sábado, 14 de novembro de 2015

“FREEDOWN - LIBERDADE”

“FREEDOWN - LIBERDADE”
TEXTO:
João – 8: 32
32. E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará.

João – 18: 37,38
37. ... Para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da Verdade. Todo aquele que é da Verdade ouve a minha voz.
38. Disse-lhe Pilatos: Que é a Verdade?...

    INTRODUÇÃO

        O que move o mundo para o progresso da ciência, cultura, engenharia e outros mais, não é as repostas, mas sim as perguntas. Elas, as perguntas é que fazem a diferença em tudo, pois sem elas nunca chegaríamos às respostas. Por isso sabemos que A Bíblia tem as respostas para todas as perguntas, então quero começar esta mensagem com algumas perguntas:

1). O que é a Verdade?
2). A Verdade realmente liberta?
3). Pode alguém conhecer a Verdade e ainda sim não ser ou estar liberto?

        Escolhi alguns versículos para tratar desse assunto tão importante e necessário para a vida de um cristão “que se presta”. Mas será que o povo de Deus hoje realmente conhece a Verdade? Será que aqueles que se dizem cristãos e batem no peito se auto-denominando “evangélicos” conhecem A Verdade verdadeira.

        Ao consultar nosso dicionário aprendi que uma Verdade também é algo que não pode ser mudado, ainda que alguém tente. Agora veja as definições da palavra Verdade que o dicionário da língua portuguesa nos relata:

Verdade é: “Identidade de uma representação com a realidade representada; exatidão, autenticidade: verdade histórica. O que é certo, verdadeiro: tipo “quer saber a verdade?”Princípio certo, constante: tipo - verdade matemática. Boa fé; sinceridade; certamente; seguramente, decerto.”

        Às vezes me pego a pensar: Como alguém pode se sentir liberto se não conhece a Verdade? Como pode haver felicidade fora da Verdade? Sabemos que a única coisa que A Bíblia dá paternidade ao diabo é o de ser o pai da mentira, então quando mentimos, por uma “lógica”, nos tornamos filhos da mentira e por conseqüência netos do diabo, o inimigo de nossas vidas.

        Agora sim vamos à luz da Bíblia conhecer A Verdade verdadeira que nos liberta da morte eterna e de todo mal. Abra seu coração e deixe A Verdade entrar em ti e viva como um verdadeiro cristão na face da terra. Ninguém é dono da Bíblia, ninguém pode pedir indenização a outro por este pregar ou divulgar algo que está escrito na Bíblia, e por isso o que eu senti no coração venho compartilhar com todos.

    BUSCANDO LIBERTAÇÃO

        O que é libertação? Pois vivemos em um país laico e dizemos que temos liberdade de expressão, liberdade religiosa, liberdade de pensamento, e outras tantas liberdades que proferimos sem mesmo saber o significado da palavra “liberdade”. Liberdade é algo tão precioso que é a pena imposta ao condenado pela prática de um crime. É nosso maior bem depois da vida. Será então que temos valorizado mesmo a condição de livres, se é que estamos livres? Então veja agora o que esta palavra tão importante e preciosa quer dizer:

Liberdade é: Ato de tornar livre, de pôr em liberdade; libertação de um condenado; ação de libertar-se, de livrar-se.

        Quando uma pessoa não é livre, a chamamos de alguns nomes que você há de concordar comigo: “condenado, preso, escravo”. Estas palavras são adjetivos de alguém que está sem liberdade. Assim quem está nestas condições almeja e sonha com a bendita liberdade, estar livre. Mas como esta pessoa pode conseguir a liberdade? Com certeza a maioria deles precisa de ajuda. Alguns se colocaram na condição de condenados, e escravos, e por isso terão que fazer a maior foca para atingir a liberdade, outros precisam de ajuda ou nunca conhecerão a tão sonhada liberdade.

        Se alguém precisa de liberdade, esse alguém que trará ajuda deve ser muito forte, mais forte do que aquilo que o prende. E talvez nesse momento você que está lendo esta mensagem se ache livres, mas na verdade ainda é escravo de alguém ou de algo, e por isso quero lhe dizer que continue até o fim dessa mensagem, pois ela o ajudará a conquistar sua liberdade verdadeira.       
   
    OS CINCO SUSTENTÁCULOS DA VERDADE

        Bem, amados irmãos! Se quisermos ser livres precisamos conhecer A Verdade, pois é ela que vai nos libertar, e saiba que ninguém pode ser livre se não conhecer A Verdade verdadeira. Se estamos, vivemos, andamos, na Luz da Palavra de Deus, então é nela, na Palavra e pela Palavra que somos livres.

        Existem cinco colunas, pilares, sustentáculos, bases, ou como queira; que sustentam A Verdade verdadeira, aquela que realmente liberta o cativo, e são elas: Deus, Jesus, A Palavra de Deus que é A Bíblia e Os Mandamentos de Deus também chamados de as Leis do Senhor. Sem um desses pilares nós nunca estaremos livres de verdade.

        Se sofremos por falta de conhecimento, então esta mensagem veio para nos tirar do sofrimento, nos trazendo a felicidade. Precisamos conhecer as cinco verdades.

•    DEUS É A VERDADE

        Sim! O Eterno Deus é A Verdade, e quanto a isso não há dúvidas, ou qualquer outro comentário, pois então vejamos o que está escrito:

Jeremias 10:10 – “Mas o Senhor Deus é A Verdade; Ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno.”

        Deus é A Verdade que nunca mudou e nunca mudará, Ele é o mesmo ontem, hoje e será eternamente, e lembremo-nos do que está escrito:

IJoão 4:6 - “Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.”

        Assim quem diz que Deus não existe, não está livre, mas é um cativo, e só conhecemos a Deus quando o amamos, e acreditamos que Ele tudo criou, tudo formou, tudo fez, que Ele tem todo o poder e que também domina tudo com sua mente eterna, pois tudo sabe, que Ele é verdade.

•    JESUS É A VERDADE

        Com toda certeza o filho de Deus, cujo nome é Jesus, Ele é a verdade que liberta o condenado, pois sem Jesus nossas vidas seriam fúteis e miseráveis. Jesus é e sempre será uma verdade necessária em nossas vidas, veja o que diz a palavra.   

João 14:6 – “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

        Isso é com certeza uma frase afirmativa. Note que Jesus coloca as palavras principais em separado, ou seja, Ele diz: O caminho (virgula) e a verdade (virgula) e a vida. Isso para que pudéssemos pregar sobre cada uma de forma exclusiva. Ele, Jesus é a verdade para vida do escravo. E isso é confirmado em outra passagem.

João 8:36 – “Se o filho voz libertar, verdadeiramente estareis livres.”

        Note que a liberdade é para todos os que receberem Jesus como coluna da verdade (estareis livres; no plural), por isso Jesus é a verdade verdadeira. Assim quem não tem em Jesus sua vida firmada o recebendo como único e verdadeiro salvador ainda é um condenado, um preso nas mentiras do diabo.

•    O ESPÍRITO SANTO É A VERDADE

        Sim meus amados irmãos, o Espírito Santo é a verdade, entrando na lista das cinco colunas da verdade verdadeira. Isso é inegável para nós seres humanos. Ele nos liberta, nos colocando na condição de libertos. Vejamos A Bíblia:

João 16: 13 – “Mas quando vier aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.”

        Por isso temos que receber em nossas vidas a pessoa do Espírito Santo de Deus para que sejamos firmados em ouvir a verdade do céu. Quem tem o Espírito Santo em sua vida estará sempre livre, vivendo em liberdade completa. E como a palavra se completa por si mesmo, ainda temos este versículo que nos guia:

I João 5:6 – “...E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.”

        Então agora sabemos que a terceira coluna da verdade verdadeira é a pessoa amada do Espírito Santo que além de ser a verdade, ainda leva nossas orações a Deus, mesmo com gemidos inexprimíveis (Rm,8:26). Sem o Espírito Santo ninguém está livre, mas com Ele a liberdade é certa.

•    A BÍBLIA É A VERDADE

        De nada adianta buscarmos de homens algo que possa nos ajudar, porque isso é algo impossível, o homem não tem nada que nos dê libertação verdadeira, mas é a verdade que liberta de tudo. Assim sendo uma verdade tem que ser completa, pois na existe meias verdades, isso é uma invenção humana. Então vejamos mais uma verdade.

João 17:17 – Santifica-nos na tua verdade; a tua palavra é a verdade.

        Sim, agora sabemos que a palavra de Deus deixada a nós é a verdade que somada as outras já vista firmam nossas vidas para a libertação verdadeira. Precisamos conhecer a verdade verdadeira, esta que não é pela metade, mas inteira e eficaz.

Salmos 119:160 – “A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.”

        Esta é uma verdade que dura para sempre e contra a verdade ninguém pode nada, ninguém, por isso precisamos conhecer a palavra de Deus que é a bíblia sagrada, pois o próprio Deus Jeová disse a Moisés que Seu povo sofre por falta de conhecimento, e só a palavra de Deus nos dá sabedoria e conhecimento.

•    OS MANDAMENTOS SÃO A VERDADE

        Desde que o Senhor Jeová (digo assim porque Deus é o que Ele é, mas Jeová é o seu nome) criou o começo, Ele estabeleceu leis para regerem tudo. Ele deu leis para os animais, vegetais e para o homem e dentro de seu coração está a satisfação por ver alguém cumprindo seus mandamentos, pois isso traz libertação.

Salmos 119:151 – “Tu estas perto, ó Senhor, e todos os teus mandamentos são a verdade.”

        Pensamos que os mandamentos de Deus são apenas os dez dados a Moisés escrito em uma pedra de safira lá no monte, em meio ao deserto. Mas isso é um engano, pois estes dez são mandamentos de convivência e relacionamento, pois veja que foram duas tábuas e na primeira foram escritos quatro mandamentos e na segunda tábua outros seis, os primeiros quatro falam do amor relacionamento do homem para com Deus e os outros seis do relacionamento do homem para com seu semelhante.

Salmo 151:142 – “A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a verdade.”

        Deus nos deixou 613 leis, preceitos, mandamentos, sendo 365 de proibições e 248 positivos, para que estas leis regessem nossas vidas e assim conhecêssemos a liberdade verdadeira. Então como podemos querer viver em um mundo que não obedece a verdade dos mandamentos de Deus?

        Estas são as cinco verdades verdadeiras que realmente liberta um homem.

    MAS, PORQUE ESTAS VERDADES LIBERTAM?
        Talvez você tenha feito esta pergunta em algum momento dessa mensagem, ou talvez o inimigo esteja tentando colocar uma dúvida em seu coração, por isso precisamos saber e conhecer o porque delas verdadeiramente nos libertarem.

    POR QUAL RAZÃO DEUS LIBERTA?

        É simples! Muito simples!

        Jeová sabendo que esta entre outras perguntas surgiram, assim como todas as outras, Ele em sua eterna grandeza já nos deixou a resposta escrita, e nela, em sua palavra encontraremos a verdade, não uma verdade duvidosa, mas a verdade verdadeira a qual todos precisam conhecer.

I João 4:8 – “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.”

Daniel 9:9 – “Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; pois nos rebelamos contra ele.”
Mateus 4:10 – “Então disse Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás.”

        Por isso é que somente o Senhor Deus Jeová liberta, pois só Ele: É amor, é o único que pode nos perdoar e o único digno de adoração.

    POR QUAL RAZÃO JESUS LIBERTA?

        Que Jesus liberta isso é incontestável, mas por qual razão Ele pode nos libertar das cadeias dessa vida? Vou lhes mostrar!

I João 2:1 – “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo.”

I Timóteo 2:5 – “Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”
Lucas 2:11 – “Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”

        Creio que estas razões sejam suficientes para que todos nós possamos buscar a Jesus em nossas vidas para sermos libertos, pois com certeza somente Jesus é o que é, e a razão de Jesus libertar é por que: Jesus é nosso advogado; nosso mediador para com Deus e nosso único Salvador.

    POR QUAL RAZÃO O ESPÍRITO SANTO LIBERTA?

        Vamos responder mais esta pergunta a luz da vontade de Deus. Pois nosso amado amigo Espírito Santo é indispensável em nossas vidas. Vejamos:

João 14:26 – “Ma aquele consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.”

João 16:8 – “E, quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo.”

I Coríntios 2:10 – “Mas Deus nos revelou pelo Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.”

        E por essa e outras razões que o Espírito Santo verdadeiramente liberta o cativo de seu cativeiro. Ele tem todo o poder, pois Ele é Deus, venhamos e busquemos conhecer esse tão grandioso amigo chamado Espírito Santo.

    POR QUAL RAZÃO A BÍBLIA LIBERTA?

        Sabe! De nada adiantaria Deus, Jesus e o Espírito Santo serem pilares sustentadores da verdade que liberta se nós não soubéssemos disso, e a maneira que Eles deixaram para que soubéssemos disso é a bíblia. Vejamos:

Efésios 6:17 – “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito que é a palavra de Deus;”

Salmos 119:9 – “Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.”

Salmos 119:105 – “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.”

Salmos 119:107 – “Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua palavra.”

        Viste que A Bíblia que é A Palavra de Deus verdadeiramente é a verdade e a razão de que esta verdade liberta é que ela, a bíblia: É uma arma contra o mau; ela purifica; ela é a luz para nossas vidas e também vivifica.

    POR QUAL RAZÃO OS MANDAMENTOS, A LEI, LIBERTA?

        E para encerrarmos a resposta a pergunta de “O porque dessas verdades libertarem”, chegamos aos mandamentos, as leis de Deus. Então por qual razão elas verdadeiramente libertam? Vejamos:

Êxodo 15:26 – “E disse: se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti...”

I Reis 3:14 – “E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.”

Salmos 119:104 – “Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho.”

        Entende agora o porquê e a razão de que os mandamentos ou as leis de Deus podem libertar todos os cativos? Pois agora sabemos que ela, as leis de Deus tem poder para libertar.

    DUAS FORMAS DE SE CONHECER A VERDADE VERDADEIRA

        Agora todos já sabemos que a verdade liberta, e também sabemos qual é a verdade verdadeira que nos liberta, e mais, por qual razão a verdade verdadeira nos liberta. Mas existem duas formas de se conhecer a verdadeira verdade que liberta uma pessoa de seu cativeiro, sejam eles os vícios, os pecados, a incredulidade ou aquilo que lhe incomoda agora enquanto lê esta mensagem, e são elas: a teoria e a prática.

        Teoria pode ser entendida como forma de entender algum fenômeno, ou seja, é o simples fato de se ter conhecimento de algo, o conhecimento e entendimento sobre o fenômeno. A teoria é fria e sem ação, não pode ser conjugada. Mas Prática é algo que vai além da teoria, é verbo e assim sendo é ação e pode ser conjugada em todos os tempos verbais.

        Precisamos conhecer as cinco colunas da verdade verdadeira de forma teórica, mas também de forma prática.

    PODE ALGUÉM CONHECER A VERDADE VERDADEIRA E AINDA ASSIM NÃO SER LIBERTO?

        Creio que também esta pergunta possa nascer em seu coração. Seria mesmo possível alguém conhecer a verdade suprema que liberta de todo mal, pois só se deseja a liberdade alguém que está em cativeiro. Então, pode ou não, alguém conhecer a verdade verdadeira e ainda assim continuar sendo um cativo? Sim, pode!

        Conheça alguém que está nessa situação:

João 8:44 – “Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio. E não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.”

        Então agora sabemos que o diabo é alguém que conheceu a verdade verdadeira, é um prisioneiro da perdição eterna e está condenado ao inferno. Mas existem outras pessoas que também se encontram na mesma condição do diabo, pois a bíblia diz no versículo visto acima que sim. Então quem conhece a verdade verdadeira na teoria e na prática não profere mentira, mas vive na verdade.
       
    CONCLUSÃO

        Vivamos agora na sustentabilidade da verdade verdadeira que realmente nos liberta de todo mau, nos tirando da condição de cativos, para a condição de livres.

        Saiba que a estratégia do diabo para levar muitos para a perdição eterna é transformar a verdade em mentira. Ele, o inimigo de nossas almas, o diabo, usa a palavra tentando e conseguindo enganar a muitos, vejamos:

Romanos 1:25 – “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o criador, que é bendito eternamente. Amém.”

        Visto que a estratégia do inimigo é transformar a verdade em mentira, então vamos agora para outra passagem.

Lucas 4: 9 a 12 – “Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o filho de Deus, lança-te daqui para baixo; porque está escrito: Mandará aos teus anjos, acerca de ti, que te guardem, e que te sustentem nas mãos, para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. E Jesus, respondendo, disse-lhe: está escrito: Não tentarás ao Senhor teu Deus.”

        Viu como o diabo quer matar e levar para o inferno muitas vidas! Aceite a verdade e entregue a sua vida a Deus agora mesmo. Procure um pastor honesto, em uma igreja honesta, e faça sua conversão. A PAZ DO SENHOR AMADO IRMÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário