segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

O Evangelho da Conveniência X O Evangelho Segundo Jesus Cristo

O Evangelho da Conveniência
                       X
O Evangelho Segundo Jesus Cristo 

Lucas 14.15-24
Introdução:
Meus queridos e amados irmãos, essa semana eu assisti um sermão por um pastor Angolano que me chamou muito a atenção.
E eu pude ao assisti-lo confirmar a minha suspeita.
A suspeita é a seguinte: “Por que muitas pessoas ao se “converterem” se tornam pessoas piores do que antes?”.
A resposta é bem simples: Elas se converteram ao Evangelho da Conveniência e não ao Evangelho de Jesus Cristo, O Evangelho da Conveniência é o mesmo evangelho Antropocêntrico.
O Evangelho Antropocêntrico é o evangelho que coloca o homem no centro do universo e Deus ao seu redor.
O homem é um pobre coitado, vitimado pelo pecado e agora Deus tem a terrível obrigação de salvar o homem e fazer de tudo para que ele entenda que a culpa do seu sofrimento não é de Deus e sim do diabo, e que o homem não deve ficar mais bravinho com Deus, porque Deus o ama e está pedindo gentilmente para entrar em seu coração.
Deus não está nos fazendo um favor, Deus está nos concedendo graciosamente à oportunidade de servi-lo e adorá-lo na beleza da sua santidade.
Eu gostei muito do que o pastor Angolano disse: “Se você pastor não tem coragem de pregar as verdades do evangelho, deixe o púlpito e vá fazer outra coisa”.
É por isso que muitas pessoas ficam piores do que antes de frequentarem uma igreja, pois na verdade estão frequentando apenas uma denominação e não uma igreja.
- Uma igreja viva busca a salvação do pecador e a perseverança dos santos.
- Uma igreja viva busca agradar somente á Deus e nunca o homem.
- Uma igreja viva busca a glória de Deus e nunca a glória dos homens.
- Uma igreja viva busca ser vista por Deus e nunca pelos homens.
- Uma igreja viva prega o Evangelho Segundo Jesus Cristo e nunca o Evangelho Antropocêntrico dos homens, que é o Evangelho da Conveniência.
- Evangelho da Conveniência versus Evangelho Segundo Jesus Cristo. Quem vai ganhar essa guerra? Você sabe? Eu sei.
1. O que está acontecendo aqui nesta cena?
Jesus está totalmente envolto em um contexto de conveniência humana, farisaica e hipócrita.
- Primeiro Jesus cura um homem em dia de Sábado, ele pergunta aos fariseus o que eles achavam disso, e eles não responderam. Conveniência. Vs 3-6
- Jesus fala sobre os primeiros lugares a fim de serem vistos pelos homens. Conveniência. Vs 7-11
- Jesus fala sobre convidar pessoas que podem lhe retribuir o favor. Conveniência. Vs 12-14
- Seguindo o mesmo pensamento Jesus fala sobre amaneira de servir a Deus de forma conveniente. Vs 15-24
- E Jesus encerra falando sobre a parábola da renúncia, pois o Evangelho Segundo Jesus Cristo não oferece nenhuma conveniência.
- Jesus fala sobre não amar o pai, a mãe, os filhos e o cônjuge mais do que a Deus, pois o ESJ não oferece abertura para conveniências no relacionamento com Deus.
- Jesus fala sobre levar a cruz, pois o ESJ não concede nenhuma conveniência na caminhada.
- Jesus fala para fazer os cálculos antes de segui-lo, pois o ESJ não oferece conveniência para não continuar o que se começou.
- Jesus fala de renunciar tudo, pois o ESJ não dá abertura para nenhuma conveniência humana que queira usar como
desculpas diante de Deus.
- Jesus termina dizendo que tudo isso significa ser sal no mundo, e ser sal no mundo não nos traz nenhum conveniência, mas apenas perseguição.
2. O Evangelho da Conveniência.
Como ele funciona?
Você ficará surpreso ao perceber que são as ocupações lícitas da vida que nos afastam de Deus e não apenas as coisas pecaminosas. São as ocupações lícitas, porém usadas de formas ilícitas que produz em nós esse discernimento errado que servir á Deus é servir apenas quando me é conveniente, quando tudo vai bem, quando eu não tenho nenhum aborrecimento, quando eu não tenho nenhum contratempo, quando eu não tenho nenhuma dor e assim por diante.
Como o próprio nome já diz: Conveniência, essa palavra significa, facilitar as coisas, conforto, bem estar, descomplicar, útil, vantajoso.
Porém a conveniência é estabelecida em cima da ética humana, uma ética decente, que tem compostura e pudor.
- Ou seja: Eu quero, eu posso e eu devo.
- Quando a conveniência é usada de forma errada invertemos a ética humana. Eu quero, eu posso, mas eu não devo.
3. O desenrolar do sermão. Vs 1-14.
Quando um fariseu ouviu Jesus falar sobre essas coisas de que falamos, tal fariseu disse: “Bem aventurado aquele que comer pão no reino de Deus”. Falou por conveniência.
Jesus, porém lhe disse. Jesus estava considerando as palavras daquele fariseu, Jesus estava usando as palavras daquele doutor da lei para dizer a eles uma lição simples.
É muito fácil falar, difícil é viver o que se fala.
Leiamos o texto.
- Certo homem. Deus vs 16
- Começaram a dar desculpas. Síndrome de Adão. Vs 18
- Comprei um terreno. Ocupação lícita. Vs 18
- Comprei uma junta de bois. Ocupação lícita. Vs 19
- Ainda outro me casei. Ocupação lícita. Vs 20.
- O dono da casa se indignou. Vs 21
- O evangelho é para todo tipo de pessoa. Vs 21-23
- Nenhum dos convidados provará do banquete. Nenhum conveniente, pois Deus não aceita a conveniência dos homens.
- O Evangelho de Mateus no capítulo 22 quando cita esta parábola, ele se refere a um homem que se encontrava no banquete, mas não tinha vestes nupciais e fora lançado nas trevas exteriores, ele estava falando a mesma coisa que Lucas, Deus não aceita as conveniências do homem.
3. Jesus suportou tantas inconveniências por amor de nós.
Se Jesus suportou toda inconveniência de vir ao mundo, como podemos presumir que podemos servir á Deus em nossas conveniências?
Como podemos pensar assim, como podemos agir assim, como podemos nos enganar assim, como podemos viver assim.
A questão é que não podemos, quando vivemos dessa maneira conveniente, quando servimos á Deus de forma conveniente, estamos enganando a nós mesmos e não estamos servindo á Deus, estamos servindo o nosso próprio ventre.
- Não foi conveniência para Jesus deixar o céu.
- Não foi conveniente para Jesus deixar a sua glória.
- Não foi conveniente para Jesus trocar a honra dos anjos pelas desonras dos homens.
- Não foi conveniente para Jesus trocar seu trono pela cruz.
- Não foi conveniente para Jesus trocar seu manto de glória pelas chibatadas dos soldados romanos.
- Não foi conveniente para Jesus deixar de viver com Deus para viver com homens pecadores.
- Não foi conveniente para Jesus trocar a atmosfera santa por um mundo totalmente caído.
- Não foi conveniente para Jesus humilhar-se a si mesmo.
- Não foi conveniente para Jesus assumir a forma de homem e deixar a forma divina de lado.
- Não foi conveniente para Jesus ser reconhecido na forma humana, e não ser reconhecido como Deus.
- Não foi conveniente para Jesus não ser igual á Deus para ser igual aos homens.
- Não foi conveniente para Jesus ser obediente até a morte e morte de cruz.
- Não foi conveniente, simplesmente não havia conveniência alguma, conveniência nenhuma.
- Não foi conveniência foi simplesmente amor.
- Pensemos e repensemos amados irmãos, como anda a nossa consciência acerca do Evangelho Segundo Jesus Cristo.
- Pensemos e repensemos amados irmãos se estamos vivendo Segundo o Evangelho da Conveniência ou Segundo o Evangelho de Jesus Cristo o Nosso Senhor.
- Pensemos e repensemos amados irmãos se estamos servindo á Deus pela conveniência ou por convicção de fé, fruto de um coração regenerado, coração transformado, coração que é ensinado por Jesus.
- E como fruto desse novo coração eu declaro a paz de Cristo, te abençoo meu irmão, preciosa é a nossa comunhão.
- Pesemos e repensemos amados irmãos.
- Evangelho da Conveniência versus Evangelho Segundo Jesus Cristo, quem vencerá essa guerra.
Eu sei. Você sabe?
- Oremos para que Deus nos livre de viver um Evangelho de Conveniências humanas, e vivamos o Evangelho Segundo Jesus Cristo que é o Evangelho da Glória de Deus em Cristo Jesus o nosso Senhor. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário