quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Siló - Venha o Teu Reino

Siló - Venha o Teu Reino


Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo. Romanos 10:17

SILÓ
Venha o Teu Reino

O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de autori­dade den­tre seus pés, até que venha Siló, e a ele obe­de­cerão os povos. Gênesis 49:10

No verso acima, Siló está como nome próprio, uma palavra composta da reunião de dois vocábulos: shel e loh, significando “a quem alguma coisa pertence, a quem pertence o domínio, o que tem o reino”
                Esta declaração faz parte da benção declarada por Jacó, para seu filho Judá. Ela inclui reinado eterno com grande autoridade, sendo mantido por toda a descendência de Judá, até a chegada do verdadeiro Rei, que seria Siló, “a quem pertence o reino”.
                Em Genesis, Siló nos é apresentado como uma pessoa, mas a partir do livro de Josué, é apresentado também como um lugar ou cidade.
               
Toda a comunidade dos israelitas reuniu-se em Siló e ali armou a Tenda do Encontro. A terra foi dominada por eles;  Josué 18:1 
                Ao entrarem em Canaã e tomar posse, o tabernáculo foi transportado e montado em Siló, e a partir daí, passou a ser a habitação de Deus entre os homens, até a construção do templo de Salomão, em Jerusalém.
                Deste lugar. Deus continuou a governar Israel, da mesma forma que fez no Deserto, falando com Moisés.               
Então aque­les homens se aprontaram para saírem; e Josué deu ordem a esses que iam demar­car a terra, dizendo: Ide, per­cor­rei a terra, e demarcai-a; então vinde ter comigo; e aqui em Siló vos lançarei as sortes per­ante o Senhor. Josué 18:8

                Em Siló Deus deu início à transição da época dos juízes para a monarquia.
               
Então Ana se levan­tou, depois que com­eram e beberam em Siló; e Eli, sac­er­dote, estava sen­tado, numa cadeira, junto a um pilar do tem­plo do Senhor. 1 Sm 1:9

                Após séculos de idas e vindas do povo entre Deus e a idolatria, quando juízes eram levantados para governar, finalmente chegava o tempo de mudar o regime de governo humano entre o povo de Deus. Agora o Senhor passaria a governar através de um homem com a função de rei, assim como os outros povos tinham um governante neste modelo.
                Esta transição seria feita pelo profeta Samuel, que foi o último dos juízes e recebeu a Palavra de Deus em Siló.
                Samuel foi sacerdote, profeta e juiz em Israel, trazendo de volta o governo de Deus para o povo, ouvindo a voz de Deus e cumprindo tudo o que o Senhor lhe ordenava.
               
E voltou o Sen­hor a apare­cer em Siló, porquanto o Sen­hor se man­i­fes­tava a Samuel em Siló pela sua palavra. E chegava a palavra de Samuel a todo o Israel. 1 Sm 3:21

                A maldade praticada pelo sacerdote Eli e seus filhos era um reflexo de todo o mal praticado pelo povo, que sempre deixava Deus de lado e praticava todo tipo de pecado, principalmente a idolatria.
                Por isto, o Senhor permitiu a destruição do templo em Siló, como advertência contra o pecado.
               
Mas ide agora ao meu lugar, que estava em Siló, onde, ao princípio, fiz habitar o meu nome, e vede o que lhe fiz, por causa da maldade do meu povo Israel. Jeremias 7:12
Pelo que desamparou o tabernáculo em Siló, a tenda da Sua morada entre os homens. Salmo 78:60

                Siló foi destruída por causa da maldade do povo, mas Deus transportou a arca da aliança para o templo de Salomão e continuou a habitar com o povo, apesar de que a maldade e a idolatria nunca se apartaram deles.
                Por causa de seu imenso amor e graça, o Senhor novamente anunciou a vinda do Rei da Paz, para governar com equidade.

Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.
Ele destruirá os carros de guerra de Efraim e os cavalos de Jerusalém, e os arcos de batalha serão quebrados. Ele proclamará paz às nações e dominará de um mar a outro, e do Eufrates até os confins da terra. Zacarias 9:9-10
                A promessa anunciada em Genesis 49:10 e no texto acima, se cumpriu:
“Bendito é o rei que vem em nome do Senhor!” “Paz no céu e glória nas alturas!” Lucas 19:38

                Jesus veio para empunhar o bastão de autoridade e reinar sobre toda a Terra. Os judeus não entenderam, pois esperavam um rei nos padrões humanos, governando à maneira dos reinos da terra, mas Deus faz as coisas visando não a maneira da terra, que é fútil e passageira, mas o Senhor faz as coisas visando a eternidade.
                O Reino de Deus está conosco desde os dias da 1ª vinda do Senhor e se consolidará para a eternidade, na 2ª vinda.
                Desde a 1ª vinda, o poder de Deus foi manifesto através de Jesus. Depois através dos apóstolos e discípulos e, desde aqueles dias até os dias de hoje, deve ser manifesto através da Igreja.
                A promessa de Deus sobre o Rei que governará com grande autoridade começa decretando que Seu reinado é eterno e então, vem o juízo sobre a religiosidade:

Ele destruirá os carros de guerra de Efraim e os cavalos de Jerusalém, e os arcos de batalha serão quebrados. Ele proclamará paz às nações e dominará de um mar a outro, e do Eufrates até os confins da terra. Zacarias 9:10
                Estes carros de guerra e cavalos e arcos de batalha simbolizam o ego do homem sendo colocado acima da vontade de Deus. Desde o inicio, o homem se esforça para fazer tudo da maneira que bem entende e quando dá errado, pede a ajuda de Deus, prometendo mudar de atitude, mas, quando tudo começa a melhorar, a primeira coisa que fazem é virar as costas para Deus e voltar aos velhos hábitos.
                Nos tempos antigos, quando os homens fizeram isto, Deus deu avisos, destruindo Siló e depois o templo também foi destruído mais de uma vez. Na era da Igreja, Jesus veio habitar em nós, não havendo mais a necessidade de tabernáculos ou templos feitos pela mão dos homens. Desta forma, cabe a cada um de nós, ouvir a voz de Deus e obedecer, ou então, seremos destruídos da mesma forma que foram destruídos os antigos templos e tabernáculos.               
Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor, pois o nosso “Deus é fogo consumidor!” Hebreus 12:28-29

O final da profecia de Zacarias é uma promessa maravilhosa que devemos guardar e confiar de todo o coração. 
Ele proclamará paz às nações e dominará de um mar a outro, e do Eufrates até os confins da terra. Zacarias 9:10b
Apesar de olharmos para o mundo e mesmo para a Igreja e termos dificuldade em enxergar o cumprimento destas promessas, tudo o que temos a fazer é crer em Deus e buscar a Sua presença, adorá-lo e buscar a santificação. Certamente que estamos nos dias em que veremos o poder sobrenatural do Rei se manifestar através de nós, mas para que isto aconteça, temos de fazer a nossa parte.

Então lhe perguntaram: “O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer?” Jesus respondeu: “A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou”. João 6:28-29

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado. João 7:38-39

Respondeu Jesus: Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele. João 14:23 
A Igreja é o tabernáculo de Deus e o Templo de Deus, mas para que isto se manifeste individualmente em cada um de nós, devemos viver os textos acima com toda a intensidade. 
Toda a comunidade dos israelitas reuniu-se em Siló e ali armou a Tenda do Encontro. A terra foi dominada por eles; Josué 18:1 
Deus armou a tenda do encontro dentro de cada um de nós e agora é chegada a hora de dominar a terra. 
Vi os céus abertos e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça. Seus olhos são como chamas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas e um nome que só ele conhece, e ninguém mais. Está vestido com um manto tingido de sangue, e o seu nome é Palavra de Deus. Os exércitos dos céus o seguiam, vestidos de linho fino, branco e puro, e montados em cavalos brancos. De sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as nações. “Ele as governará com cetro de ferro.” Ele pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus todo-poderoso. Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. Apocalipse 19:11-16 

Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. João 6:10



Nenhum comentário:

Postar um comentário