sexta-feira, 13 de novembro de 2015

O derramar do Espírito

O derramar do Espírito
 
Texto-base: Atos 2:17

“Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos”.

Apenas com esse versículo, poderíamos falar sobre muitas coisas. Ele fala sobre o derramar do Espírito Santo. Logo após a ida de Jesus para o Pai, as pessoas que estavam reunidas em nome de Jesus, receberam o batismo com o Espírito Santo. Foi um grande poder naquele lugar... Falavam em línguas estranhas e estrangeiras, e as pessoas que viam isso ficavam perplexas. Estão eles bêbados?

Então, Pedro, lembra-se de uma profecia do profeta Joel, onde fala que isso aconteceria. Era o derramar do Espírito.

Precisamos ser cheios do Espírito Santo todos os dias. Todo cristão precisa disso! Mas hoje em dia vemos muitos cristãos não vivendo a vida plena que Jesus prometeu. Mas porque? Talvez seja porque não têm buscado a face de Deus. Cada um tem buscado apenas os seus interesses.

Você quer ser cheio do Espírito hoje?

Então, Deus diz: “Nos últimos dias...”. E estamos nos últimos dias. Essa promessa é pra agora, é pra hoje!
“Derramarei do meu Espírito...”... Depois do derramar, vejam só o que acontece: “filhos e filhas profetizando, jovens tendo visões e velhos sonhando”.

Mas o que significa tudo isso? É o mover do Espírito, atingindo até as crianças... Esses dias pude presenciar isso. Pequeninos porta-vozes de Deus. Estou fazendo um trabalho missionário com as crianças da Ágape e é muito lindo vê-los falando de Deus e vivenciando isso. Apenas um gesto deles nos toca profundamente. Domingo passado recebi uma cartinha de uma das crianças, falando coisas lindas pra mim, e o quanto sou importante pra Deus e pra elas. Me senti amada por eles e por Deus também, que no meio de muitas dúvidas e tribulações ministeriais, o Senhor falou através daquela que Ele está comigo.

As crianças podem ser vasos na Igreja. Muitas vezes, nos preocupamos em apenas distrair as crianças para que elas não atrapalhem os pais na hora do culto. E , infelizmente, isso é um erro! Elas precisam ser ensinadas na Palavra e ter oportunidade de expressar o amor de Deus. Estamos nos últimos dias, e Deus está utilizando até as crianças para levar a sua Palavra.

A segunda coisa que acontece com o derramar do Espírito são as visões dos jovens. Durante muito tempo, os jovens eram vistos na sociedade como pessoas que, por não terem a experiência vasta na vida, não poderiam enxergar além de seus limites. O que o jovem dizia, não tinha nenhuma importância. Mas com o derramar do Espírito, essa limitação é transposta. Os jovens, aqueles que ainda têm pouca experiência em relação às coisas do reino, enxergariam além dos que os olhos humanos enxergam. Essa é a visão de Deus. Além das fronteiras da incredulidade, da falta de amor... Isso só acontece com o derramar do Espírito.

O terceiro ponto, e o que eu vou enfatizar mais é o sonhar dos velhos. A Palavra diz que depois do derramar do Espírito, os velhos teriam sonhos. Mas vocês já pararam pra pensar porque os velhos?

A velhice é uma época da vida onde muitas pessoas não têm mais sonhos. Afinal, já está próxima ao fim... Sonhar pra que, se não há perspectivas desse sonho ser realizado? Pra que lutar pra um sonho ser realizado, se estou próximo à morte?

Mas, segundo a Palavra, até os velhos, sem perspectiva alguma de futuro, sonhariam!

Muitos de nós estamos como velhos que ainda não receberam o derramar do Espírito. Estamos com nossos sonhos mortos, enterrados. Não temos mais perspectivas de nada. Não conseguimos fazer planos para o futuro. Muitas vezes dizemos: “o que vier é lucro”. “Estou na vontade de Deus. O que Deus quiser acontecerá”.

Porém, isso não é estar na vontade de Deus. Ele quer que sonhemos. Sonhar é algo divino. Deus foi o primeiro a sonhar. Ele sonhou conosco. E por isso nos criou. E na Bíblia fica evidente que sonhar é algo proveniente de uma vida cheia de Deus.

Ele quer que você sonhe com uma Igreja maior, que envie missionários para os campos, que tenha um trabalho social.... Ele quer que você sonhe com um casamento. E por que não? A Palavra disse que não é bom que nenhum homem fique só. Ele quer que você sonhe em ter uma casa própria ou um carro melhor. Ele quer que você sonhe em fazer uma faculdade, em obter um emprego melhor.... Ele quer que você sonhe com a sua família restaurada por Cristo...

Deus se alegra muito quando temos esses sonhos. Sabe porque? Porque esses também são os sonhos de Deus. Ele quer a nossa felicidade. Quer que tenhamos uma vida em abundância.

Quando nos unimos a Cristo, os sonhos de Deus são unidos aos nossos.

Um dia antes de ser convidada para pregar, tive um sonho com a Igreja batista Peniel. Sonhei que esta Igreja era num lugar movimentado, numa avenida. Era um templo grande, onde a entrada era um portal de madeira. No sonho, eu estava indo ao ensaio de louvor, fazer uma visita aos irmãos. Quando abri a porta, a Igreja estava lotada. Porém, era apenas um ensaio. Na mesma hora veio à minha mente uma frase dita por Ana Paula Valadão: “Cada ensaio do Diante do Trono é um culto a Deus”.

Esse foi um sonho ao dormir, uma visão de Deus para essa Igreja. Mas é necessário que toda a igreja sonhe junto com Deus, junto com o pastor, junto com os líderes, por uma Igreja cada vez mais parecida com Cristo. Uma Igreja que o agrada.

Deus me mostrou que muitas pessoas estão com seus sonhos enterrados. E os sonhos precisam ser restaurados. Porque há um derramar de Deus neste lugar. E quando Deus derrama do Seu Espírito, as crianças profetizam, os jovens têm visões, os velhos sonham, o vale dos ossos secos se torna um grande exército.

Deus tem sonhos e planos maravilhosos para a tua vida. Se junte aos sonhos de Deus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário