sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Resistir ou Fugir?

Resistir ou Fugir?
Texto básico: Efésios 6: 10-18. 
Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos (Efésios 6: 10-18 RA). 
Existem dois princípios bíblicos antagônicos, mas que na vida cristã se completam: resistir e fugir.
Talvez possa parecer algo estranho e contradizente, pois resistir é enfrentar e não fugir.
A Bíblia nos a permanecer nos caminhos de Deus, a não nos deixarmos dominar pelo desânimo, nem pelo cansaço. 
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. (Isaías 40: 28-31 RA)
Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.(Tiago 4:7 RA) 
A única maneira de resistir é estar constituído da Palavra de Deus, isto é, toda armadura de Deus.
Jesus resistiu ao diabo porque Ele não só era constituído da Palavra como era a própria Palavra encarnada. 
A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram. (Mateus 4:1-11 RA). 
Jesus nos alerta a que resistamos (perseveremos). 
Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome.   Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo. (Mateus 24:9-13 RA). 
Resistir é perseverar na doutrina de Cristo. 
  Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão.   Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho. (2 João 1: 8-9 RA) 
Entretanto, às vezes é preciso fugir, nos livrar do mal, das ciladas do inimigo. Ele sabe o nosso ponto fraco e nos assedia através dele, para nos desviarmos do caminho.
Devemos fugir de tudo o que contraria a Palavra de Deus, da concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. 
Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.(1 João 2: 15-17 RA).
 Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. (1 Coríntios 6:18 RA) 
Portanto, meus amados, fugi da idolatria. (1 Coríntios 10:14 RA). 
Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. (1 Timóteo 6:9-11 RA)
Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. (2 Timóteo 2: 22 RA)
Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, (1 Pedro 2: 11 RA) 
Seu divino poder nos deu tudo o que necessitamos para vida e piedade, por meio do conhecimento daquele que nos chamou para sua própria glória e virtude. Dessa maneira Ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas para que elas nos tornassem participantes da natureza divina e fugíssemos da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça. 
  Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo, (2 Pedro 1:3-4 RA) 
Se queremos ser chamados de cristãos, é preciso resistir àquilo que nos pode afastar do amor de Deus, lançando mão do poder de Sua Palavra para nos fortalecer. Quando chegar o desânimo, invoquemos o Nome do Senhor e sejamos fortalecidos no Seu poder. Entretanto, fujamos daqueles impulsos malignos que são parte de nossa natureza adâmica, evitando alimentá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário