sábado, 14 de novembro de 2015

O Caminho de Deus

O Caminho de Deus
Texto: “O caminho do SENHOR é fortaleza para os íntegros, mas ruína aos que praticam a iniqüidade” (Pv 10:29 RA).

Introdução:

As pessoas costumam dizer que todo caminho leva a Deus. Mas não é verdade. Para todos os lugares onde queremos ir há um caminho. “Há caminhos que ao homem parece direito, mas são caminhos de morte” (Pv 14:12).

Transição:

O texto básico mostra-nos o contraste que existe quanto ao caminho do Senhor: para os íntegros (justos) é fortaleza, segurança; para os que praticam a iniqüidade (ímpios) é ruína.


I – É perfeito, Sl 18:30

“O caminho de Deus é perfeito. A palavra do Senhor é pura. Ele é um escudo para todos os que nele se refugiam”.

- Sendo perfeito – eu preciso me adaptar a ele e não querer mudá-lo para agradar o meu bel prazer;

II – É diferente dos nossos, Is 55:8, 9

“Pois os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”.

- Eu preciso saber que quanto mais me envolvo no caminho do Senhor mais eu cresço, porque ele é mais elevado que os caminhos humanos.

III – É tropeço para os pecadores, Os 14:9

“Quem é sábio, para que entenda estas coisas, e prudente, para que as saiba? Os caminhos do Senhor são retos; os justos andam neles, mas os transgressores neles tropeçam”.

- Faça o teste – se você permanecer nesse caminho estará no grupo dos justos, mas se você vacilar então estará no grupo dos transgressores.

IV – É eterno, Hc 3:6

“Pára, e faz tremer a terra; olha, e sacode as nações. Os montes perpétuos são esmiuçados, os outeiros eternos se encurvam. Os caminhos de Deus são eternos”.

- Deus não nos abençoa apenas para hoje, mas para sempre quer abençoar-nos.

V – São inescrutáveis, Rm 11:33

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!”

- Somente aqueles que mantém uma vida de compromisso com Deus terão a revelação da profundidade do poder de Deus, que é ilimitado.

VI – São justos e verdadeiros, Ap 15:3

“e cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, ó Senhor Deus Todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos séculos”.
- No caminho de Deus não há engano – é justo e verdadeiro.

Conclusão:

O caminho que Deus preparou para nós está descrito no Evangelho de João, “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6 RA). “Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele” (Isaías 30:21 RA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário