domingo, 27 de setembro de 2015

O BEZERRO DE OURO

O BEZERRO DE OURO



TEXTO

1 Mas o povo, vendo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e lhe disse: Levanta-te, faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu. 2 E Arão lhes disse: Tirai os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, de vossos filhos e de vossas filhas, e trazei-mos.3 Então todo o povo, tirando os pendentes de ouro que estavam nas suas orelhas, os trouxe a Arão;4 ele os recebeu de suas mãos, e com um buril deu forma ao ouro, e dele fez um bezerro de fundição. Então eles exclamaram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito.5 E Arão, vendo isto, edificou um altar diante do bezerro e, fazendo uma proclamação, disse: Amanhã haverá festa ao Senhor.6 No dia seguinte levantaram-se cedo, ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo sentou-se a comer e a beber; depois levantou-se para folgar.7 Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, se corrompeu;8 depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no, e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito.9 Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho observado este povo, e eis que é povo de dura cerviz.10 Agora, pois, deixa-me, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os consuma; e eu farei de ti uma grande nação.
Êxodo 
32:1-10

- O bezerro de ouro simboliza um princípio espiritualQuando substituímos o Senhor porqualquer outra coisaou quando misturamos a adoração ao Senhor com qualquer outracoisa estamos entrando no princípio do bezerro de ouro.

COMPREENDENDO QUEM É DEUS

Na verdade, jamais teremos uma definição satisfatória sobre Deus, pois, como o homem limitado e finito conseguirá definir aquele que é ilimitado e infinito?

Certa vez um teólogo assim escreveu:

“Se você acredita que compreende plenamente Deus e o que Ele faz, das duas uma ou o seu Deus é pequeno demais, ou você está se superestimando, ou quem sabe as duas coisas”.

No entanto, ainda que de uma maneira imperfeita tenhamos a compreensão sobre Deus, a Bíblia nos revela algum material necessário para que possamos compreender como Ele é, e o que Ele faz.

O PERIGO DE TRANSFORMARMOS O DEUS DA BÍBLIA EM UM ÍDOLO IMAGINÁRIO

Nós podemos ver na vida de Arão o que acontece quando alguém que foi liberto do mundo pelo poder de Deus escolhe não andar na presença Dele. Uma imagem incorreta; desenvolvida, formada, e mol­dada dentro de nossa própria alma ou imaginação. (Êxodo 32:1-4)

A IRA DE MOISÉS AO DESCER DO MONTE SINAI

Moisés desceu da montanha. Quando ele entrou no acam­pamento e viu o bezerro, sua ira se acendeu. Ele questionou Arão:

(
Êxodo 32:21-24)- "Saiu este bezerro"

Você pode acreditar que ele falou isso? Nós lemos antes que ele trabalhou o ouro com um buril! Ele men­tiu. (Ex 32:4)

Arão não subiu até o topo da montanha. Ele não contemplou, nem habitou ali como Moisés fez. Portanto, a imagem interna que ele tinha de Deus era a mesma da sociedade na qual ele cresceu. E “foi isso que saiu de dentro dele”.

Arão havia passado todo o tempo de sua vida, até aquele período, alguns oitenta anos, no Egito. Ele foi criado lá; seus pais nasceram e morreram lá. Ele estava cercado da cultura egípcia e o Egito tinha muitos objetos de culto.

O mais difícil para Deus não foi tirar o homem do Egito, mas sim tirar o Egito de dentro do homem.

Hoje, igualmente tem muitos cristãos que tem uma imagem completamente distorcida da pessoa de Deus:

Ø  Eles têm uma imagem teológica equivocada de um Deus completamente passivo.
Ø  Ou é influenciado pelas aberrações evangélicas atuais que ele deixa de ser Senhor, para ser apenas um ídolo.

Um ídolo é tudo aquilo que nós colocamos no lugar de Deus em nossas vidas. É aquilo que nós amamos, gostamos, con­fiamos, desejamos, ou damos nossa atenção mais do que ao Se­nhor.

Um ídolo é aquilo de onde você tira a sua força ou dá a sua força para. Um crente é levado à idolatria quando ele permite que seu coração seja provocado pelo descontentamento e pro­cure satisfação fora dos desejos de Deus para a sua vida, daí surge os bezerros de ouro.

QUANDO SURGE O BEZERRO DE OURO?

1. O bezerro surge quando não esperamos pelo mover de Deus

Moisés estava demorando demais no monte na opinião do povoAssim, se Deus não se movenós mesmos moveremos de alguma forma.

Todo mover humano é um bezerro de ouro. O mover de Deus é gerado no monte e podelevar muito tempo. Precisamos aprender a esperar em Deus.

2. O bezerro surge do nosso ego

No verso 2 vemos que o bezerro foi feito das argolas e brincos das pessoas. O embelezamento é um símbolo bíblico da adoração a si mesmo, ou seja, do Ego centralizado em oposição com a vontade de Deus e a cruz.

Em todo lugar onde a obra é feita a partir da vaidade humana teremos um bezerro de ouro. Muitos querem se orgulhar de fazerem algo grande, um mover extraordinário, algo a respeito do qual possam se tornar famosos.
É interessante que em Êxodo 33:5 o Senhor manda que eles lancem fora todos os atavios para que Ele pudesse ir adiante deles. Assim vemos que o princípio do ídolo é o ego representado pelo embelezamento dos brincos e argolas.

3. O bezerro é uma usurpação de Satanás dos nossos dons
O bezerro foi feito de muito ouro. O ouro que deveria ser para Deus foi desperdiçado na idolatria.O primeiro item que Deus mandou que Israel trouxesse como oferta era o ouro.

Existem coisas em nós que Deus deseja que ofereçamos a ele, mas o inimigo deseja usurpar e usar tais dons para ele.

4. O bezerro foi feito pelo sacerdote do Senhor

É interessante que Arão é o artífice do bezerro, o próprio sacerdote do Senhor. Nós os líderes da Casa de Deus precisamos ser cuidadosos para não criarmos bezerros de ouro em nossas igrejas, em nossas obras diante de Deus.

Muitas vezes a própria obra se torna um bezerro de ouro. Arão não era um falso profeta nem um profeta gentio como Balaão ele era um sacerdote genuíno escolhido por Deus. Mas mesmo assim foi instrumento para fazer o bezerro de ouro.

Além disso Arão era um homem talentoso ele tinha a habilidade de moldar o ouro. Homens de Deus talentosos precisam ser cuidadosos para não levantarem bezerros de ouro dentro da Casa de Deus.

5. O bezerro era uma imitação do Senhor
No verso 5 vemos que foi apregoada uma festa ao Senhor. Assim parece que o Bezerro era para ser uma representação de Deus.

Por um lado era um ídolo, mas por outro lado era para ser apenas uma representação do Senhor. Esse é o princípio sutil por trás da idolatria.

6. O bezerro e o divertimento
No verso 6 vemos que o bezerro está também associado com a diversão e o entretenimento. Quando transformamos a obra de Deus ou o culto em mero entretenimento para os santos, estamos edificando um bezerro de ouro.

Há uma diferença entre a celebração de vencedores e o entretenimento pelo prazer. Isso pode ser visto no verso 18, há o alaridos dos vencedores e o clamor dos vencidos, mas o povo apenas se divertia.

7. O bezerro de ouro é uma mistura na adoração
Nos versos 5 e 6 também lemos que as ofertas e a forma de adoração estavam corretos, mas o objeto da adoração estava errado.

Precisamos ter cuidado para não estarmos adorando o divertimento quando nos reunimos e assim fingimos estar adorando a Deus.

8. O bezerro de ouro chamado mamon

PRECISAMOS DESMASCARAR O SENHOR MAMOM QUE
QUER SER DEUS


“Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”
Mateus 6:24

A Palavra usada no grego traduzida como riquezas nesse texto é “Mamom”. Mamom quer ser um deus concorrente do próprio Deus verdadeiro. Observe como Mamom atua como um deus, ele busca fazer aquilo que somente o Senhor Deus pode fazer em nossas vidas

Quem é Mamom?

Jesus usou essa palavra no aramaico, para designar uma entidade que existe no reino espiritual, adorado como “deus das finanças”. Como toda entidade, o ataque não é direto, ele opera de maneira encoberta, pelo engano. Se ele fosse aparecer diretamente para as pessoas, revelando sua identidade, poucos se submeteriam a ele.

Vejamos algumas de suas características:

Ø  Um deus me dá segurança
As pessoas se sentem seguras com o dinheiro, mas não se sentem seguras com Deus apenas. Isto mostra quem é o deus de suas vidas.

Ø  Um deus exige de mim santificação e separação
Você já reparou como se exige integridade, transparência daqueles que lidam diretamente com o dinheiro? Isto é porque Mamom é um deus que exige santidade a ele.
 Para mostrar que não servia a Mamom, Jesus escolheu a Judas para ser o seu tesoureiro. Judas era ladrão. É como se ele dissesse: “para Mamom eu dou o pior”.

Ø  Um deus exige o melhor.
Você já percebeu que os executivos são sempre os mais capazes e os mais bem treinados dentro da sociedade.
Se alguém tão preparado vai ser um pastor todos ficam abismados. Se mandarmos alguém se preparar tanto para servir a Deus todos se escandalizam.

Ø  Um deus determina o valor das coisas
Se uma pessoa tem dinheiro, sente-se valorizada. Se não tem, sente-se sem importância. Sua auto-estima é proporcional à quantia de dinheiro de suas carteiras.

Ø  Um deus exige temor
A maneira como Mamom governa é por meio do medo e da ansiedade. Com receio de ficar sem dinheiro e passar necessidade, as pessoas vivem atormentadas pelo medo de Mamom.
Porque as pessoas perdem o sono à noite? Sobre o que elas ficam pensativas e muitas vezes ficam ansiosas? O dinheiro controla a maioria das pessoas.

Ø  Um deus é aquele que governa
Sempre que estou com uma pessoa do meu lado seja num avião ou numa sala de espera, eu sempre tento entabular uma conversa perguntando pra ela:
O que você faz pra viver?
Depois que ela me responde eu prossigo perguntando:
E você gosta do que faz?
Na maior parte das vezes elas respondem com um veemente não.
Então eu as questiono:
E porque você continua fazendo o que não gosta?
E a resposta é sempre esta: dinheiro.

Nós nunca deveríamos trabalhar por dinheiro. Nós fomos planejados para trabalhar para Deus. O dinheiro deve ser o nosso servo e nós devemos servir a Deus. Não trabalhe por dinheiro; deixe o dinheiro trabalhar por você.

Não trabalhe pelo dinheiro, trabalhe por uma visão, por um chamado de Deus. Se você foi chamado para fazer algo, então faça pela direção de Deus e não simplesmente por causa do dinheiro.

Ø  Um deus exige adoração
Talvez você diga que nunca adorou a Mamom, mas nós fazemos isso não com palavras, mas com atitudes.

A Bíblia não diz que o dinheiro é mal. O dinheiro não é mal. O mal é o amor pelo dinheiro, como é dito em I Timóteo 6:10.

O verdadeiro problema é quando o coração está apaixonado pelo dinheiro.

“Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores”. I Timóteo. 6:10

Evitar o dinheiro não resolve o problema, porque o problema não está no dinheiro, está no coração. Não fomos chamados para evitar o dinheiro, fomos chamados para usar o dinheiro apropriadamente.

2.1 Mamom é um espírito

Um crente jamais se dobraria diante de uma imagem. Então o maligno se esconde atrás do dinheiro para receber adoração.

2.2 Mamom é um deus imundo

É uma verdadeira obra da graça o fato de Deus permitir que se traga dinheiro diante dele na igreja. O dinheiro é uma das coisas mais imundas que existe.

Ø  Pode ser que o dinheiro que você carrega no seu bolso tenha sido recebido por uma prostituta como pagamento.
Ø  Por um travesti pelos seus serviços sexuais
Ø  Ou como pagamento de propina e corrupção.
Ø  Pode ser ainda que por causa dele alguém tenha sido assassinado.
Ø  Ou seqüestrado ou pode ser que tenha sido roubado ou furtado de alguém.
Ø  Pode ser que por causa dele pais tenham brigado com filhos,
Ø  Esposas separando de seus maridos.

Imagine se esse dinheiro não foi colocado também numa oferenda ou num despacho. A mesma nota que andou por todos esses lugares está agora na sua mão, dentro do seu bolso e junto de sua família.

Se existe espírito de transferência, então o dinheiro transfere um espírito a todos que tocam nele. Não estou sugerindo que você jogue seu dinheiro fora, mas que o santifique. Isto somente é possível pelo dízimo e pela oferta. A Bíblia diz que o altar santifica a oferta.

Quando você trás o dízimo, Deus santifica os outros 90% que ficaram com você.

E o pior de tudo isso é que quem é escravo de Mamom está vivendo em densas trevas e não sabe. Mamom tem um grande poder de sedução que aos poucos vai penetrando em nosso coração e isso acaba afetando toda nossa vida.

Ø  Afeta nossa dignidade Pessoal
Ø  Afeta nossa auto-imagem
Ø  Afeta nosso relacionamento familiar
Ø  Afeta até mesmo nosso relacionamento com Deus.

Servir a Mamom é servir ao dinheiro e servir ao dinheiro é servir a outro deus. E infelizmente tem muitas pessoas que estão nas igrejas e não estão servindo o Deus verdadeiro o Deus de Abraão, Isaque e Jacó e O Deus Bendito e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo contrário elas estão servindo a um deus rival, por mais que seus lábios digam que estão servindo ao Deus verdadeiro, na prática estão servindo a Mamom.

COLOCAR DEUS EM PRIMEIRO LUGAR É A ÚNICA ARMA PARA DERROTAR MAMOM

Pv. 3:9-10  Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda;  e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

Um dos princípios fundamentais na Palavra de Deus e na vida cristã é o de que o primeiro é de Deus. O Senhor jamais aceitará ser o segundo em sua vida. Ele não divide Sua glória com ninguém, uma vez que só o Senhor é Deus.

Como substantivo primeiro significa a primeira pessoa. Como adjetivo a palavra significa o número um dentro de uma série, no início do tempo, acima em importância, escalão fundamental e básico.

Fundamental é aquilo que é colocado primeiro, o alicerce. Nosso compromisso é com Deus e fazer Dele o primeiro lugar em minha vida.

9. Vencendo o bezerro de ouro pelo princípio do sacerdócio

A maneira de vencermos o bezerro de ouro é entrando no princípio do sacerdócio. A partir do verso 25 vemos que a tribo de Levi foi escolhida no lugar de Israel como sacerdotes diante do Senhor por que venceram o bezerro de ouro.

a. Temos que ser pelo e para o Senhor
Moisés perguntou quem era pelo Senhor e apenas os levitas se apresentaram.

b. Não amaram mais si mesmo que a Deus
Somente quando temos a disposição de negarmos a nós mesmo vencemos o princípio do bezerro de ouro.

c. Não amaram os pais, familiares e amigos mais que a Deus

Deuteronômio 33:8-10 diz que eles se dispuseram até mesmo a matar os idólatras que fossem seus parentes.

De Levi disse: Dá, ó Deus, o teu Tumim e o teu Urim para o homemteu fidedignoque tuprovaste em Massá, com quem contendeste nas águas de Meribá; aquele que disse a seu pai e a sua mãeNunca os vi; e não conheceu a seus irmãos e não estimou a seus filhospoisguardou a tua palavra e observou a tua aliança. Ensinou os teus juízos a Jacó e a tua lei, a Israel; ofereceu incenso às tuas narinas e holocaustosobre o teu altar. Dt. 33:8-10

d. Consagrai-vos hoje

No verso 29 Moisés diz: consagra-vos. Sem consagração absoluta estaremos sempre sujeitos abezerros de ouro em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário