segunda-feira, 7 de setembro de 2015

As filhas de Zelofeade – Garantia de herança na terra.

As filhas de Zelofeade – Garantia de herança na terra.

Pastor Marcos Alcaras
Nos povos do Oriente Antigo, uma mulher não podia se expressar, ela era tida como um objeto, de modo que possuir uma mulher ou um camelo era a mesma coisa. Desta forma, a mulher também não podia herdar nada.
Vamos pensar um pouco sobre Zelofeade e suas filhas:
Aproximaram-se as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, neto de Gileade, bisneto de Maquir, trineto de Manassés; pertencia aos clãs de Manassés, filho de José. Os nomes das suas filhas eram Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza.
Elas se prostraram à entrada da Tenda do Encontro diante de Moisés, do sacerdote Eleazar, dos líderes de toda a comunidade, e disseram:
“Nosso pai morreu no deserto. Ele não estava entre os seguidores de Corá, que se ajuntaram contra o Senhor, mas morreu por causa do seu próprio pecado e não deixou filhos.
Por que o nome de nosso pai deveria desaparecer de seu clã por não ter tido um filho? Dê-nos propriedade entre os parentes de nosso pai”.
Moisés levou o caso perante o Senhor,
e o Senhor lhe disse:
“As filhas de Zelofeade têm razão. Você lhes dará propriedade como herança entre os parentes do pai delas, e lhes passará a herança do pai.
“Diga aos israelitas: Se um homem morrer e não deixar filho, transfiram a sua herança para a sua filha.
Se ele não tiver filha, dêem a sua herança aos irmãos dele.
Se não tiver irmãos, dêem-na aos irmãos de seu pai.
Se ainda seu pai não tiver irmãos, dêem a herança ao parente mais próximo em seu clã”. Esta será uma exigência legal para os israelitas, como o Senhor ordenou a Moisés.
Números 27:1-11
O povo de Israel aqui estava para possuir a terra prometida, ainda não haviam entrado lá, mas as porções de terra já estavam sendo separadas, e estas mulheres, as filhas de Zelofeade tiveram a coragem de questionar o que estava já escrito em Deuteronômio 21:15-17:
Se um homem tiver duas mulheres e preferir uma delas, e ambas lhe derem filhos, e o filho mais velho for filho da mulher que ele não prefere,
quando der a herança de sua propriedade aos filhos, não poderá dar os direitos do filho mais velho ao filho da mulher preferida, se o filho da mulher que ele não prefere for de fato o mais velho.
Ele terá que reconhecer o filho da mulher que ele não prefere como filho mais velho, dando-lhe porção dupla de tudo o que possui. Aquele filho é o primeiro sinal da força de seu pai e o direito do filho mais velho lhe pertence.
Deuteronômio 21:15-17
Através da atitude delas, paradigmas foram quebrados, elas não desistiram de sua benção.
Elas levantaram um clamor, uma oração, Moisés diante daquela situação não foi precipitado, não deu uma palavra pronta, ele na verdade ficou em uma “saia justa”, mas como era um homem de oração, levou o caso ao Senhor e Deus concordou com a petição daquelas mulheres, a Lei acabou recebendo um “adendo”. Aquilo foi uma quebra de paradigmas para a época, foi algo revolucionário e o que podemos aprender com as características delas hoje? Se olharmos para esta passagem apenas através de seu fundo histórico, esta palavra não nos comunica nada, fica algo muito distante, mas devemos trazer para os nossos dias e aprendermos com as filhas de Zelofeade, vamos ver as características que elas tinham e que devemos buscar hoje para nossas vidas:
1ª Característica – OUSADIA – Ouse pedir o que você não tem e o que é impossível.
Elas corriam o risco de serem apedrejadas, mas foram a presença de Moisés pedir e estar na presença de Moisés era como estar na presença do próprio Deus. Seja ousado na presença de Deus, você pode entrar na presença de Dele a todo instante.
Você tem que desacostumar da religião e se acostumar com Deus.  A religião diz que você precisa de alguém para interceder por você, mas o véu que nos separava de Deus já foi rasgado:
Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,
por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.
Hebreus 10:19-20
Em tudo na vida o não você já tem! Devemos levar as causas perante o Senhor.
Deus abençoa os que se arriscam a fracassar.
Temos ouvido testemunhos de pessoas que estão se arriscando a discipular  e estão crescendo espiritualmente, no começo, parecem meio tímidos, com um pouco de receio em ensinar a bíblia a outras pessoas, mas com ousadia, vão em frente, se arriscam e têm sido algo maravilhoso ouvir os testemunhos que eles têm contado.
A palavra diz que nós seremos testemunhas de Cristo, por isso precisamos de ousadia:
Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.
Atos 1:8
Quem não entra em campo por medo de errar, nunca sai da posição de expectador
Passivo, você não ter medo de ser criticado, nem tampouco se preocupe com a opinião dos outros.
Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade. Salmos 2:8
Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.     2 Tm. 1: 7
2ª Característica – EQUILIBRIO – Elas não eram gananciosas, avarentas.
Por isso existe o Dízimo para que não haja ganância e nem avareza, tudo vem de Deus.
Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem ;
Salmos 24:1
Não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário.
Provérbios 30:8b
Elas poderiam aproveitar a situação e já que Moisés havia concedido o pedido que elas haviam feito, poderiam tentar receber algo mais, mas elas eram honestas e queriam apenas o que era de seu pai.
Um irmão disse estes dias que gastou muito no mercado fazendo compra, aí falei para ele, vá ao mercado após ter almoçado ou jantado, vá de “barriga cheia”, ele assim o fez e contou o testemunho de quanto economizou. É necessário que você controle suas finanças, pois tem coisas que as vezes as pessoas querem por a culpa no “devorador” e a culpa é dela própria que gasta mais do que tem, não seja assim, mas planeje seus gastos.
3ª Característica – CHEIAS DE FÉ – Elas creram que iam entrar em Canaã.
Elas ainda não estavam na terra, mas tinham convicção de que entrariam lá, isto é fé. Por exemplo:
Quando a Bíblia diz que Jesus foi preparar morada, Ele foi mesmo!
Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.
E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.
João 14:2-3
Você crê nesta palavra? Ele vai preparar um lugar para você, tenha fé.
Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
Hebreus 11:6
Acredite que a Palavra de Deus permanece para sempre.
4ª Característica – CHEIAS DE EXPECTATIVAS
Aquelas mulheres estavam cheias de expectativa, já imaginavam como seria lá em Canaã, imaginavam suas propriedades.
E você? Como está o seu nível de expectativa no culto? Ou em relação a sua vida ministerial? Aí vai uma frase até mesmo engraçada, mas que é a mais pura verdade:
“Uma pulga motivada enlouquece um cachorro!”
Sim, uma pequenina pulga louca por sangue e “motivada” pode deixar um cachorrão “tocando viola” por muito tempo.
Uma pessoa apaixonada é cheia de expectativas e faz loucuras por amor. E você? Está apaixonado por Jesus?
Na bíblia há o exemplo de Josué e Calebe que foram homens cheios de expectativa:
Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: “Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos! “
Números 13:30
Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes
e disseram a toda à comunidade dos israelitas: “A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente.
Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós.
Somente não sejam rebeldes contra o Senhor. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles! “
Números 14:6-9
O relato dos outros espias era ruim, mas estes dois homens tinham fé e grande expectativa, eles confiavam em Deus, sabiam que Deus era com eles e:
Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8:31
Creia, seja como uma criança, deixe um pouco a razão de lado, apenas creia. Meu filho de nove meses se “joga” pois ele tem confiança de que eu vou pegá-lo, assim devemos ser nós, devemos ter confiança no nosso Deus.
5ª Característica – RESPEITARAM A AUTORIDADE DE MOISÉS COMO LÍDER.
Elas respeitaram a autoridade do homem de Deus.
Atualmente temos visto uma grande onda de protestos em todo o país e até mesmo fora do Brasil, podemos protestar sim contra coisas erradas, mas devemos ter muito cuidado quando estamos falando de pessoas:
Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.
Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Romanos 13:1-2
Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês. Hebreus 13: 17
6ª Característica – DEUS HONRA QUEM HONRA SEUS PAIS. V. 4. Por que o nome de nosso pai deveria desaparecer de seu clã por não ter tido um filho? Dê-nos propriedade entre os parentes de nosso pai.
Elas honraram com atitude o nome do pai delas, assim deve ser a honra, através de atitudes, muitos filhos hoje em dia desrespeitam seus pais por causa de algumas leis,  alguns gritam, outros só faltam bater em seus pais, cuidado filho.
Muitos jovens dizem que querem ouvir a voz de Deus, Deus fala para você jovem através da vida de seus pais, quando ele falar não vá em tal lugar é Deus te falando, quando ele disser vá, obedeça.
Nos EUA, uma mulher foi presa por estar disciplinando seu filho com a vara e ela disse ao policial: “O que é isto aí na sua cintura?”
Ele respondeu: “Um cassetete.” Então ela disse: “Estou usando a vara agora que ele é pequeno, para que você não use o cassetete quando ele for grande.”
Em Provérbios 13:1 a bíblia diz: O filho sábio acolhe a instrução do pai, mas o zombador não ouve a repreensão.
A palavra também nos fala:
Se alguém amaldiçoar seu pai ou sua mãe, a luz de sua vida se extinguirá na mais profunda escuridão. Provérbios 20:20
Pois Deus disse: Honra teu pai e tua mãe e Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado. Mateus 15:4
Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.
“Honra teu pai e tua mãe” este é o primeiro mandamento com promessa :
“para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”.
Efésios 6:1- 3
As atitudes de honra tem que ser em público, por isso nós honramos nossos discipuladores (pais espirituais) em público.
7ª Característica – DEUS ABENÇOA OS QUE CONFIAM EM SUAS PROMESSAS.
São 32 mil Promessas na Bíblia.
Diz que a origem da caixinha de promessas foi assim: uma mãe na França no século 18, muito preocupada com seus dois filhos que tinham que ir para a guerra, leu a bíblia inteira e a cada promessa ela transcrevia para uma tira de papel e colocava em uma caixa.
Após um tempo em que os filhos estavam já no campo de batalha, a caixa chegou endereçada a eles e um tentou pegar uma daquelas tiras e acabou derrubando todas as outras no chão e ficou chateado com o que ocorreu, mas o outro irmão viu naquilo um ato profético, ou seja, que eles não tinham apenas uma, mas tinham todas as promessas a disposição deles.
Você tem todas estas promessas para você hoje!
O Salmo 91:1-10 diz:
Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso
pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.
Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.
Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.
Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia,
nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.
Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.
Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios.
Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio,
nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda.
Isto é promessa para a sua vida! Também a palavra diz:
nenhuma arma forjada contra você prevalecerá, e você refutará toda língua que a acusar. Esta é a herança dos servos do Senhor, e esta é a defesa que faço do nome deles”, declara o Senhor.
Isaías 54:17
8ª Característica – DEUS NOS ANIMA A ROMPER COM OS PARADIGMAS QUE NOS PRENDE.
V. 7 As filhas de Zelofeade têm razão. Você lhes dará propriedade como herança entre os parentes do pai delas, e lhes passará a herança do pai.
É como a história do filho pródigo também, ele estava lá comendo resto, mas decidiu romper com aquela situação, decidiu se arrepender do pecado e esta é a única passagem na bíblia que mostra Deus correndo em direção a nós, pois Deus o pai representa Deus:
Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.
“Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!
Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.
Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’.
A seguir, levantou-se e foi para seu pai. “Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.
“O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’.
“Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.
Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar.
Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar.
Lucas 15:16-24
Por isso, receba hoje na sua vida estas características que aquelas mulheres tiveram: Seja ousado, tenha equilíbrio, seja cheio de fé, seja cheio de expectativa, respeite as autoridades, honre seus pais, confie nas promessas de Deus e rompa com os paradigmas que o prende e o impede de caminhar em vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário