segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Tempestades espirituais

Tempestades espirituais 


Texto:
Salmos 55:8
8. Apressar-me-ia a escapar da fúria do vento e da tempestade.

    Introdução

        Nesta mensagem gostaria de mostrar a todos, coisa ocultas aos olhos, mas revelada aos filhos, pois a palavra de Deus nos informa que as grandes coisas foram reveladas aos pequeninos, e nós somos os pequeninos que hoje iremos desfrutar da revelação ocultas de Jeová.

        Pois neste versículo observei algo sobrenatural nas palavras do salmista, onde ele nos fala que iria se apressar para fugir da fúria da tempestade e observando a sabedoria deste tão abnegado servo de Deus vemos que ele descobriu algo, e instruído pelo Espírito Santo registrou suas palavras para que ficasse no Livro dos livros para que hoje eu e você nos alimentássemos dela.

        E muito interessante falarmos desse assunto, uma vez que todos nós passamos por momentos tempestades. Salomão disse: lembra-te do teu criador nos dias de tua mocidade, antes que venham os maus dias (Ec 12:1), ainda o apóstolo Paulo nos orienta a revestirmos de toda armadura de Deus para que possamos estar preparados para o dia mau (Ef 6:12). E que dia mau é este que a palavra de Deus tanto nos orienta a estarmos preparados? Como podemos perceber a chegas de uma tempestade? Ou como identificar uma tempestade?

        Essas perguntas têm respostas, pois todas as perguntas têm respostas, e todas as respostas estão na palavra de Deus. A Bíblia sempre foi e sempre será a boca de Deus para o homem.

        Quando vi o salmista se apressar para fugir da tempestade, também pedi para Jeová me ajudar a fugir dessas tão temíveis tempestades, que vão se formando se ajuntando e vai se aproximando de nossas famílias, nossos filhos, nossas casas, e depois que passam deixam um rastro de destruição, nos fazendo ter muito trabalho para reconstruir o que foi destruído, limpando a sujeira que ficou para trás.

        Gostaria que os amados irmãos meditassem no que Jeová me disse quando com muita curiosidade lhe perguntei o que realmente teria feito o salmista se apressar em fugir ao avistar a fúria tempestade? Senta e chora irmão!

ü   Como se forma uma tempestade?

        Embora as tempestades ocorram numa escala menor que os ciclones de latitudes médias e furacões, elas podem ser muito perigosas. Estas tempestades podem produzir chuvas pesadas e enchentes repentinas, granizo, relâmpagos, ventos destruidores. Cada ano, em diversas partes do mundo, milhões de dólares em propriedades são destruídos e centenas de pessoas perdem suas vidas como um resultado das tempestades. A indústria da aviação é especialmente preocupada com a previsão das tempestades, uma vez que essas são perigosas aos aviões. O previsor precisa identificar as regiões onde as tempestades terão maior probabilidade de ocorrer, apontar a localização exata onde são formadas, e avisar as pessoas na área para tomarem medidas de precaução. Isto é especialmente desafiador uma vez que as tempestades são freqüentemente muito pequenas e se desenvolvem rapidamente. Para fazer uma previsão de tempestade mais acurada, os meteorologistas usam uma ampla variedade de dados incluindo radar, imagens de satélite, estações de superfície e altitude e para monitorar o desenvolvimento de tempo da tempestade. Quando usados coletivamente, estes dados podem ajudar aos previsores a fazer previsões mais apuradas. O aquecimento diferencial da superfície da terra é o mecanismo dominante para o disparo do processo de formação das tempestades. Conforme as áreas da terra são aquecidas as diferentes taxas, o fluxo de baixos-níveis cria zonas de convergência. É ao longo destas zonas que as tempestades tendem a se desenvolver.

        Misericórdia irmão! Aqui podemos notar a sabedoria dos servos de Deus, pois observamos que a tempestade se forma em uma zona de divergência, e é a mais pura verdade, e não bastasse aprendemos que aquele que deve identificar uma tempestade deve observar seus instrumentos, e verdadeiramente Deus nos deu instrumentos para identificarmos uma tempestade, A PALAVRA SAGRADA!

        Assim se formam as tempestades, que deixam a destruição por onde passam, mas uma chuva sozinha não trás perigos ainda que as águas venham em maior quantidade, o que transforma a chuva em tempestade é o VENTO, é ele que faz a água virar granizo, joga árvores em cima de casas, destrói vidas.

ü    O vento destruidor

        O vento pode ser considerado como o ar em movimento. Resulta do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas e é influenciado por efeitos locais da região.

        Amados irmãos, o que realmente faz o estrago é o bendito vento, pois a chuva sozinha nem mesmo causa medo, mas junta com o vento é de arrepiar, pois até o movimento das nuvens fica estarrecedor, é o vento que arranca árvores que levaram anos para crescerem, é o vento que deixa a sujeira pelas ruas, e notamos que vento é o deslocamento de massas de ar.

        E pensando nisso me recordo que a Bíblia diz que o diabo é o príncipe das potestades do ar (Ef 2:2) e sendo assim ele, o cão, o chifrudo, o coisa ruim, ele sabe como e de que maneira poderá nos atingir.

        Muitos crentes brincam de serem crentes, mas se esquecem que o diabo não brinca de ser diabo, ele sempre virá com força total para destruir nossas vidas, por isso se fortaleça na palavra do Senhor, aprenda com esta mensagem, pois existem duas tempestades que podem te assolar, conheça agora quais.

ü    A tempestade de satanás

Mateus 8:23 a 28
        Esta passagem nos mostra uma investida do príncipe da potestade do ar. Aqui ele vem com sua sutileza e esperteza, pois nós não devemos subestimar o inimigo, e seus ardis (II Co 2:10 e 11), como já disse, ele não está brincando.

        Chamo esta tempestade de a tempestade de satanás, por ter analisado e observando o relato do Doutor Lucas é que cheguei a esta conclusão, vejamos:

        Jesus entra no barco com seus discípulos que eram outrora pescadores e que pescavam justamente no Lago de Tiberíades, também conhecido como mar da Galiléia, e diz para ele “passemos para o outro lado”. Essa era a missão, assim como em nossas vidas, passar para o outro lado do mar sem sofrer avarias, o que muitas vezes é difícil. Então Jesus vai dormir, naquela hora começa a se formar uma tempestade, mas Pedro olha para João e diz que será uma pequena tempestade, os minutos vão se passando e as nuvens vão ficando mais escuras, e um forte vento começa a soprar, agora Felipe olha para Tiago com cara de assustado e diz que aquela tempestade será uma grande tempestade, mas como eles eram velhos marinheiros chegariam do outro lado inteiros. Engano deles, não era uma tempestade comum, pois aquela veio para matá-los, impedi-los de chegar do outro lado, era uma investida do inimigo e nenhum marinheiro ainda que dos mais experientes conseguiria vencer a tempestade de satanás.

        Neste momento no fundo do barco o Senhor Jesus está dormindo um profundo sono, e eu te pergunto, por que? Sabe o que Jeová me disse? Segura aí. Ele me disse: “filho, muitas vezes as pessoas são abatidas por uma tempestade, por deixarem Jesus dormir, não conversam com meu filho, o deixam sozinho, e o diabo que não é bobo, se aproveita da falta de sabedoria do homem e ataca com força”.

        É verdade, quantas vezes confiamos em nossas próprias forças tentando vencer as tempestades e acabamos por levar a pique o nosso barco e muitas vezes sacrificando pessoas de nossas famílias. Não deixe Jesus sozinho, fale com Ele todo o tempo, pois a bem da verdade Ele nunca gostou de ficar sozinho. Não tente fazer como os discípulos, achando que suas habilidades podem te ajudar, pois quando a bíblia diz (Jr 17:5) “maldito o homem que confia no próprio homem e faz da carne o seu braço” “ela está dizendo maldito sou eu quando confio em mim mesmo”.

        Esta é a investida que o coisa ruim prepara para aqueles que desprezam a presença do Senhor Jesus em suas vidas. Notem que mesmo usando suas experiências e habilidades aqueles marinheiros não conseguiram vencer aquela tempestade, uma tempestade que eles nunca viram, era a tempestade de satanás. Então agora eles se lembram de alguém que está no fundo do barco dormindo, não por que quisesse, mas por que foi desprezado. Então aqueles homens correm para Ele, e dizem mestre não te importa que perecemos. Idiotas não sabem eles que barco que Jesus está, ainda que dormindo não afunda? Você não vai afundar crente!Jesus não abandonou seu barco, clame a Ele.
        Naquele momento Jesus se levanta e diz: ”há, se lembraram de mim?”

        E se dirigi para a tempestade e a ordena que cesse, ficando sues discípulos maravilhados com tamanha autoridade.

        Em meio à tempestade conte com a providência do Senhor Jesus, Ele está em seu barco, Ele não deixará que você vá a pique. O diabo pode até tentar, mas se você despertar ao Leão da Tribo de Judá, ele terá que fugir.

ü    A tempestade da desobediência

Jonas 1:1 a 4
        Esta tempestade é de arrepiar os cabelos, que coisa mais profunda é a palavra de Deus, pois eu pude ver na vida de Jonas que este servo fujão teve uma experiência que nós devemos observar e aprendermos para crescermos.

        Jonas recebe uma ordem de Jeová para levar uma mensagem a uma cidade chamada Nínive, e embora um profeta mostra seu lado homem, pois os Ninivitas eram inimigos dos Judeus (racismo) os Ninivitas não adoravam a Jeová (racismo). Então o profeta Jonas contrariado resolve fugir de sua missão indo para um lugar oposto aquele que Jeová tinha ordenado e resolve fugir para Tarsís, e fugindo de suas obrigações ele entra em um barco (leia minhas mensagens três dias com Jonas na barriga do peixe e As Sete Perguntas a Jonas).

        Então o barco começa a sair e no meio da viagem algo começa a acontecer. Primeiro Jonas vai para o porão do Navio e dorme, e enquanto isso em cima os marinheiros observam uma tempestade se formando, nuvens carregadas adiante e mesmo se quisesses fugir da tempestade ela vinha para a direção deles. Novamente os experientes marinheiros lutam contra a tempestade, mas tudo em vão, pois não conseguem vencer, e a bíblia diz que eles tiveram medo (Jn 1:5), pois era uma grande tempestade. E vendo que o barco ia a pique começam a lançar fora muitos objetos, neste momento Jonas acorda, pois o peso da desobediência fez seu sono ficar pesado, e acordando ele vê a desgraça, e lançaram sorte, para ver se achavam algum culpado e adivinha em quem caiu a sorte, lógico Jonas.

        Agora a coisa ficou preta. Jonas pede para que o jogassem no mar, pois ele era a causa de tudo. Que covardia, pois às vezes temos que nós mesmos tomarmos atitudes, e não mandarmos que outros façam por nós, pois agora o profeta se mostra covarde e ao invés de pular no mar ele pede que o joguem, e assim fizeram, jogaram ele na água, e um grande, não um pequeno, mas um grande peixe o engoliu, mas esta é uma outra mensagem.

        Esta é a tempestade da desobediência, que assola as nossas vidas quando queremos fazer o contrário da vontade de Deus, fugindo daquilo que nos é confiado, fique você sabendo que a desobediência trás grande tempestade. Não saia da presença de Deus, não fuja de suas obrigações, não seja mesquinho, racista, e preconceituoso, pregue na favela a mesma mensagem que você pregaria em um congresso de cinco mil pessoas.

        Note que somente dentro do peixe quando Jonas resolve voltar e pagar o seu voto, ou seja, ser e fazer aquilo que um profeta é e faz, o qual ele tinha votado que seria e faria, então a tempestade acabou, e Jonas voltou para o lugar de onde nunca deveria ter saído, da presença de Deus, o livro de Jonas não é uma fábula, é um fato real, assim como toda a bíblia.

        E também sua vida não é uma fábula, é umEVENTO real que pode ser mudado quando você começar a obedecer à voz de Deus e a fazer o que agrada ao coração de Deus. Fuja desta tempestade acerte seus passos.

        Não seja um servo fujão, pois isto lhe trará uma tempestade para sua vida, e tenha certeza você não irá gostar, e a tempestade da desobediência só cessa quando há o arrependimento.

        Jeová é um Deus justo, Ele só poderá agir em sua vida a partir do momento em que você voltar para o lugar onde caíste, lembra (Ap 2:5)

ü    Conclusão

        Talvez neste momento você conheça alguém que esteja vivendo uma dessas tempestades, e necessite de ajuda, leve a boa e salvadora palavra de Deus para ela. Sabe por que eu disse isso? Por que sempre apontamos para os outros e não olhamos para nossas vidas.

        Veja, a tempestade do diabo naquele momento em que os discípulos atravessavam o Lago de Tiberíades era tão somente para que eles não chegassem do outro lado, pois se você continuar lendo o capítulo verá que ao chegarem do outro lado o Senhor Jesus cura um jovem endemoniado, o libertando de muitos demônios.

        Veja que a tempestade da desobediência veio para levar Jonas de volta para Nínive e com a mensagem de Deus eles se arrependessem e reconhecessem que Jeová é Deus. Então meu querido irmão não importa qual tempestade você esteja passando, saiba que ela só veio anunciar sua bênção.

        Eu sempre digo que não há benção sem luta, pois o cão vê quando os anjos do Senhor se movimentam para trazer suas bênçãos então ele se antecipa tentando te tirar do lugar da benção e o lugar da benção é o centro da vontade do todo poderoso JEOVÁ (Sl 40:8)

As 10 lições de Davi na caverna de Adulão

As 10 lições de Davi na caverna de Adulão 

(I Sm 22. 1-5)
“Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão; quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para Ter com ele.

Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.

Dali passou Davi a Mizpa de Moabe (atual Jordânia) e disse ao seu rei: Deixa estar meu pai e minha mãe convosco, até que eu saiba o que Deus há de fazer de mim.

Trouxe-os perante o rei de Moabe, e com este moraram por todo o tempo que Davi esteve nesse lugar seguro.

Porém o profeta Gade disse a Davi: Não fiques nesse lugar seguro; vai e entra na terra de Judá. Então, Davi saiu e foi para o bosque de herete.

• Veja um breve histórico de Davi até chegar à Caverna.

Ela se divide em duas fases:

(1) Subindo ao palácio;

(2) Descendo à Caverna.

Na fase “subindo ao palácio” Davi é ungido por Samuel;

Vence Golias;

Toca harpa no palácio;

Torna-se amigo de Jônatas e comandante das tropas militares; torna-se genro do rei.

Na fase descendo à Caverna, Davi é vítima de ciúmes, medo e tentativa de homicídio por parte do Rei.

Além disso, Davi foge para Rabá, depois Nobe e Gate, onde é obrigado a se fingir de morto para sobreviver.

Saindo da cidade de Gate, fugindo de Saul, Davi se refugiou (1 Sm 22:1) em uma caverna com o nome de Adulão (Hb.: “Refúgio”). É possível que ficasse localizada no ermo montanhoso a oeste de Judá, na direção do mar morto.

É nessa caverna que Davi tem algumas lições que vão perdurar por toda a sua vida e reinado.

Adulão: Significa Justiça do povo, refugio, esconderijo; é um complexo de cavernas que fica no vale de Elá, e segundo os arqueólogos e exploradores, existem partes desse complexo de cavernas que ainda não foram exploradas, e certamente caberiam ali todo aquele exército que se ajuntou a Davi.

Mas poderíamos estar nos perguntando: O que Davi, um valente, o homem que derrotou o gigante Golias, o valente cantado pelas mulheres de Israel em suas músicas (Saul matou a mil e Davi aos Dez milhares), o que esse homem estava fazendo ali naquela caverna.

A caverna de Adulão foi um lugar de tratamento na vida de Davi.

Davi havia vivido um momento de glória, estava bem com o povo, e esse estar de bem com povo, por Ter caído nas graças do povo, por Ter sua unção reconhecida e valorizada pelo povo, Davi despertou ciúmes em Saul , despertou a inveja de Saul, que passou então a persegui-lo.

Saul perseguiu a Davi porque ele sabia que o reino seria tirado dele, porque o profeta havia dito a ele que seu reino seria rasgado e tirado de suas mão, e ele então começou a perceber que ele era o rei, mas o ungido não era ele.

Israel passou a viver uma situação interessante, o rei que estava no trono, tinha perdido a sua unção.

O Ungido de Deus não estava no trono, Israel passou a viver uma situação de Ter um Ungido e um ex-ungido.

Saul não aceitava essa situação, mas a unção de Deus havia sido tirada de sobre ele, aquele Saul que antes profetizava junto aos profetas e que a Bíblia nos fala que o Senhor havia tirado uma porção do seu Espírito de sobre os 70 profetas e colocado sobre ele era coisa do passado.

• A unção pode ser retirado de nós se não obedecermos a Vontade do Senhor, se não fizermos aquilo para o qual nos capacitou, se não nos dermos com amor e responsabilidade para o seu Reino, a unção pode ser retirada de sobre nós.

É isso mesmo que você esta ouvindo: A UNÇÃO SE PERDE.

Foi o que aconteceu com Saul, ele perdeu a unção do Espírito de Deus em sua vida.
O que é unção? Unção é uma capacitação especial que o Senhor nos dá para realizarmos a sua obra.

Perde-se a unção e fica somente o azeite sobre os cabelos. Tem muita gente vivendo somente de sua força e do azeite que ainda pensa estar sobre sua cabeça, mas a unção de Deus se foi a muito tempo.

Davi estava ali naquela caverna por causa da perseguição do ex-ungido Saul, e ali foi um lugar de tratamento de Deus na vida de Davi.

Vejamos agora as dez lições que podemos extrair da caverna de Adulão:

1. Caverna é um lugar de reorganização de valores.
É interessante notar que as primeiras pessoas a serem mencionadas imediatamente em seguida à chegada de Davi na caverna são seus pais.
Em um momento de extrema dificuldade, as primeiras pessoas a sentirem foram seus familiares.
Vivemos em tempos em que é muito fácil esquecer o que realmente importa, o que nos torna gente.
Agora a dominação se da através do convencimento. Não basta mais você apenas apertar parafusos, mas estar de tal forma envolvido com a produção, a ponto de ser “proativo”!
As vezes, Deus nos coloca em cavernas para que lembremos do que realmente importa; de valores que são caros; que nos humanizam; que não podemos perder de vista, como a família.

2 . Adulão é um lugar de significado profético:

(I Sm 22.1) “ Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão; quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para Ter com ele.”

A Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, nos conta que os irmãos de Davi não criam nele, não o valorizavam, tanto é que por ocasião da guerra com os filisteus, quando Golias desafiava ao povo de Israel, Davi chegando ao campo de batalha foi destratado por seus irmãos que o chamaram de mexiriqueiro, curioso, intrometido, metido a besta, e agora estavam ali buscando refugio junto a Davi em Adulão.

Davi aqui é como uma figura de Jesus, seus irmãos não criam nele, escarneciam dele no começo de seu ministério, conforme vemos em Jo 7.3-5 “Dirigiram-se, pois, a ele os seus irmãos e lhe disseram: Deixa esse lugar e vai para a Judéia, para que também os seus discípulos vejam as obras que fazes. Porque ninguém há que procure ser conhecido em publico e, contudo, realize os seus feitos em oculto. Se fazes essas coisas, manifesta-te ao mundo. Pois nem mesmo seus irmão criam Nele.”

A Palavra de Deus nos relata que depois de um tempo os irmão de Jesus, os filhos de Maria, creram nEle e buscaram nele refúgio, tanto que Tiago, irmão de Jesus, se tornou Pastor da Igreja de Jerusalém e nos deixou como legado a Epístola de Tiago.

Os irmãos de Jesus são os filhos de Israel, e isso é profético, pois Israel nos tempos da tribulação buscará refúgio no Senhor.

3. Adulão é lugar de sair da superficialidade e buscar profundidade insondável.

Na caverna de Adulão, existem lugares profundos ainda não sondados, lugares onde não se conseguia medir a profundidade.

Mas Davi conhecia em profundidade ao Senhor, ele conhecia o Bom Pastor (Salmo 23) aquele que o havia livrado do Urso e do Leão, aquele que havia entregue o gigante e todos os filisteus em suas mãos. Davi conhecia aos Senhor, e seu conhecimento não era superficial.
Precisamos entrar em Adulão para conhecermos ao Senhor com intimidade

4. Adulão é lugar de transformar a humilhação em honra.

Quem foram os homens que procuraram a Davi: (V. 2) “Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espirito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.”

Ali estava um Rei ungido, refugiado numa caverna, e só veio ao seu encontro, só veio estar com ele aqueles que realmente precisavam dele.

Os filhos de Coré ouviram muitas vezes, conforme nos relatam no salmo 42:

(V.“1) Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus! (V.2 ) A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus?

(V.3 ) As minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, porquanto se me diz constantemente: Onde está o teu Deus?

(V.4) Dentro de mim derramo a minha alma ao lembrar-me de como eu ia com a multidão, guiando-a em procissão à casa de Deus, com brados de júbilo e louvor, uma multidão que festejava.

(V.5) Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença.

(V.6) Ó Deus meu, dentro de mim a minha alma está abatida; porquanto me lembrarei de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, desde o monte Mizpa.

(V.7) Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim.

(V.8) Contudo, de dia o Senhor ordena a sua bondade, e de noite a sua canção está comigo, uma oração ao Deus da minha vida.

(V.9) A Deus, a minha rocha, digo: Por que te esqueceste de mim? por que ando em pranto por causa da opressão do inimigo?

(V.10) Como com ferida mortal nos meus ossos me afrontam os meus adversários, dizendo-me continuamente: Onde está o teu Deus?

(V.11) Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus.”

Hoje você pode estar na mesma situação de Davi, quando as pessoas que o rodeiam te perguntam: “Onde está o teu Deus?”

O Senhor livrou Davi das mãos de Saul e muitos daqueles endividados, daqueles apertados, amargurados de espírito se tornaram em heróis em Israel, porque o Nosso Deus é um Deus que exalta ao humilde e abate ao soberbo. Adulão é o lugar que aceita os perseguidos e injustiçados e os redime, os transforma, e os torna gente.

5. Adulão é lugar de troca de liderança e governo.

Aqueles 400 homens, antes serviam a Saul, mas não encontraram nele unção, não encontraram nele refrigério, não encontraram nele um sacerdote que os apascentasse diante do Pai, foram rejeitados por todos, mas encontraram refrigério e abrigo em Adulão. Davi recebeu a todos.

O senhor Jesus, assim como Davi em Adulão diz para você nessa noite : “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. Eu vos receberei.

Aqueles homens que antes serviam a Saul, agora serviam a Davi, Trocaram o governo de suas Vidas.

Hoje também, é o tempo de você mudar o Governo e a orientação de sua vida. A religião não salva e nem justifica ninguém, mas Jesus sim.
Ele, Jesus é a nossa Adulão, Ele é o nosso refugio seguro, Ele é a rocha de nossa salvação.

6. A Caverna de Adulão se mostrou ser para Davi como um lugar de empatia.

É interessante notar a descrição bíblica das pessoas que se juntaram a Davi (1 Sm 22:2): todo homem em aperto, endividado e de espírito desgostoso!

Em que circunstâncias você teria essas pessoas na suaEQUIPE de trabalho?
Empatia é identificar-se com o outro. É a capacidade de colocar-se no lugar do outro, sentindo seu sofrimento.

A competição é o produto natural de uma sociedade voltada para o lucro. Se você tem uma padaria, não basta tê-la, tem que ter uma rede de padarias, ser competitivo; caso contrário, logo mais virá alguém maior que você e provocará sua falência.

Dessa forma, somos educados desde cedo a ser competitivos. Em casa, sempre existe a comparação com os irmãos. Na escola, não basta tirar 10, é preciso que os outros tirem nota inferior.

Assim, existe sempre a desconfiança com o outro. Sempre a temeridade de que este poderá a qualquer momento puxar o tapete.

O texto de Atos ( At 4: 32-37) em que as pessoas dividiam seus pertences nunca esteve tão desatualizado, fora de contexto. Até falamos a respeito dele, dizendo que os discípulos só fizeram isso porque achavam que a volta de Jesus era iminente. Realmente, para a sociedade atual, a empatia é um escândalo.

Quando expressamos solidariedade, sempre é de forma assistencialista, sempre de forma que as pessoas tenham a sua pobreza amenizada, mas nunca sejam como nós.

Em contrapartida, a empatia transforma as pessoas. Aqueles homens que foram estar com Davi na Caverna, mais na frente são chamados de “valentes de Davi” (2 Sm 23:8).

7. A Caverna de Adulão era para Davi apenas um lugar de Transição.

A caverna é só um tempo. Só um momento da existência. Só o tempo necessário para aprendermos algumas coisas. Não sei quanto tempo leva, mas tem inicio, meio e fim. Com isso é preciso levar em consideração algumas coisas:

A- Cavernas não podem ser casas. Pessoas em situação de depressão é que tendem a se render emocionalmente ao sofrimento, ou situação que lhes incomoda.

B- A saída da caverna pode se dá de muitas formas, mas sempre passa pela iniciativa própria.

C- Nem sempre quando saímos da caverna, vamos para o palácio.

D- A vida é mais dialética do que gostaríamos que fosse; é feita de muitos momentos de palácios e cavernas.

8. A ORAR COM MAIS INTENSIDADE

A oração deixa de ser somente “silenciosa” e “discreta”. Davi ergue a voz (v.1).

Ele “clama”. O clamor é a oração de quem não tem outra saída diante da circunstância. É diferente de pedir ou buscar. Ele diz: Atende ao meu clamor(v.7)

Paulo nos ensina a prática da súplica como antídoto contra a ansiedade (Fl 4:6).

Ele se humilha, se derrama (v.2) diante de Deus. Dá uma idéia de humildade extrema, de rendição intensa.

Oramos melhor quando sofremos mais. O sofrimento nos convoca à oração mais intensa, mais pura, mais verdadeira, mais veemente.

O próprio Senhor Jesus orou com mais intensidade quando sofria no Getsêmani. O texto de Lucas 22:44 diz assim: E, estando em agonia, orava mais intensamente.

Em tempos de “caverna” devemos orar mais, orar muito e suplicar as misericórdias de Deus.

9. A VER A DEUS COM MAIS CONFIANÇA

Davi se sente muito sozinho(v.4).

Em 1 Samuel 22 lemos que algumas pessoas se agregaram a ele posteriormente mas quando o salmo é escrito ele está só. Ele não tem o amparo humano (v.4).

Parece que é neste momento que Deus mais age, quando o recurso humano é falho, quando o conforto humano não nos é suficiente.

Davi ora e confia pois a oração é posse por antecipação (v.5). Às vezes podemos a confiar em pessoas, em médicos, em bancos, em amigos, m nossos pais, mas existem circunstancias em que os mais achegados, os mais íntimos, não nos podem ajudar

Aqui Davi está sozinho e é aqui, na caverna que ele entende que o seu único bem, o seu bem verdadeiro, o seu quinhão na terra dos viventes é Deus (v.5).

Aqui ele entende que Deus é o maior tesouro que uma pessoa pode achar. Ele confia no Senhor e isto o consola. Nos seus salmos ele demonstra como esta confiança era real (Sl 56:4; 71:4).

A comunhão mais deliciosa com Deus acontece quando nos abstraímos do conforto e socorro humano. O tempo do refúgio secreto fez bem a Davi e faz bem a nós também. Ele se sentia muito confortável se ouvisse o Senhor Jesus convidando os cansados para irem a Ele:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma; Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mt. 11:28-30).

10. A LOUVAR COM MAIS GRATIDÃO (V. 7)

O salmista quer sair da caverna, quer se livrar do “cárcere”, mas ele não busca apenas o seu bem estar. Ele quer que o bem que Deus fará a ele atraia os justos para Deus. Ele quer louvar a Deus com os justos. Ele quer compartilhar os feitos do Senhor.

Aliás, Davi sempre se preocupou em testemunhar após a intervenção de Deus. No salmo 51 ele entende que o perdão de seus pecados e sua restauração, atrairão os pecadores a Deus (Sl. 51:13).

No salmo 40, verso 3, ele diz que quando o Senhor o livrasse do lamaçal, muitos veriam temeriam e confiariam no Senhor, o que resultou em um hino de louvor ao Senhor.

Paulo nos orienta a louvar ao Senhor mesmo em período de ansiedade, quando diz que no meio da súplica deveria haver ações de graças (Fp 4.6).

Talvez a lição mais preciosa deste salmo seja a de que devemos permitir que o Senhor interviesse em nossa vida, nos visite na caverna existencial, para que os que estão ao nosso redor vejam, temam, confiem e louvem ao Senhor. Quando o Senhor nos faz bem os que estão conosco o louvam. Os que nos conhecem vêem a ação de Deus em nós e aprendem a confiar mais no Senhor.

No Salmo 126 o salmista fala das grandes coisas que o Senhor fez pelo seu povo e isto era uma testemunho para as nações (v.2).

Em nossos momentos difíceis somos tentados a pecar contra Deus, a lastimar, a reclamar, a murmurar, mas não nos esqueçamos que nestes tempos podemos, além de suplicar, agradecer ao Senhor por tudo (1 Ts 5.18), e testemunhar aos outros o seu cuidado.

Que Deus nos ajude a passar pelas provas do cotidiano e superar a todos os obstáculos que são colocados tentando impedir a nossa caminhada.

Se você está no vale, na cova ou na caverna, não faça como Elias, mas, saia de lá para se encontrar com o Senhor na sua casa que é a Igreja local aonde você congrega.

Mas, se você ainda não participa de nenhuma Igreja procure uma hoje mesmo e entregue a sua vida a Jesus e Ele te receberá de braços abertos para a glória de Deus. Amém!

UMA DECISÃO BASEADA EM PRECIPITAÇÃO.

UMA DECISÃO BASEADA EM PRECIPITAÇÃO.

HÁ CAMINHO QUE PARECE BOM, MAS O FIM DELE É A MORTE.

O mundo nos apresenta caminhos que aparentam serem bons, porém o final é a morte de destruição!
Mas Jesus diz: "Eu sou o Caminho e a Verdade e a Vida" (João. 14: 6). Entre por ele.
Livro de juízes.
1E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;
2 E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.
3 E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,
4 Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos.
5 E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.

INTRODUÇÃO:

Na época dos juízes, consta no livro de Rute: Elimeleque
judeu que morava em betel( hebraico: casa do pão), servo de Deus,e este servo de Deus, quando se viu em aperto com a sua familia por causa da crise(fome), o que ele fez? Ele precisava fazer uma escolha que determinaria seu futuro.Todos temos o direito, imposto por Deus; de fazer-mos escolhas(livre arbítrio). Porém ele fez a pior escolha, que resultou em terríveis conseqüências. Ele escolheu fugir, ao invés de encarar a crise; como se fugir dos problemas, das afrontas, mudar de cidade de casa e igreja, será a melhor CAMINHO.

Lembre-se, toda ação terá uma reação. E, Ele teve uma atitude infeliz, ele (fugiu, mudou-se, se ausentou de Betel, para a terra de Moabe (terra amaldiçoada por Deus). E conseqüentemente, recebeu o salário o pagamento de sua escolha, que se diga de passagem, foi baseada em fuga, desistência, precipitação! E não em Deus, nos seus conselhos, na palavra. E o resultado da escolha foi à morte!¨.

Além da morte,ele também não presenciou a providência de Deus em Belém, ele morreu antes e não foi sozinho; acompanhando ele, foram também: Malom e Quiliom, seus dois filhos.

As vezes pensamos que teremos a oportunidade de retornar-mos ao centro da vontade de Deus, do tipo: quando eu sentir eu volto a Deus, ou Deus está me esperando o tempo que eu quiser. Porém lembre-se, ele não presenciou o retorno, ele morreu antes da noticia das boas novas chegar em Moabe.
O nome: MALOM, hebraico: doença e QUILIOM, hebraico: definhamento ou ruína acabada.

Reflexão: É melhor se arrepender, suportar a crise, e se humilhar em Betel: CASA DO PÃO, esperando em Deus, do que Perder a Salvação, o contato com Deus de Barriga cheia com os pratos de MOABE ¨terra amaldiçoada por Deus!¨. Elimeleque: (hebraico) Jeová é meu rei, Tinha Deus com rei, e Jeová, porém na hora da crise, foi buscar auxilio em Moabe. Logo, entendemos que ele tinha fé em Deus, porém a sua o estilo de sua fé o isentava de comprometimento com Deus. Ele cria em Deus, mais na hora de prova a confiança, o sua independência, o seu eu, ego, falou mais alto.E, partiu para Moabe, para fugir dos problemas e das crises que se instalava em Betel.
Até parecia que ele foi mais esperto do que os outros que ficaram em Moabe. Mais como diz a palavra de Deus: HÁ CAMINHOS QUE PARECEM DIREITO, MAS O FIM É DE MORTE”. E foi o que aconteceu com ele. Morte.
Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito”. Eclesiastes 7.8. ...

E qual o desfecho que Elimeleque teve em Moabe, com a sua família?
Antigamente em Israel, Diziam que o nome que era colocado nas pessoas da bíblia, significava o que elas eram, ou o que rotulavam elas, quando nasciam ou seja, por causa de seus pais.

Elimeleque, dizia que seu Deus é rei, e batizou seus filhos de:MALOM E QUILIOM.( DOENÇA, E DEFINHADO). Até a esposa dele que se chamava NOEMI(hebraico: agradável , formosa), passou a ser chamada de:MARA ( hebraico: amarga, amargura). Não rotulemos as pessoas de malditas, fracas, doente, tribulação. Porque na hora da crise pessoal o nome irá grudar na mente e coração.
Se os meninos, lá em betel ¨casa do pão com estes nomes, estavam vivos, será que a melhor escolha a se fazer; para criar e alimentar, sua família, era ir para uma terra amaldiçoada? Fora do centro da vontade de Deus? Claro que não! O certo era esperar o Pão ( JESUS) para alimentar e fortalecer o fraco o oprimido, o definhado.
Mas mesmo assim eles foram a Moabe, e aconteceu o pior, por causa da pior escolha. Mas não se esqueça de algo; Jesus disse: eu vim para os enfermos. VOLTE PARA CASA DO PÃO. BETEL. ( CASA DE DEUS). Mesmo estando enfermo e definhado, mas volte para DEUS, ele tem cura para nós. ESCAPA-TE POR TUA VIDA, E SE LANÇE NOS BRAÇOS DE JESUS.

Elimeleque morreu, os dois filhos também, e Noemí pela amargura da sua alma se intitula com o nome de MARA( amarga). HÁ CAMINHOS QUE PARECEM DIREITO MAS O FIM DE DESTRUIÇÃO, MORTE, ENGANO ETC.
Mas para Noemi a amarga ainda tinha um chance
6 Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o SENHOR tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.
7 Por isso saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá.
E assim ela nos dar uma lição: ele conheceu que o melhor lugar é está na prova, e na adversidade com Deus, do que as riquezas de Moabe( mundo).
E ela se levantou, mais ela não foi só, tinha alguém com ela, tinha Rute: que seria o canal de Deus para as outras gerações. Volte e não se esqueça de levar mais um para CASA DO PÃO( BETEL).

E LEMBRE-SE TODA ESCOLHA TEM UMA CONSEQUÊNCIA, SEJA BOA OU RUIM,
ESCOLHA ESTÁ NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS, AINDA QUE TENHA QUE CHORAR COMO DIZ O HINO: AINDA QUE PRA TE SERVIR JESUS EU TENHA QUE CHORAR, TE SEGUIREI PORQUE COMIGO ESTARÁS, SOFRER CONTIGO É BEM MELHOR DO QUE ERRAR.

E Ela voltou no tempo da colheita: É HORA DE
DESPERTARMOS DO SONO. Texto base : Romanos 14.11.
EM NOME DE JESUS, REFLITA NAS CONSEQUÊNCIAS ANTES DE TOMAR QUALQUER DECISÃO EM BASE DE PRECIPITAÇÃO.
MAS QUEM JÁ ESTA VOLTANDO PARA IR A CASA DE DEUS( PÃO), NÃO SE ESQUEÇE DE TRAZER Do hebraico Ruth, amizade, companhia, bela companhia.

DEUS NÃO DA ASAS PARA CRENTE

DEUS NÃO DA ASAS PARA CRENTE 

SALMOS 55: 6-8
INTRODUÇÃO:

O livro de salmos é um livro com 150 cânticos e poemas espirituais usados em cultos e devocionais da igreja em todas as épocas, os salmos compunham o hinário do segundo templo
Os temas predominantes são a oração e louvor, são vários os autores do livro de salmos alguns ate desconhecidos, mais com certeza o que mais escreveu foi Davi, a ele são atribuídos 73 salmos
O salmo 55 que na verdade e uma continuação do salmo 54 e mais do que uma oração de Davi é um desabafo de alguém que esta enfrentando um momento de grande angustia
Davi escreveu estes 2 salmos quando estava fugindo da perseguição de Saul ele estava escondido no deserto de zife e os zifeus foram ate Saul e denunciaram a Davi
Davi já tinha enfrentado grandes percas, perdeu o direito de morar em sua casa, perdeu sua esposa, perdeu sua posição de general do exercito de Israel, perdeu o convívio com seus amigos e familiares
A oração de Davi é a oração de alguém em estado de desespero, alguém que já não suportava mais as perseguições de Saul, os versículos 6, 7, e 8 retratam esta situação
Mas eu quero analisar nesta noite estes 3 versículos eAPRENDER junto com vocês que Davi orou de forma errada

     1 DAVI QUERIA FUGIR DAS LUTAS ....ah! me dera asas como de pomba! Voaria e estaria em descanso fugiria pra longe... v .v 6-7 p/a

Desesperado e já cansado da perseguição, Davi ora e pede a deus asas pra fugir pra longe
Eu posso afirmar categoricamente que a oração de Davi foi errada pois Deus não nos tem chamado pra fugir das lutas, das provações, das perseguições das adversidades da vida
Pelo contrario, deus nos capacita e nós da força para enfrentar e vencer todos os obstáculos
Ei! Deixa eu te dizer algo aqui hoje Deus não vai te dar asas Deus não vai livrar você do problema ele vai te dar força para vencer o seu problema
Deus não vai te dar outro esposo-ele vai te dar sabedoria pra você ganhar o que você tem pra Jesus
Deus não vai te dar outro emprego-ele vai te abençoar no que você esta nele
Deus não vai te dar outros filhos – vai ter dar sabedoria pra você educar o que você tem nos caminhos do senhor
Deus não vai te dar outra igreja – e na que você esta que você será abençoado
Deus não nos da asas!
Ele não livrou Sadraque, Mesaque, Abede-Nego da fornalha de fogo ardente
Ele não livrou Daniel da cova dos leões
Ele não livrou Paulo e Silas dos açoites e da prisão
Ele não livrou seu filho Jesus da cruz
Mas tem um detalhe quando Sadraque, Mesaque e Abede-Nego caíram dentro da fornalha o 4 homem Jesus entrou com eles e as chamas não lhe causaram nenhum mal
Quando Daniel caiu na cova dos leões o anjo entrou ali também com a espada desembainhada e naquela noite os leões tiveram que jejuar
Paulo e Silas foram presos e açoitados mais ameia noite um terremoto livrou eles da prisão
Ele não livrou seu filho Jesus da cruz e ele morreu, mas ao terceiro dia ele ressuscitou e esta vivo para todo o sempre
E ate pode não te livrar de uma luta de uma adversidade mas tenha certeza de uma coisa você não ira passar pela luta sozinho, ele entra contigo na fornalha de fogo, ele fecha a boca do leão
A tempestade ate pode balançar o barco da tua vida, ele ate pode não impedir esta tempestade mais tenha certeza se ele estiver com você no barco (sua vida) no momento certo ele se coloca de pé e manda o vento cessar e ondas se acalmam

2 DAVI QUERIA FUGIR PRO LUGAR ERRADO ....Fugiria pra longe e pernoitaria no deserto v.v 7

Davi na sua oração quer fugir para o deserto, mas esta oração também não esta correta
Deserto não e lugar de refugio, deserto e lugar desagradável frio demais a noite e de dia o calor é insuportável
No deserto não tem sombra não tem água não tem amigos no deserto
Ei! As vezes você esta orando errado Deus não quer nem que você venha fugir e nem que você fuja para deserto
O que Deus tem pra nós na hora da luta não é o deserto seco da solidão mais o refrigério da sua presença!
Se você olhar bem pra as paginas da bíblia sagrada você vai ver que todos os homens de Deus do passado não foram covardes que fugiram mais valentes que enfrentaram os desafios que surgiram diante deles
Josué não fugiu mas substituiu Moises e as muralhas de jerico caíram por terra
Gideão não fugiu e com 300 homens venceu um grande exercito
Elias não fugiu e sozinho venceu os 450 profetas de baal
Jesus não fugiu mais foi ate o fim para nos garantir a salvação

Conclusão:
Não peças para Deus asas para fugir peça forças para vencer os obstáculos e ai você dirá como Paulo: posso todas as coisas naquele que me fortalece
Em Amós 5-19 há um texto que se aplica muito bem para os que querem fugir correr das lutas
-pois e como se um homem fugisse de diante de um leão, e se encontrasse com o urso, ou como se entrando numa casa a sua encostasse à parede e fosse mordido duma cobra
Meu irmão! Não há como fugir dos problemas e desafios da vida agora como servo de Deus você pode contar com ajuda dele
Enfrente as lutas com coragem porque ao seu lado esta aquele que é poderoso para nos garantir a vitoria Rm 8:37 

"AS SEIS CIDADES REFÚGIO"

"AS SEIS CIDADES REFÚGIO"
 
Texto
JOSUÉ - 20
01. Falou mais DEUS a Josué:
02. Dize aos filhos de ISRAEL: Designai para vós as cidades de refúgio, de que vos falei por intermédio de Moisés,
03. a fim de que fuja para ali o homicida, que tiver matado alguma pessoa involuntariamente, e não com intento; e elas vos servirão de refúgio contra o vingador do sangue.
04. Fugindo ele para uma dessas cidades, apresentar-se-á à porta da mesma, e exporá a sua causa aos anciãos da tal cidade; então eles o acolherão ali e lhe darão lugar, para que habite com eles.
05. Se, pois, o vingador do sangue o perseguir, não lhe entregarão o homicida, porquanto feriu a seu próximo sem intenção e sem odiá-lo dantes.
06. E habitará nessa cidade até que compareça em juízo perante a congregação, até que morra o sumo sacerdote que houver naqueles dias; então o homicida voltará, e virá à sua cidade e à sua casa, à cidade donde tiver fugido.
07. Então designaram a Quedes na Galiléia, na região montanhosa de Naftali, a Siquem na região montanhosa de Efraim, e a Quiriate-Arba (esta é Hebrom) na região montanhosa de Yaohudáh (Judá).
08. E, além do Yardayan (Jordão) na altura de Yericoh (Jericó) para o oriente, designaram a Bezer, no deserto, no planalto da tribo de Rúben a Ramote, em Gileade, da tribo de Gade, e a Golan, em Basan, da tribo de Manassés.
09. Foram estas as cidades designadas para todos os filhos de israel, e para o estrangeiro que peregrinasse entre eles, para que se acolhesse a elas todo aquele que matasse alguma pessoa involuntariamente, para que não morresse às mãos do vingador do sangue, até se apresentar perante a congregação.

    INTRODUÇÃO
Quando Deus retirou Israel do Egito, levando-o para Canaã, estabeleceu leis que regulassem as relações do Altíssimo com os Hebreus, e destes entre si. Dentre estas leis estava a "Lei de Talião" (Lei antiga pela qual se vingava o delito infligido ao culpado o mesmo mal que ele praticara - Ex 21: 23-25), que imputava ao homicida a pena de morte. Mas o que fazer com aquele que matou por acidente, sem intenção? Morreria como um homicida qualquer? Promoveu assim Deus as cidades de refúgio. O que eram as Cidades de Refúgio?

As cidades de refúgio representavam, em linguagem jurídica, um "habeas corpus" a favor do criminoso não culpado, ou cujo crime não tivesse sido apurado adequadamente. Em caso de homicídio, pela lei, caberia ao parente mais próximo do falecido a responsabilidade de aplicar a "Lei de Talião" ao homicida, e isto poderia ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar, exceto na cidade de refúgio, onde o homicida que não matara intencionalmente poderia aguardar seu julgamento em segurança. (Nm 35:11,12)

O refugiado não poderia sair da cidade. Se o fizesse, correria por sua conta o que acontecesse, pois o vingador o apanharia, e não haveria apelo para ele. A cidade de refúgio protegia tanto aos filhos de Israel quanto ao estrangeiro (Nm 35:15) e representava para o homicida perseguido e fugitivo, segurança e descanso ao mesmo tempo, tornando-se assim, um tipo perfeito de Jesus o Messias, que recebe todos quantos tiverem acesso a Ele (Jo 6:37) uma figura expressiva de JESUS CRISTO Nosso Salvador. Somente estando em Jesus Cristo, o refúgio dado por Deus, o pecador estará para sempre livre da sentença mortífera do pecado. (Jo 5:24)

As cidades de refúgio eram bem fortificadas e muradas, com portas nas extremidades, que podiam ser fechadas para impedir a chegada do vingador.

    ONDE FICAVAM AS CIDADES REFÚGIO

A localização das Cidades e seus significados

As cidades de refúgio, em número de seis, simbolizam a Pessoa de JESUS CRISTO Homem. Seus nomes são simbólicos para nós, como veremos abaixo. As cidades de refúgio estavam situadas da seguinte forma: três cidades a oriente e três a ocidente, do lado do Yardayan (Jordão). Deus Pai, em Sua misericórdia, não quis deixar o homicida sem um refúgio onde pudesse escapar do vingador do sangue; pelo contrário, segundo o Seu amor determinou que essas cidades, fossem situadas de forma a que, sempre que houvesse necessidade de refúgio, pudesse estar à mão. Como se percebe, as cidades estavam geograficamente bem distribuídas; além disso, tomou-se o cuidado de se construir estradas bem pavimentadas, de forma a facilitar ao máximo o acesso.

Estas cidades eram parte da herança Levítica de 48 cidades (Nm 35:6) e, portanto, administradas pelos levitas. Segundo determinação do Altíssimo, haveria seis cidades de refúgio (Ex 35:13; Dt 19:2,7), três de cada lado do Yardayan (Jordão).

    AS TRÊS PRIMEIRAS CIDADES REFÚGIO
Moisés escolheu as três primeiras (Dt 4:41-43; Js20:8):

1) Bezer, no deserto, na terra plana, território de Rubén, sudoeste (Dt 4:43; Js 10:8). O nome significa "fortaleza", e aparece apenas cinco vezes na Bíblia. Para quem vinha do Egito a Canaã, logo ao atravessas o território de Moabe, avistava Bezer, à distancia, por sua estratégia topográfica. Temos na cidade de Bezer a representatividade de JESUS CRISTO como a fortaleza de todos os que nele confiam. Para quem sai do Egito e vem a Canaã de Deus, é necessário passar por JESUS o Ungido, Nossa Fortaleza. (SL 43:2; Is 52:1; 2 Tm 1:7)

2) Ramote, em Gileade, território de Gade (Leste Dt 4:43). Era uma das cidades mais fortificadas do território gadita. O nome quer dizer "altura" "exaltado", refere-se a JESUS CRISTO, o nosso Ramote elevado a mão direita do Pai. O termo aplicado por Paulo "exaltou" no seu sentido mais amplo quer dizer "elevar às mais elevadas alturas", "exaltar excelsamente", "exaltar supremamente", uma expressão enfática que indica a natureza elevadíssima e grandiosa da exaltação do Ungido (Fl 2:9). JESUS CRISTO é a principal autoridade universal, superior a todos os nomes que possam ser mencionados agora e por toda a eternidade. Quando o pecador aproxima-se de JESUS CRISTO, o nosso Ramote espiritual, automaticamente assume uma posição gloriosa. (Ef 2:5,6)

3) Golã, no território de Manasses (Nordeste, Js 20:8). Era uma cidade situada numa belíssima planície. O nome de Golã significa "gozo ou exilo". JESUS, o nosso Golã espiritual, pagou o preço do desterro, ou seja, de rejeição, para tornar-nos cidadãos dos céus. Foi rejeitado; pelo mundo (Jo 1:10); por sua própria nação (Jo 1:21); pelo seu próprio país (Mc 6:4); por sua própria cidade (Lc 4:29); por seus próprios familiares (Jo 7:5); pelos escribas, sumo sacerdotes e anciãos (Lc 9:12) e pelos seus próprios seguidores (Mc 14:71). Mas Nele encontramos o gozo eterno.



    AS OUTRAS CIDADES REFÚGIO

As outras três foram escolhidas por Israel, sob o comando de JOSUÉ (Js 20:7):

1) Quedes, na região da galiléia, território de Naftali (Norte-Js 20:7), esse nome significa “SANTUÁRIO”. Em quedes contemplamos JESUS CRISTO, o Santo de Deus, que é refugio para os impuros (Ap 3:7). O atributo que preconiza JESUS o Ungido como filho de DEUS é sua natureza santa (Jo 8:46). Ele é a santidade requerida aos fiéis ( 1P 1:16 )

2) Siquém, território de efraim (Centro-oeste, cerca de 70 Km ao Norte de JERUSALÉM) (Js 20:7). Seu nome significa “ombro” Esta cidade está plantada num vale fertilíssimo. E é a primeira cidade mencionada no livro de Gênesis (Gn 12:6). Foi ali que JACÓ enterrou os deuses estranhos, sob o carvalho (Gn 36:1-4). Nesta cidade de refugio encontramos tipologicamente JESUS CRISTO tendo o principado sobre os seus ombros (Is 9:6); Ele é o príncipe da vida (At 3:15); príncipe salvador (At 5:31); príncipe e Juiz (At 7:27), príncipe da salvação (Hb 2:10) e príncipe dos reis da terra (Ap 1:5) Em Siquem temos a vitória sobre todo principado e potestades da trevas.

3) Hebrom, significa em hebraico “Companhia, união”, ficava na montanha, território de Judá (Sul-sudeste, aproximadamente 36Km ao Sul de JERUSALÉM ). Cidade de refugio importantíssima ao sul de Canaã. O nome moderno de Hebrom é El-Kalil, que quer dizer "o amigo". A Bíblia faz 69 referencias a ela, temos nesta cidade de refugio um tipo de JESUS CRISTO como o nosso melhor amigo e companheiro (Lc 7:34; Jo 11:1; Jo 15:13,15; Sl 27:10). Muitas vezes as cidades de refugio são mencionadas na Escrituras. Elas nos lembra JESUS o Ungido, o perfeito refugio, que nos salva da ira de Deus. (Dt 19:1-14; 1Co 6:54-81; Nm 35:9-28). As cidades de refugio eram um resultado da misericórdia de DEUS PAI, que dura para todo o sempre. Estejamos sempre prontos a proclamar JESUS CRISTO a todos os povos, porque de todos os povos Ele é o perfeito refúgio.

    A VERDAEIRA INTENSÃO DE DEUS
Ao determinar a construção das seis cidades de refugio, Deus não estava querendo com isso proteger o assassino, mas dar um lugar de refugio àquele que cometia homicídio involuntário. Jesus é muito mais que aquelas cidades, é o refugio para os culpados. (Jo 1:29)

Todo Hebreu sabia que, caso matasse alguém sem intenção de fazê-lo, o único lugar onde poderia estar seguro seria numa cidade de refugio. Entretanto, os levitas, que as administravam, só lhes davam abrigo uma vez satisfeitas algumas exigências que deveriam ser observadas antes, durante e após o asilo. Se algum homicida caísse nas mãos do vingador de sangue, não era por falta de um refugio, mas porque não tinha se utilizado dele. Estavam tomadas todas as precauções necessárias: as cidades estavam nomeadas e bem edificadas, e eram publicamente conhecidas. Tudo fora colocado a disposição de forma simples.

No instante em que cruzava a soleira da porta, o homicida involuntário estava tão seguro quanto à provisão de Deus o podia tornar. O refugiado não devia atrever-se a sair porta. Dentro ele estava perfeitamente seguro. Fora estava inteiramente exposto. Nem se quer podia visitar os seus amigos. Ansiava pela morte do sumo sacerdote, que devia restituí-lo a sua herança e ao seu povo. Jesus é o nosso refugio (Sl 46:1). Não somente este salmo, em foco, fala de como sendo "nosso refugio", mas outros textos da Bíblia falam a mesma coisa. (2Sm 22:3; Sl 9:9; 14:6; 18:2; 59:16; 61:3; 62:8; Jr 17:17; Jl 3:16; Hb 6:18). Neste sentido Jesus é apresentado metaforicamente como sendo um "lugar de refugio" "lugar de proteção" e "esconderijo".

    CONDIÇÕES PARA CONCESSÃO DO ASILO

Qualquer um podia pedir asilo na cidade de refugio, inclusive o estrangeiro (Nm35:15). A concessão, todavia, estava condicionada a natureza do crime: se culposo, concedia-se o asilo, se doloso, executava-se o homicida. Era dever de o homicida empregar toda a sua energia para alcançar os recintos sagrados, pois sabia que se o vingador do sangue conseguisse por mão nele, não haveria esperança. Só havia uma coisa a fazer e essa era escapar para não morrer, fugir do castigo eminente e encontrar um abrigo seguro dentro das portas da cidade do refugio. Uma vez ali, nenhum mal o podia alcançar.

Uma vez conduzido a uma cidade de refugio, o homicida cumpria sua pena de reclusão por tempo indefinido, enquanto durasse a vida do sumo sacerdote. Caso o vingador do sangue o encontrasse fora dos limites da cidade de refugio poderia matá-lo (Nm 35:26,27)

Um assassino não podia comprar a vida por dinheiro, assim também o homicida não podia comprar a sua liberdade. Ambos haviam concebido a morte de um ser humano e só a morte de um homem podia fazer a expiação pela morte. O sumo sacerdote de Israel prefigurava o Ministério Sacerdotal de JESUS (Hb 4:9). Com a morte do Ungido, o sumo sacerdote, podemos voltar a vida de pureza espiritual e não temer as acusações de satã. Assim meus amados estamos livres dos vingadores espirituais e amparados pela lei da liberdade encontrada no sangue revificador de Nosso Sumo sacerdote JESUS CRISTO (Jo 8:35,36).

Pela lei, a reclusão na cidade de refugio estava condicionada a morte do sumo sacerdote (Nm35:25), quando e somente então o homicida poderia deixar o asilo sem perder a proteção legal. Se o vingador do sangue o ferisse depois da morte do sumo sacerdote, cometeria homicídio doloso e seria punido com a morte.

    JESUS, NOSSO SUMO SACERDOTE

É importante ressaltar a harmonia do simbolismo aqui encontrado. Aquele que por acaso, matasse o seu semelhante, dependeria, para retornar a liberdade, da morte do sumo sacerdote. JESUS CRISTO consumou esta obra suprema morrendo pelos pecados do mundo inteiro. (Mt 1:12; Jo 1:29) Nesta obra expiatória figuram a sua morte, ressurreição e ascensão. Com a morte do sacerdote Ele garante nossa vitória. Como sacerdote vivo e ressurreto Ele nos garante proteção eterna. Ele não somente morreu por nós como também vive por nós. (Rm 8:34; 4:25; 5:10)

JESUS sendo o Filho de DEUS pode oferecer um sacrifício de valor eterno e infinito, conquistando nossa liberdade espiritual. Ele assumiu a natureza humana, identificando-se com o gênero humano e assim sofreu o castigo que era nosso, a fim de que pudéssemos escapar da situação de culpados. Ele, que era sem pecado por natureza, que nunca havia cometido um pecado sequer em sua vida, se fez pecado, tomando nosso lugar. "Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós" (2 Co 5:21) Em primeiro lugar, o homicida, na cidade de refugio, não estava isento de Juízo, (Js 20:5). Mas para o renascido em JESUS o Ungido não existe e não pode haver juízo, pela razão mais simples de todas as razões. JESUS CRISTO sofreu o juízo em seu lugar. Por outro lado, havia também a possibilidade de o homicida cair nas mãos do vingador ao sair portas da cidade. O renascido em Jesus Cristo não pode perecer jamais: está tão seguro como o próprio Salvador. Por fim, quanto ao homicida, era uma questão de segurança temporária e de vida neste mundo. Quanto aos renascidos em Jesus Cristo é uma questão de eterna salvação e vida eterna no mundo vindouro.

Há pelo menos dois aspectos distintos nas cidades de refúgio que se tomados na sua menção simbólica, dão-nos duas boas lições práticas para a congregação de hoje. A primeira diz respeito a cidade - único refúgio possível contra o vingador do sangue - assim como JESUS é o único refúgio possível contra as conseqüências dos nossos pecados. (Rm 7:11; 6:23; Jo 3:15) A outra lição relaciona-se a morte do sumo sacerdote - condição necessária para a liberdade - que é um tipo claro da liberdade proporcionada pela morte do Ungido. (Hb 4:15; 5:9). Então meu irmão: é tempo de fugir. Escapa-te para ali... Escapa-te para um lugar de amor e aceitação. JESUS CRISTO. Nossa cidade de refúgio.

    CONCLUSÃO FINAL

"Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm.3.23). Nossa culpa nos induz à fuga. Nossa natureza nos diz: "Fuja!" Para onde fugiremos? Muitos procuram argumentos racionais, filosóficos e etc. para justificarem seus erros e pecados. Este é o lugar de fuga que escolheram. Outros optam por negar o erro cometido. Existem ainda aqueles que culpam outra pessoa. Cada um foge em uma direção. Quando Caim matou seu irmão, sua ação seguinte foi fugir da presença do Senhor. E nós, para onde fugiremos? Como escaparemos do castigo pelas nossas faltas?

A Bíblia diz: "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará." (Sl.91.1). Ao contrário do que fez Caim, devemos correr em direção a Deus, e não correr de Deus. O salmista Davi escreveu: "O Senhor é o nosso refúgio e fortaleza" (Salmo 46.1). "Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento." (Salmo 32.7). Aleluia!

O próprio Deus, através da obra redentora de Cristo, providenciou o nosso refúgio, nossa cidade forte, que é o fato de estarmos acolhidos debaixo da sua graça e da sua misericórdia. Devemos estar escondidos em Cristo, justificados, não por nossas explicações humanas, mas pelo sangue do Cordeiro. Esse esconderijo não é um covil, de onde se planeja sair para cometer outros erros. De modo nenhum; mas é o lugar de segurança de todos aqueles que se arrependeram e querem acertar.

"Filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo." (I Jo.2.1).

(Sl 46:1). “Jesus, o meu refúgio.” 

"A CAVERNA DE ADULÃO"

"A CAVERNA DE ADULÃO" 

Texto: I Samuel – 22:01, 02.
01. Depois Davi, retirando-se desse lugar, escapou para a caverna de Adulão. Quando os seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, desceram ali para ter com ele.
02. Ajuntaram-se a ele todos os que se achavam em aperto, todos os endividados, e todos os amargurados de espírito; e ele se fez chefe deles; havia com ele cerca de quatrocentos homens.

•    INTRODUÇAO
        É divina e preciosa a qualidade que a bíblia tem em nos mostrar mensagens que nos deixam perplexos, pois sabemos que a bíblia e o único, maior, melhor e mais completo manual de comportamento humano.

        Partindo dessa condição, que a bíblia sempre nos ajudará em nossas lutas, mostrando que Deus está sempre de braços estendidos a nos auxiliar, quero que você medite e transmita esta Mensagem a outras pessoas.

Mais uma vez o maior monarca da história bíblica será nosso coadjuvante para mias uma mensagem que com certeza mudará vidas por onde passar. Essa história real e forte acontece nos dias de hoje e muitos não conseguem a vitória tão almejada, mas é por isso que o Senhor nos deixou o livro dos livros, a bíblia Sagrada. “Eu não sei qual caverna você possa estar agora, mas Deus vai te tirar dela”

•    QUEM FOI DAVID, O HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS.
Gosto muito de falar sobre o rei David, e em todas as mensagens tento passar algo sobre ele e pois se vamos meditar em um contexto por ele deixado, a mando e debaixo da orientação de Jeová, então certamente precisamos conhecê-lo.

"A carruagem celestial consistia de três rodas - Avraham, Yitzhak e Yaacov. O santo, bendito é ele, adicionou-lhe o rei David, como quarta roda, e a carruagem celestial assim se completou..." (do Zohar, o livro do esplendor)

        Quem foi maior que o rei David, pergunta o Zohar? Líder carismático, valente guerreiro com coração de leão, amigo leal, teve a vida marcada por inabalável fé em Deus. Lutou e venceu muitas guerras, tanto militares como pessoais. De simples pastor, tornou-se o maior rei na história do Povo de Israel, fundando a única dinastia judaica real legítima. No entanto, não foi como guerreiro e nem mesmo como rei que David conquistou o coração de nosso povo e inspirou grande parte da humanidade. David é celebrado, acima de tudo, pelos Salmos que compôs. É lembrado por todo o sempre como o "doce poeta de Israel".

        Apesar das vitórias e das glórias alcançadas, em todo o Tanach não há quem tenha sofrido tanto e por tanto tempo por seu ideal e por seu povo quanto David. Ninguém foi tão incompreendido, traído e perseguido quanto ele; mas, por outro lado, ninguém soube como ele, transformar seu sofrimento em cânticos de louvor a Deus. Mais da metade do Livro de Salmos, o Sefer Tehilim, foi composto por David. Muitos são súplicas a Deus compostas em seus momentos mais difíceis. A vida do maior Rei de Israel se tornou símbolo da história de seu povo - o exílio, as perseguições, as lutas, os triunfos. Sua história espelha a nossa, suas palavras e súplicas tornaram-se as nossas.

        A Cabalá ensina que David foi a personificação da Malchuto (Reino), que é a última Sefirá. Cada Sefirá é um canal espiritual pelo qual Deus interage com o mundo, transmitindo Energia e Plenitude Divina. Estas são algumas referências sobre o grande rei chamado David.

•    A PERSEGUIÇÃO DE SAUL A DAVID
Saul movido pelo ciúme, porque o SENHOR estava com Davi, e incomodado pelo heroísmo de Davi que o fazia ser muito estimado pelo povo, queria eliminá-lo, e falou em matá-lo ao seu filho Jônatas e seus servos. Mas Jônatas, grande amigo de Davi, o preveniu disso e mandou que ele se afastasse e se escondesse até que ele intercedesse com seu pai a seu favor, e lhe fizesse saber o resultado.
Saul atendeu aos argumentos de Jônatas e jurou que Davi não morreria. Jônatas então chamou Davi e ele voltou para o convívio de Saul. Isto durou pouco: houve nova guerra com os filisteus, e Davi novamente voltou vitorioso, acendendo novamente a ira de Saul, sobre quem veio outra vez o espírito maligno por parte do SENHOR. Quando tentava acalmá-lo com a harpa, Davi foi novamente alvejado por Saul com a sua lança, mas desta feita também conseguiu se desviar; ele fugiu para sua casa, escapando de Saul.
Saul, no entanto, perseverou no seu intento de matar Davi. Mandou alguns dos seus homens vigiar a casa de Davi, com a intenção de o matar pela manhã do dia seguinte. Prevenido por sua esposa Mical, ele desceu por uma janela e escapou, fugindo. Davi havia ido até Samuel, a quem contou tudo o que havia sucedido. Samuel então foi com Davi até "a casa dos profetas" ali perto. Segundo se entende, era uma comunidade, ou escola de profetas. O SENHOR era com eles, e eles falavam as palavras de Deus.

Descobrindo onde Davi estava Saul mandou seus homens buscá-lo, mas ao chegar ali eles viram um grupo de profetas com Samuel no meio. O Espírito de Deus veio sobre os mensageiros, e eles também profetizaram. O mesmo aconteceu com o segundo grupo de homens que Saul mandou, e também com o terceiro. Finalmente, o próprio Saul foi. Desta forma o SENHOR deu a sua proteção a Davi, fazendo, mediante o Seu Espírito, com que o rei Saul e os seus enviados não pudessem tocar nele.

O que muitos não sabem é que desde o primeiro dia em que Saul começou a perseguir Davi até o dia de sua morte se passaram cerca de 10 anos. Sim, dez longos anos, e que em meio a esta perseguição fez com que Davi chegasse a se refugiar em cavernas, conhecidas como as cavernas de Adulão.

•    FUGINDO PARA A CAVERNA
    Há abundância de montanhas de pedra calcária nas regiões de Israel, favorecendo o aparecimento de inúmeras cavernas e segundo a arqueologia, devido à formação geológica da região, tem se encontradas cavernas que suportam até quatro mil pessoas.

        No texto em epígrafe vemos Davi fugindo de Saul, e se escondendo em uma caverna, o que nos faz observar que sempre quando somos perseguidos ou temo problemas, a primeira coisa que procuramos e fugir e se esconder, como se essa fosse à solução. Foi o caso de Davi, que já não aguentava mais o Rei Saul em seu pé. Agora imagine alguém querendo te matar a qualquer custo, o que você faria?

Talvez você também fugisse para uma caverna, mas Davi quis apenas se esconder e não morar na caverna. Caverna não é moradia de crente, é apenas uma habitação temporária, onde aprendemos com o nosso Deus, a vencer os males.

Hoje vemos inúmeras pessoas vivendo terríveis perseguições, e dos mais diversos inimigos, e assim se escondem dentro de cavernas e não mais conseguem saírem, mas chegou a palavra que vai tirar muitas pessoas desse “habitat” escuro.
Com essa palavra quero dizer a todos que seja qual for o problema que te levou para o interior da caverna, quer seja, doença, perseguição, problemas financeiros, problemas sentimentais, eu conheço alguém que pode te ajudar, pois digo com toda a certeza que cavernas não foram feitas para que filhos de Deus habitem, então vamos conhecer alguns moradores das cavernas.

•    OS MORADORES DE CAVERNA
        Quando Davi estava na caverna, talvez chorando, ou talvez contente por estar escondido de Saul e assim conseguir um pouco de paz, começa a chegar uma multidão de pessoas, só homens eram quatrocentos, agora imagine mulheres e crianças, idosos, pois os pais de famílias endividadas, de espírito desgostoso, tristes, cabisbaixos, também levaram sua família, chego a crer que na caverna onde Davi se escondeu agora já tinha cerca de mil e quinhentas pessoas.

        Talvez a situação que Davi estava vivendo teria atraído aquelas pessoas, mas creio que não foi isso, pois aqueles homens já conheciam Davi, e até presenciaram vitórias de Davi, então perguntei a Deus o que eles estariam fazendo junto com um homem que se escondia em uma caverna? O Senhor respondeu que eles acreditavam que se Davi venceu tantas batalhas também venceria aquela prova e lhes ensinaria algo importante, algo que nós iremos aprender também.

        Antes de desfrutarmos da revelação, veremos quem habita em caverna. Sabemos que uma caverna é escura, fria, e úmida, pois o local não desfruta de luz solar e quanto mais entramos mais escuro e frio fica. E nesse local sombrio existem alguns moradores que quero lhe mostrar, entre tantos são eles: Baratas, escorpiões, morcegos. Realmente caverna não é lugar de crente.

BARATAS: Um inseto que já foi comprovado ser imune a bombas nucleares. As Baratas proliferam vírus, protozoários, bactérias e fungos. Elas são capazes de viverem dias sem água e meses sem comida. Sua comida é basicamente de resíduos de outros alimentos e animais em decomposição.

ESCORPIÕES: Existem cerca de 2.000 espécies de escorpiões, são animais discretos e noturnos, sua alimentação é baseada em insetos menores. O escorpião quando vive uma escassez de alimento acaba por devorar seus semelhantes. Sua picada pode ser mortal e com uma dor quase insuportável para seres humanos.

MORCEGOS: Eles também são conhecidos por raposas voadoras, existem cercas de mais de 1.116 espécies dos mais diversos tamanhos e se alimentam se outras espécies e dentre todas três espécies se alimentam de sangue. São animais de hábitos noturnos.

        E aqui eu vejo que existem demônios que não saem com água benta, muito menos com pensamentos positivos, e nem mesmo com crenças em homens e mulheres mortos. Mas como veremos chegou o tempo de sairmos das cavernas.

•    PROVIDÊNCIAS PARA UMA CAVERNA
        Como vimos alguns dos moradores de uma caverna são bichos, baratas, escorpiões e morcegos; então como combater esses moradores tão horríveis, e prejudiciais a nossa saúde?

Bem! só temos uma maneira, fazendo fogo, pois de outra forma os morcegos e escorpiões nos atacariam e seríamos vitimados. Então mesmo nos refugiando em uma caverna devemos levar lenha, assim poderíamos fazer fogo. Diante dessa solução plausível voltei para a bíblia e em PV 26:12 diz: “sem lenha o fogo se apaga”.

        A luz da palavra de Deus o que poderia ser lenha?

        Foi o que também perguntei ao Senhor Jeová; e Ele me disse: ORAÇÃO. Essa é a lenha do crente, oração. Quando começamos a orar o fogo pega, pois Paulo e Silas orando causaram um terremoto (At 16:26), a Igreja orando por Pedro o conduz para fora da prisão (At 12:5 a 17) e tantos outros casos de orações que mudaram a situação, mas nós só podemos orar, o fogo é conseqüência. E por falar em fogo, quem no Cap. 2 de Atos desceu sobre a cabeça dos crentes como línguas de fogo? Ele O ESPÍRITO SANTO DE DEUS, Ele é fogo puro dentro da caverna para os morcegos, escorpiões e baratas (demônios) não te ataquem.

        Todos nós temos momentos difíceis, mas esta mensagem é para te ajudar a sair da caverna ou quando entrar lá por algum problema possa sair ileso. Irmãos, todos nos já estivemos na caverna, mas não deixe de levar lenha (oração) para fazer fogo (Espírito Santo).

        Com certeza conhecendo o currículo de Davi sei que ele levou muita lenha para a caverna de Adulão, e talvez seja esse um dos motivos para que tantos homens fosse atrás dele.

•    PROVIDÊNCIAS DE DEUS NA CAVERNA
        Amados, o Senhor disse que se o buscarmos de todo o coração o acharíamos (Jr 29:13), o também podemos entender que quando estamos dentro da caverna, pensamos que não vamos achar a Deus, parece estar tudo escuro, então é por isso que temos que levar lenha e fazer fogo, para que tudo fique claro, e quando nossos olhos espirituais são abertos então conseguimos ver as providências de Deus, e posso dizer são tremendas.

        Deus não desampara seus amados (Dt 04:31), então por amar seus filhos Ele entra com providências para nos tirar da caverna.

        Como disse anteriormente as cavernas de Adulão eram de calcário e o que podemos aprender com isso?
        Nas cavernas de Calcário também se encontra uma substância chamada DOLOMITA, que tem várias funções, mas quero ressaltar três importantes e necessárias para o nosso organismo.

1- A DOLOMITA - É CALCIO PARA NOSSOS OSSOS
Na caverna precisaremos de força física e assim o nosso Deus vem nos dar estrutura, para sermos vencedores. Então saiba que mesmo na caverna todos podemos receber uma estrutura espiritual para nossas vidas.

2- A DOLOMITA - COMBATE A IRRITABILIDADE
Na caverna não podemos entrar em desespero, pois isso colocaria nossas vidas em risco, assim no interior da caverna aprenderemos a ser mansos e isso nos é por virtude aos olhos de Deus, por isso aprenda estando dentro da caverna.

3- A DOLOMITA - COMBATE A INSÔNIA
Na caverna é sempre escuro e isso faz com que nosso cérebro pense que é hora de repouso, assim perdemos a sensação de tempo ocasionando um desacerto em nosso relógio biológico nos deixando com insônia necessitando de dolomita.

•    DEUS ESTÁ NA SUA CAVERNA
        Toda essa reflexão me fez lembrar um grande servo de Deus que esteve em uma caverna, assim como eu e você, o nome dele era Profeta Elias.

        O interessante que após matar com suas próprias mãos quatrocentos e cinqüenta chamados “profetas” da imagem Baal, ele ao ser ameaçado por uma mulher foge e entra numa caverna. “talvez se o diabo saísse de férias e deixasse uma mulher no seu lugar muitos iriam sentir falta do demo”, pois a tal de Jesabel era terrível.

        Mas o importante é que Elias estava na caverna. Não importa qual seja a sua caverna, Deus está com você e vou provar a luz da bíblia, se não vejamos:

        Na passagem relatada no livro de I Reis, no Cap. 19, Ver. 09 lemos que quando Elias estava dentro da caverna, Deus lhe faz uma pergunta. ELIAS, O QUE FAZES AQUI?
Note que Ele diz o que fazes aqui, e não aí. Pois se Deus dissesse “O que fazes aí!”, daria a entender que Ele estaria fora da caverna, mas Ele diz AQUI, nos fazendo crer que Ele está dentro da caverna, Deus te ama. Deus estava perto de Elias e está perto de você.

•    SAINDO DA CAVERNA
Após muito meditar nessa palavra e chegar ate pregar na Igreja onde pela misericórdia de Deus lidero, fiquei tocado pela glória de Deus sobre esta palavra. Mas meu Jeová, não me traria uma palavra dessas se não fosse para nos ajudar a sair de dentro da caverna, foi então que continuei a meditar na palavra de Deus e fiquei muito feliz em saber que alguns capítulos para frente especificamente em II Sm 23:08, onde pude perceber uma pequena lista de trinta e sete valentes de Davi, e então vi que todos os homens de espírito desgostosos, aflitos, endividados, em aperto, que entraram na caverna saíram como valentes.

Deus vai te transformar em um verdadeiro guerreiro após a caverna, afinal caverna é uma habitação temporária. Talvez em alguns desses momentos de dificuldades, você entrou em uma caverna, mas saiba que deus esta contigo e hoje Ele manda te dizer: FILHO! FILHA! O QUE FAZES AQUI DENTRO DA CAVERNA? AFINAL CAVERNA É UMA HABITAÇÃO TEMPORÁRIA.
ADULAM ou ADULÃO 
– Significa do hebraico “recinto fechado”

As sete perguntas a Jonas

As sete perguntas a Jonas 

TEXTO
Jonas – 1:5a8
5. Então, os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem do peso dela. Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente.

6. Chegou-se a ele o mestre do navio e lhe disse: QUE SE PASSA CONTIGO? AGARRADO NO SONO? Levanta-te, invoca o teu deus; talvez, assim, esse deus se lembre de nós, para que não pereçamos.
7. E diziam uns aos outros: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.
8. Então, lhe disseram: DECLARA-NOS, AGORA, POR CAUSA DE QUEM NOS SOBREVEIO ESTE MAL? QUE OCUPAÇÃO É A TUA? DONDE VENS? QUAL A TUA TERRA? E DE QUE POVO ÉS TU?


        Amados irmãos, a bíblia é um celeiro infinito de mensagens. Creio que a humanidade irá deixar a terra e ainda ficarão mensagens que não foram pregadas, por que? Eu te respondo, faltaram homens e mulheres com coragem de atender o chamado de Deus. Mas como um pregoeiro da palavra de Deus eu irrei me esforçar para fazer minha parte e ao ler o texto acima observei que estas perguntas presisam serem respondidas, mas não pelos ímpios, mas pelos justos; então eu te perguntarei, crente fujão!

1ª PERGUNTA
O QUE PASSA CONTIGO?

        Jonas fugia da presença de Deus, como muitos ainda hoje o fazem, mas diz a palavra de Deus que os olhos do Senhor percorrem toda terra (Pv.15:3), é impossível fugir de Deus.   

Ei crente! Acorde! O que se passa contigo que já não mais vai à casa de Deus? Tem fugido dos cultos, das vigílias, das reuniôes. O que passa contigo, que o teu coração se esfriou, que sente vontades de ser como o impío, estar com o impío.

        Faça esta pergunta a você. Será que tem medo de descobrir que começa a aceitar os presentes do diabo, pois as coisas de Deus parecem não ter mais beleza. O que passa contigo? Pois nem se lembra mais do primeiro amor. Quero te dizer uma coisa, Deus não mudou, Ele ainda te ama, o Seu amor ainda é o mesmo, Ele realmente te ama e quer tê-lo em seus braços.

2ª PERGUNTA
AGARRADO NO SONO?

        Foi a outra pergunta feita a Jonas, que era um profeta. Como ele conseguiu dormir mesmo estando tentando fugir de Deus.

        Quantos hoje ainda estão agarrados no sono, vai ler a bíblia que te chama de preguiçoso (Pv.6:6a9), e te manda ver a formiga se levantar para a obra. Agarrado no sono é asituação de muitos dentro das igrejas, vivem dormindo no ponto, e o pior de tudo é que perdem suas bençãos, elas passam e se vão e você dorme. Levante, acorde, desperte! Não fique agarrado no sono, ou acontecerá com você o que aconteceu coma as cinco virgens loucas.

3º PERGUNTA
POR CAUSA DE QUE NOS SOBREVEIO ESTE MAL?

        O profeta fujão, desobediente e dorminhoco, agora tem que responder uma pergunta, que nos leva a crer que tal pergunta só seria feita ao causador do problema, que no caso já se sabia que era Jonas.

        Talvez esta pergunta também deva ser feito a você, por causa de eu sobreveio este mal? Por que motivo sua família sofre? Por que o mal se chegou a sua vida. Seu erro, ou sua ommissão pode estar prejudicando alguém e principalmente você mesmo.

4ª PERGUNTA
QUAL OCUPAÇÃO É A TUA?

        Quando os marinheiros perguntaram a Jonas qual ocupação era a dele, devido as suas supertições, pois se vê no capítulo, que eles sacrificavam aos seus deuses. Eles mostraram que uma pessoa vagal, se ocupação, traz problemas. Existe um ditado popular que diz “mente vazia é oficina para o diabo”.

        Então eu te pergunto crente, que ocupação é a tua? O que você faz na ceara do Senhor? Você tem alguma ocupação?

5ª PERGUNTA
DE ONDE TU VENS?

        Será que isso é relamente importante? Claro que sim! Devemos ter origem, raízes, pois se você sabe de onde vens, também saberá para onde vais, e o que você irá fazer.

        De onde tu vens crente? Você realmente tem raizes da obediência seu pastor sabe de suas decisões, ou você age pelas costas dele. E você pastor, quero dizer uma coisa aos pastores, o meu maior mendo é um pastor sem pastor.

6ª PERGUNTA
QUAL A TUA TERRA DE ORIGEM?

        Essa pergunta é boa heim! Origem significa ter princípios. Era o que os marinheiros queriam saber de Jonas, princípios. Foi o que Jonas despresou ao fugir dos propósitos de Deus, pois desobedecer aos desejos de Jeová, é mostrar não ter origem. É o que hoje está acontecendo nas igrejas, homens sem origgem em cima dos púbitos, pessoas sem origens abrindo portinhas e dando nomes de igrejas que você nem imagina, nomes tais como igreja evangélica corpinho de Moisés, igreja evangélica Jesus foi ali e volta já, e muitos outros. Busque ter origem para sua vida.
       

7ª PERGUNTA
E DE QUE POVO ÉS TU?

        Jonas já não mais podia se esconder das consequências de seus atos, em todas as perguntas Jonas foi reprovado, agora já não tem mais jeito, de que povo tu és? Essa é a questão o cristão fujão perde seus pricípios, e se esquece que seub objetivo é o céu.

        Quero te dizer uma coisa, você não é terraquio, nem brasileiro, ou outra nacionalidade, você de assimilar que aquele que pertence a um povo certo deve se considerar cidadão celestiano.

        Irmão, por favor reveja suas atitudes, faça essas perguntas a você mesmo e não fuja das responsabilidades de um verdadeiro cristão.

AS CINCO FRAGILIDADES DE UM CRENTE MISSIONÁRIO

AS CINCO FRAGILIDADES DE UM CRENTE MISSIONÁRIO 


   
Jonas 1.1.17
Jonas foi um profeta do Reino do Norte, durante o reinado de Jeroboão II. Jonas poderia muito bem ser chamado de o “profeta patriota” do AT. Residente em Jesuralém, foi feliz em sua tarefa de prever o sucesso militar alcançado por Jeroboão II, e da prosperidade quase sem precedente em sua era (2Rs.14.25). No entanto quando Deus o chamou para profetizar a queda de Nínive, a capital de um império Assírio, pois era uma nação perversa, cruel, e imoral (Na.1.11), esse profeta então foge para a direção oposta!.

Muito embora Jonas, sabidamente estivesse disposto a desobedecer o Senhor, Deus lhe proporciona uma segunda oportunidade. Foi durante esse mesmo reino que aconteceu o rápido e apaixonado ministério de Amós.

Jonas pensou que poderia fugir da presença de Deus. Ele achou que os planos de Deus para sua vida não eram os melhores. Você conhece a história de Jonas. Ele desobedece ao Senhor quando Ele o manda ir para a cidade de Nínive, para levar a mensagem de Deus.

Muitos cristãos dizem “não” a Deus, não em palavras, mas em ações. O que conta, não é o que dizemos, mas o que fazemos!. Podemos observar que neste ponto da história, não há menção alguma dos motivos da recusa de Jonas. Por que então não ir ?. Vamos nos lembrar que quando Deus diz “VAI”, não há razão alguma para alguém se negar.
Ele tenta fugir para a cidade de Tarsis, (que significa fundir), localizada na Espanha. Era o mais afastado porto produtor de metais do século oitavo A.C., e foi para lá que Jonas fugiu.

Mas não consegue chegar lá!.

Uma tempestade quase afunda o barco em que estava e, jogado para fora, ele é engolido por um grande peixe e vomitado na praia.

Veja uma coisa interessante: Ainda que afastado da comunhão com Deus, Jonas exercera um impacto evangelístico sobre os homens do mar. Jonas entendia que aquela grande tempestade era na verdade enviada por Deus

Por isso pede que o lancem no mar; vem então a súbita quietude da tempestade tão logo Jonas deixa o navio!. O que aprendemos com isso? Isso nos revela a grandeza de Deus, pois com esse testemunho toda a tripulação passa a temer grandemente “o Senhor” e a “fazer-lhe votos”.

Depois desses acontecimentos, o profeta Jonas vai “forçadamente” para Nínive, para pregar sobre o pecado da cidade, a qual acaba se arrependendo.

Jonas nos dá bastante material para descobrirmos o que acontece com quem não está obedecendo a Deus, e não faz a vontade Dele, e sim a sua!. Amados irmãos, é totalmente enganoso presumir que alguém seja piedoso somente porque Deus o está usando em favor da vida de muitos. A Bíblia deixa bem claro que o Senhor também usa pessoas imperfeitas!. Até mesmo alguns desobedientes, Ele transforma em canal de benção!. Portanto, é bom ir começando a dar glória a Deus por causa disso!.

Foi assim o começo com Jonas, que mais tarde, quando foi restabelecida a sua comunhão com Deus, o profeta é usado para levar a palavra de salvação aos pecadores de uma grande cidade!.

Dada a segunda chance, Jonas agora estava em Nínive, onde caminha penosamente pelos subúrbios anunciando à cidade sobre o juízo de Deus, caso não se voltem para os seus caminhos, vindo acontecer a inteira destruição daquela cidade (3.1-4).

Espantados seus habitantes crêem na mensagem do profeta e o rei decreta um ritual de jejum e arrependimento moral (vs.5-9). Deus então se compadece daquele povo, e a cidade não é mais destruída. O que fez na verdade Jonas sentir-se irado e frustrado!. Jonas no fundo temia que Nínive pudesse se arrepender, pois ele no fundo mesmo, queria era ver a aquela cidade destruída!.

Irmãos, quando alguém está em desobediência com Deus, tem por certo o seu ministério fragilizado, enfraquecido, e debilitado. Por esse motivo, os sinais das bênçãos de Deus na sua vida, deixam de fluir livremente, e o seu ministério vai a nocaute!.

Vamos observar na vida do profeta Jonas, o que não faltou foi fraqueza, debilidade, insegurança, e medo!. As suas cinco fragilidades desse profeta estão narradas na bíblia, e nos revelam o que acontece com aqueles que não levam seu ministério a sério, ou que levam uma vida desordenada e de desobediência da vontade de Deus.

O modelo do profeta Jonas é a explicação apropriada para aqueles que contestam a vontade de Deus, que não usam de misericórdia para com os outros, que não se importam em levar uma palavra de salvação, que não usam de compaixão, e tampouco não experimentam os milagres de Deus nas suas vidas!.

Assim como Jonas, tem muito cristãos que esqueceram de que o propósito supremo de Deus para Israel era que Israel fosse uma benção para os gentios, e levasse a todos, o conhecimento de Deus.

Cristo chamou a igreja para cumprir uma tarefa missionária maior do que a de Jonas – ir por todo o mundo pregar o evangelho (Mt.28.18.20 – At. 1.8).

Tal como Jonas, muitas igrejas pouco se interessam pela obra missionária; preocupam-se exclusivamente com a edificação de seu próprio reino, quer no seu estado, quer no bairro onde atuam.

Se não ficarmos alertas e deixarmos a nossa vontade prevalecer, ou não priorizarmos as ordens de Deus, por certo acabaremos tendo as mesmas atitudes de Jonas.

Portanto é bom observarmos atentamente a vida ministerial desse profeta e aprendermos com as suas fraquezas, com as suas fragilidades e com suas limitações, que essas imperfeições, quase o levaram a perder a sua comunhão com Deus.

Vejamos então as Cinco Fragilidades desse profeta missionário, que pode ser as nossas também:

PRIMEIRA FRAGILIDADE - Achava que podia fugir da presença de Deus. (Jonas 1.1-3)

Jonas tentou fugir. Não deu certo. E você, também pensa que pode fugir? É mais fácil você se desviar de uma bala ou de um raio, do que escapar de um decreto de Deus. É impossível!

Algumas pessoas acham que pelo fato de não estarem na igreja, não estarem no rol de membros da igreja, que elas podem pecar porque Deus não irá "pegar no pé" delas. Estão enganadas. É melhor parar de brincar de esconde-esconde com Deus antes que seja tarde. Quando alguém não está no centro da vontade de Deus..

SEGUNDA FRAGILIDADE - Começa a descer e descer espiritualmente. (Jonas 1.3-7-17)

É interessante o que acontece com Jonas. Ele desce de Jerusalém para a cidade costeira de Jope; paga sua passagem e desce para dentro barco; desce para o porão do barco; e dalí ele desce para o fundo do mar dentro do estômago do grande peixe que o engoliu.

Essas constantes descidas nos lembram das constantes descidas espirituais que uma pessoa que está em desobediência e longe da vontade de Deus. Não experimente isso na sua vida!. Não espere você chegar ao fundo do poço para então descobrir que seria melhor ter prestado atenção à vontade de Deus.

TERCEIRA FRAGILIDADE - Começa a dormir um profundo sono espiritual. (Jonas 1.7)

É curioso o que acontece com Jonas quando ele desce para o porão do navio. Ele começa a dormir. Apesar do barco estar se partindo, e com toda aquela correria, ele consegue dormir!. Mas não é o "sono dos justos", é um sono anestésico da consciência.

“É o sono da falta de compromisso, o sono do desinteresse, o sono da irreverência, e o sono da irresponsabilidade!”. Muitas pessoas que fogem de Deus e da sua vontade, fazem exatamente isso: caem em sono espiritual.

QUARTA FRAGILIDADE - Perde a noção do alcance da sua desobediência. (Jonas 1.12)

O fato de Jonas conseguir dormir em meio ao caos que se abatia sobre o barco, mostra que ele não tinha noção do alcance da sua desobediência. Agora várias vidas estavam em perigo por causa de Jonas. Você também precisa se lembrar que a sua desobediência a Deus vai causar danos às pessoas que o cercam. Não existe o chamado "pecado particular". Todos os pecados irão atingir outras pessoas. Quando alguém não está fazendo a vontade de Deus.

QUINTA FRAGILIDADE - Não sente a alegria das vitórias espirituais. (Jonas 4.1-3)

Jonas era um cara esquisito! E a esquisitice dele era devido à sua fuga da vontade de Deus. Quando ele vai até Nínive e prega aquela mensagem com uma tremenda má vontade, mesmo assim, Deus o usa e a cidade toda se arrepende. Isso é um consolo para mim que sou pregador. É Deus que opera nas mensagem, mesmo que o pregador seja um pecador e que esteja fazendo as coisas de má vontade!.
Jonas vê que sua mensagem dá resultado, que o povo se arrepende, e não fica feliz. É a cegueira espiritual de quem está fugindo de Deus. Quando você vê todas as pessoas alegres com as vitórias espirituais, e tem aquele que só sabe ver o lado negativo das pessoas e das coisas, pode ter certeza, ele não está no centro da vontade de Deus. Que você e eu não sejamos assim!

Hoje, esteja disposto a obedecer o Senhor e superar as suas fragilidades.

Ponha-se à serviço do Senhor, fazendo, e praticando a sua perfeita Vontade.

Dê o seu melhor para Deus, e Deus dará o melhor para a sua vida!

Deus te abençoe.