segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Reparador(a) das rupturas?

Reparador(a) das rupturas?

E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar. (Is 58:12)
Não há como conhecer a Jesus, ou dizer que o conhece sem perceber e levar a sério que ele deseja restaurar, fixar, consertar rupturas.
Coisas quebradas, desconectadas, partidas, separadas, ainda mais quando se trata de relacionamentos. E ele nunca protela consertos, restaurações.
Olhemos para Jesus, o que ele veio fazer senão reparar, restaurar, consertar a rotura, ruptura entre Deus e os homens. “Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.”( 2 Co 5:19)
Por ele temos paz com Deus. Isso significa que tinhamos com nossos pecados declarado a guerra entre nós e Deus.
Ele derruba as paredes que nos separam, que nos isolam uns dos outros. “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,” (Ef 2:14)
Gosto de dizer que Jesus é o demolidor de barreiras e nos contratou para o serviço.
Desunião, falta de compreensão, falta de amor, de cumplicidade no bem comum, falta de mãos estendidas, falta de entendimento com as necessidades e limitações do outro (s) são instruimentos do Diabo para promover a guerra, promover a separação, o isolamento.
Egoísmo e pensar somente em si, são os instrumentos de guerra mais usados por Satanás para promover a separação entre pessoas, irmãos, familias, casais, igrejas, governos, …etc

Jesus nos deu varias dicas de como podemos e devemos promover mais a união do que a separação, como sermos reparadores de roturas:
1-Desça do pedestal ( Ele desceu da glória dos céus)
Não convém pensar em nós mais do que devemos. Não podemos querer ser deuses, achar que todo mundo tem que se curvar a nossos pés ou fazermos de conta que estamos certos em tudo, que somos donos da última bolachinha do pacote.

Pedro tem uma visao, ele vê um lençol que descia dos céus cheio de animais que ele por religiosidade considerava imundos, Deus diz a ele: Não considere comum, imundo ao que Deus purificou.
Desça do pedestal e compreenda que aos olhos de Deus estamos todos na mesma fila, com as mesmas sujeiras, com os mesmos pecados, com as mesmas dívidas, não somos melhores nem piores que ninguém, mas em se tratando de reparo, nós precisamos dizer: Eis-me aqui Senhor, usa-me para o bem de minha familia, usa-me para a harmonia no meu trabalho, usa-me para que a justiça seja feita para os que têm menso condições de se defenderem.

2-Perdão. Se você não está disposto a se humilhar e pedir perdão, não me me venha contar historinha de que é filho ou filha de Deus, please, por favor, me poupe, meu tempo é precioso demais para ouvir gente que não tem vida com Deus, não quer intimidade com Deus, dizendo-se filho, filha dele!! Jesus estava naquela sala, apanhando o que apanhou, sendo desfigurado, cuspido, agredido, uma noite inteira apanhando, lá na cruz pendurado, sangrando rios, pede a Deus que perdoe aqueles que o desfiguraram, que o agrediram, que o sangraram, dizendo que eles não tinham ideia, não sabiam o tamanho erro que estavam cometendo, para que que?
Para você se sentir a pessoa mais justa do mundo e se achar a poderosa ou poderoso lavado com o sangue dele? Nem isso!!
Ele esvaziou-se dele mesmo, abriu mão da glória dos céus, se despiu das vestes reais, desceu, se humilhou tomando roupagem humana de carne e ossos, tendo que ir ao banheiro, tendo que lavar as mãos em águas poluidas, tendo que tomar banho, cheirar a suor, tudo que fazemos e sentimos, não considerou seus direitos, como pessoa da trindade e como filho do altíssimo, por amor e misericórdia de mim e de você, se tornou em homem, viu-se como humano, tendo fome, sede e sono, para você se sentir o tal? Cheio de si e em si entronizado?
Tiago nos adverte: Todos nós vacilamos, pecamos, deixamos a desejar, caimos, etc…
Se nós estamos diante das mesmas lutas, mesmas necessidades e faltas, porque não termos um estoque de perdão para com as faltas e erros dos outros? Se reparador de rupturas exige estoque de perdão e Jesus é nosso grande exemplo de alguém que tinha perdão estocado.
3- Seja reconciliador- Seja você o primeiro( a) a dizer: Vou resolver essa questão, com paz, com serenidade, quero que Deus me use para que a alegria, a paz, a harmonia, o entendimento volte a nossa casa, a nossa familia, a nosso casamento, a nossa igreja, ou a nosso ambiente de trabalho.
“…e pôs em nós a palavra da reconciliação.”( 2 Co 5:19)
Deus pôs em você a palavra da reconciliação. Se você tem um gênio beligerante, se você está sempre de punho em riste, se você está sempre disposto a confusão, se você só n maneira de falar promove mais a guerra que a paz, lembre-se que não foi Deus quem pôs isso em você, então desnude-se disso, porque ele pôs em nós a palavra da reconciliação: Eu te entendo fulano(a), eu te aceito, você tem valores, vamos falar sobre isso numa outra hora, num outro lugar, vamos pensar com calma sobre isso. Não, vamos ver pelos prismas de sua tia, vamos pensar que ela não fez por mal. Nessa situação, vamos considerar que ele não estava num dia muito bom, vamos levar em conta que nem todos os dias estamos aptos para responder certas coisas com clareza, vamos perdoar, vamos entender, vamos andar a próxima milha, vamos pegar esse mal que nos fizeram e vamos fazer o bem assim mesmo… Quantas palavras podem ser reconciliadoras.
E acima de tudo isso nos diz a Bíblia: Revistamo-nos de amor, porque o amor, cobre todas as faltas, todas as transgressões.
4-Considere os outros superiores a você: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.” (Fp 2:3)
Aqui está um versículo que é um teste a nossa humildade e também um versículo que os orgulhosos odeiam! Considerar os outros superiores?
Não está dizendo que eles são, não está dizendo que você é pior ou  que e inferior a eles, mas está dizendo que se você consegue considerá-los como superiores, você vai fazer tudo para viver bem com eles. Você não vai fingir, mas no coração considerar e isso mudará tudo.
Alunos consideram professores superiores e por isso querem estar bem com eles. Filhos, empregados, todos por sua vez acham seus superiores e querem estar bem com eles.
Por que não consideramos, como a Bíblia nos manda, os outros superiores?
Isso fala em ser humilde, em sensibilidade, em pensar o que o outro pensa, como se sente, se está doendo o que eu digo a ele, se minhas palavras ou mesmo omissões ou silêncio o fere.
Ser o que considera os outros superiores é ser catador do mellhor que cada um tem, é ser investigador do que pode estar de bom por trás da pessoa, por mais simples e até meio tola que ela possa parecer. É ver Deus em cada pessoa, mesmo que elas não me falem, nem dêem qualquer sinal vital dele nela. Mesmo que a pessoa somente pense mal, haja mal e não conheça Jesus ainda. Você já o conhece, ou pelo menos afirma que sim!
Não importa o título ou função na igreja ou empresa, que uma pessoa tenha, seja o zelador ou  o faxineiro,  ou o gerente todos devem ser considerados por nós como superiores. Não fomos chamados a sermos bajuladores dos grandes, dos chefes, dos maiores, mas a considerarmos a TODOS como superiores e sendo assim, seremos exaltados, Deus nos tratará como filhos amados e obedientes. Deus nos dará uma cadeira, uma função, uma carreira de destaque.
Que Deus nos faça repadores das roturas, que Deus nos faça restauradores de veredas. Que Deus nos dê um coração, uma mente, sempre disposta e ver o melhor em todas as pessoas. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário