domingo, 8 de novembro de 2015

Não olheis para trás

Não olheis para trás

Amados! A nossa sabedoria humana está muito aquém da sabedoria divina e os nossos pensamentos distantes dos pensamentos de Deus. os nossos juízos jamais alcançarão os Seus juízos.

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. (Isaías 55:8-9).

Ao lermos no capítulo 13 de Gênesis a respeito da atitude de Ló, para com seu tio Abrão, não nos parece que este tenha sido uma pessoa justa, no entanto a apóstolo Pedro em sua 2ª carta o chama de justo e o seu próprio tio Abraão intercede diante de Deus a seu favor por considerá-lo justo (Gênesis 18:22-33).

Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma. (Genesis 13:11-12)

e livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados (2 Pedro 2:7).

Tendo-se levantado dali aqueles homens, olharam para Sodoma; e Abraão ia com eles, para os encaminhar. Disse o SENHOR: Ocultarei a Abraão o que estou para fazer, visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do SENHOR e pratiquem a justiça e o juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito. Disse mais o SENHOR: Com efeito, o clamor de Sodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito. (Genesis 18:16-20).

Apesar de tudo o que Ló fizera a seu tio Abraão ele o livraria do cativeiro e também de ser destruído junto com Sodoma e Gomorra.

Vemos nesse episódio que Deus não oculta daqueles que o amam os Seus propósitos, hoje também não é diferente, Ele nos revela em Sua Palavra tudo o que está para vir.

O Senhor nos chama para sairmos do pecado (Sodoma e Gomorra). Ele nos conclama que deixemos para trás as velharias e que não voltemos nossos olhos para elas.

Os genros de Ló preferiram ficar em Sodoma e Gomorra e foram com elas destruídos, a mulher de Ló, olhou para trás, seu corpo estava indo embora, mas o seu coração continuava em Sodoma e Gomorra.

Então, disseram os homens a Ló: Tens aqui alguém mais dos teus? Genro, e teus filhos, e tuas filhas, todos quantos tens na cidade, faze-os sair deste lugar; pois vamos destruir este lugar, porque o seu clamor se tem aumentado, chegando até à presença do SENHOR; e o SENHOR nos enviou a destruí-lo. Então, saiu Ló e falou a seus genros, aos que estavam para casar com suas filhas e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade. Acharam, porém, que ele gracejava com eles. Ao amanhecer, apertaram os anjos com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas, que aqui se encontram, para que não pereças no castigo da cidade. Como, porém, se demorasse, pegaram-no os homens pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade. (Genesis 19:12-16)

Então, fez o SENHOR chover enxofre e fogo, da parte do SENHOR, sobre Sodoma e Gomorra. E subverteu aquelas cidades, e toda a campina, e todos os moradores das cidades, e o que nascia na terra. E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal. (Genesis 19:24-26).

No capítulo 17 de Lucas, há um paralelo a este de Gênesis, o Senhor Jesus também está falando sobre um juízo que virá sobre o mundo e nos alerta que choverá fogo e enxofre do céu (supostamente provocado por uma guerra nuclear), assim como aconteceu com Sodoma e Gomorra.

Ele também nos alerta para nos lembrarmos da mulher de Ló.

O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar. Naquele dia, quem estiver no eirado e tiver os seus bens em casa não desça para tirá-los; e de igual modo quem estiver no campo não volte para trás. Lembrai-vos da mulher de Ló. (Lucas 17:28-32).
Hoje, sabemos, pela Palavra do Senhor, que o mundo está para ser julgado, todas as evidências apontam que esse juízo será para os nossos dias.

Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, (2 Timóteo 3:1-4).

A mulher de Ló estava preocupada com aquilo que havia deixado para trás, suas propriedades, seus objetos pessoais, seus deleites e prazeres. Ao invés de olhar para o alto, para o céu, para uma nova vida.

Assim, também nós, qual é o nosso viver hoje? Olhamos para o Senhor ou estamos preocupados com a nossa vida aqui neste mundo? Preservamos a nossa vida nesta terra ou buscamos a vida eterna? Permanecemos em Sodoma ou subimos para o alto?

O Senhor Jesus nos alerta:

Quem quiser preservar a sua vida perdê-la -á; e quem a perder de fato a salvará. (Lucas 17:33).

Muitos de nós estamos como aquela mulher samaritana, a busca de água para saciar a nossa sede. Temos buscado a satisfação de nossos desejos e prazeres, mas, continuamos sedentos.

Como aquela mulher, encontramo-nos com o Senhor Jesus, bebemos de Sua água viva, e o que aconteceu conosco?
Façamos como aquela mulher samaritana, abandonemos os nossos conceitos religiosos, abandonemos o nosso cântaro, tudo e proclamemos o nosso amor pelo nosso Amado Senhor Jesus. Só Ele nos pode dar satisfação e pleno gozo.

O mundo nos conclama a que amemos a nossa vida, a que a preservemos; mas o Senhor nos conclama que a deixemos morrer.

Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! (João 4:28-29).

Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente. (1 João 2:15-17).

Irmãos é preciso que quebremos o nosso ego, o nosso vaso de alabastro e nos derramemos aos pés de nosso amado Senhor Jesus. Façamos como Maria, quebremos o que é mais precioso para nós aos pés de nosso Senhor Jesus.

Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo. Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres? (João 12:3-5).

Irmãos, exalai o bom perfume de Cristo, deixai-vos impregnar por este perfume, derrame-se para o Senhor.

Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. (2 Coríntios 2:15).

Esqueçamos de Sodoma, seus deleites e prazeres, não olhemos para trás, olhemos firmemente para o Senhor.

Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:13-14).

olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. (Hebreus 12:2).

Maranata! Ora vem, Senhor Jesus! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário