Saudades do passado!
| |
Texto básico: Lucas 5: 1-11.
Aconteceu que, ao apertá-lo a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes. Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes. Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique. Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador. Pois, à vista da pesca que fizeram, a admiração se apoderou dele e de todos os seus companheiros, bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios. Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram. (Lucas 5: 1-11 RA).
Parece que uma das qualidades ou defeitos do ser humano é ser saudosista. Isto é, lembrar com saudades das coisas do passado. O passado é algo que nos marca profundamente e quão difícil nos é nos desapegarmos dele.
Nossas escolhas, muitas vezes nos aproximam mais e mais das coisas do mundo e nos fazem apegar a elas.
A Bíblia nos mostra alguém que fez uma escolha assim:
Disse Abrão a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados. Acaso, não está diante de ti toda a terra? Peço-te que te apartes de mim; se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda. Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o SENHOR destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar. Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma. Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o SENHOR. (Genesis 13: 8-13 RA).
O apóstolo Pedro nos informa que Ló, apesar de tudo isto, se afligia com a iniquidade daquele povo (2 Pedro 2: 6-8), por isso, quando Abraão intercedeu por ele diante de Deus, foram enviados anjos para que tirassem Ló e sua família antes que Deus destruísse aquela cidade. A condição que Deus exigia era que não olhassem para trás, isto é, que não sentissem saudades daquela cidade e de seu pecado.
Havendo-os levado fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças.(Genesis 19: 17 RA)
E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal.(Genesis 19: 26 RA)
Multidões seguiam Jesus e ainda hoje o seguem, alguns interessados em Seus milagres, receber bênçãos ou para serem por Ele alimentados. Mas, poucos são os que de fato querem assumir um compromisso ou ter uma experiência real com Jesus em sua vida diária. Assim como os Seus discípulos, nós também, ao conhecermos o Senhor Jesus ficamos admirados e queremos compartilhar Suas maravilhas com as pessoas de nossos relacionamentos. Mas, seguir ao Senhor Jesus, é ter um relacionamento pessoal com ele, não fazer parte de uma grande massa que o segue à distância. Para que isso aconteça é preciso permitir que o Senhor entre em nosso barco e tome o nosso leme de nossa vida. Provavelmente Simão já estivesse cansado de seu trabalho tão frustrante naquele dia. Todavia, ao invés de reclamar, ele prontamente se dispôs a ajudar o Senhor Jesus a pregar as multidões, deixando o serviço de lavar as redes para depois.
Jesus quer entrar totalmente em nossas vidas, tanto no nosso trabalho, casa, estudo, família e finanças. Isso significa entregar todo o nosso tempo a Ele. Não devemos esperar finalizar todos os nossos afazeres para dar atenção a Jesus, pois nunca sobrará tempo. Seguir Jesus requer também obediência, o que é muito difícil, pois preferimos fazer o que nos agrada e que nos traz conforto.
Até buscamos agradar a Deus, praticando os rituais de uma religião, mas praticar aquilo que Jesus ensinou, será que estamos praticando? Afinal, fazemos a Sua vontade ou a nossa? Será que estamos fazendo como a mulher de Ló, olhando para trás e sentindo saudades do nosso passado?
Se quisermos estar aptos para entrar no Reino de Deus, não podemos ter saudades do nosso passado. Jesus nos diz:
Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus. (Lucas 9: 62 RA).
O passado só nos deve servir para reflexão de nossos erros, para que não mais os cometamos, por isso o apóstolo Paulo diz:
Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.(Filipenses 3: 12-14 RA).
Quando nos dispomos a seguir Jesus e a obedecê-Lo, mesmo não parecendo ser o melhor no momento, Ele revoluciona nossa vida. Somos como Pedro, sempre queremos saber o que temos a ganhar.
Então, lhe falou Pedro: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos; que será, pois, de nós? Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe ou mulher, ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna. (Mateus 19: 27-29 RA)
Jesus responde com as bênçãos que receberemos. Mas, que essas bênçãos não se tornem mais importantes que o Abençoador.
Hoje o Senhor te chama para servi-Lo, portanto, deixe tudo para segui-Lo.
Maranata! Ora vem Senhor Jesus!
|
domingo, 8 de novembro de 2015
Saudades do passado!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário