quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Conhecendo Deus na Bíblia

Conhecendo Deus na Bíblia

INTRODUÇÃO

Conhecendo Deus na Bíblia, significa conhecer a Bíblia, seu autor, quem Ele é como Ele é, e discernir suas manifestações pela Bíblia. I - O QUE É CONHECER?

É mergulhar a memória é inteligência, nas páginas da Bíblia, para sabermos ou adquirimos os conhecimentos que ela nos que transmitir.

1 – EVIDÊNCIA DO CONHECIMENTO – entre outras, podemos destacar algumas traves da vida de casal que passa por três fases.

(A) Encantamento – está na primeira vista viu e achou bonito (a), e se encantou desde então a namorar.
(B) Descobrimento – depois de alguns dias ou meses noivam por que ambos descobriram algo que levam ao casamento, descobriu-se ser a pessoa ideal etc.
(C) Conhecimento – estar à segurança do casal, depois de longo período de convivência e terem descobrindo suas falhas, ambos se entendem por que não estão na fase do descobrimento e sim do conhecimento e chegam á dizer, eu sei com quem eu vivo! Porque se conhecem muito bem.

2 – NO SENTIDO BÍBLICO – têm três maneiras pelas quais vem ao conhecimento (ler, estudar e meditar). No capítulo um de Salmo um dos salmos o salmista fala de três manifestações que o Crente não deve seguir:

Que são elas:

 Conselho dos ímpios
 Caminhos dos pecadores
 Rota dos escarnecedores.

Mais no mesmo capítulo referente, fala da bem-aventurança de homens que tem seu prazer na Lei do Senhor, e na sua Lei (lê, estuda e medita) dia e noite (Salmos 1:1, 2; Js. 1:8). Estudar a Bíblia é mais do que simples ocupação de teólogos. Estudar a Bíblia é marca um encontro com Cristo, e crescer em cultura mental, moral, espiritual, é receber a vida eterna (Jo. 5 24,39) que possamos também receber a porção renovadora e consoladora do ESPÍRITO SANTO AMÉM. 


II - CONHECENDO DEUS NA BÍBLIA E SUAS MANIFESTAÇÕES

1 – NO SENTIDO VERBAL – disse o néscio em seu coração não há “Deus” (Sl. 14.1).

Infelizmente existe muita gente que não tem o temor de Deus, e pela sua falta de crença e ignorância chegam falar: que não existe Deus.

Porém nós como Crente cremos que existe, vive e que há de vir, (Gen. 1.6; 9,9,11 Jô. 1,7,8,12; Num. 31.1,25; At. 9.5,11,15 etc.). João fala do Verbo que se fez carne e habitou entre nós (Jo. 1.1,14) trazendo a evidência do conhecimento de que há um Deus (I Tm. 2.5) devemos galgar a nossa vida no conhecimento de Deus.

2 – NO SENTIDO PESSOAL – no conhecimento de Deus, e suas manifestações, levam ao homem crer que há um Deus, mas no sentido pessoal faz o homem ouvir e sentir e ver suas manifestações a suas poderosas manifestações de Deus (Gen 32.27.28; Ap. 1.17). De Gênesis á Apocalipse encontramos cenários das manifestações de Deus na vida de seu povo. Não podemos frisar todas, mais queremos facultar a primeira visão profética (I Sm 3.1).

Samuel ainda muito jovem, ouviu a voz do Senhor, mais não conheceu, (I Sm 3.7) Eli pela terceira vez que o Senhor falara ao mancebo entendeu Eli, que Deus chamava Samuel (I Sm 3.8). Isto implica dizer que Samuel conhecesse bem as Escrituras conheceria seu autor e suas manifestações. Jesus disse, conheço as minhas ovelhas das minhas sou conhecido (Jo. 10.14) em outras palavras as minhas ouve minha voz e eu as conheço e elas me seguem (Jo. 10.27) “não queremos dizer que Samuel não fosse de Deus” e sim mostrar a necessidade do conhecimento de Deus e suas manifestações.

3 –NO SENTIDO DOUTRINÁRIO – A Bíblia da grande enfoque á doutrina como a (substância da Fé), e dela provém o material para o seu conteúdo. Ela é enfática em sua condenação contra o que é falso. Adverte contra as “doutrinas dos homens” Cl. 2.2); contra a “ doutrina dos fariseus” (Mt. 16.12); contra aqueles que ensinam “doutrinas que são preceitos de homens” (Mc. 7.7); contra os “ensinos de demônio” (I Tm. 4.1) contra os que são levados ao redor por todo vento de “doutrina” (Ef. 4.14). Entretanto, se por um lado a Bíblia condena o que é falso, de igual modo exorta urgentemente e recomenda a verdadeira doutrina. Nas escrituras a doutrina é reputada como “boa” (Tm .4.6); “Sã” ( I Tm. 1.10); e “segundo a piedade” (I Tm. 6.3); “de Deus” (Tt. 2.10); e “de Cristo” (2 Jo. v.9).

4 - TOTAL DEPENDÊNCIA DE DEUS

Em se tratando de conhecer e fazer a vontade de Deus, há um outro ajuste muito necessário: chegar-se ao ponto de uma total dependência de Deus. Só assim ele poderá realizar o que quer fazer através de nós. Jesus disse que o nosso relacionamento com ele seria como o relacionamento que existe entre a videira e seus ramos. Ele afirmou: “(....) sem mim nada podeis fazer” ( Jo. 15.5) Isaias 14.24 “O Senhor dos Exércitos Jurou, dizendo: como pensei assim sucederá, como determinei, assim se efetuará.

5 – CONHEÇA DEUS – Esta unidade dá prosseguimento ao enfoque de amor com Deus é também uma chamada para trabalhar com ele. Se você que conhecer a vontade de Deus, precisa responder ao Seu convite para amá-lo de todo o coração. Para executar os propósitos do seu reino no mundo, Deus opera através daqueles a quem ele ama. No decorrer desde estudo, veremos a maneira como Deus trata as pessoas com Ele na sua seara.

6 – CONHECENDO DEUS PELA EXPERIÊNCIA – Você não ficara satisfeito em saber apenas alguma coisa sobre Deus. Conhece-lo de verdade, só através da experiência, quando ele revelar-se a você. Quando Moises tava diante da sarça ardente, ele perguntou a Deus: “Eis que quando eu for aos filhos de Israel e lhe disser: o Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?” (Ex. 3.13).

Deus respondeu: (EU SOU QUE SOU). Ele estava dizendo: “EU SOU O ETERNO SER. EU SEREI O QUE SEREI”.” Ele estava dizendo: “ Sou Tudo de que você precisa.” Nos quarenta anos seguinte, Moisés passou a conhecer Deus pela experiência como Jeová ou Iavé, o Grande EU SOU

7 –NOMES DE DEUS – Na Bíblia, Deus tomou a iniciativa de revelar-se ás pessoas pela experiência. Freqüentemente quando revelava-se ao alguém, essa pessoa dava outro nome a Ele ou então descrevia de outras maneiras. Para o Hebreu o nome da pessoa representa caráter ou descrevia a sua natureza e por isso que encontramos, com freqüência, outros nomes ou títulos para Deus.

Conhecer a Deus pelo nome requer uma experiência pessoal da sua presença.
Na Bíblia, os nomes, títulos e as descrições de Deus revelam a maneira como os personagens vieram conhecer Deus. A Bíblia é prova da revelação de Deus ao homem. Cada nome dado a Deus é parte dessa revelação.
O Senhor é minha Bandeira. Por exemplo: Josué e os Israelitas pelejavam contra Amaleque, Moisés assistia a batalha de cima de uma montanha próxima. Quando ele levantava as mãos para Deus, os Israelitas prevaleciam. Quando ele abaixava as mãos, os Israelitas começavam a perder. Deus derrotou Amaleque através dos Israelitas naquele dia. Moisés construiu um altar, ao qual chamou “O SENHOR É MINHA BANDEIRA”. A Bandeira é o estandarte que é levado à frente do exército para indicar quem ele representa. “O SENHOR É MINHA BANDEIRA” diz que somos povo de Deus; Ele é o nosso Deus. As mãos erguidas de Moisés davam Glória a Deus, indicando que a batalha era de Deus e Israel também.

Israel como povo, passou conhecer melhor quando percebeu que somos povo de Deus; o SENHOR É NOSSA BANDEIRA (Ex. 17.8-15).

O Senhor Proverá.
Deus estava em processo de desenvolver o caráter de Abraão para ser pai de uma nação. Colocou a  e a obediência de Abraão à prova. Isso levou Abraão a ter uma crise na . Abraão tinha  de que Deus proveria. Ele ajustou a vida para agir calcado na  de que Deus era provedor. Ele obedeceu a Deus. Quando Deus fez aparecer o cordeiro, Abraão passou a ter um conhecimento intimo de Deus através da experiência com Deus como provedor.

8 – CAMINHANDO COM DEUS – Deus criou os primeiros seres humanos, Adão e Eva, para um relacionamento de Amor com Ele. Depois de terem pecado, Adão e Eva ouviram quando Deus caminhava pelo jardim durante o dia. Esconderam-se Dele por causa do medo e da vergonha. Perceba o coração de um Pai de Amor quando fez a pergunta: “aonde estás?” (Gen. 3.9). Deus sabia que algo havia interferido no relacionamento de Amor. Quando seu relacionamento estiver correto, você estará em comunhão constante com o Pai. Você na sua presença usufruindo desse relacionamento de Amor quando Adão e Eva chegaram a se esconder é porque algo estava errado em suas vidas.

TEMPO A SÓS COM DEUS – Todas as manhãs tenho um encontro marcado com Deus. Às vezes penso no que acontece quando o Deus que me ama vem a meu encontro. Descobri uma coisa na minha própria caminhada com Deus: procuro ter um tempo a sós com Deus não para ter um relacionamento, mas, sim, porque já tenho este relacionamento. Este tempo a sós com Deus enriquece meu relacionamento com ele. O apostolo Paulo disse que era o “amor de cristo “ que o compelia ou constrangia (2co.5.14).

Da mesma maneira, você aprenderá mais acerca de Deus, sua Palavra, seus propósitos e seus modos de agir à medida que você passar tempo com ele. Você passará a conhecê-Lo durante o dia à medida que experimentá-Lo agindo em e através de sua vida.

9 – UM RELACIONAMENTO REAL PESSOAL E PRÁTICO

Deus que ter um relacionamento real e pessoal com você. Alguns fazem esta pergunta: “pode alguém ter um relacionamento real, pessoal e prático com Deus?” parecem achar que Deus está distante, sem importar-se com o nosso dia-a-dia. Não é este o Deus mostrado na Bíblia.

Adão e Eva – Do Gênesis ao Apocalipse, vemos exemplos de como Deus se relaciona com as pessoas de maneira real, pessoal, íntima e prática. Deus tinha comunhão com Adão e Eva, caminhando com eles no jardim durante o dia.

Quando pecaram, Deus os procurou a fim de restaurar o relacionamento de Amor. Ele supriu uma necessidade prática dando-lhes roupas para cobrir sua nudez.

Salomão – O pai de Salomão, Davi, tinha sido um homem que buscara ao Senhor de todo o coração. Salomão tinha uma herança de  e Obediência para seguir. Ele teve a oportunidade de pedir e receber qualquer coisa de Deus. Salomão demonstrou seu Amor pelo povo de Deus pedindo Sabedoria. Deus concedeu-lhes o que pediu e também riqueza e fama Salomão teve relacionamento muito prático com Deus.

Pedro - Em alguns lugares do mundo, a obediência a Deus resulta em prisão esta foi a experiência de Pedro. Em resposta a oração, o Senhor Milagrosamente, o libertou. E isso foi tão dramático e prático que Pedro achou que fosse sonho. Os Cristãos que oravam pensaram que ele era um anjo. Logo descobriram todos que o livramento do Senhor era real, esse livramento provavelmente Salvou a vida de Pedro.

João- exilado na Ilha de Patmos, João estava passando o dia do Senhor em comunhão com Deus. Durante esse tempo de comunhão no Espírito, a revelação de Jesus Cristo veio a João “para mostrar seus servos as coisas que brevemente deve acontecer” (Ap. 1.1). Esta mensagem tem sido um desafio e encorajamento genuíno para as igrejas desde os dias de João até hoje.


10 –CONCLUSÃO – Buscamos conhecimento de Deus na Bíblia para saber o que Deus nos diz. A maneira mais prática e simples de fazer isto é lendo. Mas talvez o caso de muitos seja semelhante ao daquele Etíope, mordomo-mor de Candace, que lia a Escritura, pois era um inquiridor da Verdade; entretanto quando lhe foi feita a pergunta; “entendes, por ventura o que esta lendo?” ele respondeu “pois como poderia entender, se alguém não me ensina?” (At. 8.27-31) por isso devemos Ler, estudar, meditar a Bíblia, com o espírito de quem quer aprender. Pesquisando suas páginas, para descobrimos o genuíno conhecimento de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário