segunda-feira, 14 de março de 2016

Há um só Batismo

Há um só Batismo

Pensamento: Por falta de conhecimento da revelação da Graça de Deus, o povo evangélico está agarrado a rudimentos, de obras mortas, que tem impedido a Igreja de progredir espiritualmente. Um desses rudimentos é o batismo nas águas, a Bíblia afirma de uma forma muito clara que há um só Batismo, e esse batismo é o batismo com o Espírito Santo, e por desconhecer essa verdade, a Igreja pratica dois batismos. Esse estudo irá iluminar os olhos de todos os eleitos de Deus, que com humildade, irão conferir cada texto, cada passagem desse estudo feito com tremor e temor ao Senhor.

Vejamos a origem do batismo na águas:

Mateus 21:25 - Eles discutiam sobre o batismo de João e a sua origem e autoridade.

Marcos 1:4 - apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados. Marcos 1:5 - Saíam a ter com ele toda a província da judéia e todos habitantes de Jerusalém; e, confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio jordão.

Observe que João pregava batismo de arrependimento para remissão de pecados. As pessoas confessavam os seus pecados a ele e eram batizadas no rio jordão.

Lucas 7:29 - Todo o povo que ouviu até os publicanos reconheceram a justiça de Deus, tendo sido batizados com o batismo de João. Lucas 7:30 - mas os fariseus e os intérpretes da Lei rejeitaram, quando a si mesmos, o desígnio de DEUS, não tendo sido batizados por ele.

Mateus 3:11 Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Analisando o texto de Mateus ( 3:11 )

1 - João batiza com água para arrependimento de pecados;
2 - É possivel observar através da expressão “mas aquele que vem depois de mim” que o batismo de João era apenas provisório.
3 - O batismo nas águas era sombra do batismo com o Espírito Santo.
4 - O batismo com o Espírito Santo seria superior ao batismo nas águas.( João 1:31 ) Eu mesmo não o conhecia, mas, a fim de que ele fosse manifestado a Israel, vim por isso, batizando com água. Ai está o objetivo de João vir batizando em água, manifestar Jesus a Israel.

O batismo de Jesus:

Mateus 3:13-17 É possivel observar nesse texto, que João não queria batizar Jesus, nas águas. Ele disse “Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim” ? Note bem meu caro leitor, que João batista não queria batizar Jesus, ele é que devia ser batizado por Cristo, João sabia que Jesus é o que batizaria com o Espírito Santo. Mas Jesus disse, João deixa por enquanto, porque, assim nos convém cumprir toda justiça, esta expressão cumprir toda a justiça, significa cumprir todas as ordenanças impostas pela lei. E ai João batizou Jesus.

É importante salientar que:

1 - Jesus não se batizou nas águas para dar exemplo, como afirmam alguns, ele deixou João o batizar para cumprir a lei, pois Jesus na carne era Judeu, e como judeu tinha que cumprir as ordenanças impostas pela lei de Moisés. O apóstolo Paulo falou muito bem sobre isso.

Romanos 9:5 - deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo sempre. Amém

Gálatas 4:4 - vindo, porém, a plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho nascido de mulher, nascido sob a lei. Gálatas 4:5 - para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.

Cristo se batizou nas águas para cumprir a lei, e as suas exigências, e não como afirmam alguns para dá exemplo. Jesus na carne era judeu, e sendo judeu estava sujeito as ordenanças impostas pela Lei, como todo judeu, e ele cumpriu a lei. Paulo disse aos Romanos 10:4 O fim da lei é Cristo, ou seja em Cristo a lei teve, todo o seu cumprimento, nós estamos livres das exigências, e condenação impostas pelo não cumprimento da lei, Cristo cumpriu a lei por nós.

O Texto de Hebreus mostra-nos com muita clareza que o batismo nas águas era um rudimento judaico, obras mortas. Hebreus 6:1 - Por isso, pondo de parte os principios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus, Hebreus 6:2 - o ensino de batismo e da imposição de maõs, da ressurreição dos mortos e do juizo eterno. O ensino bíblico diz, que devemos colocar de lado, por de parte os principios elementares da doutrina do Cristo nos dias da sua carne, e não lançar de novo, ou seja outra vez, a base do arrependimento de obras mortas, como por exemplo o ensino de batismo.

Aqui temos uma prova concreta de que o batismo nas águas que era para arrependimento de pecados, era apenas provisório. Quando Cristo morreu e ressucitou dentre os mortos, subiu aos céus e derramou o seu santo Espírito Sobre os seus escolhidos, assim como nos dias de hoje o Espírito Santo ainda continua sendo derramado sobre a vida daqueles que ouvem e creêm na palavra de Deus. teve inicio um só batismo.

O apóstolo Paulo, o homem escolhido por Deus para receber o a revelação da graça de Deus, o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo, batizou cristãos nas águas assim como ele também fora batizado por Ananias. Mais quando ele recebe a revelação do SENHOR JESUS CRISTO, ele diz aos Corintios. Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho. ( 1 Corintios 1:17 ).

Agora vejamos a declaração bíblica de que existe Um Só Batismo. ( Efésios 4:5 ).

Se alguém afirmar que esse um só batismo, é o batismo nas águas, acabou de cancelar o batismo com o Espírito Santo. Se esse um só batismo, diz respeito ao batismo com o Espírito Santo, então nenhuma igreja nos dias de hoje possui autorização bíblica para está ministrando batismo nas águas. Vejamos o que nos mostra as escrituras sobre esse um só batismo;

1 Corintios 12:13 - Pois, em só Espírito, todos nós fomos batizados em um só corpo, quer Judeus, quer Gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.

O texto é muito claro, todo crente em Jesus, não será batizado com o Espírito Santo, ele já foi batizado. O termo “fomos”, diz respeito a um fato já ocorrido no passado, e não no presente. Agora ele diz em só corpo todos fomos batizados. Claro e evidente que o autor está falando do corpo de Cristo. Vejamos o que Paulo escreve aos Romanos sobre esse batismo no corpo.

Romanos 6:3 - Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Romanos 6:4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Observação: Fomos sepultados com Cristo na sua morte, quando o Espírito Santo veio sobre nós o nosso velho homem foi sepultado. É por isso que a bíblia afirma no novo testamento “ E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. (2 Corintios 5:17 )

Gálatas 3:27 - Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes João disse, Ele é quem vos batizará com o Espírito Santo.

Por falta de conhecimento da revelação da graça de Deus, algumas passagens bíblicas tem sido muito mau interpretadas pelo povo do Senhor. São passagens onde a bíblia usa a palavra água. Para alguns essa água logo teria haver com batismos em água. Veremos a luz da palavra de Deus, que isso não é verdade.

Ezequiel 36:25 Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Para muitas pessoas essa água aqui tem haver com o batismo nas águas. Mas essa afirmação não possui respaldo bíblico. Aqui nós temos uma alusão ao derramamento do Espírito Santo pelo poder da palavra de DEUS. Água aqui diz respeito a palavra de Deus. Podemos ver isso nos textos abaixo;

João 15:3 - Vós estais limpos pela palavra que vos tenho falado; Então a palavra de Deus limpa, purifica como água.

João 17:17 - Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. A palavra santifica quando é ouvida e praticada.

Romanos 10:17 - E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. A fé para crê em Jesus, vem apartir do momento que a pessoa ouve e crê no evangelho.

Efésios 1:13 - em quem também vós depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele crido, fostes selados com o Espírito da promessa;

Gálatas 3:2 - Quero apenas saber isto de vós: recebeste o Espírito pelas obras da lei ou, pela pregação da fé?

Gálatas 3:5 - Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

Observe que até o Espírito Santo é derramado sobre um predestinado quando ele ouve e crê no evangelho de poder, na pregação da fé.

Efésios 5:26 - para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra. “ A igreja está sendo lavada, purifcada pela palavra de Deus, pelo evangelho da graça de Deus, essa água diz respeito a palavra de DEUS, e não ao batismo nas águas.

Tito 3:3-6 - O texto diz que todo crente foi salvo mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo. Portanto a obra de lavagem no cristão é feita pelo Espírito Santo quando esse ouve a palavra de DEUS, e crê. O batismo nas águas não transforma ninguém, não regenera, não renova, e não santifca. Ele foi temporário, era um rudimento judaico, nunca foi para essa nova aliança. O batismo da nova aliança, do novo pacto de melhores e superiores promessas é o batismo com o Espírito Santo.

Conclusão: A Igreja precisa retirar de dentro dela os rudimentos judaicos, como batismos em água, jejuns, vigilias, abluções, sacrificios, apresentação de crianças, tudo isto são rudimentos de obras mortas, tudo isto já foi cumprido pelo Cristo nos dias da sua carne. Estamos debaixo de uma nova aliança, de melhores e superiores promessas que é a graça de Deus. Somos Gentios e não Judeus, nada temos haver com o judaismo.

Um comentário: