Vencendo obstáculos
Josué 1.1-9
-Introdução: Deus precisa de homens de atitude, não apenas de palavras. Não basta mostrar o problema, é preciso resolvê-lo. Diante dos obstáculos da vida tomamos atitudes que revelam quem realmente somos.
Quais são as suas atitudes como servo de Deus?
-Ilustração: História da pedra que um rei mandou colocar no meio do caminho para testar a boa vontade do povo. Todos reclamaram, mas ninguém tirava a pedra. Um dia alguém resolvei remover a pedra e encontrou um pacote com moedas de ouro dentro e um bilhete do re dizendo: “parabéns por ter tirado a pedra, este é o teu prêmio”.
No Antigo Testamento vemos vários tipos de personagens:
-Profetas: falavam em nome de Deus;
-Reis: governavam o povo;
-Juízes: julgavam as causas das pessoas;
-Sacerdotes: ministravam e intercediam;
Alguns superavam como por exemplo Davi, que foi pastor, músico, guerreiro, general e Rei. E em todas estas funções foi um homem de Deus.
Um homem de Deus enfrenta o perigo sem medo, e não fica reclamando, mas age com sabedoria.
Seja como for, seja um homem de Deus!
Vejamos sobre Josué que foi um guerreiro:
Deus deu duas ordens para um bom guerreiro (v.9):
Deus deu duas ordens para um bom guerreiro (v.9):
1ª não ter medo
2ª ser corajoso
Vejamos alguns obstáculos vencidos por Josué por ter observado estas duas ordens.
Através da geografia e caminhada do povo de Deus percebemos os obstáculos vencidos por Josué:
1- Barreiras naturais/Jordão: Josué 3.5-17
Quando já iam entrando na terra prometida, Josué e o povo encontrou um primeiro obstáculo natural e previsível que era o rio Jordão que estava cheio. Ele venceu o Jordão porque Deus parou as águas. Mas ara vencer este obstáculo natural foi preciso santificar o povo (v.5) e ser obediente à voz de Deus.
Obstáculos naturais são barreiras normais que temos que enfrentar como por exemplo para fazer uma faculdade é preciso um vestibular.
Jesus venceu obstáculos naturais como o vento e o mar na tempestade.
2- Barreias Humanas/Jericó: Josué 6.15-20
Depois de terem passado o rio Jordão encontraram pela frente a cidade de Jericó com suas altas e grossas muralhas. Foi um grande desafio para eles aquelas muralhas que foram erguidas pelo homem.
As muralhas caíram através da consagração e do louvor do povo durante 7 dias.
Barreiras humanas são situações entre pessoas que precisam ser resolvidas de forma sábia. Por exemplo conflitos entre pessoas que precisam ser administrado com amor.
Jesus enfrentou diversas barreias humanas como os fariseus e saduceus. Por quê Jesus não expulsou um demônio dos fariseus? Porque era um problema humano e Jesus dialogou com eles e os tolerou.
3- Barreiras Temporais/sol e lua: Josué 10.10-15
Em um momento decisivo o povo de Gibeão foi atacado por 5 reis e Josué foi defender. Não daria tempo de para ganhar aquela batalha, mas Deus moveu o céu a favor deles. O sol e alua pararam para dar tempo de lutar com a luz do dia e pra completar Deus mandou pedras do céu para defender seu povo.
As barreiras temporais são imprevistos que acontecem e situações em que somente pela misericórdia de Deus e com um milagre conseguimos vencer. Quando não dá tempo mais de lutar. Se você precisa de tempo e oportunidade Deus pode dar.
Jesus venceu as barreiras temporais quando viveu os dias como nós e quando morreu os céus se escureceram mostrando que tempo estava cumprido.
4- Barreias Espirituais/pecado: Josué 24.14-25
Depois de conquistar a terra prometida foi preciso santificar o povo e eliminar um inimigo interno que era o pecado.
Josué sempre chamava o povo à consagração: circuncidou os filhos de Israel (5.1-9), celebrou a páscoa (5.10-12), condenou os familiares de Acã por pegar coisas condenadas (7),pregava ensinando o povo a ser fiel a Deus (23) e renovou a Aliança do povo com Deus duas vezes (8.30-35 e 24.14-25).
O pior inimigo de uma igreja e de um homem de Deus é o pecado. Não tem demônio, mundo, perseguição ou armadilha que derrube uma igreja ou servo de Deus. Mas o pecado destrói e mata.
Enfrente os obstáculos de sua vida!
-CONCLUSÃO: Com a força de Deus vença!
Nenhum comentário:
Postar um comentário