quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

DA QUEDA À CONSUMAÇÃO

DA QUEDA À CONSUMAÇÃO
Esta lição nos leva a conhecer melhor os acontecimentos desde a queda de Lúcifer, sua guerra contra a humanidade, sua derrota e a vitória final do povo de Deus.
Texto básico: Mateus 4:8-10. “Levou-o ainda a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles, e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então Jesus lhe respondeu: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele darás culto”.
Existência. Durante todo esse tempo muitas coisas aconteceram. A pior delas é a constante luta do inimigo contra o Reino de Deus.
Como criatura importante que foi no passado, depois de sua queda, mesmo derrotado nunca parou de lutar. “O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (I Pedro 5:8).
I – QUEM ELE ERA E COMO VEIO A CAIR?
A Bíblia nos fala de sua posição de grandeza e também de quando se esqueceu que Deus é Deus Soberano, imutável e único, o Todo Poderoso.
Assim o orgulho brotou em seu coração e a arrogância de querer ser igual a Deus.
Ele era Lúcifer (o brilhante, portador de luz Isaías 14:12), vivia em grande esplendor, começou enganado a si mesmo e conseguiu enganar um terço dos anjos (Apocalipse 12:4). veio a mim a palavra do senhor, dizendo; filho do homem levanta lamentações contra o rei de tiro. Dizendo-lhe :  assim diz o Senhor Deus; tu és o sinete (modelo) da perfeição, cheio, de sabedoria e formosura . Estavas no jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio , o topázio , o diamante , o berilo , ônix , o  jaspe a safira , o carbúnculo , e a esmeralda , de ouro  se fizeram os engastes e os ornamentos , no dia em que forte criado foram eles preparados.
O texto de( Ezequiel 28:11-15, ).Este texto apresenta uma alegoria falando do rei de Tiro, cidade portuária da antiga Fenícia no Mar Mediterrâneo, muito rica, importante e de muita luxúria. Este texto descreve Satanás antes de sua queda. Além disto, a visão não é de satanás em sua própria personalidade, mas dele se realizando através de uma pessoa terrena. Certificar (Gênesis 3:1; Mateus 16:22,23).
Sua queda se encontra em Isaías capítulo 14 versículos 12-17. Ai nasceu o pecado, no coração de Lúcifer. Os termos: “estrela da manhã” e “filho da alva” é tradução da palavra Lúcifer. Nos versículos 13 e 14 nos fala do início do pecado. “Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo”. Assim nasceu o pecado e também satanás, cujo nome significa adversário.
Antes do dilúvio ele atuou de tal maneira na vida da humanidade levando o homem a uma pecaminosidade tal que levou o mundo a perecer (Gênesis 7:21-23; Lucas 17:27), vindo a intervenção de Deus. “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração. Então se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o Senhor: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei” (Gênesis 6:5-7).
II – APÓS O DILÚVIO
A guerra estava só começando. A Bíblia diz que quando Noé saiu da Arca com sua família ofereceu a Deus um sacrifício. Quando o Senhor aspirou o suave cheiro, muito se agradou e fez promessas a Noé, a toda humanidade e a todos os seres viventes, além de dar mandamentos a Noé e a seus filhos, dizendo: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra” (Gênesis 8:20-22;9:1). Com isso o inimigo ficou furioso e lançou mais uma de suas artimanhas. Quando ele planejou subir ao céu e ser igual a Deus sua queda foi fatal. Agora ele arquiteta outro plano: Iludir o homem para que este procure chegar ao céu pelo seu esforço e caminho próprio, desviando-se dos planos de Deus que era o crescimento de Noé e sua família, para o repovoamento da terra. E para o homem ir ao céu há um só caminho mediante a fé em Jesus e Seu sacrifício na cruz (João 14:6; II Coríntios 5:18,19; I Pedro 2:24).
Primeiro: Esta nova tentativa começa com Ninrode, filho de Cuxi, da descendência amaldiçoada de Cão, o filho de Noé. Este Ninrode era bisneto de Noé (Gênesis 9:24,25;10:6-12).
Segundo: Satanás instigou os homens a uma rebelião contra Deus, no intuito de determinar o futuro de suas vidas, “disseram: Edifiquemos para nós uma cidade, e uma torre cujo tope chegue até aos céus, e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados para toda a terra” (Gênesis 11:1-9).
a – O juiz de Deus. Na primeira tentativa do homem pecador de estabelecer um estado mundial em oposição ao governo divino, Deus o feriu exatamente naquilo que o une isto é, a língua comum (Gênesis 11:7-9);
b – Entre pesquisas arqueológicas recentes, na Mesopotâmia, descobriram os zigurates, torres com vários andares construídas para adoração das divindades pagãs da torre de Babel (Gênesis 11:4);
c – “Planície na terra de sinear”. Sinear é o antigo nome da Babilônia. Os nomes babel e Babilônia inicialmente significavam porta de deus. Posteriormente passou a significar confusão por causa da confusão das línguas (Gênesis 11:7).
Ninrode foi o construtor da cidade de Babel com a torre que desmoronou e foi reconstruída pelo rei Nabucodonosor cerca de dois milênios depois como babilônia. Curiosamente, local em que Saddam Russein construiu a sua Babel, que também foi destruída.
d – Ninrode, de acordo com a Bíblia, foi o primeiro grande político-religioso da história. Construiu as seguintes cidades: Babel, Ereque, Acade e Calné na terra de sinear. Na Assíria edificou Nínive, Reobote-ir, Calá e Resém. E como grande político-religioso que foi, dele a Bíblia diz: “O qual começou a ser poderoso na terra. Foi valente caçador diante do Senhor; daí dizer-se: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor” (Gênesis 10:8,9).
Ninrode significa rebelde. Enalteceu e se destacou como uma divindade. Segundo vários estudiosos, Semíramis, sua esposa, conhecia a promessa de Gênesis 3:15, a respeito da mulher que daria à luz um filho que seria o Salvador do mundo. Decidiu então tomar para si esta promessa. Ela era sacerdotisa de deuses pagãos, apresentou o seu filho Tamuz, como miraculosamente concebido como se fosse o Messias prometido. O povo o aceitou prestando-lhe culto. Semíramis com o seu filhinho “messias” nos braços deu origem ao mistério da mãe com a criancinha, donde procede a mariolatria romanista. Este culto falso como também o culto à cruz alastrou-se para outros povos.
Semíramis era agora, a deusa lua, deusa do amor, da guerra, do bosque e da fartura. Esta rainha sacerdotisa com o seu filho nos braços ciou o culto a rainha do céu (Jeremias 7:17,18; 44:17-19: II reis 17:16; Deuteronômio 4:19).
Tamuz foi ferido e morto por um Javali selvagem, em uma caçado. Sua mãe inventa que ele ressuscitara e que era agora um deus. Daí começou a idolatria e adoração da cruz, pois a primeira letra do seu nome era o (tê), era uma cruz.
O deus Tamuz tem o seu nome multiplicado em vários outros: Horos (Egito), Eros (Grécia), Cupido e Saturno (Roma). O nome Saturno quer dizer oculto, escondido e misterioso. O nome primitivo da Itália era Satúrnia em homenagem ao deus Saturno, ou seja, Tamuz.
Terceiro: Satanás atuou terrivelmente sobre as antigas nações e nas guerras sangrentas, exemplo:
Assíria, Egito, Babilônia, Pércia, Grécia, Roma e tantas outras. Desde o início cada nação criava os seus próprios deuses.
a – Na Babilônia, muros eram todos cobertos por imagens de deuses, nas paredes e tetos dos templos, haviam dezenas de imagens esculpidas;
b – No antigo Egito havia também muitos deuses, entre eles: O sol, a lua, o rio Nilo, o boi, o gato, os crocodilos, a serpente, aves, o cachorro e os próprios reis eram venerados como deuses. O faraó era deus encarnado, Horos (deus gavião), e por isso é onipotente em princípio, e a “luz do alto” inspira-lhe o direito de governar.
c – A maldade era grande. A escravidão e o castigo dos mais fracos, os vencidos eram castigados. Costumava-se cortar o nariz e as orelhas das pessoas, vazarem os olhos e exilá-las. Os Assírios, além de ser um povo idólatra como os demais, e praticar todas estas atrocidades, cortavam as mãos e os pés dos vencidos abandonando-os no deserto. Usavam também o empalhamento (espetar as pessoas vivas em grandes estacas as quais agonizavam até a morte).
d – Os gregos e sumitologia. Satanás quis imitar a Deus Pai e Filho criando o deus Zeus, o deus supremo que morava no Olimpo, como se fosse o céu e seu filho Hércules na terra para proteger a humanidade. Também, os gregos tinham um deus para cada necessidade e ocasião, como: deus da chuva, deus do sol, deus da guerra, etc. Sistema este adotado pela igreja católica romana, que têm um deus ou deusa para cada dia do ano. Os mesmos deuses foram adotados pela macumba e candomblé, diferenciando somente os nomes.
III – OS GRANDES IMPÉRIOS NA MARCHA DA HISTÓRIA
Conquistadores insaciáveis cobiçaram dominar o mundo inteiro. Satanás sempre querendo ter o seu domínio universal.
O rei Nabucodonosor ambicionava expandir e sustentar as fronteiras de Babilônia até os confins da terra. Certa noite teve um sonho misterioso; nele Deus estava mostrando o futuro não só dele, mas de muitos outros povos.
“Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta que era imensa e de extraordinário esplendor, estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível. A cabeça era de fino ouro, o peito e os braços de prata, o ventre e os quadris de bronze; as pernas de ferro, os pés em parte de barro e em parte de ferro” (Daniel 2:31-35).
A estátua e os animais são quatro impérios.
Primeiro: “A cabeça de ouro, o leão com as asas de águia é Nabucodonosor com seu império Babilônico ( 626 – 539 a.C. ) (Daniel 2:37,38);
a – A Babilônia é o berço da idolatria, da grandeza, da luxúria e do orgulho, representada pela “cabeça de ouro” (Daniel 2:37,38);
b – A árvore majestosa também era Nabucodonosor (Daniel 4:10-14, 20-22);
c – A estátua (imagem de ouro – Daniel 3:1-6).
Segundo: “O peito e os braços de prata”, o urso e o carneiro representam o império Persa ou Medo-Persa (539 – 330 a.C.) (Daniel 2:32,39;7:5;8:3,4,20).
Terceiro: “O ventre e os quadris de bronze”, o bode de um só chifre e o leopardo com quatro asas e quatro cabeças representa o império Grego (330 – 63 a.C.) liderado por Alexandre o grande (Daniel 2:32,39;7:6; 8:5,21,22).
Quarto: “As pernas de ferro, os pés em parte de ferro e em parte de barro” e o “animal terrível, espantoso com grandes dentes de ferro” representa o império Romano (63 a. C. em diante) (Daniel 2:33;7:7,23-25; 2:40-43). O império Romano se dividiu em duas partes, tendo duas capitais: Uma parte permaneceu em Roma e a outra em Alexandria, no Egito.
Quinto: A pedra (Daniel 2:34,35). Esta pedra representa o próprio Jesus e o Reino de Deus (Gênesis 49:24; Atos 4:11; I Coríntios 10:4; I Pedro 2:4,8).
a – O próprio Deus se levantará para destruir o sistema mundial gentio. A pedra que destruiu a estátua (Daniel 2:34,35; 7:24-26; Lucas 21:24; Apocalípse 11:2;16:19);
b – O Reino de Deus. A pedra crescerá e encherá toda a terra (Daniel 2:35,44,45; 7:26,27; Lucas 1:31-33).
IV – A IDOLATRIA
Idolatria. A idolatria é a adoração, veneração ou culto e honraria aos ídolos, seja qual ídolo for.
Primeiro: A idolatria é abominada por Deus. É traição a Ele. A Bíblia relata a idolatria como prostituição e adultério. Quando alguém serve ou adora outros deuses ela está traindo ao Deus verdadeiro como um cônjuje trai o parceiro adulterando com outra pessoa (Deuteronômio 31:16; Juízes 2:61,17; 8:27,33; II Reis 23:4-7; I Crônicas 5:25; Isaias 57:5-7; Jeremias 3:6-9; 5:7; 7:8, 9; Ezequiel 23:37; Oséias 4:13-19).
Segundo: O mandamento de Deus é: “Não terás outros deuses diante de mim.”
“Então falou Deus todas estas palavras: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus nem culto; porque Eu sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos” (Êxodo 20:1-6; Deuteronômio 5:8-11). 
Terceiro: Nem lembrar ou mencionar seus nomes (Êxodo 23:13; Josué 23:7; Salmo 16:4).
Quarto: Não farás nenhuma semelhança como se fosse um deus, “Nem fareis para vós outros ídolos, nem vos levantareis imagens de escultura, nem coluna, nem poreis pedras com figuras na vossa terra, para vos inclinardes a ela’. “Não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou mulher” (Deuteronômio 4:15-19; Levítico 26:1).
Quinto: A Bíblia diz que os idólatras não tem herança no Reino de Deus. “Sabeis, pois, isto: Nenhum idólatra tem herança no Reino de Cristo e de Deus” (I Coríntios 6:9; Efésios 5:5; Apocalipse 21:8).
Sexto: O Senhor Jesus Cristo disse: “Retira-te, satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele darás culto” (Mateus 4:10; Deuteronômio 10:20).
V – SATANÁS CHEGOU TAMBÉM A ROMA. O QUARTO IMPÉRIO.
No livro do Apocalipse, Roma adquire uma significação positivamente sinistra. “A grande cidade que domina sobre os reis da terra” (Apocalipse 17:18), “assentada sobre sete colinas” ( Apocalipse 17:9), e sobre “povos, multidões, nações e línguas” (Apocalipse 17:15).
João fala do compromisso dela com “os reis da terra, que com ela se prostituíram e viveram em luxúria” (Apocalipse 18:9), e cataloga o comércio suntuoso (Apocalipse 18:12,13), dos “mercadores da terra, os quais se enriqueceram à custa da sua luxúria” (Apocalipse 18:3). Ele estigmatiza o brilho artístico da cidade (Apocalipse 18:22). O castigo virá sobre ela com grande ira, sem nenhuma escapatória.
Qual a razão deste ódio? O motivo é claro: Roma (Babilônia) “estava embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus” (Apocalipse 17:6).
Primeiro: A mulher montada numa besta escarlate. “ Transportou-me o anjo, em um espírito, a um deserto e vi uma mulher (símbolo da igreja) montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres”. A besta, na verdade é Roma a cidade que domina sobre os reis da terra.
As sete cabeças são os sete montes sobre os quais Roma foi edificada, são eles: Capidóglio, Palatino, Aventino, Célio, Viminal, Esquinino e Quirinal.
Os dez chifres são dez reis que governaram a cidade. Roma foi fundada em 753 a.C., na zona pantanosa das sete colidas. Este império qe durou cerca de uns setecentos anos viveu em constantes altos e baixos. Seus imperadores foram maus, depravados, assassinos e inimigos de Deus.
Com o início do cristianismo veio a grande perseguição.
Segundo: Os césares (doze imperadores). Eram como deuses, divinizados e venerados, os “todo-poderosos”. Os cristãos eram presos, seus bens confiscados, torturados, lançados nas fornalhas em brasas e aos leões famintos. Às vezes, amarrados em postes de madeira, cobertos com betume ou encharcados de azeite e incendiados para servirem de tochas para alumiarem as festas profanas do imperador. Mesmo sofrendo horríveis perseguições, a Igreja crescia. Suas reuniões eram às escondidas, até mesmo no mato ou em cavernas. No ano 312 da nossa era, o imperador Constantino diz ter-se convertido. No ano seguinte, publicou o edito de Milão estabelecendo a liberdade religiosa dando por encerrado a perseguição aos cristãos, restituindo, inclusive, os seus bens confiscados. Não havendo mais perseguição, a tendência normal foi o esfriamento da igreja que perdeu o seu ardor missionário.
Terceiro: A partir do ano 250, os bispos de Roma intentaram exercer o direito de primazia sobre os demais. O Estado agora estava casado com a religião, era político-religioso. Os dois poderes tinham que andar juntos: O político e o religioso. Com isso o bispo de Roma crescia em poder. Ali estava instalado o “quartel general” de Satanás. Mais uma vez ele trabalha tentando implantar sua obra maligna oposta a Deus. O bispo de Roma continua a sua luta para ser o primaz entre os demais, e, assim exercer sua autoridade absoluta e universal sobre a igreja. Sugere submissão total a ele, sendo o pai (papa) dos demais bispos.
Inocêncio I (402-417) demonstrou grande ousadia em explorar as reinvindicações de Roma, exigindo submissão universal à sua autoridade. 
Leão I (440-461) na verdade foi quem consolidou o papado. Insistia que era sucessor do apóstolo Pedro. Os demais papas mantêm essa pretensão até hoje.
Pedro nunca foi papa. Era casado e nunca buscou grandeza nenhuma para si. A única vez que citou um título seu, disse: “Rogo, pois, aos presbíteros (Pastores) qua há entre vós, eu, presbítero como eles, pastoreai o rebanho de Deus” (Mateus 8:14; I Pedro 5:1,2).
A história do papado foi de uma arrogância sem precedentes. Decretou a própria infalibilidade (o que o papa decretar é a única verdade a ser obedecida), aliás, o papa governa a igreja não pela Bíblia e sim, pelas encíclicas (cartas doutrinárias) que é autoridade única. Sucessor do apóstolo Pedro, chefe supremo da igreja, santo padre (pai) e vigário de Cristo, isto é: Substituto de Crilsto. A Bíblia nos ensina que o vigário, substituto de Cristo é o Espírito Santo (João 14:16; 16:7,8).
Com o crescimento eminente do papado cresceu também entre eles o poder político.
Somente o papa coroava os reis. Muitas vezes papas excomungavam reis, ora reis depunham papas colocando em seu lugar aquele que melhor lhe conviesse. Com o advento do papado a perseguição à verdadeira Igreja crescia assustadoramente.
Quarto: “Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata (cores vermelhas vivas), e adornada de ouro, de pedras preciosas, e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição” (idolatria) (Apocalipse 17:4).
Esta figura demonstra uma organização com muita riqueza, luxúria, poder e abominação. “Um cálice de ouro transbordante de abominações. “Abominação, ou o que é abominável é aquilo que causa repulsão, faz sentir horror, detestar, repugnar, odiar sentir aversão. Abominação é usada para exprimir a grande repugnância de Deus à altivez (Provérbio 6:16-19); ao engano (Provérbio11:1; 17:15): aos adivinhos, mágicos e feiticeiros (Deuteronômio 18:9-12); à idolatria (Deuteronômio 7:25,26; 27:15; Isaias 44:14-19; Malaquias 2:11).
“Na sua fronte achava-se escrito um nome, mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA” (Apocalipse 17:5).
a – “Mistério.” Este vocábulo, nas Escrituras, nunca significa somente uma coisa estranha e inexplicável, mas um segredo, revelado ou não revelado. Neste caso, tratando-se da falsa igreja, a “mãe das abominações da terra,” nela tudo é confuso. O religioso praticamente nunca tem certeza de nada, adora a qualquer deus que lhe é apresentado. O papa canoniza ou beatifica qualquer pessoa é mais um deus para seus fiéis venerarem.
b – “Babilônia, a mãe das meretrizes”, significa a falsa igreja que conduz os seus filhos ao caminho da idolatria, e põe idolatria nisso.
“Então vi a mulher (falsa igreja) embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus” (Apocalipse 17:6).
c – Os imperadores romanos perseguiram e mataram milhares de cristãos. Em sequência foi a vez dos papas fazerem os mesmo. Durante séculos eles exterminaram milhares e milhares de testemunhas de Jesus. Esta falsa igreja do papa criou a mais iníqua das perseguições, chamada “santa inquisição”, com o seu castigo pereceram milhares de cristãos e Judeus.
A ira de Satanás. “Ai da terra porque o diabo desceu até vós com grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta” (Apocalipse 12:12). Ele procurou apossar-se dos imperadores de Roma, mui particularmente de Nero, tentou assumir o controle do mundo, jogou a máquina de guerra do império contra os cristãos indefesos. Ele instalou-se recentemente no trono da Rússia (União Soviética), através do ateísmo, e do comunismo, torturando e matando milhares de cristãos.
O último império surgirá. E satanás se prepara para jogar sua última cartada, que será a instalação do seu governo mundial na pessoa da besta, previsto no Apocalipse. A aproximação desse reino já é visível, na união de forças, de padronização, globalização e de controle da economia, uma só Europa, uma só moeda, ONU, monopólio da religião (ecumenismo) e intercâmbio da educação.
Este último dos impérios será de inspiração satânica, universal, rigoroso, totalitário, bem sucedido, próspero, materialista, contra Deus e seus santos.
“A besta que vi era semelhante ao lepardo, e os seus pés como de urso, e sua boca como a de leão” (Apocalipse 13:2). Este império deverá surgir nas adjacências do Mar Mediterrâneo, onde também floresceram os anteriores. Ele trará as características dos três últimos que dominaram a terra, como:
a-      “Aparência de leopardo” (o Nazismo);
b-     “Pés de urso” (A Rússia – Antiga União Soviética);
c-      “Boca de Leão” (império britânico)
Onde se originou esta falsa e idólatra igreja com sua pomba e maldade, tendo pele de cordeiro, mas falando como dragão? (Apocalipse 13:11)
Quando João ficou perplexo com o que via o anjo, então lhe deu uma explicação do que se tratava.
“A besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo, (literalmente ainda não chegou, mais está para vir) e caminha para a destruição. E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a fundação do mundo, se admirarão, vendo a besta que era e não é, mas aparecerá” (Apocalipse 17:8). Podemos ver aqui uma alusão à pessoa de Deus “Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir” (Apocalipse 1:4,8).
Quinto: A Bíblia fala a respeito de algumas bestas. Besta é um animal irracional, especialmente os grandes quadrúpedes. Neste caso bíblico são homens cujas vidas foram possuídas por satanás. Ele vai possuir a vida de um religioso-político, de modo a agradar todas as nações, resolvendo aparentemente e temporariamente seus problemas.
A sequência da ação de Satanás na terra. Ele usa o “poderoso” religioso-político que vai realizar toda façanha possível para enganar os homens, desde sua pele e chifres de cordeiro até fazer uma imagem, fazê-la falar e fazer milagres (Apocalipse 13:11,14,15).
a-      A primeira besta sai do abismo (lugar sem fundo, insondável, imensidão, coisa assombrosa o próprio inferno. Esta vesta é o símbolo apocalíptico do último poder ante-cristão Apocalipse 11:7; 20:1-3; 19:19);
b-     A segunda besta vem do mar (povos). “Vi emergir do mar uma besta, qe tinha dez chifres (dez reis) e sete cabeças (as sete colinas de Roma) e sobre os chifres dez diademas, e sobre as cabeças nome de blasfêmia (Apocalipse 13:1,2;17:3).
Em seqüência grandes acontecimentos e o governo mundial que surgirá:
Primeiro: Este governo mundial que surge será satanicamente energizado (Apocalipse 13:2,4).
Segundo: Ele e sua imagem serão adorados sobe pena de morte (Apocalipse 13:4,8,12,15).
Terceiro: Ele será reconhecido, terá supremo poder militar e será admirado e adorado pelas nações (Apocalipse 13:3,4).
Quarto: Ele vai exercer autoridade mundial (Apocalipse 13:7).
Quinto: Ele perseguirá os crentes em Cristo (Apocalipse 13:6-8).
Sexto: Ele é sedutor e exercerá ditadura econômica (Apocalipse 13:13-18).
a-      A terceira besta sai da terra (Apocalipse 13:11,12). Muitos estudiosos identificaram esta besta  como o anticristo. Ela representa aqueles que preparam o caminho para a manifestação do mal, certificar I João 2:18,19; 4:1-6);
b-     A besta e a trindade satânica, sua derrota e de seus adoradores (Apocalipse 16:13,14;14:9-11;19:19,10;20:1-3,7-10);
c-      Os vencedores com Cristo (Apocalipse 12:9-11; 15:1-5; 22:1-5; 7:9-17).
CONCLUSÃO: “Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro, e julga e peleja com Justiça” (Apocalipse 19:11-16).
Esta visão é de Jesus Cristo saindo do céu com os anjos, ação preparatória para a catástrofe na qual o poder mundial gentio, encabeçado pela besta será ferido e derrotado. Através de todo o Novo Testamento Cristo é apresentado como Juíz da humanidade ( João 5:22,23,27,30; Atos 10:42; Romanos 2:16).
Jesus virá com um cetro na mão (vara de ferro) para julgar o mundo com justiça e equidade (Salmo 96:10,13;98:9; II TIMÓTEO 4:1; I Pedro 4:5; Apocalipse 2:26,27;12:5).
O profeta Ezequiel em suas profecias descreve esta batalha como a destruição final. A batalha do armagedon. Armagedon se refere ao vale megido, uma planice de Israel a oeste do rio Jordão ,  próximo ao monte Carmelo (Apocalipse 16:16; 19:14,15,17-21  9;13-19 ; Isaias 2;19-21; Joel 2:30,31  ; Apocalipse 6:12-17)
“Naquele dia, quando vier Gogue contra a terra de Israel, diz o senhor Deus, a minha indignação será mui grande. Pois no meu zelo, no brasume do meu furor, disse que naquele dia será fortemente sacudida a terra de Israel, de tal sorte que os peixes do mar, as aves do céu, os animais do campo, e todos os répteis que se arrastam sobre a terra, e todos os homens que estão sobre a face da terra, tremerão diante da minha presença; os montes serão deitados abaixo, os precipícios se desfarão e todos os muros desabarão por terra.” João tem esta mesma visão. E nesta batalha haviam duzentos milhões de combatentes e as figuras de animais horrendos que João viu se referem aos armamentos modernos (Ezequiel 38:18-20)
 O ajuntamento de vários povos: Geogue, Magogue, Meseque, Rôs, Tubal Torgama, Povos ao norte de Israel , da Ásia á Europa, incuindo a eis União Soviética.Esta guerra mencionada em Ezequiel 38:1-23; e 39;1-16 Estão em conexão com Daniel 7:7 ,8;19-25 ,  Apocalipse 13:5-7).
Ação de Deus nesta guerra (Ezequiel 38;4-7, 18-20 ; Joel 2:30,31  ;Zacarias 12:1-4;14:1-9, Mateus 24;21 ,  Apocalipse 14:14-20;19;19,21). O fim de Satanás, seus anjos, a besta e o falso profeta (Apocalipse 19:19,20; 20:7-10, 13-15).
Para a Igreja, glória eterna (I Tessalonicenses 4:17; Apocalipse 7:9-17; 21:1-7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário