segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

AS CINCO FRAGILIDADES DE UM CRENTE MISSIONÁRIO

AS CINCO FRAGILIDADES DE UM CRENTE MISSIONÁRIO 


   
Jonas 1.1.17
Jonas foi um profeta do Reino do Norte, durante o reinado de Jeroboão II. Jonas poderia muito bem ser chamado de o “profeta patriota” do AT. Residente em Jesuralém, foi feliz em sua tarefa de prever o sucesso militar alcançado por Jeroboão II, e da prosperidade quase sem precedente em sua era (2Rs.14.25). No entanto quando Deus o chamou para profetizar a queda de Nínive, a capital de um império Assírio, pois era uma nação perversa, cruel, e imoral (Na.1.11), esse profeta então foge para a direção oposta!.

Muito embora Jonas, sabidamente estivesse disposto a desobedecer o Senhor, Deus lhe proporciona uma segunda oportunidade. Foi durante esse mesmo reino que aconteceu o rápido e apaixonado ministério de Amós.

Jonas pensou que poderia fugir da presença de Deus. Ele achou que os planos de Deus para sua vida não eram os melhores. Você conhece a história de Jonas. Ele desobedece ao Senhor quando Ele o manda ir para a cidade de Nínive, para levar a mensagem de Deus.

Muitos cristãos dizem “não” a Deus, não em palavras, mas em ações. O que conta, não é o que dizemos, mas o que fazemos!. Podemos observar que neste ponto da história, não há menção alguma dos motivos da recusa de Jonas. Por que então não ir ?. Vamos nos lembrar que quando Deus diz “VAI”, não há razão alguma para alguém se negar.
Ele tenta fugir para a cidade de Tarsis, (que significa fundir), localizada na Espanha. Era o mais afastado porto produtor de metais do século oitavo A.C., e foi para lá que Jonas fugiu.

Mas não consegue chegar lá!.

Uma tempestade quase afunda o barco em que estava e, jogado para fora, ele é engolido por um grande peixe e vomitado na praia.

Veja uma coisa interessante: Ainda que afastado da comunhão com Deus, Jonas exercera um impacto evangelístico sobre os homens do mar. Jonas entendia que aquela grande tempestade era na verdade enviada por Deus

Por isso pede que o lancem no mar; vem então a súbita quietude da tempestade tão logo Jonas deixa o navio!. O que aprendemos com isso? Isso nos revela a grandeza de Deus, pois com esse testemunho toda a tripulação passa a temer grandemente “o Senhor” e a “fazer-lhe votos”.

Depois desses acontecimentos, o profeta Jonas vai “forçadamente” para Nínive, para pregar sobre o pecado da cidade, a qual acaba se arrependendo.

Jonas nos dá bastante material para descobrirmos o que acontece com quem não está obedecendo a Deus, e não faz a vontade Dele, e sim a sua!. Amados irmãos, é totalmente enganoso presumir que alguém seja piedoso somente porque Deus o está usando em favor da vida de muitos. A Bíblia deixa bem claro que o Senhor também usa pessoas imperfeitas!. Até mesmo alguns desobedientes, Ele transforma em canal de benção!. Portanto, é bom ir começando a dar glória a Deus por causa disso!.

Foi assim o começo com Jonas, que mais tarde, quando foi restabelecida a sua comunhão com Deus, o profeta é usado para levar a palavra de salvação aos pecadores de uma grande cidade!.

Dada a segunda chance, Jonas agora estava em Nínive, onde caminha penosamente pelos subúrbios anunciando à cidade sobre o juízo de Deus, caso não se voltem para os seus caminhos, vindo acontecer a inteira destruição daquela cidade (3.1-4).

Espantados seus habitantes crêem na mensagem do profeta e o rei decreta um ritual de jejum e arrependimento moral (vs.5-9). Deus então se compadece daquele povo, e a cidade não é mais destruída. O que fez na verdade Jonas sentir-se irado e frustrado!. Jonas no fundo temia que Nínive pudesse se arrepender, pois ele no fundo mesmo, queria era ver a aquela cidade destruída!.

Irmãos, quando alguém está em desobediência com Deus, tem por certo o seu ministério fragilizado, enfraquecido, e debilitado. Por esse motivo, os sinais das bênçãos de Deus na sua vida, deixam de fluir livremente, e o seu ministério vai a nocaute!.

Vamos observar na vida do profeta Jonas, o que não faltou foi fraqueza, debilidade, insegurança, e medo!. As suas cinco fragilidades desse profeta estão narradas na bíblia, e nos revelam o que acontece com aqueles que não levam seu ministério a sério, ou que levam uma vida desordenada e de desobediência da vontade de Deus.

O modelo do profeta Jonas é a explicação apropriada para aqueles que contestam a vontade de Deus, que não usam de misericórdia para com os outros, que não se importam em levar uma palavra de salvação, que não usam de compaixão, e tampouco não experimentam os milagres de Deus nas suas vidas!.

Assim como Jonas, tem muito cristãos que esqueceram de que o propósito supremo de Deus para Israel era que Israel fosse uma benção para os gentios, e levasse a todos, o conhecimento de Deus.

Cristo chamou a igreja para cumprir uma tarefa missionária maior do que a de Jonas – ir por todo o mundo pregar o evangelho (Mt.28.18.20 – At. 1.8).

Tal como Jonas, muitas igrejas pouco se interessam pela obra missionária; preocupam-se exclusivamente com a edificação de seu próprio reino, quer no seu estado, quer no bairro onde atuam.

Se não ficarmos alertas e deixarmos a nossa vontade prevalecer, ou não priorizarmos as ordens de Deus, por certo acabaremos tendo as mesmas atitudes de Jonas.

Portanto é bom observarmos atentamente a vida ministerial desse profeta e aprendermos com as suas fraquezas, com as suas fragilidades e com suas limitações, que essas imperfeições, quase o levaram a perder a sua comunhão com Deus.

Vejamos então as Cinco Fragilidades desse profeta missionário, que pode ser as nossas também:

PRIMEIRA FRAGILIDADE - Achava que podia fugir da presença de Deus. (Jonas 1.1-3)

Jonas tentou fugir. Não deu certo. E você, também pensa que pode fugir? É mais fácil você se desviar de uma bala ou de um raio, do que escapar de um decreto de Deus. É impossível!

Algumas pessoas acham que pelo fato de não estarem na igreja, não estarem no rol de membros da igreja, que elas podem pecar porque Deus não irá "pegar no pé" delas. Estão enganadas. É melhor parar de brincar de esconde-esconde com Deus antes que seja tarde. Quando alguém não está no centro da vontade de Deus..

SEGUNDA FRAGILIDADE - Começa a descer e descer espiritualmente. (Jonas 1.3-7-17)

É interessante o que acontece com Jonas. Ele desce de Jerusalém para a cidade costeira de Jope; paga sua passagem e desce para dentro barco; desce para o porão do barco; e dalí ele desce para o fundo do mar dentro do estômago do grande peixe que o engoliu.

Essas constantes descidas nos lembram das constantes descidas espirituais que uma pessoa que está em desobediência e longe da vontade de Deus. Não experimente isso na sua vida!. Não espere você chegar ao fundo do poço para então descobrir que seria melhor ter prestado atenção à vontade de Deus.

TERCEIRA FRAGILIDADE - Começa a dormir um profundo sono espiritual. (Jonas 1.7)

É curioso o que acontece com Jonas quando ele desce para o porão do navio. Ele começa a dormir. Apesar do barco estar se partindo, e com toda aquela correria, ele consegue dormir!. Mas não é o "sono dos justos", é um sono anestésico da consciência.

“É o sono da falta de compromisso, o sono do desinteresse, o sono da irreverência, e o sono da irresponsabilidade!”. Muitas pessoas que fogem de Deus e da sua vontade, fazem exatamente isso: caem em sono espiritual.

QUARTA FRAGILIDADE - Perde a noção do alcance da sua desobediência. (Jonas 1.12)

O fato de Jonas conseguir dormir em meio ao caos que se abatia sobre o barco, mostra que ele não tinha noção do alcance da sua desobediência. Agora várias vidas estavam em perigo por causa de Jonas. Você também precisa se lembrar que a sua desobediência a Deus vai causar danos às pessoas que o cercam. Não existe o chamado "pecado particular". Todos os pecados irão atingir outras pessoas. Quando alguém não está fazendo a vontade de Deus.

QUINTA FRAGILIDADE - Não sente a alegria das vitórias espirituais. (Jonas 4.1-3)

Jonas era um cara esquisito! E a esquisitice dele era devido à sua fuga da vontade de Deus. Quando ele vai até Nínive e prega aquela mensagem com uma tremenda má vontade, mesmo assim, Deus o usa e a cidade toda se arrepende. Isso é um consolo para mim que sou pregador. É Deus que opera nas mensagem, mesmo que o pregador seja um pecador e que esteja fazendo as coisas de má vontade!.
Jonas vê que sua mensagem dá resultado, que o povo se arrepende, e não fica feliz. É a cegueira espiritual de quem está fugindo de Deus. Quando você vê todas as pessoas alegres com as vitórias espirituais, e tem aquele que só sabe ver o lado negativo das pessoas e das coisas, pode ter certeza, ele não está no centro da vontade de Deus. Que você e eu não sejamos assim!

Hoje, esteja disposto a obedecer o Senhor e superar as suas fragilidades.

Ponha-se à serviço do Senhor, fazendo, e praticando a sua perfeita Vontade.

Dê o seu melhor para Deus, e Deus dará o melhor para a sua vida!

Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário