sábado, 14 de novembro de 2015

"Na Força e no poder do Espírito"

"Na Força e no poder do Espírito" 


"Então ele me disse: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel:? ?Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos?. Zacarias 4:6

Na cidade de Jerusalém em frente ao Parlamento israelense, o Knesset, encontra-se o Menorá, o
candelabro de sete braços. Nos dois braços inferiores do candelabro, constituído de sete lâmpadas, está escrito: ?Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos?. Esta mensagem tem sido muito significativa para a nação de Israel. Ela revela o caráter do agir de Deus, porque Deus age por meio do seu Espírito. O profeta Zacarias recebeu estas palavras de Deus no momento em que Jerusalém estava em escombros, depois de 70 anos de domínio babilônico.

Os israelitas passavam momentos difíceis e de grandes dúvidas quanto à fé. O povo estava passivo e amedrontado. O profeta Zacarias estimula os compatriotas a arregaçarem as mangas para a reconstrução do Templo, símbolo da fé e da unidade nacional. Zorobabel, homem da linhagem real, foi o líder da primeira leva de 50.000 exilados judeus que voltaram para Jerusalém.

Ao encontrarem a cidade e o templo em ruínas, os exilados ficaram desanimados. Naquele momento, as palavras que Zorobabel ouviu, revelavam que a força e o poder vêm do Espírito de Deus. Assim, a fonte de poder do povo de Deus, seria o próprio Deus.

Quais as implicações das palavras ditas a Zorobabel para os nossos dias, em que estamos acostumados a demonstrações de força e poder?
Em primeiro lugar, Deus continua agindo por meio do seu Espírito. Em Segundo, a partir de Jesus, a ação do Espírito Santo é muito mais abrangente. Ele está atuando na regeneração, na santificação e na missão de tornar Cristo conhecido por todas as pessoas. Assim, cabe a nós a opção entre trilhar o caminho deste mundo, confiando nos recursos exteriores e no potencial humano ou seguirmos o
caminho de Jesus, que foi de cruz e dependência absoluta a Deus.

Antes de Jesus, o ministério do Espírito Santo era conferir poder, capacitar com habilidades e sabedoria e conceder forças sobrenaturais. Porem, ele não fazia morada permanente no seres humanos. Já na Nova Dispensação, o Espírito Santo vem habitar dentro dos corações dos regenerados. ?Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. Ora, isto ele disse a respeito do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado? João 7:38,39. A nova obra do Espírito envolve uma habitação permanente dentro do povo de Deus. ?E eu rogarei ao Pai, ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, a saber, o Espírito da Verdade,
o qual o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vos? João 14.16,17.

O Espírito Santo na Regeneração.

O Espírito Santo é o agente do novo nascimento. ?Jesus respondeu: Em verdade, em verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus; o que é nascido da carne é carne, mas o que é nascido do Espírito, é espírito?. João 3:5,6. Jesus enfatizou a necessidade do novo nascimento, pois o homem nasce neste mundo morto espiritualmente, ele não possui vida. A nova vida é um dom de Deus, que somente pode ser efetivado por um trabalho interior do Espírito Santo, fazendo do pecador um filho de Deus.

A obra do Espírito Santo é revelar a verdade, pois Ele é o ?Espírito da Verdade?. Ele ilumina a consciência do pecador, demonstrando a gravidade do seu pecado. Revela por meio das Escrituras, o caráter misericordioso e gracioso de Deus e a sublimidade da obra redentora de Jesus Cristo. Por meio da revelação do Espírito, o pecador consegue se enxergar crucificado juntamente com Jesus Cristo na cruz do Calvário. Ele reconhece que aquela morte foi a sua morte. Ao ser esclarecido pelo Espírito, também passa a crer que ressuscitou para uma nova vida diante de Deus. A Palavra de Deus, passa a ser o alicerce de sua fé. O centro de sua vida deixa de ser o seu ?eu?, para ser Cristo. ?Estou crucificado com Cristo, e vivo não mais eu, mas Cristo vive me mim?. Gálatas 2:20.

O Espírito Santo na Santificação.

A santificação nada mais é do que o Espírito Santo manifestando em nós a santidade de Cristo.
Ele nos faz conhecer mais sobre Jesus Cristo, seu lado humano assim como o seu lado divino, ou seja, tanto a sua vida de encarnação, quanto a sua vida de ressurreição. A sua incumbência está em ir buscar as coisas de Cristo e revelá-las a nós. O trabalho do Espírito é desenvolver em nós o caráter de Cristo ?... porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade...? II Ts. 12.13. A ação contínua e permanente do Espírito nos aperfeiçoa em santidade.

Santificação significa separação para o Senhor. No Velho Testamento, os utensílios, instrumentos e pessoas usados por Deus deviam ser separados, ou seja, santificados. O mesmo acontece com aqueles que são do Senhor. O Espírito evidencia a nova posição que temos em Cristo Jesus, pois somos ?eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo...? I Pedro 1.2. Deus não usa cântaros sujos pelo pecado. Os seus instrumentos são santos por esta razão, fomos crucificados para o mundo, para o pecado e para o nosso ego. O Espírito Santo deixa bem claro que o caminho para a santidade é o levar
diário de nossa morte. ?Levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo? II Corintios 4.11. Pois, Cristo se tornou da parte de Deus a nossa santificação.

O Espírito Santo na Missão

O nosso padrão para o cumprimento da Missão é o nosso Senhor Jesus Cristo. O seu poder vinha do Espírito de Deus. Em Isaías encontramos: ?Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de inteligência, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor?.
Isaías 11.2. O Espírito do Senhor, que guiava a Jesus, era de: sabedoria, de inteligência, de conselho, de fortaleza, de conhecimento e de temor. Estes mesmos 7 atributos estão à disposição para quem está em Cristo Jesus.
O Espírito de Deus está presente e ativo no mundo, levando adiante o plano de redenção e capacitando todos os cooperadores nesta Missão.

O Espírito que capacitou os apóstolos e dinamizou a Igreja Primitiva continua agindo nos dias
de hoje. Ele não está à procura de pessoas fortes e poderosas, mas de pessoas que se submetam a Ele. No livro de Atos vemos o Espírito chamando pessoas para tarefas específicas. ?Servindo eles ao Senhor e jejuando,
disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a
Saulo para a obra que os tenho chamado?
Atos 13.2. Mais adiante, vemos o Espírito impedindo Paulo e Timóteo de fazerem o que queriam. Quando chegaram a Misia, tentavam ir para Bitinia, mas o Espírito de Jesus não lhe permitiu? Atos 16.7.

A Força e o Poder do Espírito Santo

O Espírito Santo está estritamente identificado com o Evangelho. Segundo o apóstolo Paulo, o evangelho é o ?poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê?. Romanos 1.16. Então, por que estamos vendo o Evangelho tão anêmico? Por que não conseguimos ver o poder da Palavra de Deus? Será que a sua força diminuiu? Certamente que não. O Evangelho continua o mesmo, o poder da Palavra é tão forte como nos tempos da Igreja Primitiva, o problema está com os pregadores. Os mensageiros de Deus, têm mudado os dizeres do recado. Eles têm mudado o conteúdo da mensagem. Esta é a razão da falta de poder e da manifestação da glória do Senhor em muitas igrejas. Muitos pastores e lideres religiosos não ensinam tudo do Evangelho. Ficam na superficialidade do pecado e da redenção. Omitem coisas que Jesus mandou ensinar.

Quando se prega o Evangelho em sua totalidade, o poder de Deus se manifesta. A exposição da palavra da cruz libera o poder do Espírito. ?Pois a palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós, que somos salvos é o poder de Deus? I Coríntios 1.18.
Não basta expor a morte e ressurreição de Cristo, é necessário pregar que juntamente com Cristo nós também morremos e ressuscitamos. Somente assim, o pecador deixará de confiar em si mesmo para colocar sua plena confiança na Graça de Deus.

A nossa vida não é mais a mesma quando somos guiados por estas palavras: ?Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos?. Descobrimos que o Espírito infunde em nosso espírito o Amor, a Esperança e a Liberdade. O impulso de uma alma transformada passa a ser o amor. Isso porque ?o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado?.Romanos 5.5 Esperança é a outra característica de um regenerado.
?Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa crença, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo?.Romanos 15.13. A esperança não permite que desistamos de cumprir a nossa missão.

Liberdade é algo próprio dos filhos de Deus.
O formalismo e o medo são substituídos pela espontaneidade. ?Onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade?. II Corintios 3.17. O Espírito nos faz livres e nos capacita a libertar os cativos. Amor, esperança e liberdade são os meios usados pelo Espírito Santo para nos atrair a Ele. Em contrapartida nós dizemos: ?Em Deus Faremos Proezas?.

Nenhum comentário:

Postar um comentário