domingo, 8 de novembro de 2015

O verdadeiro alvo do cristão

O verdadeiro alvo do cristão
 
Filipenses 3: v.13 - "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,"
v.14 - "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."

Antes de sabermos de que alvo o apóstolo Paulo fala, ou seja, qual o significado desta meta precisamos esclarecer o que ele certamente não está falando quando menciona este objetivo ainda não alcançado. É fato que este alvo não pode se relacionar a sua salvação pessoal. Esta ele a tinha e sempre a teve por segura (2 Tm 1:12; Rm 8: 38-39; Fp 1:6). Nos versos anteriores ele ressalta o fato de haver alcançado uma justiça gratuita que vem pela fé.

Esta justiça é aquela mediante a qual Deus nos considera justos. Não por o sermos perfeitamente de fato, mas por causa da justiça que nos foi atribuída por Cristo quando nele cremos. A justificação dá-se pela graça mediante a fé somente. Quem crê é declarado justo. Quem é justo é herdeiro da promessa da vida eterna. Está fora de condenação.

É igualmente certo que o apóstolo Paulo não está falando aqui sobre o céu. Era evidente para todos que ele não havia alcançado ainda o céu. Uma afirmação como esta: “não que eu o tenha já recebido...” seria absurda se ele estivesse a dizer que não havia ainda alcançado a ressurreição dos justos. Seria como certo escritor que disse jocosamente que as notícias referentes à sua morte eram exageradas.

Não se discute que o prêmio da soberana vocação envolvia a promessa da ressurreição final e a conseqüente entrada no céu. Todo o contexto do capítulo, no entanto, revela seu anelo de conhecer a Cristo e se conformar à forma de viver do seu Senhor e Salvador. Este era o seu alvo. O déficit que ele provava em sua vida relacionava-se a distância que sentia quando pensava numa vida semelhante à de Cristo.

A perfeição que ele ansiava alcançar era um conhecimento amplo da pessoa de Cristo associado a uma profunda identificação com a vida de Cristo. Este é um texto que sem dúvida fala sobre santificação. Isto porque a santificação trata-se justamente disto: o processo através do qual a vida do crente torna-se parecida com a do seu Senhor e Salvador.

O apóstolo Paulo está falando:
Ele foi salvo, como todo cristão, a fim de que ele pudesse alcançar um alvo particular, e ele descreve este alvo no versículo 10 – que ele pudesse conhecer a Cristo plena e perfeitamente; e não apenas isto, mas que ele pudesse tornar-se como Cristo, que ele pudesse conhecer ‘o poder da sua ressurreição, a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-se com ele em sua morte’.

“o cristão perfeito é aquele que tendo consciência de seus próprios fracassos está decidido a avançar para o alvo confiando somente na graça de Cristo”. A soberana vocação de Deus em Cristo Jesus era o prêmio que o apóstolo Paulo tanto almejava alcançar e trata-se da conformidade à imagem do Filho de Deus. Esta também deve ser a aspiração de todo filho de Aba. “Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim...” (Gl 1:15-16ª) “aprouve a Deus revelar seu Filho em mim” – não para mim, mas em mim -, esta é a soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Este alvo supremo o apóstolo Paulo declarou às igrejas por onde passou. Podemos ver o que ele disse à igreja da Galácia: “Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gl 6:15,19-20ª).

Vejamos também o que ele disse à igreja de Corinto: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (II Co 5:17). Paulo demonstrava esta aspiração não somente com respeito a si próprio, mas desejava o mesmo pelos irmãos em geral; a igreja de Cristo.

“Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;” (Gl 4:19). Paulo estava decidido; ele não estava preocupado com sua sorte pessoal, mas regozijava-se na esperança da glória que receberia de Deus em Cristo Jesus. “Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.

Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” (Fp 1:20-21). Observem irmãos; toda a vida de Paulo (pensamentos, atos, atitudes, .) estava relacionada com Cristo que o conquistara. Irmãos e irmãs, ao adentrarmo-nos num novo ano, que seja esta a mesma aspiração que tinha o apóstolo Paulo: “Para mim, o viver é Cristo”. Cristãos, somos peregrinos e forasteiros neste mundo, logo estaremos no lar que nosso SENHOR nos preparou.

1. Paulo não era acomodado:

No verso 13, o apóstolo diz: "Não julgo que o haja alcançado". Quem conhece a obra missionária de Paulo, sabe que ele foi um missionário bem sucedido, ele poderia ter dito, "alcancei meu objetivo", mas ele estava disposto a conseguir mais, declare como Paulo: "Não julgo ter alcançado"... Esta confissão nos abre na mente um leque de idéias e entusiasmo para continuarmos e nos dedicarmos novamente a grandes projetos.

2. Devemos nos libertar do passado:

"Esquecendo-me das coisas que para trás ficam". Paulo declara que mesmo que não tenha alcançado seu alvo, ele deveria tentar novamente, mas para isso, algo era necessário ser feito: "Esquecer do que ficou para trás".

Muitas pessoas não conseguem andar para frente justamente por isso. Ficam presas ao passado. Imitam a mulher de Ló, que olhou para trás e virou estátua, não voltou nem prosseguiu.

O crente que vive remoendo o passado, não tem visão de futuro
Irmão, seja qual for o seu passado, talvez aparentemente até melhor do que os dias atuais libertem-se dele. Você não tem pacto com o passado, e não deve fidelidade a ele. Deus quer te fazer andar para frente. Talvez você ganhe muito menos do que ganhava antes. Talvez sua família fosse mais entrosada no passado. Talvez você sinta falta de algo ou de alguém, mas uma coisa eu te digo:

"Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima". Se ficar preso no passado, não tem como andar pra frente. Você precisa esquecer definitivamente das coisas que para trás ficam. O passado pode arruinar sua vida para sempre. Pode te afastar até de Deus.

Se for necessário perdoar alguém, perdoe. Se for necessário pedir perdão, peça... Mas liberte-se do passado. Deus tem novos degraus, novos andares, para sua vida. Esforça-te, você vai conseguir.

3. Precisamos andar para frente:

"Avançando para as que estão diante de mim". Depois de esquecer o passado, Paulo diz que avança para as coisas que estão diante dele. Deus coloca "coisas" diante de você, coloca uma nova igreja, coloca oportunidades para solucionar o seu problema, coloca o Espírito Santo, seu companheiro, coloca tudo para que você possa se erguer, mas, você precisa avançar.

Fico preocupado com crentes acomodados. Ficam pedindo a Deus uma solução, até esquecem do passado, mas não se movimentam. Não procuram um emprego, não procuram um seminário teológico, não procuram uma namorada nova... Não avançam. São inertes, imóveis. Se você quer ter sucesso neste novo ano, aprenda a avançar para as coisas que JÁ ESTÃO diante de você.

4. Prossiga, siga em frente, continue:

Continuando o versículo de Paulo, ele diz: "Prossigo para o alvo". Ele já esqueceu o passado e já avançou para as coisas que estavam diante dele, mas ele disse que deveria prosseguir.

Prosseguir é perseverar. A vida não é fácil, seus projetos poderão ser bem sucedidos, mas você terá provas no meio do caminho. Neste momento, estamos avançando com todo o ânimo para alcançar algo, e deparamos com uma barreira, uma decepção. Talvez isso tenha acontecido com Paulo, mas ele diz: "Prossigo para o alvo".

Ele não desiste, e não fica lamuriando a sua queda.
Continua seguindo reto, pois tem um alvo. Aliás:

"Só alcança um alvo quem tem um alvo". Se você não tem um alvo, não tem como alcançar. Deixe me explicar melhor. Como você vai chegar a uma meta, sem decidir qual será a meta, qual será o objetivo de sua caminhada?

Tendo um alvo certo, um objetivo específico, você vai andar em linha reta, e quando menos esperar, já chegou.

Israel no Deserto, ficou rodeando montanhas por 40 anos. Eles estavam confusos quanto a seus objetivos. Hora queriam voltar para o Egito, hora queriam chegar à terra prometida. Um dia Deus disse: "Chega de rodear montanhas" Dt 2.3

5. Priorize Jesus

Apesar de termos sonhos, planos, que certamente são aprovados por Deus, deverão dar prioridade ao louvor de Jesus. Ele é o centro de nossas atenções. Paulo diz:

"Esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, PARA O PRÊMIO DA SOBERANA VOCAÇÃO DE DEUS EM CRISTO JESUS".

Esse é o maior prêmio, a vocação de Jesus Cristo. Devemos invocá-lo, buscá-lo, e assim estaremos buscando o Soberano, sua presença em nossas vidas é o maior de todos os prêmios. Os demais é acrescentado por Deus.

O ontem já passou o amanhã ainda não veio, por isso, importa preocuparmo-nos com a caminhada de hoje. "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus, em Cristo Jesus".

Isto quer dizer que é muito importante vivermos bem cada segundo, minuto e hora do dia que se chama "hoje". É um dom de Deus que devemos aproveitar para nosso bem, para bem do nosso próximo e para glória de Deus. "Ensina-nos, Senhor, a contar os nossos dias para que alcancemos corações sábios" (Sl 90:12).

Não permitas que as derrotas, desaires ou lutas do passado ("...esquecendo-me das coisas que para trás ficam..." - Filipenses 3:12) venham ofuscar as grandes bênçãos que o Senhor tem para ti, neste dia. Não te regozijes, nem descanses nas vitórias do passado (Ec 7:10), mas faz o teu melhor no presente e para o futuro. Olha ao teu redor e vê o muito que Deus tem para ti.

Voltar ao passado só para inspiração do futuro e novos empreendimentos para a vida e também para não repetirmos os erros cometidos. Diz-se "respeitemos o passado, não fiquemos presos a ele".

Vivamos o hoje intensamente para preparação do dia de amanhã, que não sabemos o que nos reserva, sabendo que temos um Guia e Protetor que não deixará vacilar o nosso pé, nem dormirá na vigia que faz ao nosso redor.

Que Deus nos Abençoe em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário