sábado, 28 de novembro de 2015

ALCANÇANDO AS PROMESSAS DE DEUS PELA ORAÇÃO

ALCANÇANDO AS PROMESSAS DE DEUS PELA ORAÇÃO (Salmos 119. 38) 

 "Confirma a tua promessa ao teu servo, que se inclina ao teu temor" (Salmos 119. 38).


INTRODUÇÃO

Servimos a Deus em espírito e em verdade (Jo 4. 24). E Ele supre nossas necessidades quando O buscamos em primeiro lugar (Mt 6. 33). O problema de muitos é que eles buscam a bênção de Deus e não querem ter comunhão com o Deus que abençoa (Jr 2. 13). Lembram do direito de receberem as bênçãos divinas mas se esquecem do seu dever de obedecer ao Deus Eterno primeiro, para depois serem abençoados (Os 8. 13; Ml 2. 12, 13; Mt 5. 23, 24).

Devemos nos lembrar que Deus, para cada promessa que dá, Ele também dá uma condição para quem quer receber a promessa e a bênção que advém dela. Isso significa que cada promessa espiritual tem uma condição igualmente espiritual. E o que nos capacita a recebermos as promessas é nosso esforço em buscá-las, ao obedecer e amar ao Senhor e não apenas o que ele nos dá (Lc 12. 15; 18. 9-12, 18-24; 1Co 15. 19; Ap 3. 14,  17).



I.                    A PROMESSA CONFIRMADA

Promessa, no hebraico do Antigo testamento é hrma (emrah) e refere-se a algo falado por Deus, seja um discursouma declaraçãomandamentoum ensinopromessa e as vezes essa palavra se refere a própria torá (do hebraicotorah “instrução”). A palavra hebraica para “confirma” é Mwq (quwm) e tem o sentido de erigirlevantar.

Quando a palavra “confirma” Mwq (quwm) é aplicada a palavra “promessa” hrma (emrah)  significa estabelecercumprirlevar a caboconcluir,realizar aquilo que foi dito. O que torna uma promessa “de pé” é a Palavra de Deus, a sua fidelidade, poder para cumprir suas promessas e sua imutabilidade (Nm 23. 19;  Mt 24.  35; 2Co 1. 20; Hb 6. 16-20).

O Salmista nada mais estava fazendo que pedindo em oração que Deus realizasse suas promessas a Ele, como nos mostra o contexto (veja Sl 119. 49).

Nós que servimos a Deus temos inúmeras promessas (2Pe 1. 4; Hb 8. 6, 10-12) mas a principal delas está em 1Jo2. 25. Para que Deus confirme a promessa de Salvação é necessário fazermos o que nos manda Jo 17. 3. Eis um exemplo de promessa que vem junto com uma condição.

II.                  O SERVO CONFIRMADO

O salmista diz que é “teu servo” enquanto ora a Deus.

A palavra “servo” dbe (‘ebed) significando “empregado”, “escravo”, “serviçal é importante aqui no texto, pois nos ensina que para receber as bênçãos espirituais de Deus devemos ter um relacionamento com Ele, relacionamento esse fundamentado na obediência e em mais do que isso, em amor também (Sl 119. 97). O amor a Palavra de Deus é o sinal que somos servos verdadeiros e não falsos, pois é esta mesma Palavra que nos ensina a odiar a falsidade e a sermos sinceros e verdadeiros com Deus (Sl 119. 113, 163). O que confirma o servo é o seu amor ao seu Senhor, este é o sinal (Dt 15. 12-17; compare com Jo 6. 66-68).

O amor é o maior sinal de posse e ele se manifesta na obediência (Jo 14.15, 21, 23). O amor do Salmista a Deus fazia ele obedecer alegremente a seu Senhor (Sl 119. 16, 97).

Você é realmente um servo fiel que ama e pertence de coração a Deus? Responda isso para si mesmo após ler Lc 6. 46 e 1Jo 2. 3, conforme se encontra na versão da Bíblia Viva:

E como podemos ter certeza de que pertencemos a Ele? Olhando para dentro de nós mesmos: estamos realmente procurando fazer o que Ele quer que façamos?” (1Jo 2. 3. Bíblia Viva)


III.                O TEMOR CONFIRMADO

Quem é realmente servo de Deus não obedece a Deus apenas quando o pastor está perto, vendo a sua vida, olhando seu comportamento. Quem teme a Deus serve-O sozinho pois sabe que Deus o está vendo e que o Senhor é mais reverenciável do que qualquer pastor limitado (Gl 1. 10; Ef 6. 6; Fp 2. 12).

O Salmista pediu que Deus cumprisse a promessa que fez aos seus servos, ou seja, aos servos que são tementes. E o que é o temor do Senhor? No livro de Jó, capítulo 28, versículo 28 vemos que o temor ao senhor é a obediência prática de evitar desobedece-lo, esquivando-se do pecado e de tudo o que O desagrada (Sl 11. 10; Pv 1. 7; 9. 10).

A palavra temorhary (yir’ah) humanamente falando, tem o sentido demedopavorpânico, mas no caso de Deus para com seu povo significarespeito reverente e obediente, motivado pelo amor. É o temor religioso, ou seja, a reverência e o respeito devidos a DeusOs ímpios não tem temor de Deus (Rm 1. 18) por isso Deus não ouve a oração deles (Pv 28. 9; Is 1. 15; Jo 9. 31; Tg 4. 3). Mas aos servos que o temem, Deus tem prazer de lhes responder (Pv 15. 8, 29).

Seja tu um servo verdadeiro para que Deus ouça a sua oração quando clamares pelas promessas divinas! Guardemos no coração o que diz em 2Co 7. 1, de acordo com a Nova Tradução na Linguagem de Hoje: 
Meus queridos amigos, todas essas promessas são para nós. Por isso purifiquemos a nós mesmos de tudo o que torna impuro o nosso corpo e a nossa alma. E, temendo a Deus, vivamos uma vida completamente dedicada a ele

CONCLUSÃO
Você deseja que o Senhor confirme suas promessas na tua vida? Pois confirme a Deus a tua obediência, fidelidade e amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário