quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

O DESEJO DE DEUS

O DESEJO DE DEUS
 
O DESEJO DE DEUS PARA A HUMANIDADE


Jeremias 29:1-14

Eu escrevi uma carta aos judeus que Nabucodonosor havia levado como prisioneiros de Jerusalém para a Babilônia: autoridades, sacerdotes, profetas e todo o povo. Isso aconteceu depois de terem saído de Jerusalém o rei Joaquim, a sua mãe, os oficiais do palácio, as autoridades de Judá e de Jerusalém, os carpinteiros e os outros operários especializados. O rei Zedequias, de Judá, mandou que Elasa, filho de Safã, e Gemarias, filho de Hilquias, levassem a carta ao rei Nabucodonosor, da Babilônia. Ela dizia:

“O SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel, diz o seguinte a todos os judeus que ele deixou Nabucodonosor levar como prisioneiros de Jerusalém para a Babilônia: ‘Construam casas e morem nelas. Plantem árvores frutíferas e comam as suas frutas. Casem e tenham filhos. E que os filhos casem e também tenham filhos. Vocês devem aumentar em número e não diminuir. Trabalhem para o bem da cidade para onde eu os mandei como prisioneiros. Orem a mim, pedindo em favor dela, pois, se ela estiver bem, vocês também estarão. Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel, os estou avisando para que não se deixem enganar pelos profetas que vivem no meio de vocês nem por aqueles que dizem que podem adivinhar o futuro. Não dêem atenção aos sonhos deles. Eles dizem mentiras em meu nome. Eu não os enviei. Eu, o SENHOR, estou falando.’ “O SENHOR Deus diz ainda: ‘Quando os setenta anos da Babilônia passarem, eu mostrarei que me interesso por vocês e cumprirei a minha promessa de trazê-los de volta à pátria. Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando. Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei. Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Sim! Eu afirmo que vocês me encontrarão e que eu os levarei de volta à pátria. Eu os ajuntarei de todos os países e de todos os lugares por onde os espalhei. E levarei vocês de volta à terra de onde os tirei e levei como prisioneiros.
Eu, o SENHOR, estou falando.’

Israel estava passando por tempos de grande angústia. O povo escolhido de Deus, que vira tantas maravilhas, estava agora escravizado nas mãos de um rei pagão. Quanta humilhação para quem atravessou o mar, comeu maná do céu, viu o monte ardendo, bebeu água da Rocha, recebeu as tábuas da lei e jurou fidelidade.

O problema estava exatamente neste ponto: FIDELIDADE.

O capítulo 28 de Deuteronômio fala sobre as bênçãos da fidelidade e também do castigo pela infidelidade.

13 E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, quando obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e fazer.
14 E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, para andares após outros deuses, para os servires.
A fidelidade traria as bênçãos de Deus sobre todo o povo;
Mas o povo não cumpriu com os compromissos assumidos perante o Senhor, então, tudo o que está escrito sobre a infidelidade recaiu sobre eles.
44 Ele te emprestará a ti, porém tu não lhe emprestarás a ele: ele será por cabeça, e tu serás por cauda.
Aqui vemos a promessa de escravidão como fruto da infidelidade.
O que mais chama a atenção nesta carta de Jeremias ao povo cativo, é o momento em que Deus lhe mandou escrevê-la.
Muitos profetas estavam mentindo ao povo, dizendo que eles só teriam bênçãos, enquanto Jeremias advertia sobre os perigos da idolatria que tomara conta da nação.
Todo o povo se desviara da adoração ao único Deus, para adorar os deuses dos povos que estavam no meio deles.

A mistura era total. Desde casamentos que Deus advertira que não se realizassem, até rituais onde sacrificavam crianças para deuses pagãos.

Salomão amou muitas mulheres estrangeiras. Além da filha do rei do Egito, ele casou com mulheres hetéias e com mulheres dos países de Moabe, Amom, Edom e Sidom. Casou com elas, mesmo sabendo que o SENHOR Deus havia ordenado aos israelitas que não casassem com mulheres estrangeiras porque elas fariam com que os corações deles se voltassem para outros deuses. Salomão casou com setecentas princesas e também teve trezentas concubinas. Elas fizeram com que ele se afastasse de Deus e, quando ele já estava velho, fizeram com que o seu coração se voltasse para deuses estrangeiros. Ele não foi fiel ao SENHOR, seu Deus, como Davi, o seu pai, havia sido. Salomão adorou Astarote, a deusa de Sidom, e Moloque, o nojento deus de Amom. Ele pecou contra o SENHOR e não foi fiel a ele como Davi, o seu pai, havia sido. Na montanha que ficava a leste de Jerusalém, ele construiu um lugar para a adoração de Quemos, o nojento deus de Moabe, e um lugar para a adoração de Moloque, o nojento deus de Amom. Também construiu lugares de adoração, onde todas as suas mulheres estrangeiras queimavam incenso e ofereciam sacrifícios aos seus próprios deuses.
1 Reis: 11 1-8

Assim como Salomão, todo o povo continuou com estas atitudes de desprezo para com Deus, rejeitando as advertências que Deus enviava através de Seus profetas e preferindo ouvir profetas mal intencionados, que lucravam com a idolatria.

Nos dias em que Jeremias profetizava sobre o exílio babilônico, um profeta chamado Hananias contrariava os decretos de Deus, profetizando libertação dentro de dois anos, além de prosperidade e bonança.

Esta atitude levou o povo a crer que Deus não puniria a idolatria com o devido rigor que havia antes predito, fazendo Deus mentiroso e o mal aceitável.

Mas a punição foi simples e imediata, destruindo o mensageiro do mal e enfatizando o que Deus diagnosticara sobre aquele povo.

Os profetas que falaram há muito tempo, antes do meu tempo e do seu, disseram que viria guerra, fome e doença para muitas nações e poderosos reinos. Mas o profeta que profetiza a paz só pode ser aceito como profeta mandado por Deus quando as palavras dele se cumprem.

Aí Hananias tirou a canga que estava no meu pescoço, quebrou-a em pedaços e, na presença de todo o povo, disse o seguinte: —O SENHOR Deus disse que é assim que ele vai quebrar a canga que o rei Nabucodonosor pôs no pescoço de todas as nações. Ele fará isso dentro de dois anos. Então fui embora.

Algum tempo depois de Hananias ter quebrado a canga que estava no meu pescoço, o SENHOR me mandou dizer o seguinte a Hananias: —O SENHOR disse: “Você quebrou uma canga de madeira, mas eu vou colocar em lugar dela uma canga de ferro.”

O SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel, vai pôr uma canga de ferro sobre todas essas nações, e elas serão dominadas pelo rei Nabucodonosor, da Babilônia. Ele vai fazer com que até os animais selvagens trabalhem para Nabucodonosor.

E eu continuei: —Escute bem, Hananias! O SENHOR Deus não o enviou; você está fazendo esse povo acreditar em mentiras.

Por isso, o SENHOR diz que vai se livrar de você. Você vai morrer ainda este ano, pois disse ao povo que se revoltasse contra o SENHOR.

E o profeta Hananias morreu no sétimo mês daquele mesmo ano.
Jeremias 28: 8-17

Estes fatos da história de Israel formam um paralelo tremendo com a vida humana em todos os tempos.
A humanidade se rebelou contra Deus para seguir deuses estranhos e adorar toda sorte de criaturas dos céus, dos mares e da terra.

A ira de Deus é revelada do céu contra toda a impiedade e injustiça daqueles que retêm a verdade em injustiça; porquanto o que se pode conhecer de Deus, neles está manifesto; pois Deus lho manifestou.

As perfeições invisíveis dele, o seu poder eterno e a sua divindade, claramente se vêem desde a criação do mundo, sendo percebidas pelas suas obras, para que eles sejam inescusáveis; porquanto, conhecendo a Deus, não o glorificaram como a Deus, nem deram graças, antes se enfatuaram nas suas especulações, e ficou em trevas o seu coração insensato. Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, e deixaram a glória do Deus incorruptível por uma semelhança de figura de homem corruptível, de aves, quadrúpedes e de répteis.
Romanos 1: 18-23

Tudo começou no Jardim do Édem, onde foi cometido o Pecado Original, que nada mais é do que a desobediência ou Infidelidade.

O homem falhou em seguir a Deus, dando lugar ao pecado, que recaiu sobre toda a humanidade.

Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.
Romanos 3:23
O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram.
Romanos 5:12

Assim como Israel, todos falharam em obedecer ao criador, preferindo a criatura, por isto, há tanta dor e sofrimento no mundo. A idolatria é o mal reinante no coração dos homens, fazendo com que se afastem cada vez mais das bênção de Deus.

Mas assim como Deus usou a punição como ensinamento, determinando um prazo para trazer o Seu povo de volta, assim também Deus providenciou um meio de trazer os homens de volta para o Criador.

O que Moisés diz é isto: “A mensagem de Deus está perto de você, nos seus lábios e no seu coração” —isto é, a mensagem de fé que anunciamos. Se você disser com a sua boca: “Jesus é Senhor” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo.

Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos. Porque as Escrituras Sagradas dizem: “Quem crer nele não ficará desiludido.”

Isso vale para todos, pois não existe nenhuma diferença entre judeus e não-judeus. Deus é o mesmo Senhor de todos e abençoa generosamente todos os que pedem a sua ajuda. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos.”
Romanos 10: 8-13


O pecado faz separação entre o homem e Deus, mas Jesus é o elo de ligação que rompe a barreira do pecado, nos levando diretamente à presença do Pai.

Eis que a mão de Jeová não é tão curta que não possa salvar, nem o seu ouvido tão pesado que não possa ouvir; mas as vossas iniqüidades são as que fizeram uma separação entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados fizeram-lhe esconder de vós o seu rosto, de sorte que não vos ouça.
Isaías 59:1 e 2.

Mas Cristo veio como o Grande Sacerdote das coisas boas que já estão aqui. A Tenda em que ele serve é melhor e mais perfeita e não foi construída por seres humanos, isto é, não é deste mundo. Quando Cristo veio e entrou, uma vez por todas, no Lugar Santíssimo, ele não levou consigo sangue de bodes ou de bezerros para oferecer como sacrifício. Pelo contrário, ele ofereceu o seu próprio sangue e conseguiu para nós a salvação eterna.

O sangue de bodes e de touros e as cinzas da bezerra queimada são espalhados sobre as pessoas impuras, e elas ficam purificadas por fora.

Se isso é assim, imaginem então quanto maior ainda é o poder do sangue de Cristo! Por meio do Espírito eterno ele se ofereceu a si mesmo a Deus como sacrifício sem defeito.

E o seu sangue nos purifica por dentro, tirando as nossas culpas; assim podemos servir ao Deus vivo, pois já não praticamos cerimônias que não valem nada.
Hebreus 9: 11-14

Deus nos recebe unicamente através da fé no Seu Filho. A fé no sacrifício de Jesus nos liberta de todo pecado, pois Ele já pagou o preço de religar ( Religião ) o homem a Deus, rasgando o véu de separação e nos dando entrada diretamente na sala do trono.

E o Espírito Santo também nos dá o seu testemunho sobre isso. Primeiro ele diz:

“Quando esse tempo chegar, diz o Senhor, eu farei com o povo de Israel esta aliança: Porei as minhas leis no coração deles e na mente deles as escreverei.”

Depois ele diz: “Não lembrarei mais dos seus pecados nem das suas maldades.”

Assim, quando os pecados são perdoados, já não há mais necessidade de oferta para tirá-los.

Por isso, irmãos, por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo. Por meio da cortina, isto é, por meio do seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo. Nós temos um Grande Sacerdote para dirigir a casa de Deus.

Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura.

Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas.
Hebreus 10: 15-23

Muitos ensinam caminhos para a vida, mas só Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida.

É muito cômodo e lucrativo ensinar somente as bênçãos que seguem os cristãos, mas se este ensinamento não tiver como base toda a verdade sobre direitos e deveres que Deus nos proporciona, o resultado será desastroso.

O mundo está cheio dos Hananias, pregando meias verdades sobre o amor de Deus incondicional, mas lembre-se: “meia verdade é mentira.”


DE TUDO ISTO NÃO ESQUEÇAMOS:

Somente em Deus eu encontro paz; é dele que vem a minha salvação.
Salmo 62:1

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando. Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei. Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração.
Jeremias 29: 11-13

Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o Maligno não pode tocar neles. Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está debaixo do poder do Maligno. Sabemos também que o Filho de Deus já veio e nos deu entendimento para conhecermos o Deus verdadeiro. A nossa vida está unida com o Deus verdadeiro, unida com o seu Filho, Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro, e esta é a vida eterna. Meus filhinhos, cuidado com os falsos deuses!
1 João 5: 18-21

Nenhum comentário:

Postar um comentário