domingo, 8 de novembro de 2015

Um Passado que acusa

Um Passado que acusa 


Filipenses 3:13-14 ?Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus?.

2 Coríntios 5:17 ?E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas?.


A relação de Paulo com o seu passado com certeza não deveria ser algo fácil. Paulo, que agora era um cristão e anunciava a salvação em Cristo, havia sido um perseguidor da Igreja cristã. Ele consentiu na morte de Estevão, um grande homem de Deus que deu o seu fiel testemunho até a morte. Atos 7:55-60 narra os seus últimos momentos de vida assim: ?Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus. Eles, porém, clamando em alta voz, taparam os ouvidos e, unânimes, arremeteram contra ele. E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito! Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu?.

Atos 8:1 mostra que ?... Saulo consentia na sua morte?. Este Saulo um dia teria um encontro que mudaria a sua vida e o seu nome. No caminho de Damasco, o Cristo ressurreto fala com Ele e mostra o seu chamado para o ministério de pregar a salvação aos gentios? (Atos 15:3-8).

Vocês conseguem imaginar se Paulo recusasse o seu chamado simplesmente pelo seu passado? No entanto, a postura de Paulo para com o que havia sido a sua terrível história foi a do esquecimento.

O apóstolo não ficou atormentado por lembranças ruins ou por aquilo que lhe aconteceu e o que o inimigo ou sua própria consciência poderiam usar para lhe trazer acusações que o impedissem de progredir na obra para a qual o Senhor lhe chamou.

Porém, vemos hoje muitos cristãos terrivelmente atormentados pelo que foram ou por aquilo que lhes fizeram no passado. Carregam traumas e seqüelas de uma vida de sofrimento ou então de uma vida de pecado.

São pessoas que não conseguem progredir na carreira cristã, não conseguem viver aquilo que Deus quer que elas vivam, não conseguem ser instrumentos na obra do Reino de Deus, simplesmente por não se desvencilharem de lembranças ruins.

Quando trata do passado, a Escritura sempre o faz no sentido de observarmos onde estávamos e onde Deus nos colocou. O objetivo sempre é de mostrar o que éramos e o que Deus fez por nós.

Ainda no Antigo Testamento, por inúmeras vezes, os filhos de Israel foram instruídos por Deus no sentido de verificarem o seu antigo estado e serem gratos ao Senhor por tudo que Ele lhes fizera.

Isaías 44: 21-22 é um exemplo disso: ?Lembra-te destas coisas, ó Jacó, ó Israel, porquanto és meu servo! Eu te formei, tu és meu servo, ó Israel; não me esquecerei de ti. Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi?.

Isaías 25:38 ?Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para vos dar a terra de Canaã e para ser o vosso Deus?.

Esse olhar não tinha o objetivo de trazer a aos hebreus uma memória que os acusasse. Ao contrário, mostrava a eles o quanto o Senhor tinha sido bom ao tirá-los de uma situação de dor, opressão e vergonha e aos conduzir a uma nova vida.

Todas as pessoas têm a sua história, todos nós temos um passado. Certamente, todos nós temos boas e más recordações. Estas recordações, entretanto, podem ser causa de muito sofrimento. Há pessoas que foram abusadas sexualmente, que foram espancadas ou que receberam humilhações de toda espécie. Há também os que cometeram os mais torpes pecados e que causaram sofrimento a outras vidas. Estas pessoas, muitas vezes não conseguem sentirem-se perdoadas por Deus, e assim não perdoam nem a si mesmas.

Temos também um inimigo que vive a nos acusar pelo nosso passado e com isso nos tornar inaptos para evangelizar, pregar e testemunhar o amor de Deus.

Diante de tudo isso, as palavras de Paulo soam como algo muito simplista. Entretanto a decisão que o apóstolo tomou para si, certamente tem muito a nos ensinar.

Esquecer das coisas que para trás ficam e olhar para o alvo que é Cristo realmente é o grande caminho para uma vida totalmente livre de acusações, por razões muito simples:

- Primeiro, por mais que tentemos nunca vamos conseguir alterar o passado. Ele é imutável, não temos uma máquina do tempo onde podemos entrar e concertar o que estava errado.

- Segundo, temos um grande presente de Deus que é justamente o dia de hoje, o agora, o já. Isso não quer dizer que devamos esquecer tudo ou que não devemos pensar o futuro. Não, pois é necessário lembrarmos do passado olhando para ele e observando o que Deus em Sua infinita misericórdia já fez por nós. Depois, o futuro também não deve nos angustiar, mas ele reserva para nós o céu, o encontro com o nosso Pai, a vida ao lado de Cristo e isso nos traz imensa esperança.

- Terceiro, o nosso passado de culpa e dor já foi lavado na cruz com o sangue de Cristo. Cl 2:14 diz sobre Cristo que Ele ?tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz?.

O diabo já não tem o direito de nos acusar, Cristo pagou a nossa dívida, cravou-na na cruz o que seria a nossa acusação, somos livres!

Como já disseram muitos pregadores ?se o diabo te lembrar do seu passado, lembre a ele o seu futuro? que está em Ap 19:20 e é o lago de fogo e enxofre.

- Quarto, há cristãos que parecem ter uma memória melhor do que a de Deus para lembrar o que houve de ruim um dia em sua vida. O próprio Deus diz em Is 43:25 ?Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro?.

Se o próprio Deus faz questão de esquecer, por que nós temos que ficar nos remoendo e nos acusando por aquilo que Deus já apagou? Há uma linda promessa registrada em Miquéias 7:18-19 que diz ?Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar?.

Amado irmão, não perca sua paz mergulhando nesse mar e buscando de volta aquilo que até mesmo o Senhor já não se lembra.

Somos em Cristo nova criação, fazemos parte de um Reino que é eterno e que subsiste em Deus. O velho homem deve ser enterrado por inteiro, não somente suas paixões e concupiscências, mas também aquilo que insiste em trazer dor, sofrimento e culpa para a nossa vida.

Tratemos o nosso passado como aquilo que ele realmente é: algo que já passou. E se passou...passou!

?Para a liberdade foi que Cristo nos libertou...? (Gálatas 5:1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário