sábado, 14 de novembro de 2015

"A verdadeira liberdade em Cristo"

"A verdadeira liberdade em Cristo"
 
Texto Chave: João 8:32. Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

A humanidade, tem desenfreadamente tentado buscar a liberdade, muito se tem feito ao longo dos séculos, grandes revoluções, manifestações em massa, erigiram-se estátuas, derrubaram-se as mesmas, compuseram-se musicas, derrubaram-se governos, mudaram-se regimes políticos, tudo em busca da almejada liberdade, qual tem sido o resultado de tal esforço?

Lamentavelmente, a humanidade tem sido oprimida, ao experimentar sucessivos governos humanos; mesmo quando se consegue algum alívio, logo alguém abusa do poder. Também muitas pessoas ao usufruírem certa dose de liberdade, depressa confundem liberdade com libertinagem, e passam a fazer tudo o que é errado, pensando que não têm que prestar contas a alguém, não se preocupando com o bem-estar dos outros, sem dúvida que, a condição da humanidade é a descrita pelo apóstolo Paulo em Romanos capitulo 8 e versículo 22 que diz o seguinte:” Pois sabemos que toda a criação junta persiste em gemer e junta está em dores até agora”.

•    Como os humanos se têm empenhado pela busca de Liberdade?
•    Qual tem sido o resultado de tal busca?
•    O que nos diz o apóstolo Paulo em Romanos 8:22?

Onde podemos encontrar a verdadeira liberdade?

Conforme já observamos, os homens não conseguem produzir a verdadeira liberdade, sim embora alguns tenham boas intenções, não têm capacidade para tal; veja Jeremias 10:23. Sendo assim, surge a seguinte questão: onde podemos encontrar a verdadeira liberdade?

A resposta a esta pergunta, é dada por Jesus no evangelho de João no capítulo 8 e no versículo 32, que diz: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, o que queria Jesus dizer com estas palavras? Se analisarmos em que contexto foi proferido, entenderemos o verdadeiro significado delas; momentos antes, alguns fariseus e saduceus, querendo apanhar Jesus em falta trouxeram para o meio deles uma mulher adultera e perguntaram a Jesus: “instrutor, esta mulher foi apanhada no ato de cometer adultério, na lei, Moisés prescreveu que apedrejemos a tal sorte de mulher, o que dizes tu?”, Jesus não lhes respondeu logo, diz o relato que Ele se baixou e começou a escrever com o seu dedo no chão, quando persistiram na mesma pergunta, Jesus levantou-se e disse-lhes, “Que aquele de vós que estiver sem pecado seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”, Jesus baixou-se novamente e continuou a escrever com o seu dedo, o que aconteceu de seguida? Um a um começaram a sair, principiando com os anciãos, de modo que Jesus foi deixado só com a mulher, o relato contínua: endireitando-se de novo Jesus disse-lhe, “mulher onde estão eles? Não te condenou ninguém?” ela respondeu: “ninguém Senhor” Jesus disse: “tampouco eu te condeno. Vai embora, doravante não pratiques mais pecado”. João 8:3-11.

Reparou como Jesus lidou com esta situação? Ele imitou a seu Pai Jeová, usou de misericórdia, compaixão e Amor. (Salmos 103:8,9). Mostrou ser diferente daqueles Fariseus que obrigavam o povo a cumprir as suas tradições, mas eles próprios invalidavam a palavra de Deus. Leia Mateus 15: 3, 7-9. De certa maneira Jesus libertou aquela mulher da fúria e do fanatismo dos Fariseus, será que Jesus aprovou a conduta errada dela? De forma alguma, por isso ele disse: vai embora, doravante não pratiques mais pecados. Aquela mulher foi perdoada, Jesus foi para ela um Libertador.

•    Porque não é possível os humanos produzirem a verdadeira Liberdade?
•    Que palavras de encorajamento lemos em João 8:32?
•    Como Jesus lidou com a situação registada em João 8:3-11, e a quem imitou ele?

Jesus livra-nos do pecado e da morte
As palavras já citadas do evangelho de João 8:32 eram dirigidas a alguns Judeus que acreditaram nas palavras de Jesus, (João8:31). Por isso eles replicaram dizendo que eram descendentes de Abraão, que nunca tinham sido escravos de ninguém, como é que Jesus agora lhes dizia “Ficareis livres?”V.33, note a resposta de Jesus a esta pergunta: “Digo-vos em toda a verdade: Todo o praticante do pecado é escravo do pecado” V.34. Portanto se o Filho vos libertar, sereis realmente livres, V.36.

Jesus mostrou assim que só ele através do seu Sacrifício resgatador, poderia libertar os humanos imperfeitos do pecado e da morte. Leia Hebreus 10:12. O Amor de Deus pela humanidade é de tal maneira que ele enviou o seu Filho á terra para nos Libertar da morte. João 3:16. Não se nos acalenta o coração saber da preocupação amorosa de Deus, em fazer para nós esta provisão? Certamente que sim, por isso devemos de estudar regularmente a Palavra de Deus a Bíblia Sagrada, e assim fortalecer a nossa Fé no Sacrifício resgatador de Jesus, e termos a certeza que somente Jesus nos pode reconciliar com o Pai Jeová.
Quão gratos somos ao nosso Grandioso Deus Libertador, por tudo o que ele tem realizado em nosso benefício. Deuteronômio 32:4.

Em João 14:6 lemos as seguintes palavras de Jesus: “Eu sou o caminho, a Verdade, e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”. Note Que Jesus é o Caminho, somente mediante ele é que humanos imperfeitos podem Chegar a Deus e ter um conhecimento exacto da verdade. Veja 1 Timóteo 2:4,5. Sim, Jesus é o Mediador entre Deus e a sua igreja de fiéis seguidores, não apenas, como algumas organizações presunçosamente ensinam o Mediador entre Deus e uma classe restrita de pessoas.

Jesus é a Verdade, porque o seu ensino, não é o ensino de homens mas o ensino do Pai Jeová, conforme registado em João capitulo 4 e versículo 16 que diz: “O que eu ensino não é meu, mas pertence aquele que me enviou.” Jesus sempre se preocupou em ensinar outros a respeito de Deus, por isso em oração a Ele disse: Santifica-os por meio da Verdade, a Tua Palavra é a Verdade. João 17:17. Por isso nós andaremos na Verdade, se seguirmos a Nosso Senhor Jesus Cristo e Adorarmos a Jeová com toda a reverência. Note que: Jesus e o seu ensino são a Verdade, não alguma Organização ou instituição religiosa.

Jesus é a Vida porque por meio dele podemos ter vida eterna. Em Romanos capitulo 6 e versículo 23, lemos: Pois o salário pago pelo pecado é a morte, mas o dom dado por Deus é a vida eterna por Cristo Jesus Nosso Senhor.

Sem dúvida que esta verdade acerca do ensino de Cristo nos liberta de ensinos Falsos, de dogmas de homens e de vãs tradições.

•    O que Jesus disse aos Judeus que acreditaram nele, com que objectivo?
•    O que cada um de nós deve estar determinado a fazer?
•    O que significa Jesus ser; o caminho, a verdade e a vida?


A Gloriosa Liberdade dos filhos de Deus

É encorajador para nós sabermos que fomos libertados em Cristo e no tempo devido de Deus podemos gozar de Plena liberdade, para isso devemos de ficar firmes na Fé e não vacilar, como nos exorta o apóstolo Paulo em Gálatas 5:2, que diz: Para tal liberdade é que Cristo nos libertou, portanto, ficai firmes e não vos deixeis restringir novamente num jugo de escravidão.

Quão animador é para nós Adorarmos um Deus de Liberdade, lemos as seguintes palavras em 2º Coríntios 3:17, “Ora, o Senhor Jeová é espírito, e onde estiver o espírito de Jeová ali há liberdade.” É do Propósito de Jeová restaurar a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Sim, restaurar de novo a liberdade eterna perdida por nossos primeiros pais Adão e Eva.

Mas quando acontecerá isso?

No tempo que Jeová tem determinado, os Santos eleitos que Reinarão com Cristo, isto é os justos, usufruirão esta gloriosa liberdade na sua recompensa celestial, quando Cristo vier, pois estarão livres do pecado. Veja Romanos 8:1,2. Porém os injustos ressuscitados receberão a liberdade após o reino de mil anos de Cristo. Então, todo o universo será livre no fim do Reinado milenar, e se terá cumprido assim as palavras registadas em Romanos 8:21. “ A própria criação também será liberta da escravização à corrupção e terá a liberdade gloriosa dos filhos de Deus”.

•    Qual é o propósito de Jeová?
•    Quando terá um pleno cumprimento as palavras registadas em Romanos 8:21?

O que aprendemos?
Romanos 8:22.
João 8:3-11.
João 8:32.
Romanos 8:21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário