filhos não é castigo físico. É o método pelo qual o homem aprende a diferença fundamental entre o possível e o desejado. Aprendo a diferença entre o certo e errado perante Deus. Controlo os impulsos e paixões. É ensinar a verdade em amor. ( Ef. 4:15)

A criança nervosa é resultado de uma educação errônea. É necessário escolas onde os pais aprendam pedagogia moderna. Fala-se muito em crianças mal-educadas na formação do ser, e os pais mal-educadores, onde ficam nesta história? Um grande problema na família é quando o pai ou só a mão é crente, cresce o crente privado de amor completo e crivado de dúvidas, massacrados por elas.

Deve haver diálogo sempre entre os pais e filhos, mesmo em meio ao conflito de gerações que é normal.

A autoridade deve atuar nos instantes em que houver perigo para a saúde dos filhos e então os pais demonstram que uma das coisas mais importantes em suas vidas é a felicidade dos filhos.

Você que é pai deve entender que seus filhos obedientes na infância, descobrindo a independência, vão exigir liberdade. Se for dependente dos pais poderá ser vulnerável à qualquer pressão maligna e ser facilmente dominado.

Para isso você deve ficar sempre cuidadoso para não dar ordens sempre. Eles podem se tornar em estátuas e quando pensarem por si só, rebelar-se-ão contra você.

Precisamos amar os nossos filhos quando fazem coisas certas e apóia-los nas dificuldades.

Ouvi de uma criança que ao tirar notas boas os pais não ligavam, mas ao tirar notas ruins os pais, preocupados, lhe procuravam para conversar. Como não tinha muita atenção dos pais, passou a só tirar notas baixas para receber carinho. 

Elogie seu filho. Pais vocês são responsáveis pela felicidade na sua família. E se querem ter filhos obedientes lembrem-se: “Uma criança obediente é uma criança feliz. Uma criança feliz é uma criança obediente.” 

Conclusão

Meu querido todos queremos famílias felizes. Ela é a “célula máter”da sociedade. Se ela vai mal, tudo vai mal, se ela vai bem, tudo vai bem. 

No fórum do rio de Janeiro, não há vagas nos próximos três meses para os divórcios consensuais tal é o número de pessoas desejosas de se separarem. Isto demonstra que são famílias infelizes. Poucas são as famílias equilibradas, felizes, corretas perante Deus.

Gostaria de concluir com a história de um casal diante do juiz visando o divórcio de comum acordo, consensual.

O juiz antes de dar o veredicto final pergunta ao menino, filho do casal envolvido, com quem ele queria ficar. O menino olha nos olhos do juiz, nos olhos dos pais, e responde: Com os dois.

Os pais tocados profundamente tomaram a decisão de reconciliar-se, afinal não valia a pena estragar a felicidade do filho por simples desentendimentos. A felicidade da família estava acima de incompatibilidades do casal, que covardemente não queria enfrentar o problema preferindo a felicidade do divórcio.

Creio que esta família passou a ser feliz. As dificuldades do casamento existem. É impossível um relacionamento sem crises.

Você mulher, marido, filhos e pais, observem a palavra de Deus em especial Col. 3:18 a 21 e certamente terão a tão sonhada família feliz na presença de Deus. Melhore sua família e estarão melhorando o mundo. E que Deus, a todos abençoe nesta manhã e grave esta mensagem em nossos corações e mentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário