domingo, 8 de novembro de 2015

Regeneração

Regeneração


Texto básico: João 3: 1-7.

Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.   Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. (João 3:1-7 RA).

Amados, vivemos em uma época em que muito se tem falado em degeneração da natureza e extinção de espécies. Só no Brasil, o IBAMA apresenta uma relação de 395 nomes, não se incluindo entre eles os peixes e os crustáceos. Dentre as espécies mais ameaçadas estão: a onça-pintada, o jacaré-de-papo-amarelo, a ararinha-azul, o mico-leão-dourado, o tatu-bola, o mutum do nordeste, a baleia-azul, o pica-pau-de-cabeça-amarela e o tucano.

Mas a espécie que mais sofreu degeneração, sem dúvida alguma, foi a espécie humana. Os níveis de violência, depravação, egoísmo e crueldade chegaram ao limite. Qual seria a solução? Começar tudo de novo?
 
O caminho para salvar a humanidade nos é proposto por Jesus Cristo, o Filho de Deus, é através do novo nascimento, da regeneração através de Seu sangue.

Em Cristo somos novas criaturas:

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; {criatura; ou criação} as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. (2 Coríntios 5: 17 RA)

Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura(Gálatas 6: 15 RA).

Somos um novo homem:

aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, (Efésios 2:15 RA)

 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.   Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus,   no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. (Efésios 4: 17-24 RA)

Entretanto para que haja tal regeneração precisamos:

  Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.   Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.   Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; (Colossenses 3:5-10 RA).

Quem aceitou o Senhor Jesus como seu Único e perfeito Salvador, arrependendo-se de seus pecados, confessando as suas culpas e reconhecendo sua total incapacidade diante de Deus, recebeu esta regeneração.

Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. (1 Pedro 1: 22-23 RA).

Agora devemos nos despir do velho homem e de seu passado, esquecendo-se das coisas do passado.

Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,   prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3: 13-14 RA)

O nosso velho homem deve morrer para dar lugar ao novo:

  Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.   Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. (Romanos 6:4-10 RA).

O nosso velho homem herdou a natureza caída de Adão, o primeiro homem, o nosso novo homem se reveste de Cristo, o segundo homem e o último Adão.

Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante.   Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual.   O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu.   Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais.   E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.   Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.   Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,   num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.  Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.   E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. (1 Coríntios 15: 45-54 RA).

A semente divina já está em nós:
Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. (1 João 3:9 RA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário