segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Tempestades espirituais

Tempestades espirituais 


Texto:
Salmos 55:8
8. Apressar-me-ia a escapar da fúria do vento e da tempestade.

    Introdução

        Nesta mensagem gostaria de mostrar a todos, coisa ocultas aos olhos, mas revelada aos filhos, pois a palavra de Deus nos informa que as grandes coisas foram reveladas aos pequeninos, e nós somos os pequeninos que hoje iremos desfrutar da revelação ocultas de Jeová.

        Pois neste versículo observei algo sobrenatural nas palavras do salmista, onde ele nos fala que iria se apressar para fugir da fúria da tempestade e observando a sabedoria deste tão abnegado servo de Deus vemos que ele descobriu algo, e instruído pelo Espírito Santo registrou suas palavras para que ficasse no Livro dos livros para que hoje eu e você nos alimentássemos dela.

        E muito interessante falarmos desse assunto, uma vez que todos nós passamos por momentos tempestades. Salomão disse: lembra-te do teu criador nos dias de tua mocidade, antes que venham os maus dias (Ec 12:1), ainda o apóstolo Paulo nos orienta a revestirmos de toda armadura de Deus para que possamos estar preparados para o dia mau (Ef 6:12). E que dia mau é este que a palavra de Deus tanto nos orienta a estarmos preparados? Como podemos perceber a chegas de uma tempestade? Ou como identificar uma tempestade?

        Essas perguntas têm respostas, pois todas as perguntas têm respostas, e todas as respostas estão na palavra de Deus. A Bíblia sempre foi e sempre será a boca de Deus para o homem.

        Quando vi o salmista se apressar para fugir da tempestade, também pedi para Jeová me ajudar a fugir dessas tão temíveis tempestades, que vão se formando se ajuntando e vai se aproximando de nossas famílias, nossos filhos, nossas casas, e depois que passam deixam um rastro de destruição, nos fazendo ter muito trabalho para reconstruir o que foi destruído, limpando a sujeira que ficou para trás.

        Gostaria que os amados irmãos meditassem no que Jeová me disse quando com muita curiosidade lhe perguntei o que realmente teria feito o salmista se apressar em fugir ao avistar a fúria tempestade? Senta e chora irmão!

ü   Como se forma uma tempestade?

        Embora as tempestades ocorram numa escala menor que os ciclones de latitudes médias e furacões, elas podem ser muito perigosas. Estas tempestades podem produzir chuvas pesadas e enchentes repentinas, granizo, relâmpagos, ventos destruidores. Cada ano, em diversas partes do mundo, milhões de dólares em propriedades são destruídos e centenas de pessoas perdem suas vidas como um resultado das tempestades. A indústria da aviação é especialmente preocupada com a previsão das tempestades, uma vez que essas são perigosas aos aviões. O previsor precisa identificar as regiões onde as tempestades terão maior probabilidade de ocorrer, apontar a localização exata onde são formadas, e avisar as pessoas na área para tomarem medidas de precaução. Isto é especialmente desafiador uma vez que as tempestades são freqüentemente muito pequenas e se desenvolvem rapidamente. Para fazer uma previsão de tempestade mais acurada, os meteorologistas usam uma ampla variedade de dados incluindo radar, imagens de satélite, estações de superfície e altitude e para monitorar o desenvolvimento de tempo da tempestade. Quando usados coletivamente, estes dados podem ajudar aos previsores a fazer previsões mais apuradas. O aquecimento diferencial da superfície da terra é o mecanismo dominante para o disparo do processo de formação das tempestades. Conforme as áreas da terra são aquecidas as diferentes taxas, o fluxo de baixos-níveis cria zonas de convergência. É ao longo destas zonas que as tempestades tendem a se desenvolver.

        Misericórdia irmão! Aqui podemos notar a sabedoria dos servos de Deus, pois observamos que a tempestade se forma em uma zona de divergência, e é a mais pura verdade, e não bastasse aprendemos que aquele que deve identificar uma tempestade deve observar seus instrumentos, e verdadeiramente Deus nos deu instrumentos para identificarmos uma tempestade, A PALAVRA SAGRADA!

        Assim se formam as tempestades, que deixam a destruição por onde passam, mas uma chuva sozinha não trás perigos ainda que as águas venham em maior quantidade, o que transforma a chuva em tempestade é o VENTO, é ele que faz a água virar granizo, joga árvores em cima de casas, destrói vidas.

ü    O vento destruidor

        O vento pode ser considerado como o ar em movimento. Resulta do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas e é influenciado por efeitos locais da região.

        Amados irmãos, o que realmente faz o estrago é o bendito vento, pois a chuva sozinha nem mesmo causa medo, mas junta com o vento é de arrepiar, pois até o movimento das nuvens fica estarrecedor, é o vento que arranca árvores que levaram anos para crescerem, é o vento que deixa a sujeira pelas ruas, e notamos que vento é o deslocamento de massas de ar.

        E pensando nisso me recordo que a Bíblia diz que o diabo é o príncipe das potestades do ar (Ef 2:2) e sendo assim ele, o cão, o chifrudo, o coisa ruim, ele sabe como e de que maneira poderá nos atingir.

        Muitos crentes brincam de serem crentes, mas se esquecem que o diabo não brinca de ser diabo, ele sempre virá com força total para destruir nossas vidas, por isso se fortaleça na palavra do Senhor, aprenda com esta mensagem, pois existem duas tempestades que podem te assolar, conheça agora quais.

ü    A tempestade de satanás

Mateus 8:23 a 28
        Esta passagem nos mostra uma investida do príncipe da potestade do ar. Aqui ele vem com sua sutileza e esperteza, pois nós não devemos subestimar o inimigo, e seus ardis (II Co 2:10 e 11), como já disse, ele não está brincando.

        Chamo esta tempestade de a tempestade de satanás, por ter analisado e observando o relato do Doutor Lucas é que cheguei a esta conclusão, vejamos:

        Jesus entra no barco com seus discípulos que eram outrora pescadores e que pescavam justamente no Lago de Tiberíades, também conhecido como mar da Galiléia, e diz para ele “passemos para o outro lado”. Essa era a missão, assim como em nossas vidas, passar para o outro lado do mar sem sofrer avarias, o que muitas vezes é difícil. Então Jesus vai dormir, naquela hora começa a se formar uma tempestade, mas Pedro olha para João e diz que será uma pequena tempestade, os minutos vão se passando e as nuvens vão ficando mais escuras, e um forte vento começa a soprar, agora Felipe olha para Tiago com cara de assustado e diz que aquela tempestade será uma grande tempestade, mas como eles eram velhos marinheiros chegariam do outro lado inteiros. Engano deles, não era uma tempestade comum, pois aquela veio para matá-los, impedi-los de chegar do outro lado, era uma investida do inimigo e nenhum marinheiro ainda que dos mais experientes conseguiria vencer a tempestade de satanás.

        Neste momento no fundo do barco o Senhor Jesus está dormindo um profundo sono, e eu te pergunto, por que? Sabe o que Jeová me disse? Segura aí. Ele me disse: “filho, muitas vezes as pessoas são abatidas por uma tempestade, por deixarem Jesus dormir, não conversam com meu filho, o deixam sozinho, e o diabo que não é bobo, se aproveita da falta de sabedoria do homem e ataca com força”.

        É verdade, quantas vezes confiamos em nossas próprias forças tentando vencer as tempestades e acabamos por levar a pique o nosso barco e muitas vezes sacrificando pessoas de nossas famílias. Não deixe Jesus sozinho, fale com Ele todo o tempo, pois a bem da verdade Ele nunca gostou de ficar sozinho. Não tente fazer como os discípulos, achando que suas habilidades podem te ajudar, pois quando a bíblia diz (Jr 17:5) “maldito o homem que confia no próprio homem e faz da carne o seu braço” “ela está dizendo maldito sou eu quando confio em mim mesmo”.

        Esta é a investida que o coisa ruim prepara para aqueles que desprezam a presença do Senhor Jesus em suas vidas. Notem que mesmo usando suas experiências e habilidades aqueles marinheiros não conseguiram vencer aquela tempestade, uma tempestade que eles nunca viram, era a tempestade de satanás. Então agora eles se lembram de alguém que está no fundo do barco dormindo, não por que quisesse, mas por que foi desprezado. Então aqueles homens correm para Ele, e dizem mestre não te importa que perecemos. Idiotas não sabem eles que barco que Jesus está, ainda que dormindo não afunda? Você não vai afundar crente!Jesus não abandonou seu barco, clame a Ele.
        Naquele momento Jesus se levanta e diz: ”há, se lembraram de mim?”

        E se dirigi para a tempestade e a ordena que cesse, ficando sues discípulos maravilhados com tamanha autoridade.

        Em meio à tempestade conte com a providência do Senhor Jesus, Ele está em seu barco, Ele não deixará que você vá a pique. O diabo pode até tentar, mas se você despertar ao Leão da Tribo de Judá, ele terá que fugir.

ü    A tempestade da desobediência

Jonas 1:1 a 4
        Esta tempestade é de arrepiar os cabelos, que coisa mais profunda é a palavra de Deus, pois eu pude ver na vida de Jonas que este servo fujão teve uma experiência que nós devemos observar e aprendermos para crescermos.

        Jonas recebe uma ordem de Jeová para levar uma mensagem a uma cidade chamada Nínive, e embora um profeta mostra seu lado homem, pois os Ninivitas eram inimigos dos Judeus (racismo) os Ninivitas não adoravam a Jeová (racismo). Então o profeta Jonas contrariado resolve fugir de sua missão indo para um lugar oposto aquele que Jeová tinha ordenado e resolve fugir para Tarsís, e fugindo de suas obrigações ele entra em um barco (leia minhas mensagens três dias com Jonas na barriga do peixe e As Sete Perguntas a Jonas).

        Então o barco começa a sair e no meio da viagem algo começa a acontecer. Primeiro Jonas vai para o porão do Navio e dorme, e enquanto isso em cima os marinheiros observam uma tempestade se formando, nuvens carregadas adiante e mesmo se quisesses fugir da tempestade ela vinha para a direção deles. Novamente os experientes marinheiros lutam contra a tempestade, mas tudo em vão, pois não conseguem vencer, e a bíblia diz que eles tiveram medo (Jn 1:5), pois era uma grande tempestade. E vendo que o barco ia a pique começam a lançar fora muitos objetos, neste momento Jonas acorda, pois o peso da desobediência fez seu sono ficar pesado, e acordando ele vê a desgraça, e lançaram sorte, para ver se achavam algum culpado e adivinha em quem caiu a sorte, lógico Jonas.

        Agora a coisa ficou preta. Jonas pede para que o jogassem no mar, pois ele era a causa de tudo. Que covardia, pois às vezes temos que nós mesmos tomarmos atitudes, e não mandarmos que outros façam por nós, pois agora o profeta se mostra covarde e ao invés de pular no mar ele pede que o joguem, e assim fizeram, jogaram ele na água, e um grande, não um pequeno, mas um grande peixe o engoliu, mas esta é uma outra mensagem.

        Esta é a tempestade da desobediência, que assola as nossas vidas quando queremos fazer o contrário da vontade de Deus, fugindo daquilo que nos é confiado, fique você sabendo que a desobediência trás grande tempestade. Não saia da presença de Deus, não fuja de suas obrigações, não seja mesquinho, racista, e preconceituoso, pregue na favela a mesma mensagem que você pregaria em um congresso de cinco mil pessoas.

        Note que somente dentro do peixe quando Jonas resolve voltar e pagar o seu voto, ou seja, ser e fazer aquilo que um profeta é e faz, o qual ele tinha votado que seria e faria, então a tempestade acabou, e Jonas voltou para o lugar de onde nunca deveria ter saído, da presença de Deus, o livro de Jonas não é uma fábula, é um fato real, assim como toda a bíblia.

        E também sua vida não é uma fábula, é umEVENTO real que pode ser mudado quando você começar a obedecer à voz de Deus e a fazer o que agrada ao coração de Deus. Fuja desta tempestade acerte seus passos.

        Não seja um servo fujão, pois isto lhe trará uma tempestade para sua vida, e tenha certeza você não irá gostar, e a tempestade da desobediência só cessa quando há o arrependimento.

        Jeová é um Deus justo, Ele só poderá agir em sua vida a partir do momento em que você voltar para o lugar onde caíste, lembra (Ap 2:5)

ü    Conclusão

        Talvez neste momento você conheça alguém que esteja vivendo uma dessas tempestades, e necessite de ajuda, leve a boa e salvadora palavra de Deus para ela. Sabe por que eu disse isso? Por que sempre apontamos para os outros e não olhamos para nossas vidas.

        Veja, a tempestade do diabo naquele momento em que os discípulos atravessavam o Lago de Tiberíades era tão somente para que eles não chegassem do outro lado, pois se você continuar lendo o capítulo verá que ao chegarem do outro lado o Senhor Jesus cura um jovem endemoniado, o libertando de muitos demônios.

        Veja que a tempestade da desobediência veio para levar Jonas de volta para Nínive e com a mensagem de Deus eles se arrependessem e reconhecessem que Jeová é Deus. Então meu querido irmão não importa qual tempestade você esteja passando, saiba que ela só veio anunciar sua bênção.

        Eu sempre digo que não há benção sem luta, pois o cão vê quando os anjos do Senhor se movimentam para trazer suas bênçãos então ele se antecipa tentando te tirar do lugar da benção e o lugar da benção é o centro da vontade do todo poderoso JEOVÁ (Sl 40:8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário