segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Paciência Até a Volta de Cristo

Paciência Até a Volta de Cristo 

Tg 5.7-11

Intr.
O apostolo Tiago agora vai nos trazer uma lição que muitas vezes nós não queremos aprender. A lição hoje é sobre a paciência. O salmista diz: “esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor... Sl 40.1; mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos... Rm 8.25; Abraão esperou com paciência, e alcançou a promessa... Hb 6.15; deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta...Hb 12:1”.
Então, irmãos esperem no Senhor e na força do seu poder e Ele nos será por abrigo e refugio.

1    Até quando devemos Ser Pacientes?

Não há um limite para que se espere, ou seja, séculos, anos, dias ou horas, haja vista que não se sabe quando Cristo voltará, mas o aviso para nós é que fiquemos de prontidão. Em tempos de crise, precisamos nos desprender das coisas que nos cercam para uma mais profunda comunhão com Deus. A lição aqui é de perseverança, coragem, confiança, prontidão e contrição diante do mais improvável das dificuldades que enfrentamos. Em seu tempo, os profetas com confiança esperaram a resposta de Deus, e nós em nosso tempo, devemos está sempre prontos para servir ao Senhor esperando confiantemente Nele.

a)    Jo 7.2 – nos dar um exemplo do jornaleiro, ou trabalhador:
•    Capacitar-se
•    Arranjar emprego
•    Trabalhar
•    Perseverar
•    Esperar: remuneração – reconhecimento – promoção – crescimento.

b)    Gn 8.10 – Noé esperou com paciência o tempo certo para sair da arca – houve um sinal da hora certa – a pomba não voltou mais – há muitos sinais da volta de Cristo, esperemos com paciência no Senhor.


2    O Exemplo do Lavrador:

a)    Desmata a roça – preparação do terreno(humildade para aprender a esperar)
b)    Queima o mato morto – o mato morto e seco são os excessos, demasias sobrepesos. (pecados, reservas, orgulhos, presunções, autoconfiança, status...)
c)    Limpar o terreno encoivará – arvores inúteis, galhos e outros indesejáveis. (moldar a vida segundo o gosto do nosso dono e Senhor – o pecador é escravo do pecado – nós somos servos do Senhor para fazer a vontade Dele.
d)    Escolher a Semente – não pode ser qualquer semente – grãos classificados – segundo o que se espera colher.
e)    Plantar a semente – ferir a terra abrindo covas – abrir mãos de muitas coisas para se ter no coração o palavra de Deus – a boa semente.
f)    Manter a roça limpa – santificação e purificação – trabalhar o nosso querer, intenções, aspirações, motivações e vontades.
g)    Esperar o fruto chegar – dependendo do semente pode ser: lenta, mais ou menos ou rápida para nascer. Um coração mal é muito mais fácil de se ter do que um coração onde habite o Deus eterno.
h)    Colher os Frutos – para semear e cuidar exige muitas vezes de nós o choro das marcas de Cristo, mas quando colhermos os nossos frutos na eternidade será de alegria e muita satisfação.

3    O Sofrimento dos Profetas;

a)    Sedes pacientes, fortalecei o coração – a vinda do Senhor está próxima
b)    Nenhum crente deve perder a paciência diante das adversidades
c)    O fato de Cristo voltar deve nos motivar, aos que tem fé e o espera, a ter um coração firme, pois o Senhor não mente.

4    Evitar as tenções:

a)    As adversidades são responsáveis pelas tenções entre nós
b)    Todo crente deve saber disso: momentos de adversidade sempre vamos ter(no mundo tereis aflição...). se sabemos que as aflições trazem as adversidades e esta trás as tenções que geram os conflitos, que criam obstáculos para a fé, sabemos então que está fé precisa ser provada por esta fornalha das aflições para ser aperfeiçoada.
c)    Todo crente precisa desenvolver o fruto do Espírito: Gl 5.22 - e o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

5    O que produzem as tenções em nosso meio:

a)    Contendas de palavra – troca de palavras, falatórios vãos
b)    Disputas de interesses pessoais e ciúmes...
c)    Queixumes e emulações – buscar com rivalidade fazer sempre melhor que os outros. Devemos fazer o nosso melhor, sem emulações.
d)    Em tempos de adversidades o melhor é manter-se em humildade e paciência no Senhor.

6    Profetas - Os Melhores exemplos de paciência e Sofrimento:

7    Conclusão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário