segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O Conhecimento de Deus através da Palavra

O Conhecimento de Deus através da Palavra

O CONHECIMENTO DE DEUS ATRAVÉS DA PALAVRA.
Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. "Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos. (Oséias 4:6).

Existe o conhecimento natural, que é a sabedoria terrena, onde todos a tem e a podem desenvolver exercitando suas faculdades mentais através dos estudos, aprimorando seu saber.

Mas tem o conhecimento espiritual, o conhecimento que vem de Deus através de sua palavra, este conhecimento é o conhecimento de espiritual.

Este conhecimento, esta sabedoria divina vem através da meditação nas sagradas escrituras, a bíblia, pois a palavra de Deus representa o próprio Deus, tem a mesma autoridade, a bíblia diz que no principio Ele era o verbo (palavra), e o verbo se fez carne e habitou entre nós... (João 1:1; 1jo:1:1).

O conhecimento de Deus, não é compreendido por todos, mas só para aqueles que aceitam a Cristo como salvador de suas vidas e passam pelo novo nascimento, regenerando sua velha natureza, e passando a ter uma nova vida em Cristo.

Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. (1co 2:14).


Sendo assim não é errado, buscar o conhecimento natural, terreno. De outra forma como teremos oportunidades de trabalho, estudos, sustento, e maior grau de compreensão da nossa vida em sociedade?

O próprio Jesus quando esteve aqui, antes de completar sua missão, crescia em graça Diante de Deus e dos homens

E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens. (Luc 2:52).

Não podemos oscilar entre um extremo e outro. Alguns acham que só se deve crescer em graça diante de Deus, e nada mais, outros só crescem diante dos homens.

Mas Jesus nos deu exemplo para assim como Ele fez façamos também.

Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. (João 13:15).


Em Josué 1:8-9, a bíblia é bem clara, onde atribui o sucesso de Josué, a meditação na palavra, e o compartilhamento da mesma com o próximo. Quando meditamos passamos a ter fé daí, ficamos fortes e corajosos, através do conhecimento, que liberta (MT 8:32).

Em Oséias 4:6 a bíblia diz que o meu povo, ou seja, não são os incrédulos os ímpios, e sim o povo de Deus, salvos e remidos pelo sangue de Cristo, estes estão sendo destruído, não por falta de oração, de jejum, ou outra coisa e sim por falta de conhecimento de Deus, ou seja, de Sua palavra.

PORQUE DESTRUIDOS?

Existe uma estratégia de guerra, que quando dois países estão lutando, às vezes um deles corta o fornecimento de suprimento do outro, como: o alimento e água, daí, sem recursos, só restam, ao país sem mantimento, recuar, ou mesmo perder a batalha. Recentemente isto aconteceu entre Israel e Iraque, onde Israel cortou o suprimento do Iraque.

A bíblia diz que temos um inimigo de nossas almas, que luta pra nos derrotar, embora sem êxito, uma da suas estratégias e fazer o povo de Deus, não ter conhecimento de Deus se sua palavra e quando estes o têm, ele os faz serem legalistas, apenas conhecendo a letra e não a obedecendo, pois não basta a penas conhecer, mas é preciso também praticar. No livro de Tiago o espírito santo nos adverte a não sermos apenas leitores e conhecedores das verdades eternas, mas unir com o conhecimento a pratica.

Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu, mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer. (tg 1: 23-25).

Satanás tem levado muitos cristãos a mendigarem a benção, ou até a serem destruídos, levando-os a não terem prazer em meditar na Palavra de Deus, ele traz uma preguiça, um desinteresse, nas coisas eternas levando-os a se distanciar da comunhão com o Seu criador, através da meditação e oração, pois estes dois estão entrelaçados.

Devemos ter prazer na lei de Deus, nossa alegria deve estar em Deus, acima de qualquer outra alegria. O salmista Davi, um homem segundo o coração de Deus, nos dá a receita de ser uma pessoa próspera e segundo o coração do Senhor.

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. (Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará (Slm 1: 1-3).


Quando o cristão não tem prazer na lei de Deus, provavelmente ele não vai achar-la interessante daí o descaso. Nos dias em que estamos vivendo muitos estão se deleitando em muitas coisas, estão tendo prazer, no seu carro novo, na sua casa nova, seu emprego, etc., menos em Deus, em sua palavra. Entenda eu não sou contra a prosperidade, de termos prazer no que Deus nos dá, sendo que o Senhor prospera seus filhos, quando estes tem prazer na sua santa palavra como diz o Salmo 1º versículo 2 e 3. O problema é a falta de prioridades, tornando-se assim uma forma de Idolatria, (a idolatria é "Adoração a deuses falsos, às vezes por meio de imagens; Qualquer coisa que nos afaste da adoração ao único DEUS verdadeiro (Rm 1.18-25)."

Ou seja, muitas vezes nos ludibriamos com a benção de Deus, mais do que com o próprio Deus.

EXEMPLO DE NOÉ

Exemplo disso é visto na via de Noé, quando o Senhor, fez as águas baixarem e Noé e sua família desceram, a bíblia diz que Noé, plantou uma vinha e do fruto da vinha fez vinho e se embriagou. Vemos aqui que a benção muitas vezes tem nos embriagado, roubando-nos o verdadeiro foco da adoração a Deus. (Gn 9: 20-21).

Voltando a estratégia do inimigo, ele te conseguido, levar as pessoas a não conhecerem seu criador através da palavra, daí muitos vão se enfraquecendo, pois dia após dia, não se alimentam do manar celestial que é a palavra, daí vão ficando fracos, por falta de alimento espiritual, sendo que a derrota é evidente.

Como sabemos a Palavra é alimento, o apostolo Paulo se referiu à palavra, como, sendo Leite, que é alimento, referindo se a um nível inicial aos novos na fé.

Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, (1co 3:2).

Compara também com o alimento sólido, para aqueles que já conhecem os fundamentos básicos do reino.

Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal. (Heb 5:14).

Ou seja, vemos um estado progressivo, da palavra em nós, não podemos parar de crescer diante de Deus. Pois somos transformados de gloria em gloria, na imagem do filho de Deus.

ALGUMAS ESTRATÉGIAS DO INIMIGO, PARA DERROTAR O POVO DE DEUS, A RESPEITO DA FALTA DE CONHECIMENTO DE DEUS.

1º. A OCUPAÇÃO.
Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; Entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. (Luc 10:38-42).

O vemos aqui é que enquanto Maria ouvia atenta aos pés de Cristo, sua palavra, Marta estava muito ocupada, com diversos afazeres, embora ela estivesse preocupada em servir Jesus, o mestre deixou bem claro, que estar aos seus pés ouvindo sua palavra e aprendendo dEle, é mais importante que o serviço que o prestamos.
Muitos estão tão ocupados, que quando pegam a bíblia já é tarde da noite, daí o sono não deixa parar e meditar, outros, às vezes estão o tempo todo na igreja, servindo, fazendo a obra, no templo que se esquecem deste período particular com o Senhor. É preciso parar, sentar, pois poucas coisas são necessárias, e a melhor parte vem quando ouvimos a voz Deus para nossas vidas.



2º. AS PREOCUPAÇÕES DESTE MUNDO E AS ILUSÕES DAS RIQUEZAS.
Outras pessoas são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a mensagem, mas as preocupações deste mundo e a ilusão das riquezas sufocam a mensagem, e essas pessoas não produzem frutos. (Mat 13:22 ).

Os espinhos crescem junto com a palavra, e se não forem retirados, terminarão sufocando a palavra. Estes espinhos são: Os cuidados mundanos, que promete riquezas, fazendo o homem abandonar as grandes preocupações da alma dele, e busque, no lugar, as preocupações só com o que ele comerá, o que vai beber, e como será vestido. Estupidez terrível de homem, assim permutar espiritual para bem temporal.
A Bíblia nos exorta em avançar no pleno conhecimento de Deus:

“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor...” - Oséias 6:3

Conhecer a Deus é um ato progressivo e contínuo. Veja o que Paulo declarou depois de anos de comunhão e intimidade com Cristo:

“Sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas as coisas, para que possa ganhar a Cristo... para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte, para ver se de alguma forma consigo chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui alcançado por Cristo Jesus”. - Filipenses 3:8,10-12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário