segunda-feira, 7 de março de 2016

O pecado entre o povo de Deus deve ser tratado como assunto da máxima gravidade.

O pecado entre o povo de Deus deve ser tratado como assunto da máxima gravidade.
Introdução:

O capítulo 7 do livro histórico de Josué trata do assunto citado acima. Acã, da tribo de Judá, quebrou o mandamento do Senhor. Apoderou-se de bens valiosos o que não foi permitido por Deus quando da queda dos muros de Jericó. Assim como uma pequena enfermidade leva à morte, o pecado de Acã o levou ao abismo.•.

1º – UMA BATALHA PERDIDA DE MODO INEXPLICÁVEL.
Espias foram enviados para fazer o levantamento estratégico de como seria a batalha – v 2. O efetivo foi numerado e enviado a guerrear – v 3. O combate contra a cidade de Ai foi um desastre, com baixa de cerca trinta e seis hebreus – Vs 4-5. Josué quis saber o porquê – Vs 6-9. Deus havia feito garantias a Josué – Js 1. 5. Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

2º – DEUS RESPONDEU A JOSUÉ QUE HAVIA ANÁTEMA ENTRE O POVO.: Vs 10-11.
Israel pecou, disse Deus; transgrediu, furtou e mentiu; escondeu objetos na bagagem –. Deus exigiu conserto urgente, sob pena de não mais estar com Israel – VS 12-13. O pecado faz separação entre a pessoa e Deus – Is 59. 2.

3º – O CAUSADOR DO PECADO FOI DESCOBERTO. – v 14.
O Senhor Deus coordenou o processo da descoberta e revelação do transgressor; e sentenciou o culpado à pena de morte – v 15. Por sorte, método antigo de Deus fazer revelações, as tribos e famílias foram reunidas e Acã foi o revelado culpado – vs 17-18.

4º – JOSUÉ EXIGE DE ACÃ CONFISSÃO COMPLETA. – v 19
Declare-me, disse Josué, o que você fez e nada me esconda. Acã admitiu que pecou contra Deus; cobiçou uma capa babilônica, duzentos ciclos de prata e uma cunha de ouro; tomou-os e escondeu em sua tenda – vs 20-21. Hoje, a capa babilônica representa a sensualidade; a prata, a ambição desmedida e a cunha, o orgulho. Males traiçoeiros só vistos e sentidos pelos vigilantes em Cristo Jesus.•.

5° v21. A Babilônia sempre representou na Bíblia os valores destorcidos do mundo. Hoje os valores do mundo têm feito parte da vida de muitos cristãos. O grande desafio nestes nossos dias é não conformar e sim transformar. Todos que estão ao nosso redor sofrem as consequências dos nossos pecados, alguns mais diretamente como nossos filhos, esposa. Outros de forma indireta como a igreja, amigos, sociedade.

6° – MENSAGEIROS BUSCAM OS BENS DO PECADO DE ACÃ. Vs 22-23.
Tudo o que estava escondido foi trazido e apresentado por Josué a Deus - Ai daquele que ajunta em sua casa bens mal adquirido – HC 2. 9.

7° – A MORTE TERRÍVEL DE ACÃ E SUA FAMÍLIA. – Vs 24-26. O salário do pecado é a morte – Rm 6. 23. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor. Acã, sua mulher e filhos, seus bois, jumentos e ovelhas, a tenda e tudo quanto possuía foram trazidos a Josué – v 24. Josué declarou que Acã turbara Israel, agora Deus o turbaria com todos os seus – v 25. Eles foram queimados publicamente após o apedrejamento Conclusão: A lição desse fato estarrecedor deve ser alerta para o crente. Acã dentro da terra prometida, prestes a receber sua herança entre os membros da tribo de Judá, perdeu tudo em razão de fantasias mentirosas.

Conclusão

A confissão, a reparação e o abandono do pecado podem trazer o perdão e a renovação da comunhão – I Jo 1. 9. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. É um fato bíblico que o crente peca Pv 20:9 “Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado”? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário